Da Redação
O novo T-Cross já está esquentando os motores para o lançamento. A estreia mundial oficial acontecerá no 2º semestre deste ano. Enquanto isso, a Volkswagen revelou os primeiros detalhes deste SUV, que está quase pronto para a produção em série.
Com este novo modelo, a montadora expandirá a gama de Sport Utility Vehicles (SUV). T-Cross, Tiguan Allspace e Touareg – estes são, até agora, os formatos de SUV da marca no Brasil. A VW informou que o T-Cross terá, somente, tração dianteira.
O novo SUV, que será produzido na fábrica de São José dos Pinhais (PR), mede 4,19 metros de comprimento e 1,57 metro de altura (10 mm mais alto que o T-Cross europeu). A distância entre-eixos do modelo que será produzido no Brasil é a maior do segmento: 2,65 metros (86 mm a mais do que a distância entre-eixos do T-Cross europeu).
A capacidade do porta-malas é de 390 litros. O encosto dobrável do banco do passageiro dianteiro oferece mais flexibilidade.
Medidas dos seus principais concorrentes:
Jeep Renegade: comprimento – 4,23 metros; altura – 1,67 metro; distância entre-eixos – 2,57 metros; porta-malas – 260 litros.
Honda HR-V: comprimento – 4,29 metros; altura – 1,59 metro; distância entre-eixos – 2,61 metros; porta-malas – 437 litros.
Nissan Kicks: comprimento – 4,30 metros; altura – 1,59 metro; distância entre-eixos – 2,61 metros; porta-malas – 432 litros.
Hyundai Creta: comprimento – 4,27 metros; altura – 1,64 metro; distância entre-eixos – 2,59 metros; porta-malas – 431 litros.
Ford EcoSport: comprimento – 4,27 metros; altura – 1,69 metro; distância entre-eixos – 2,52 metros; porta-malas – 356 litros.
Equipada com rodas de até 17 polegadas, a gama T-Cross terá duas opções de motores com turbocompressor e injeção direta de combustível. O 1.0 TSI, que atinge uma potência de até 128 cv (94 kW) com etanol, e o 1.4 TSI, que gera uma potência de até 150 cv (110 kW), também com etanol.
A parte dianteira destaca-se por sua altura e apresenta uma grade ampla e faróis de LED integrados. Também responsável por esta altura acentuada é a tampa do compartimento do motor. A região inferior da parte dianteira distingue-se por detalhes como os faróis de neblina.
Nas versões do T-Cross com faróis halógenos, a luz de condução diurna é integrada no módulo dos faróis de neblina; já no caso de faróis full-LED, a luz de condução diurna encontra-se acima, na carcaça do farol.
Na traseira, um novo elemento de design da Volkswagen: a faixa de refletores estendida transversalmente e emoldurada por um painel preto. São oito cores para o exterior (opcionalmente também bicolor).
Imagem: Volkswagen
A música do smartphone ou dos serviços de streaming pode ser reproduzida pelo sistema de som Beats, com sete alto-falantes e qualidade de som premium.
O novo SUV incluirá, opcionalmente, um sistema multimídia com tela sensível ao toque (touchscreen) de 8 polegadas e o cockpit digital Active Info Display (painel de instrumentos).
Quatro entradas USB (duas na frente, duas atrás) garantem a conexão e energia suficiente para os smartphones. Outro opcional é o sistema de travamento e partida Keyless Access (sem chave).
Além de sensores dianteiro e traseiro para estacionamento, o T-Cross também estará equipado com o sistema Park Assist, que permite o estacionamento autônomo em vagas paralelas e transversais – e agora com a função de freio de manobra.
Fotos: Verwendung für Pressezwecke honorarfrei / Volkswagen / Divulgação
Entre os outros sistemas de assistência estão o sistema de Frenagem Automática Pós-Colisão (aciona automaticamente os freios do veículo em caso de acidente) e o Detector de Fadiga (detecta a perda de concentração do motorista e o sistema recomenda uma pausa para descanso).
Além disso, o T-Cross poderá ser equipado com o Seletor do Perfil de Condução, para o motorista ajustar a experiência de direção entre os modos normal, ecológico, esportivo ou individual.