Volvo Cars realiza teste de colisão de capacete de ciclistas

Da Redação

Volvo Cars and POC develop world-first car-bike helmet crash testA Volvo Cars se uniu à POC, principal marca sueca de esportes e segurança, para uma série de testes de colisão de capacetes de bicicleta contra carros. A iniciativa faz parte de um novo projeto de pesquisa que visa proteger ainda mais os ciclistas.

A parceria é o mais recente exemplo da posição de liderança da fabricante sueca no desenvolvimento de tecnologias de proteção e de sua ambição em melhorar a segurança no trânsito para todos, por meio de uma abordagem de colaboração e compartilhamento de conhecimentos.

Acidentes entre bicicletas e veículos podem levar a ferimentos graves ou morte, e é por isso que a Volvo Cars tem uma estratégia clara para evitar essa situação com a ajuda de tecnologias de segurança ativas.

Um exemplo concreto dessa estratégia é o City Safety, que utiliza câmeras e radares do carro para detectar ciclistas, avisar o motorista de uma colisão iminente e frear o veículo caso seja necessária uma ação adicional.

O projeto de pesquisa Volvo-POC consiste em vários testes de colisão, especialmente projetados nas instalações de pesquisa e segurança da marca em Gotemburgo, na Suécia, e faz parte de uma iniciativa mais ampla para entender os tipos de lesões sofridas por ciclistas em longo prazo.

Volvo Cars and POC develop world-first car-bike helmet crash testDurante esses testes, os capacetes de bicicleta da POC são usados por bonecos de teste montados em uma plataforma de onde são lançados em diferentes áreas do capô em um veículo Volvo estático, em diferentes velocidades e ângulos, para várias medições.

Os experimentos são baseados em procedimentos existentes de testes regulatórios para proteção de pedestres. Isso permite que a Volvo Cars e a POC façam uma comparação direta entre usar e não usar capacete.

Os procedimentos atuais de testes de capacetes para ciclistas são bastante rudimentares, envolvendo equipamentos jogados de diferentes alturas em superfícies, planas ou inclinadas, e não levam em consideração acidentes entre veículos e bicicletas. O projeto Volvo-POC visa refinar e avançar ainda mais nesses testes.

Os aprendizados da iniciativa ajudarão a POC a tornar seus capacetes mais seguros e eficientes na proteção no caso de um atropelamento. Os testes também fornecerão conhecimentos valiosos para a fabricante sobre esses tipos de acidentes para desenvolvimentos futuros.

Em uma colaboração anterior, a Volvo Cars e o POC trabalharam em um piloto para conectar capacetes de bicicleta com carros para ajudar a evitar acidentes.

Volvo Cars and POC develop world-first car-bike helmet crash testFotos: Volvo Cars / Divulgação

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s