Mercedes-Benz apresenta o AMG CLS 53

Da Redação  (Publicado no Diário do Comércio – Edição: 02/11/2018)

Vei1 - Malagrine - Mercedes-Benz - DivulgaçãoCom nova motorização e detalhes inéditos de estilo e tecnologia, o Mercedes-AMG CLS 53 4MATIC+ está chegando ao Brasil, introduzindo o conceito de coupé com quatro portas.

O modelo conta com a nova motorização de 6 cilindros em linha da marca: o motor eletrificado 3.0, alimentado por um duplo compressor atuado pelos gases de exaustão e um inédito compressor elétrico auxiliar.

Em situações normais, esse motor disponibiliza 435 cv de potência e um torque máximo de 520 Nm. Ele conta, também, com o auxílio do motor de arranque/alternador EQ Boost, que pode fornecer, em momentos determinados, 22 cv de potência adicional com mais 250 Nm de torque.

Além disso, o equipamento alimenta o sistema elétrico embarcado de 48 V. Outros destaques tecnológicos do CLS 53 incluem a transmissão Speedshift TCT 9G e o sistema de tração integral AMG Performance 4MATIC+.

De acordo com a Mercedes, o CLS 53 4MATIC+ acelera de 0 a 100 km/h em apenas 4,5 segundos e atinge uma velocidade máxima de 250 km/h (limitada eletronicamente).

Vei2 - Malagrine - Mercedes-Benz - DivulgaçãoCom os cinco modos de condução do Dynamic Select (Eco, Comfort, Sport, Sport+ e Individual), ao toque de uma tecla o motorista pode individualizar ainda mais as características do CLS 53 para se adequarem às suas preferências pessoais.

A gama disponível varia de eficiente e confortável a muito esportiva. Os modos selecionados alteram parâmetros-chave, como a resposta do motor, transmissão, suspensão e direção.

Independentemente dos programas de condução, o motorista tem a opção de pressionar a tecla M para mudar diretamente para o modo manual, no qual as mudanças de marchas são executadas exclusivamente utilizando as aletas do câmbio posicionadas no volante. Os acertos da suspensão também podem ser selecionados, caso desejado.

Design – O modelo introduz a nova linguagem de design da Mercedes-Benz, que em breve estará presente em todos os modelos da marca, caracterizada pelas linhas mais simples e superfícies com menos vincos que reforçam a sofisticação dos veículos.

O CLS 53 4MATIC+ traz uma grade frontal caracterizada pela dupla lâmina horizontal, a saia dianteira com design A-wing (o defletor aerodinâmico tem o aspecto da letra “A”), soleiras laterais exclusivas da AMG, a traseira com difusor e o acabamento das ponteiras redondas do escapamento em cromo de alto brilho.

Mercedes-Benz 3Sistema elétrico de 48 volts – A energia para o sistema elétrico embarcado de 48 volts é gerada pelo motor de arranque/alternador EQ Boost. A rede convencional de 12 volts também é suprida pelo novo sistema por meio de um conversor de tensão.

Com isso, a capacidade total das baterias do veículo foi aumentada, disponibilizando mais energia elétrica e, assim, permitindo também que novas funções inovadoras sejam introduzidas.

O sistema elétrico embarcado de 48 volts é o primeiro passo em direção ao futuro híbrido da AMG. Além disso, a mesma energia requer apenas um quarto da corrente de um sistema convencional. O resultado é que a fiação pode ser mais fina e consequentemente mais leve, o que indiretamente contribui para economizar combustível.

O sistema de 12 volts existente fornece energia para pontos de consumo como luzes, cockpit, displays do sistema de informação e entretenimento e as unidades de controle.

Vei3 - Malagrine - Mercedes-Benz - DivulgaçãoInterior – O interior impressiona os ocupantes com detalhes exclusivos e materiais sofisticados. O maior destaque é o inovador conceito de display e controle com mostradores brilhantes de alta resolução e uma tela panorâmica de 12,3 polegadas na diagonal.

Visualmente, os dois displays se unem sob uma cobertura de vidro formando um cockpit panorâmico que, como um elemento central, dá ênfase à orientação horizontal do design interno do veículo.

Como o conjunto de instrumentos, esse cockpit panorâmico contém um grande mostrador com instrumentos virtuais no campo direto da visão do motorista, assim como um display central acima do console central.

