Citroën Jumpy é a aposta da montadora para o segmento de utilitários leves

Da Redação

Citroen Jumpy5

Citroen Jumpy1A Citroën deu o primeiro passo em sua ofensiva no segmento de veículos utilitários leves no mercado brasileiro e lançou o novo Citr Jumpy.

O Jumpy chega ao Brasil com um bom currículo: são mais de 600 mil unidades comercializadas e inúmeros prêmios conquistados ao redor do mundo.

O veículo foi projetado para atender aos mais diversos tipos de públicos, desde os empreendedores que atuam nos ramos de serviços, e-commerce, delivery e logística em geral, até os que precisam de um veículo para tarefas pesadas, como os que trabalham na construção civil. O utilitário estará disponível em duas versões.

“Estamos trazendo para o mercado brasileiro um produto inovador e muito versátil, mas que será conhecido também pela sua atratividade comercial e seu baixo custo de manutenção. Mais que um novo produto, ele dá início à abertura de uma nova fronteira comercial da Citroën no país, que passa a ter seu foco também na comercialização de veículo comerciais”, afirmou Paulo Solti, vice-presidente do Grupo PSA e diretor geral da Citroën do Brasil.

Citroen Jumpy2O novo Jumpy reúne os seguintes atributos, de acordo com a Citroën:

  • Modularidade inédita no segmento com o Moduwork, que possibilita o transporte de materiais de 4 metros de comprimento sobre o assoalho plano. O mecanismo amplia o espaço interno ao levantar o assento do passageiro contra a divisória existente entre a cabine e o compartimento de carga;
  • “Mesa-escrivaninha” orientável embutida no banco central, que transforma o Jumpy em um verdadeiro escritório móvel;
  • Arquitetura adaptada a todas as necessidades e a serviço da funcionalidade, da praticidade e da ergonomia. A plataforma modular EMP2 reforçada assegura uma carga útil de 1.500 kg e um PBT total de 3.219 kg, além de um compartimento de carga de 6,1 m³ (que pode chegar a até 6,6 m3 com o Moduwork);
  • Compacidade de carroceria, com 5,31 metros de comprimento, 2,20 metros de largura e distância entre-eixos de 3,28 metros. A altura, de 1,93 metro, permite o acesso a garagens subterrâneas, como estacionamentos de shoppings, aeroportos e estacionamentos privativos;
  • Portas traseiras com abertura de até 180o, que facilitam o carregamento e os movimentos ao redor do veículo;
  • Porta lateral deslizante com 935 mm, que permite acesso fácil ao compartimento de carga, assim como a colocação de materiais por meio de empilhadeiras;
  • Capacidade de transporte de três pessoas com conforto e segurança;
  • Tecnologias como ESP (Controle de Estabilidade), Hill Assist (Assistente de partida em rampas), limitador e regulador de velocidade, ar-condicionado, volante com regulagem de altura e profundidade, retrovisor com ajuste elétrico, banco do motorista com regulagem de altura, entre outros;
  • Novo motor 1.6 turbo diesel, que alia desempenho, baixo consumo de combustível e baixos índices de emissões. Ele gera potência máxima de 115 cv a 3.500 rpm e torque máximo de 30 kgfm a 1.750 rpm. Este motor assegura grande autonomia ao modelo (até 820 km em ciclo misto);
  • Uma base mecânica moderna e robusta: uma caixa de câmbio manual de seis marchas, um conjunto de suspensões adaptado à realidade brasileira, uma direção precisa e progressiva.

O veículo é 10 mm mais alto em relação ao produto europeu, fato que, somado aos bons ângulos de ataque e saída, facilitam a rodagem nas grandes cidades brasileiras.

Citroen Jumpy4“Este acerto de suspensão permitiu a obtenção de um ótimo compromisso entre comportamento dinâmico e conforto, tanto vazio como carregado, assegurando grande dirigibilidade, estabilidade e segurança ao modelo”, afirmou Fábio Alves, gerente de produto da Citroën do Brasil.

O Jumpy apresenta uma suspensão dianteira independente, tipo Pseudo McPherson, com molas helicoidais, amortecedores hidráulicos e barra estabilizadora.

Já a traseira é independente, com braço triangular, molas helicoidais, amortecedores hidráulicos e barra estabilizadora.

O utilitário é equipado, entre outros, com: coffee cup alert – indicador de fadiga: este sistema emite um alerta ao motorista após duas horas ininterruptas de condução a uma velocidade média de 65 km/h. Caso o motorista não faça uma pausa e siga dirigindo por mais uma hora, um segundo aviso é enviado através do computador de bordo; day running light (DRL) – luz diurna de segurança: que aumenta a visibilidade e a segurança do modelo durante o dia; GSI – indicador de troca de marcha: que indica o momento ideal para a troca de marcha, sempre buscando a redução do consumo de combustível; sistema de freios com ABS e duplo airbag.

Citroen Jumpy3Como informamos no início, o utilitário leve chega ao mercado em duas versões: Jumpy Furgão e Jumpy Furgão Pack. A versão base traz de série direção eletro-hidráulica, computador de bordo, roda de aço 215/65 R16 com estepe homogêneo, volante com regulagem de altura e profundidade, duplo airbag (com proteção para os três ocupantes), freios ABS, ESP, Hill Assist, limitador e regulador de velocidade, GSI – Indicador de troca de marcha, rádio FM/AM/MP3, vidros e travas elétricas,tTomada 12V, separador de carga, banco do motorista com regulagem de altura, protetor de cárter, entre outros.

O Jumpy Furgão Pack soma aos itens da versão base: Moduwork, ar-condicionado, retrovisores elétricos, travamento seletivo do compartimento de carga, vidros com função one touch, tomada 12V no compartimento de carga, faróis de neblina, entre outros.

Os preços sugeridos são os seguintes: Jumpy Furgão – R$79,99 mil e Jumpy Furgão Pack – R$87,99 mil.

Citroen Jumpy6

Fotos: Pedro Bicudo / Citroën / Divulgação

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s