Com 407 cv, Volvo XC90 T8 ganha versão esportiva R-Design

Da Redação

lcstrip_369477_0_fullO utilitário esportivo (SUV) Volvo XC90 acaba de ganhar mais uma versão híbrida plug-in, agora na configuração de estilo esportivo da gama, R-Design.

O XC90 T8 R-Design investe em um visual mais ousado, de olho no consumidor que está em busca de um utilitário esportivo completo para sua família, mas que preza por um design marcante e diferenciado, por dentro e por fora.

A marca equipou o modelo com rodas de liga leve de 22 polegadas, os para-choques dianteiro e traseiro são exclusivos da versão, assim como a grade preta. Completam o pacote exterior, duas novas cores: vermelho (Passion Red) e azul (Bursting Blue).

lcstrip_369477_1_fullO interior conta com volante e assentos com revestimento em couro e Nubuck próprios da versão. O XC90 T8 R-Design apresenta acabamento interno com detalhes de fibra de carbono no painel de instrumentos e console da cabine.

O consumidor também encontra jogo de tapetes de carpete alusivos à configuração esportiva, além de chave de couro R-Design com controle remoto integrado e função de memória.

O XC90 T8 R-Design combina o motor Drive-E Turbo Supercharger 2.0, de 4 cilindros, que produz 320 cv, com um motor elétrico de 87 cv, alimentado por uma bateria de íons de lítio de alta capacidade (10,4 Kwh).

lcstrip_369477_5_fullJuntos, geram 407 cv de potência máxima e torque de 640 Nm, números de desempenho dignos de carro esportivo. Afinal, mesmo com 2.319 kg, o modelo atinge os 100 km/h em apenas 5,6 segundos, informou a Volvo.

O controle dinâmico do veículo é ajudado pelo posicionamento da bateria. Instalada na área central, ao longo do túnel do chassi, ela não compromete o espaço interno para os passageiros e para a bagagem (721 litros de capacidade), além de oferecer melhor distribuição de peso.

A transmissão automática Geartronic de 8 marchas utiliza a tecnologia Shift by Wire totalmente eletrônica. O câmbio na posição B auxilia na frenagem pelo freio-motor elétrico para recuperar e transmitir energia de volta para o carro, seja para recarregar a bateria, seja para uso imediato.

lcstrip_369477_7_fullNela, é também possível fazer a redução de marchas manualmente, ajudando na frenagem.

O painel de instrumentos digital, de 12,3 polegadas, incorpora funções diferentes das versões D5 (diesel) e T6 (gasolina), como indicação do modo de condução, nível de regeneração de energia, quantidade de carga da bateria e horário em que ela estará 100% carregada.

A tela central sensível ao toque de 9 polegadas também agrega informações que possibilitam ao condutor observar, em gráficos, o funcionamento do sistema híbrido, no que se refere a utilização dos motores elétrico e a combustão, seus respectivos consumos e também a regeneração de energia entre esses componentes.

lcstrip_369477_4_full

Volvo-XC90-R-Design-T8-Hybrid-4A tela central apresenta outras duas funções: a tecla Hold permite ao condutor “guardar” a energia da bateria para uso posterior. Por exemplo, no caso de o motorista optar por utilizar somente o motor a combustão na estrada e a carga da bateria na cidade. O ícone de um cadeado aparece no painel.

A tecla Charge aciona o carregamento da bateria utilizando o motor à combustão, que age como um “gerador de energia”.

O XC90 T8 R-Design vem equipado com cabo de 4,5 metros para carregamento de uso doméstico. A carga total da bateria é feita em três horas considerando uma tomada aterrada de tensão 220V e 16A.

lcstrip_369477_6_fullÉ possível carregar o veículo com tomadas de menor amperagem, no entanto, com maior tempo para a recarga.

O modelo é vendido na rede de concessionárias da marca por R$429,95 mil.

lcstrip_369477_9_full

lcstrip_369477_10_fullFotos: Fernanda Freixosa / Volvo Cars / Divulgação

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s