Como o equipamento é totalmente digital, o condutor pode optar entre três diferentes estilos de mostradores (Classic, Sporty e Progressive), bem como configurar a seu gosto as informações e dados que considerar mais importantes.

Por meio do menu AMG, é possível conferir a temperatura do motor e do óleo, a aceleração lateral e longitudinal, potência do motor e torque momentâneos, pressão de alimentação, temperatura e pressão dos pneus, além do setup momentâneo do motor.

Mercedes-Benz 8As teclas Touch Control sensíveis ao toque no volante respondem a movimentos de arrasto. Elas permitem que o condutor controle todo o sistema de informação e entretenimento sem ter que tirar as mãos do volante.

O sistema também pode ser operado por meio da superfície de toque com controlador posicionada no console central e pelo controle vocal. O controle por voz foi ampliado para incluir também as funções do veículo.

Agora, o ar-condicionado e o aquecimento/ventilação dos bancos, luzes internas e o display head-up opcional também podem ser controlados por comandos vocais.

A síntese de exclusividade e esportividade é reforçada pelos bancos esportivos com visual integral, com acabamento com layout AMG e logotipo de marca, cintos de segurança vermelhos e elementos de acabamento em fibra de carbono ou fibra de vidro em prata fosco. O interior reforça a esportividade do modelo com o novo volante AMG Performance de série em couro nappa.

No CLS 53 4MATIC+, os bancos integrais com apoios de cabeça ajustáveis também foram redesenhados e aperfeiçoados em termos de forma, cor e escolha de material. Isso inclui todos os aspectos relacionados à otimização do conforto, ergonomia, esportividade e segurança.

Vei4 - Malagrine - Mercedes-Benz - DivulgaçãoA fileira de bancos traseiros também foi redesenhada, com três bancos em tamanho normal. O encosto do banco, que pode ser rebatido na razão 40:20:40, assim como os apoios de cabeça com altura ajustável, permitem maior flexibilidade e praticidade no dia a dia.

Novo coupé conta com suspensão pneumática

Mais agilidade, desempenho neutro nas curvas e maior tração vem como consequência da suspensão pneumática AMG Ride Control+ desenvolvida em Affalterbach, na Alemanha.

A suspensão conta com câmeras de ar múltiplas com regulagem especialmente esportiva das molas/amortecedores e amortecimento ADS+ (Adaptive Damping System – sistema de amortecimento adaptativo) continuamente ajustável. Uma regulagem mais dura das molas, por exemplo, aplicada nas curvas e frenagens, reduz com eficiência a rolagem da carroceria.

O eixo dianteiro é equipado com juntas de direção especiais e juntas de suporte de carga. Todos os componentes foram otimizados em termos de rigidez. Uma cambagem mais negativa na dianteira e no eixo traseiro multibraços eleva o dinamismo lateral.

O amortecimento de cada uma das rodas é ajustado para a situação de condução momentânea e as condições da estrada. Isso é feito de forma rápida e precisa, utilizando duas válvulas separadas para as forças de expansão e compressão nos amortecedores.

Mercedes-Benz 6As características de amortecimento também podem ser pré-selecionadas em três modos (Comfort, Sport e Sport+), permitindo uma diferenciação significativamente mais perceptível entre conforto para longas distâncias e comportamento dinâmico na condução esportiva.

Graças ao autonivelamento pneumático nas quatro rodas, o modelo mantém uma altura de rodagem constante, independentemente da carga do veículo. Para aumentar a distância do solo, em entradas íngremes para estacionamentos subterrâneos ou rampas, por exemplo, o nível pode ser elevado ao toque de uma tecla.

O nível é abaixado automaticamente em alta velocidade. Isso melhora a estabilidade e manobrabilidade, graças ao rebaixamento do centro de gravidade.

O modelo é equipado com nove airbags no total, considerando os dianteiros para condutor e passageiros, os laterais para condutor e passageiro dianteiro, os laterais nos bancos traseiros, os de cortina e o que está presente na altura dos joelhos do motorista.

O Mercedes-AMG CLS 53 4MATIC+ estará disponível nos concessionários da marca a partir de novembro, com preço sugerido de R$ 599,90 mil.

Mercedes-Benz 7

Fotos: Malagrine / Mercedes-Benz / Divulgação

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s