Audi lança a segunda geração do A1

Da Redação

a1_0200301_0Em 2010, uma nova linha de modelos da Audi fez sua estreia na forma do A1. E, agora, a segunda geração do compacto está saindo da linha de montagem.

Com seus sistemas de infotainment e assistência ao motorista, derivados de modelos mais luxuosos, o A1 Sportback está agora fortemente conectado com o mundo digital.

Novas linhas de acabamento fornecem ampla oportunidade para personalização. O carro será lançado no mercado europeu em outubro deste ano.

O A1 Sportback cresceu em comprimento – com 56 milímetros adicionais, agora mede 4,03 metros. Sua largura permaneceu quase a mesma, com 1,74 metro. A nova geração do modelo tem apenas 1,43 metro de altura.

A grade Singleframe e as entradas laterais de ar dominam a dianteira. Abaixo da borda do capô há três fendas planas –  uma homenagem ao Sport quattro, ícone de rally da marca de 1984.

audi_a1_2018_07Com a versão S line, a Audi enfatizou ainda mais o caráter esportivo por meio de vários recursos, que incluem, por exemplo, entradas de ar maiores, frisos adicionais nas soleiras, uma fenda central alongada abaixo do capô com duas aletas e aerofólio traseiro maior.

Equipada com o motor top de linha, a versão também é reconhecível por meio de seus escapamentos duplos.

A versão Edition, baseada na linha de equipamentos S line e disponível para o lançamento do modelo no mercado, é particularmente distinta, mostrando a linguagem de design da A1 com inúmeros contrastes.

Apesar das dimensões externas compactas e da linha de teto esportiva, adultos no banco traseiro ainda desfrutam de bastante espaço para a cabeça e as pernas. A capacidade do porta-malas aumentou em 65 litros, chegando a 335 litros; com os bancos traseiros rebatidos, esse valor aumenta para 1.090 litros.

O A1 Sportback foi adaptado para o futuro digital. Até mesmo a versão básica vem de fábrica com um painel de instrumentos totalmente digital com tela de 10,25 polegadas de alta resolução e volante multifuncional.

2019-audi-a1-sportback-660x440O Audi virtual cockpit é opcional e conta com uma ampla gama de funções, apresentando informações abrangentes no campo de visão direto do motorista.

O conceito de Infotainment no novo A1 Sportback é proveniente de modelos de topo da marca. O rádio MMI é de série – pode ser operado por meio dos botões multifuncionais no volante e no visor no painel de instrumentos totalmente digital.

Na configuração superior, o MMI Navigation Plus oferece uma tela sensível ao toque de 10,1 polegadas, que combina com a área com visual preto brilhante.

Os sistemas de assistência ao motorista do A1 Sportback também são herdados dos modelos maiores. Eles mantêm o compacto a uma distância pré-determinada do carro à frente, facilitam a manutenção da pista e ajudam o motorista na hora de estacionar.

O aviso de saída de faixa ajuda o motorista a manter o carro na pista em velocidades a partir de 65 km/h. Também de série é o limitador de velocidade, que evita de forma confiável que o carro exceda uma velocidade máxima selecionada.

2019-audi-a1-sportback-5

Fotos: Audi AG / Divulgação

Outro recurso é o Audi Pre sense dianteiro. O sensor de radar reconhece situações críticas envolvendo outros veículos, pedestres atravessando ou ciclistas à frente do veículo. O sistema então dá um sinal acústico e visual para avisar o motorista. O assistente de velocidade adaptativa, que também tem um radar como base, mantém a distância desejada do veículo à frente.

O modelo oferece vários sistemas para facilitar o estacionamento. Pela primeira vez, foi equipado com uma câmara de ré, além do sensor de estacionamento traseiro. Os sensores ultrassônicos frontais do sistema reconhecem objetos em frente ao carro e emitem avisos acústicos e visuais. Já o park assist estaciona o modelo em vagas paralelas e horizontais.

As opções de motorização são as seguintes: 1.0 turbo (três cilindros) de 95 ou 115 cv; 1.5 turbo de 150 cv e 2.0 turbo de 200 cv. O câmbio pode ser manual de 6 marchas, automático de 6 marchas e automatizado de dupla embreagem de 7 marchas.

Além da suspensão básica, há uma opção mais firme. Pacotes dinâmicos, configurados individualmente para cada versão do motor, oferecem opções de equipamentos para dar ao A1 Sportback um acabamento ainda mais esportivo.

Para o motor à gasolina, a Audi oferece o pacote “Base” inclui suspensão esportiva, pinças de freio vermelhas e discos de freio maiores.

A montadora oferece, ainda, o pacote “Performance” para as outras versões de motor, que também inclui pinças de freio vermelhas e discos de freio maiores, além de suspensão com amortecedores ajustáveis, abafador esportivo e o sistema Audi drive select.

No momento, não há previsão para que o modelo seja vendido no Brasil.

 

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s