Da Redação
A Audi no Brasil completa, em 2019, uma data importante: são 25 anos de presença oficial da marca no País após a chegada dos primeiros veículos, em 1994.
Para celebrar o jubileu de prata, a empresa apresenta ao mercado uma versão comemorativa do A3 sedan batizada de Prestige Plus 25 Anos. Produzido atualmente em São José dos Pinhais (PR), o modelo ícone da marca está em sua terceira geração e recebeu diversas atualizações para esta edição especial, que contará com apenas 600 unidades.
“Um marco tão especial como este merece um veículo igualmente especial. Por isso escolhemos o A3, primeiro modelo produzido pela Audi no Brasil e atualmente nosso carro mais vendido no País. É um grande orgulho anunciar esta nova versão desenvolvida unicamente para o nosso mercado”, celebrou Johannes Roscheck, presidente e CEO da Audi do Brasil.
“Para atender à forte demanda dos consumidores pelas diversas versões do A3 e também para a edição comemorativa, nossa expectativa é de dobrar a produção do modelo em 2019”, concluiu.
Audi A3 Sedan Prestige Plus 25 anos – O Audi A3 agrega, em sua versão especial de 25 anos, novo design de faróis Full LED com regulagem de facho e setas direcionais dinâmicas, ponteiras cromadas das saídas do escapamento, pacote interno e externo com detalhes cromados e aço escovado, volante multifuncional com base reta e keyless go, sistema de abertura de portas sem chave.
A nova versão, exclusiva no País e que foi baseada na atual versão Prestige Plus, conta, ainda, com ar-condicionado de duas zonas, bancos esportivos revestidos com material sintético que imita o couro e ajuste elétrico no assento do motorista, sensores de luz e chuva, controle de cruzeiro, além de sensores de estacionamento dianteiro e traseiro com câmera de ré.
O modelo conta com sete airbags para proteção dos ocupantes: frontais e laterais na dianteira, de cortina para as janelas laterais dianteiras e traseiras e também para proteção dos joelhos do motorista.
Outro item de segurança ativa, presente em todas as versões, é o controle eletrônico de estabilidade e o suporte Isofix para a utilização de cadeirinhas infantis.
Há ainda o sistema start-stop para desligamento e partida do motor quando o carro é imobilizado, como em semáforos e congestionamentos. As rodas são de alumínio com 17 polegadas. Teto solar panorâmico está disponível como opcional.
O veículo pode ser encontrado nas concessionárias a partir de R$ 149,99 mil, mas por tempo limitado, os clientes interessados também encontram condições especiais a partir de R$ 131.99 mil.
Motor – A versão 25 anos conta com o motor 1.4 TFSI Flex turbo, produzido no Brasil, com 150 cv de potência e 250 Nm de torque disponível a 1.500 rpm.
O motor com injeção direta de combustível na câmara de combustão tem seu desempenho potencializado pelo câmbio automático Tiptronic de 6 velocidades, que oferece a possibilidade de trocas de marchas de forma manual por meio da alavanca seletora ou pelas shift paddles posicionadas atrás do volante.
Esse conjunto mecânico, segundo a Audi, leva o A3 sedan de 0 a 100 km/h em 8,8 segundos. Ainda de acordo com a montadora, a velocidade máxima é de 215 km/h.
Três gerações no Brasil – O Audi A3 já passou por diversas mudanças desde o início da sua produção no Brasil. Foram três gerações lançadas desde a primeira versão fabricada no País, entre 1999 e 2004.
Na primeira delas, e em versão hatch, o modelo apresentava quatro diferentes versões de motorização e apostou em uma categoria pouco explorada.
A segunda geração do modelo foi apresentada em 2003, com transmissão S-tronic e motores com injeção direta. Um ano depois, chegou ao mercado o primeiro A3 Sportback.
Em 2012, o primeiro A3 sedan foi apresentado na Alemanha até que, em 2015, começou a ser produzido na fábrica da Audi do Brasil em São José dos Pinhais (PR).
Fotos: Audi / Divulgação
Acesse o nosso site: http://www.diariodocomercio.com.br