Honda inaugura sua 2ª planta no Brasil

Da Redação

honda_strip_354857_0_fullFoto: Honda Automóveis do Brasil / Divulgação

A Honda Automóveis do Brasil realizou, hoje, a cerimônia oficial que marcou a inauguração de sua nova fábrica de automóveis no País, localizada na cidade de Itirapina, interior de São Paulo.

Localizada a aproximadamente 200 km da capital, e 100 km da planta de automóveis de Sumaré (SP), a fábrica iniciou suas operações no dia 27 de fevereiro, com o faturamento do primeiro Fit produzido no local.

“É um grande orgulho inaugurar a segunda fábrica de automóveis da Honda no Brasil. Essa nova unidade, mais eficiente e produtiva, é fruto do investimento para fortalecer nossa estrutura de produção e demonstra o compromisso de longo prazo da marca com o país, orientado para a criação de um valor sustentável aos clientes, parceiros de negócio e toda a sociedade. Contar com o prestígio e a confiança dos consumidores brasileiros é o que nos motiva a seguirmos investindo para contribuir com o desenvolvimento social e econômico da nação”, afirmou Issao Mizoguchi, presidente da Honda South America.

Fluxos mais seguros, processos otimizados, tecnologias mais avançadas e ganhos em sustentabilidade, tais quais vistos nas mais modernas fábricas de automóveis Honda no mundo, são realidade na fábrica de Itirapina e fortalecem a operação.

A linha de montagem foi projetada para atender a produção de modelos diversificados e permitir modificações tecnológicas futuras.

A Honda aproveitou a ocasião para também anunciar a expansão das operações da Honda Energy, subsidiária da Honda Automóveis do Brasil dedicada à geração de energia eólica.

Com a construção de uma torre adicional, a Honda Energy passará a contar com dez aerogeradores e suprirá a demanda energética da nova fábrica.

Nova estrutura de produção – A Honda anunciou, em abril de 2018, o plano de reestruturação de seu sistema produtivo de automóveis no País, com o objetivo de fortalecer e maximizar a competitividade de seu negócio.

Nessa nova estrutura, a produção de automóveis será transferida por completo da fábrica de Sumaré para a nova planta.

Com investimento total de aproximadamente R$ 1 bilhão, incluindo a aquisição do terreno de 5,8 milhões m², compra de equipamentos e construção do prédio administrativo, a fábrica de Itirapina tem capacidade nominal de 120 mil unidades ao ano, em dois turnos, devendo empregar cerca de 2 mil funcionários.

O primeiro modelo a sair da linha de montagem foi o Fit, cuja produção diária alcança 90 unidades. Gradualmente, os demais automóveis fabricados no país também passarão a ser produzidos na unidade. A conclusão dessa transferência está prevista para 2021.

Em Sumaré, permanecem atividades que receberam investimentos recentes: produção do conjunto motor, incluindo fundição e usinagem; injeção plástica; ferramentaria; engenharia da qualidade; planejamento industrial e logística.

A unidade também mantém a sede administrativa da Honda South America, o centro de pesquisa e desenvolvimento de automóveis, a divisão de peças e o centro de treinamento técnico para concessionárias.

Com a atuação integrada das unidades de Sumaré e Itirapina, a Honda Automóveis mantém no Brasil um ciclo produtivo completo, desde a ferramentaria, passando pela estamparia, solda, injeção e pintura de componentes plásticos, pintura da carroceria, produção de motores, incluindo fundição e usinagem, linha de montagem e inspeção final.

De acordo com a Honda, a empresa tomou a decisão de transferir os colaboradores das áreas de produção de Sumaré para a nova fábrica e conduziu entrevistas individuais com os colaboradores elegíveis à transferência.

Ainda segundo a montadora, cerca de 90% demonstraram-se engajados com a perspectiva de atuar na planta de Itirapina.

Toda a condução do processo ocorre em etapas, de acordo com o início de produção de cada modelo.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s