Renault Sandero e Logan recebem uma estrela em testes de segurança

Da Redação

A terceira série de resultados do Latin NCAP de 2018 foi apresentada hoje com resultados alentadores para o Mitsubishi Eclipse Cross, que acabou de ser lançado, ganhando cinco estrelas para os adultos e três estrelas para a proteção infantil e, mais uma vez, um resultado decepcionante para o Renault Sandero/Logan que apenas conseguiu uma estrela para a proteção do ocupante adulto e três para a proteção infantil.

318927_722561_mainvis_01Foto: Mistsubishi / Divulgação

O Mitsubishi Eclipse Cross, que chega ao Brasil ainda neste ano, ganhou cinco estrelas para a proteção do ocupante adulto e três estrelas para a proteção do ocupante infantil. O Eclipse Cross oferece uma boa proteção para adultos no impacto frontal, lateral e lateral de poste, tendo sido aprovado, também, no teste de Controle Eletrônico de Estabilidade (ESC).

O Eclipse Cross conta com sete airbags como equipamento padrão, sendo um deles para os joelhos do motorista. A qualificação de três estrelas para a proteção infantil é explicada pela escolha dos Sistemas de Retenção Infantil (SRI) utilizados no teste, que apenas podem ser ajustados usando cintos de segurança, proporcionado uma baixa proteção em ambos os dummies (bonecos) infantis.

O fabricante decidiu não colocar à disposição SRIs com ancoragens Isofix para os consumidores antes do teste, portanto não foram usados. Contudo, o carro oferece ancoragens Isofix padrão aprovadas de tamanho i-size.

Se esse veículo tivesse tido SRI com Isofix, teria apresentado melhores resultados. Todos os SRIs avaliados foram aprovados no teste de instalação. O carro também conta com cintos de três pontos em todos os bancos.

GEDSC DIGITAL CAMERAO popular Renault Sandero/Logan conseguiu apenas uma estrela para a proteção do ocupante adulto e três estrelas para a proteção do ocupante infantil. O Sandero/Logan obteve uma proteção pobre no peito do motorista no impacto frontal e lateral, explicando a única estrela.

Apesar de o Sandero/Logan contar com barras laterais nas portas, a falta de uma estrutura de melhor desempenho e dispositivos de absorção de energia, para o impacto lateral, explicam o baixo rendimento no impacto lateral.

O Sandero/Logan ainda não oferece cintos de três pontos em todos os bancos de forma padrão, não tendo ancoragens Isofix como equipamento padrão. Esse fato surpreende levando em conta que o Sandero lançado na África, testado pelo Global NCAP, possui cintos de três pontos em todos os assentos, bem como Isofix como equipamento padrão. A Renault confirmou que irá melhorar o desempenho de segurança do Sandero/Logan.

GEDSC DIGITAL CAMERAFotos: José Oswaldo Costa

“É alentador encontrar mais modelos cinco estrelas na região. Contudo, para alguns fabricantes, a proteção dos ocupantes infantis ainda não conta com a mesma prioridade que para os ocupantes adultos. É uma enorme preocupação para o Latin NCAP que ainda um dos modelos mais vendidos na região, como é o Sandero/Logan, ofereça um nível de proteção tão baixo, que não possua ESC (controle de estabilidade) e tenha uma proteção mínima contra impactos laterais.

Nosso trabalho demonstrou que testar modelos e publicar seus resultados para informar adequadamente os consumidores é a ferramenta mais poderosa e eficiente, que está impulsionando o mercado latino-americano a contar com mais carros seguros, além e bem antes que as regulações governamentais.

Essa mudança é, em grande parte, por causa dos consumidores e gerentes de frota. Os governos deveriam alentar e promover a qualificação obrigatória para todos os automóveis vendidos em seus mercados, visando acelerar a mudança em direção a carros mais seguros. Os governos deveriam impulsionar e criar incentivos para todos os carros contarem com tecnologias de segurança ativa, como o ESC e a frenagem autônoma de emergência”, disse Alejandro Furas, Secretário Geral do Latin NCAP.

Latin NCAP – O Programa de Avaliação de Carros Novos para a América Latina e o Caribe (Latin NCAP) foi lançado em 2010 para desenvolver um sistema regional independente de testes de batida de veículos e de qualificação de segurança na região.

O Latin NCAP replica programas de testes de consumidores similares desenvolvidos nos últimos trinta anos na América do Norte, na Europa, na Ásia e na Austrália, que demonstraram ser muito eficazes na melhora da segurança dos veículos. Desde 2010, o Latin NCAP vem publicado os resultados de mais de 75 veículos em oito fases de teste.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s