City 2018 recebeu pequenas mudanças

José Oswaldo Costa (Publicado no Diário do Comércio – Edição: 18/05/2018)

Sedan compacto da Honda teve algumas alterações no design e conta com novo sistema multimídia

GEDSC DIGITAL CAMERAO Honda City teve 4.761 unidades vendidas até a última quarta-feira. No mesmo período, o desempenho de alguns de seus concorrentes diretos, no segmento de sedans compactos premium, foi o seguinte: Volkswagen Virtus – 10.527 unidades; Nissan Versa – 8.558 unidades;  Fiat Cronos – 6.542 unidades; e Chevrolet Cobalt – 5.843 unidades.

Os números são da Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave).

Para a linha 2018, o modelo passou por algumas sutis alterações na dianteira e na traseira. Além disso, ganhou novo sistema multimídia, com GPS e câmera de ré, na versão avaliada pelo DC Auto, a topo de linha EXL.

Na dianteira, foram alterados o para-choque e a grade do radiador. A barra cromada, característica da Honda, que faz a ligação entre os faróis está mais fina. Aliás, nessa versão, os faróis são em LED e o modelo conta com DRL (Daytime Running Light ou luzes de rodagem diurnas).

GEDSC DIGITAL CAMERAO para-choque traseiro também passou por mudanças. Ele recebeu um elemento de plástico com formato tipo colmeia (como ocorre na grade do radiador) entre os “olhos de gato” das extremidades. As lanternas, que também contam com LED, receberam elementos translúcidos para a área das setas.

GEDSC DIGITAL CAMERANa lateral, o destaque fica por conta das novas rodas, em liga leve, de 16 polegadas. As palhetas do limpador de para-brisa passam a ser do tipo flat blade.

O motor do Honda City é bem conhecido dos brasileiros. Trata-se de um 1.5 capaz de render 115/116 cv (gasolina/etanol) e 15,2 / 15,3 kgfm de torque (gasolina/etanol). O câmbio é do tipo CVT e pode simular 7 marchas.

Inclusive, elas podem se mudadas através de “borboletas” (paddle shift) atrás do volante. O câmbio conta com a função S para trocas mais “esportivas”, deixando que a rotação do motor suba mais entre as mudanças de marcha.

Se não é brilhante, o conjunto mecânico cumpre bem o seu papel. O Honda City mostrou um desempenho adequado em estradas, inclusive em ultrapassagens, e é bastante ágil no trânsito urbano. Na estrada, em situações de rotações mais altas, o barulho do funcionamento do motor invadiu o interior do carro. Mas nada que incomode muito.

GEDSC DIGITAL CAMERANo geral, o sedan compacto é prazeroso de dirigir e mostra um bom conforto ao rodar. O conjunto da suspensão permite que o motorista percorra curvas mais fechadas, em velocidade mais elevada, sem sustos.

Poderia ser um pouco mais macio já que, como é característico da marca (principalmente no Fit), transfere algumas irregularidades para o interior.

Controle de estabilidade ausente

Falando em interior, o da versão ELX, avaliada, é confortável. Os bancos são forrados com material sintético que imita o couro. O do motorista apresenta ajuste da altura.

O banco do passageiro pode ser rebatido para permitir o transporte de cargas mais longas. O traseiro é bipartido (40/60), com acionamento localizado dentro do porta-malas.

GEDSC DIGITAL CAMERAO quadro de instrumentos, simples, é outra característica adotada pela Honda em vários modelos: velocímetro ao centro, conta giros à esquerda e computador de bordo/marcador de combustível à direita.

O computador de bordo, aliás, carece de mais informações, mostrando-se bastante básico para os dias de hoje e, principalmente, frente à concorrência.

A central multimídia, com tela de 7 polegadas sensível ao toque, está localizada abaixo das saídas de ar centrais. Ela tem conectividade com os sistemas Apple CarPlay e Android Auto. Também sensível ao toque são as funções do ar-condicionado digital presente nessa versão.

GEDSC DIGITAL CAMERAO sistema apresenta câmera de ré, que possui a opção de três ângulos de visualização e indicação de distância do objeto por cores. Porém, ao contrário do que algumas montadoras entendem (não somente a Honda), a presença da câmera não deveria excluir os sensores de estacionamento traseiros, com aviso sonoro.

O City também não é equipado com os sensores de estacionamento dianteiros. Ambos fazem realmente falta. Os quatro vidros elétricos possuem comando de um toque. Se o alarme for ligado, eles se fecham automaticamente.

GEDSC DIGITAL CAMERASegurança – O Honda City EXL passa a contar, em sua linha 2018, com seis airbags (frontais, laterais e do tipo cortina). Porém, no que tange à segurança dos ocupantes, o preço do modelo bem como, mais uma vez, o que ocorre com seus concorrentes, é um grave deslize a montadora japonesa não equipá-lo com os controles de tração e estabilidade.

Todos os ocupantes contam com cintos de segurança de três pontos e encostos para a cabeça. O sistema Isofix para fixação de cadeirinhas infantis também está presente.

Dentre os itens de série presentes na versão EXL, destacamos: seis airbags; faróis em LED; luzes diurnas em LED; sistema Isofix; cintos de segurança de três pontos e encostos de cabeça para os cinco ocupantes; câmera de ré, sistema multimídia com tela sensível ao toque de 7 polegadas (com sistema de som, telefonia e GPS integrados); entrada USB; ar-condicionado automático digital; direção eletricamente assistida progressiva; volante mutifuncional; volante com ajustes de altura e profundidade; banco do motorista com ajuste de altura; bancos forrados com material sintético que imita o couro; retrovisores com regulagem e rebatimento elétricos e rodas em liga leve de 16 polegadas.

GEDSC DIGITAL CAMERA

Fotos: José Oswaldo Costa

Na tabela da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe), o preço do Honda City EXL 1.5 16V Flex (CVT) é R$ 82,90 mil.

Ficha Técnica:

✔ Velocidade máxima — 175 km/h (etanol)

✔ 0 a 100 km/h — 11,3 segundos (etanol)

✔ Potência — 115/116 cv (gasolina/etanol)

✔ Consumo médio gasolina — 11,9 km/l (cidade) e 14,3 km/l (estrada)

✔ Consumo médio etanol — 8,6 km/l (cidade) e 10,5 km/l (estrada)

✔ Distância entre eixos —2,60 metros

✔ Comprimento — 4,45 metros

✔ Largura — 1,69 metro

✔ Altura — 1,48 metro

✔ Capacidade do porta-malas — 536 litros

✔ Capacidade do tanque — 46 litros

✔ Pneus/ Rodas  — 185/55 R16 / Liga leve 16 polegadas

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s