BMW inicia a pré-venda do novo Z4

Da Redação

P90318600_lowRes_the-new-bmw-z4-roads

Sucessor legítimo dos roadsters clássicos da BMW, e uma das principais atrações da marca bávara nas mais recentes edições dos Salões de Paris e São Paulo, a 3ª geração do BMW Z4 estreia no País em campanha de pré-venda e já pode ser adquirido diretamente na rede de concessionárias autorizadas BMW com previsão de entrega no próximo trimestre.

O conversível esportivo faz parte da mais nova ofensiva de lançamentos anunciada pela empresa e que prevê a chegada, neste ano, de 20 novos modelos das três marcas do BMW Group ao mercado brasileiro.

A ação de pré-venda do novo BMW Z4 começou ontem (8 de abril) e compreende a versão sDrive30i M Sport, fabricada em Graz, na Áustria, oferecida por R$309,95 mil.

P90318607_lowRes_the-new-bmw-z4-roads

“Sabemos que o brasileiro ama design, esportividade e prazer de dirigir, características marcantes do BMW Z4. Para atender esta demanda, lançamos a pré-venda para atender aos diversos pedidos gerados no Salão do Automóvel de São Paulo e temos a rede BMW pronta para receber os clientes que desejarem chegar na frente para este lançamento”, destacou Roberto Carvalho, diretor comercial da BMW do Brasil.

Mesmo ostentando atributos de um genuíno roadster BMW, entre eles a silhueta baixa, o baixo centro de gravidade, a baixa posição dos assentos e os balanços curtos, o novo BMW Z4 se distingue facilmente de seu antecessor.

Graças, principalmente, às proporções diferenciadas, como a distância de entre eixos mais compacta, e a reinterpretação dos elementos de design icônicos, como a grade de duplo rim e os faróis, que foram completamente remodelados.

P90318609_lowRes_the-new-bmw-z4-roads

O para-choque dianteiro dotado de grandes entradas de ar, a grade de duplo rim – uma das identidades visuais da BMW –, mais larga e situada em posição mais baixa, e os faróis localizados nas extremidades garantem a este roadster uma aparência inconfundível ao ser visto de frente.

A nova grade frontal combina desenho de favos de mel, inspirado em competições automobilísticas, com uma estrutura tridimensional, cujos elementos internos exibem um arranjo vertical e que remetem às tradicionais grades da marca.

Os faróis também trazem novidades: pela primeira vez as duas fontes de luz estão posicionadas uma sobre a outra. O design verticalizado das máscaras é recortado, na parte superior, por uma faixa diagonal com luzes indicadoras de direção integradas. O novo BMW Z4 vem com faróis de LED de série.

P90318605_lowRes_the-new-bmw-z4-roads

O capô alongado, com vincos, se estende por sobre os arcos das rodas de estilo clamshell (concha), outra característica dos carros esportivos clássicos. As junções do capô se fundem com as linhas dos ombros que percorrem as laterais da carroceria até as lanternas traseiras.

Um segundo vinco surge a partir das grandes tomadas de ar, localizadas atrás dos arcos das rodas dianteiras. Essa interação de superfícies reproduz artisticamente o fluxo de ar ao longo do novo Z4.

Um difusor de ar integrado à tampa do porta-malas e as novas lanternas delgadas, dispostas horizontalmente em L, ajudam a dar à traseira do novo BMW Z4 uma aparência mais ampla e rente ao piso.

P90318606_lowRes_the-new-bmw-z4-roads

O visual do spoiler traseiro é reforçado pelos contornos laterais e pelos dutos de escape posicionados nas extremidades do componente. O acabamento das barras de proteção anticapotamento são em preto.

O teto de lona ostenta cor preta e é acionado eletricamente, podendo ser aberto ou fechado em dez segundos, mesmo com o veículo em movimento, a velocidades de até 50 km/h.

O novo BMW Z4 cresceu em tamanho, em comparação à geração anterior. Ele é 85 mm mais longo que o anterior (4,32 metros), 74 mm mais largo (1,86 metro) e 13 mm mais alto (1,30 metro).

P90318582_lowRes_the-new-bmw-z4-roads

P90318583_lowRes_the-new-bmw-z4-roads

P90318584_lowRes_the-new-bmw-z4-roads

A exceção fica por conta da distância entre eixos de 2,47 metros – 26 mm menor que a da geração anterior. A presença de bitolas 98 mm mais largas, no eixo dianteiro (1,61 metro), e com 54 mm a mais, na traseira (1,62 metro), tem influência direta e extremamente positiva no comportamento dinâmico e na agilidade do conversível.

Externamente, o modelo também traz como destaque o pacote aerodinâmico M Sport, que inclui para-choque dianteiro com três amplas entradas de ar; saias laterais, para-choque traseiro com bordas laterais distintas e rodas de liga leve M Double-spoke, de 18 polegadas.

A versão M Sport será disponibilizada em seis opções de cores externas, sendo uma sólida (Branco Alpino), e mais seis de acabamento metálico (Preto Safira, Prata Glacier, Azul Misano, Vermelho San Francisco e Cinza Frozen II).

