Novo Audi Q8 é apresentado na China

Da Redação

Audi Q8Com 4,99 metros de comprimento, 2 metros de largura e 1,71 metro de altura, o SUV-coupé Q8 é mais largo, mais curto e mais baixo que o “irmão” Q7. Com uma distância entre-eixos de quase 3 metros, oferece um interior espaçoso.

Há um sistema de três assentos na parte traseira com ajuste longitudinal. Com os encostos dos bancos rebatidos, o compartimento de bagagens comporta até 1.755 litros, informou a montadora.

Com a grade com design octogonal, o Q8 traz a nova cara da família Q. A robusta grade vertical do radiador, o spoiler pronunciado e as grandes entradas de ar com contornos destacados realçam o visual dianteiro.

O spoiler, os acabamentos dos arcos das rodas (que são de 22 polegadas) e das portas e o difusor de ar trazem uma cor contrastante para destacar ainda mais a aparência off-road.

Na traseira, uma faixa preta conecta as lanternas.

Audi Q8Os faróis de série são de LED, mas há a tecnologia HD Matrix LED disponível como opcional. Os proprietários do Q8 podem usar o aplicativo myAudi no smartphone para ativar várias funções de iluminação e experimentá-las externamente.

O Audi Q8 conta com o sistema de tração quattro. O diferencial central mecânico transfere as forças para o eixo dianteiro e traseiro na proporção de 40:60 em condições normais. Quando necessário, transfere a maior parte dessa força para o eixo com melhor tração.

A suspensão com controle de amortecedor é de série, mas a Audi oferece como opcional a suspensão pneumática adaptativa com amortecimento controlado, que pode ser configurada nos modos conforto ou esportivo. O dispositivo ajusta a altura dependendo da situação de condução e da preferência do motorista em até 90 milímetros.

Além da direção progressiva, cuja relação se torna cada vez mais direta quanto mais o volante é girado, a Audi também oferece como opção as quatro rodas direcionais.

Audi Q8O sistema pode girar as rodas traseiras em até 5 graus – na direção contrária da curva em baixas velocidades para aumentar a agilidade e na direção da curva em velocidades mais altas para melhorar a estabilidade.

Todos os sistemas de acionamento utilizam a nova tecnologia híbrida leve (MHEV). O sistema elétrico primário de 48 volts incorpora dois importantes módulos de tecnologia: uma bateria de íons de lítio e uma partida de correia do alternador.

Durante a frenagem, ele pode recuperar até 12 kW de energia e alimentar a bateria. A tecnologia MHEV permite longas fases de inércia com o motor desativado e uma faixa de partida e parada que começa a 22 km/h.

Tecnologia – Com o conceito operacional MMI sensível ao toque do novo Q8, quase todas as funções podem ser acessadas por meio de dois grandes monitores. A tela superior, de 10,1 polegadas, é usada para controlar os sistemas de infotainment e navegação. O motorista usa o display de 8,6 polegadas, abaixo, para aquecimento e ar-condicionado, funções de conveniência e entrada de texto.

Audi Q8Os instrumentos são mostrados no Audi virtual cockpit, totalmente digital. Sua tela de alta resolução, com 12,3 polegadas, pode ser alternada entre duas visualizações por meio de um botão no volante multifuncional.

Audi Q8A versão plus, opcional, inclui uma terceira visualização mais esportiva. O head-up display também projeta informações importantes no para-brisa, incluindo orientações detalhadas da pista para a navegação.

Audi Q8Seja estacionando, rodando na cidade ou em viagens longas – o Q8 dá suporte ao seu motorista em muitas situações. Entre os sistemas que contribuem para isso estão o adaptive cruise assist (controle de cruzeiro adaptativo), efficiency assist (assistente de eficiência), crossing assist (assistente de cruzamentos), lane change warning (alerta de mudança de faixas), curb warning (aviso de meio-fio) e as câmeras de 360 graus.

Um dos destaques é o garage pilot, que será incluído na lista de equipamentos do modelo no início de 2019. Sob a supervisão do motorista, o sistema guia o SUV para uma garagem e de volta novamente de forma autônoma.

O modelo tem, como principais concorrentes, o BMW X6 e o Mercedes-Benz GLE Coupé. A chegada do Q8 representa a entrada da Audi no segmento de SUV-coupé.

Apresentado na China, sua estreia na Europa será no 2º semestre e ele contará com um motor turbodiesel 3.0 V6, capaz de render 290 cv. No início do ano que vem, o SUV passará a oferecer a opção de um motor à gasolina, também 3.0, de 344 cv.

Audi Q8

Audi Q8

Fotos: Audi AG / Divulgação

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s