Ford Edge ST é um veículo utilitário esportivo, de verdade!

Amintas Vidal*  (Publicado no Diário do Comércio – Edição: 26/04/2019)

de Tatuí (SP)

Nova versão vai muito além da aparência diferenciada e entrega desempenho raro na categoria

Edge ST-0973 editPrimeiro SUV da marca a receber a grife esportiva ST (Sport Technologies), desenvolvida pela divisão de carros de alto desempenho, a Ford Performance, o Edge ST inaugura essa sigla no Brasil e passa ser a única versão oferecida em nosso mercado.

Muito bem equipado de série, inclusive com sistemas auxiliares de condução autônoma de nível 1, além de toda a mecânica preparada para o desempenho, o Edge ST tem preço de lançamento sugerido de R$ 299 mil. Ele brigará com as versões de entrada dos utilitários esportivos médios e grandes de marcas premium que não têm dinâmica esportiva e nem a mesma tecnologia embarcada, mas estão na mesma faixa de preço.

2019-Ford-Edge-ST-interiorReestilizado na linha 2019, o Edge ganhou novos para-choques, faróis, lanternas, capô e tampa do porta-malas. Nas laterais, novos vincos e desenho das saias. Essa versão ST ainda se diferencia por ter as telas das grades em forma de colmeia e acabamento em preto brilhante, bases dos para-choques com desenho mais esportivo e as saídas dos escapamentos retangulares e maiores que das outras versões do modelo.

Internamente, os bancos esportivos revestidos em camurça e couro, assim como o volante, apresentam costura com linha na cor prata que diferencia a versão. A sigla ST marca presença na grade frontal, tampa do porta-malas, bancos e volante, e juntamente com a assinatura Ford Performance, aplicada sobre as soleiras das portas, finalizam as alterações desta assinatura esportiva.

Edge ST-3525.tratDesempenho – Beleza à parte, o foco do Edge ST é o desempenho. Seu motor é o famoso V6 2.7 biturbo EcoBoost. Alimentado apenas por gasolina, desenvolve 335 cv as 5.000 rpm  e tem torque de 534 Nm as 3.000 rpm.

Apesar de pesado, 2.116 kg, o SUV acelera de 0 a 100 km/h em 6,2 segundos e atinge velocidade máxima, eletronicamente limitada, de 209 km/h ou 130 milhas/h, padrão usado no Canadá, país de origem do modelo, e nos EUA, principal mercado dele.

Edge ST-3487.tratA nova transmissão automática de 8 velocidades tem sistema adaptativo e realiza trocas em menos de meio segundo. Seu comando é por botão giratório localizado no console central e dispõe de aletas atrás do volante para trocas manuais.

Oferece modo de condução normal (D) e Sport (S). Com este último, a calibração do pedal do acelerador fica mais agressiva e, as trocas de marchas, mais rápidas. O som do motor também se torna mais esportivo e a parte digital do painel de instrumentos ganha uma configuração diferente, exibindo um conta-giros com ponteiro e marcador de pressão do turbo.

Edge ST-2331A tração inteligente AWD é acionada quando necessário e, no restante do tempo, permanece desativada para reduzir o consumo de combustível.  Um algoritmo processa dados de diversos sensores do veículo em 10 milissegundos para determinar a tração ideal e pode direcionar até 100% do torque para as rodas dianteiras ou traseiras de acordo com as condições de rodagem.

A suspensão esportiva do Edge ST tem um centro de gravidade mais baixo que as outras versões da linha. Ela ganhou molas 10% mais rígidas e uma barra estabilizadora maciça com diâmetro maior. Já a traseira, tem molas 20% mais rígidas e amortecedores do tipo “monotubo” em vez dos convencionais.

Edge ST-0567Equipamentos – O Ford Edge ST vem equipado com rodas em liga leve de 21 polegadas e pneus 265/40, teto solar panorâmico, antena tipo shark, engate para reboque e abertura e fechamento automático da tampa do porta-malas sem o uso das mãos.

Os bancos do motorista e do passageiro são refrigerados e aquecidos e possuem ajuste elétrico em 10 direções e memória, assim como também são elétricos os ajustes do volante e dos retrovisores externos. O banco traseiro é bipartido, reclinável e também é aquecido.

Edge ST-6183-v2Os vidros do para-brisa e janelas dianteiras têm isolamento acústico e o modelo conta com um sistema eletrônico ativo de cancelamento de ruído que torna o interior mais silencioso. O ar-condicionado é automático digital de duas zonas.

O sistema de som é da marca holandesa Bang & Olufsen, composto por amplificador externo de 1.000 W e 12 alto-falantes de alta definição, incluindo subwoofer.  O sistema multimídia é o SYNC 3, com tela capacitiva de 8 polegadas e comandos de voz para áudio, telefone, ar-condicionado e navegador com mapas do Brasil.

Edge ST-6273-v2Ele é compatível com os sistemas Apple CarPlay e Android Auto, incluindo espelhamento do Waze.  Conta com DVD e duas telas de 8 polegadas instaladas nos encostos de cabeça dianteiros que também permitem espelhamento do celular e podem ser usadas de forma simultânea, ou independente, com dois fones de ouvido sem fio. O carregador de celular sem fio é mais um recurso tecnológico entre tantos disponíveis nessa versão.

Seus equipamentos de segurança começam com 8 airbags (dianteiros, laterais, de cortina e joelhos), incluem os controles de tração e estabilidade e se estendem a um completo pacote de assistentes à condução.

Edge ST-6205-v2O Ford CoPiloto 360 é composto por monitoramento de ponto cego com alerta de tráfego cruzado, sistema de permanência em faixa, alerta de colisão frontal com assistente autônomo de frenagem e detecção de pedestres, piloto automático adaptativo com Stop & Go, auxiliar de manobras evasivas,  sistema de frenagem pós-colisão,  farol alto automático, estacionamento automático e câmera de ré.

Dirigimos a novidade por menos de 30 km nas ótimas estradas do interior de São Paulo. Nessas condições, o piloto automático funcionou perfeitamente, centralizando o veículo entre as faixas e fazendo as curvas mais abertas sem solicitar intervenção do condutor.

Edge St-9076Ele também reduzia e acelerava para acompanhar o fluxo dos carros à frente. Apenas quando deixávamos de segurar o volante por muito tempo, um aviso sonoro e de texto no painel digital pedia participação humana na direção.

Nas saídas, após as paradas para troca de motorista, tivemos oportunidade de acelerar da inércia aos 120 km/h e comprovamos o seu desempenho realmente esportivo, principalmente para um carro deste porte. No campo de provas da Ford, em Tatuí (SP), circulamos por vias de terra com cascalho.

Edge St-9087_Hangar3Apesar das grandes rodas e pneus com perfil baixo, o Edge ST entregou conforto de marcha, silêncio interno e muito controle direcional, prova do bom funcionamento do sistema de tração integral por demanda.

Estes testes foram apenas preliminares e feitos em pisos mais favoráveis, tanto em asfalto como na terra, pois ambos não apresentavam irregularidades. Quando recebermos uma unidade para avaliação, rodaremos em condições mais adversas para podermos reportar seu comportamento ao trafegar em vias mais precárias, característica bem mais comum em nosso País e, também, apurar o seu consumo, curiosidade que, neste breve contato, foi substituída pelo prazer de acelerar suas centenas de cavalos.

Edge ST-2272lakeFotos: Ford / Divulgação

*o colaborador viajou a convite da Ford

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s