P90318575_lowRes_the-new-bmw-z4-roads

Interior – Com um design centrado no motorista, o cockpit do novo BMW Z4 traz detalhes com acabamento galvanizado que contribuem para um ambiente sofisticado, enquanto a disposição dos comandos concentra a atenção do motorista ainda mais na experiência ao volante.

Tanto o motorista quanto o passageiro acomodam-se em bancos M Sport, específicos para o modelo, com apoios de cabeça integrados e ajustes lombares. O BMW Z4 sDrive30i exibe painel revestido em Sensatec com acabamentos em alumínio e assentos estofados com couro, com quatro diferentes combinações: Branco Ivory/Preto, Preto/Preto, Vermelho Magma/Preto e Cognac/Preto.

Internamente, o pacote M Sport se faz presente com cintos de segurança M Sport e volante M revestido de couro.

P90318592_lowRes_the-new-bmw-z4-roads

Tecnologias – Além do ar-condicionado digital automático, o modelo conta com sistema de som Surround Harman Kardon – com amplificador digital integrado a 12 alto-falantes (tweeters, alto falantes de médio porte, centro, graves centrais e subwoofers) e com 365W de potência –, e pacote de iluminação que inclui cortina de luzes de boas-vindas e de conveniência.

O Z4 também conta com o sistema Comfort Access 2.0, um conjunto de sensores capaz de perceber a presença da chave a uma distância de 3 m do veículo e acender as luzes de boas-vindas. À 1,5 m do carro, o dispositivo destranca as portas e, ao se afastar 2 m, ele as tranca automaticamente. Este sistema também possibilita a abertura do porta-malas ao aproximar o pé do para-choques traseiro.

Outra tecnologia de destaque é o BMW Live Cockpit Professional. Ele engloba Head-up Display colorido, duas telas digitais (sendo um display de 12,3 polegadas e outro de 10,25 polegadas) do sistema iDrive.

P90318564_lowRes_the-new-bmw-z4-roads

P90318565_lowRes_the-new-bmw-z4-roads

Ambas possuem design personalizável e estão aptas a serem controladas por comandos de voz. Elas combinam informações essenciais de condução, como velocidade, rotações do motor, quilometragem e nível de combustível, com dados gerais, como rotas, chamadas telefônicas e de entretenimento, entre outros.

O conjunto de tecnologias oferecido na opção top de linha M Sport inclui também o Driving Assistant, que informa ao motorista, por meio de alertas visuais e sonoros, sobre situações de tráfego cruzado, riscos de colisão traseira, mudanças involuntárias de faixa de rolamento e controle de aproximação frontal, entre outras aplicações.

Esta tecnologia agrega, ainda, o controle de cruzeiro adaptativo que possibilita ao condutor definir uma velocidade constante e que o veículo a adapte de acordo com a velocidade do veículo à frente. As velocidades podem ser fixadas entre 30 km/h e 160 km/h e com quatro diferentes ajustes de distância de segurança.

P90318574_lowRes_the-new-bmw-z4-roads

Ao estacionar o veículo, o motorista tem à disposição o Parking Assistant que, por sua vez, permite parar e posicionar o veículo automaticamente, realizando manobras com a máxima precisão e segurança, com a ajuda de câmeras e sensores externos.

Motor – O novo BMW Z4 sDrive30i M Sport é impulsionado por um motor TwinPower Turbo, com quatro cilindros em linha, 1.998 cm³, à gasolina e capaz de entregar 258 cv de potência (entre 5.000 e 6.500 rpm) e torque máximo de 400Nm (de 1.550 a 4.400 rpm).

Esta unidade recebeu aperfeiçoamentos no sistema BMW TwinPower Turbo, que contempla turbocompressores twin-scroll, injeção direta de combustível de alta precisão, sistema de controle de válvulas variável e comando de válvulas.

P90318576_lowRes_the-new-bmw-z4-roads

De acordo com a BMW, o conjunto motriz do roadster está apto a levá-lo do 0 aos 100 km/h em 5,4 segundos. A velocidade máxima é de 250 km/h.

Este desempenho deve-se, também, à tração traseira, outra característica distintiva da marca, e à presença de um câmbio automático esportivo Steptronic, de 8 marchas, com alavancas atrás do volante para acionar os engates (shift-paddle).

A transmissão inclui, ainda, a função Launch Control para otimizar a entrega de torque no momento da partida, evitando a derrapagem.

O pacote de tecnologias embarcadas no novo BMW Z4 inclui, ainda, sistemas de segurança como monitoramento da pressão dos pneus, freios a disco ventilado com ABS, controles de estabilidade e tração, além dos airbags (duplos frontais, laterais dianteiros, de cortina dianteiros e traseiros), pneus com tecnologia Run-Flat e estepe de emergência.

P90318602_lowRes_the-new-bmw-z4-roads

Fotos: BMW Group / Divulgação

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s