Audi apresenta a nova RS 6 Avant, uma maravilhosa máquina de quase 600 cv

Da Redação

AUDI 3Completando 25 anos de RS, a Audi finalmente apresentou a nova RS6 Avant. O lançamento oficial será durante a semana do Salão de Frankfurt (Alemanha), em setembro.

“Através da nossa história de 25 anos de RS, o Audi RS 6 Avant é um dos nossos ícones absolutos com uma grande base global de fãs”, disse Oliver Hoffmann, diretor superintendente da Audi Sport GmbH. “Também estaremos oferecendo o RS 6 Avant na América do Norte pela primeira vez. Assim, exploraremos um novo mercado com enorme potencial de crescimento.”

Design – O estilo da carroceria atrai olhares desde o momento em que você vê a nova Audi RS 6 Avant. O modelo RS esportivo apresenta um projeto enfaticamente diferenciado comparado ao modelo base do A6 Avant.

Com exceção das portas dianteiras, teto e tampa traseira, o exterior é composto unicamente de peças específicas do RS. A carroceria, que foi ampliada por volta de 40 milímetros em cada lado, com seus largos arcos das rodas, enfatiza o toque esportivo e o caráter distinto da Avant de alto desempenho. As rodas de 22 polegadas acentuam as proporções.

A nova “perua” RS 6 Avant é um dos primeiros modelos Audi Sport a apresentar a nova linguagem de desenho RS. A dianteira toda é diferenciada ao máximo, fornecendo um visual distinto dentro da linha de modelos A6.

audi-rs-6-avant-2019-6jpgAlém do novo capô, junto com o teto elétrico, o RS 6 Avant também adota os faróis da linha de modelos A7. Eles vêm não somente com uma expressão mais plana e esportiva, mas oferece, também, a opção dos faróis de laser RS Matrix LED com frisos escurecidos.

Similar às luzes traseiras em LED, eles apresentam indicadores de direção dinâmicos junto com o sequenciamento específico do RS quando o veículo é travado e destravado.

A estrutura tridimensional em colmeia dentro da grade Singleframe tem acabamento em preto brilhante. O contorno da Singleframe e o logotipo quattro no para-choque foram eliminados.

Abaixo dos faróis de LED padrão, entradas de ar laterais abrem sobre o novo para-choque e se estendem quase na borda inferior dos faróis.

A silhueta característica da Avant domina a vista lateral – seção dianteira alongada, comprida, linha do teto reta e colunas D planas. Os estribos específicos RS com inserções pretas enfatizam visualmente nos flancos o impulso à frente pronunciado.

AUDI 1A traseira dinâmica consiste do aerofólio na borda do teto e o para-choque específico RS, com o difusor traseiro e elementos do projeto em preto brilhante. O sistema de escape RS flui em ambos os lados em ponteiras de escape ovais cromadas –  ponteiras de escape pretas estão disponíveis como opcional.

Motor – O motor é o V8 4.0 biturbo, da Lamborghini, que foi trabalhado para produzir quase 600 cv (591 cv para sermos exatos) e 81,6 kgfm de torque entre 2.100 rpm e 4.500 rpm na versão padrão. A perua de alto desempenho acelera de zero a 100 km/h em apenas 3,6 segundos. Em somente 12 segundos, a RS 6 Avant atinge 200 km/h, informou a Audi.

A velocidade máxima é controlada eletronicamente em 250 km/h. Com o pacote Dynamic opcional, a perua RS atinge até 280 km/h ou, até mesmo, 305 km/h com o pacote Dynamic Plus, ainda segundo a Audi.

Graças ao sistema elétrico principal de 48 Volts o V8 turbo combina o desempenho máximo com alta eficiência. Um motor de partida com alternador de correia está no coração do sistema híbrido leve (MHEV).

Até 12 kW de potência podem ser recuperados durante uma desaceleração leve e armazenados em uma bateria separada de íons de lítio. Se o motorista tirar o pé do acelerador em velocidade entre 55 e 160 km/h, a gestão de tração seleciona uma das opções: dependendo da situação de condução e ajuste no Audi Drive Select, a RS 6 Avant recupera energia ou roda até 40 segundos com o motor desligado.

Audi-RS6-Avant-C8-3091Pressionar o acelerador faz o motor de partida com alternador reiniciar o motor. A tecnologia MHEV permite o funcionamento start/stop em velocidades de até 22 km/h.

O sistema cilindro sob demanda (COD) também está a bordo como outro componente de eficiência. Com carga e velocidade baixa a intermediária, ele desativa os cilindros 2, 3, 5 e 8 nas marchas altas, desligando a injeção e a ignição e fechando as válvulas de admissão e escape.

No funcionamento de quatro cilindros os pontos operacionais nos cilindros ativos são deslocados em direção às cargas altas, em áreas do mapa característico com maior eficiência, enquanto os cilindros desativados funcionam grandemente sem perdas, como molas a gás. Quando o motorista pressiona o pedal do acelerador, eles são reativados instantaneamente.

O câmbio Tiptronic de 8 marchas padrão, com as mudanças de marcha otimizadas e uma nova função Controle de Partida transmite a potência do 4.0 TFSI à tração permanente nas quatro rodas quattro.

As forças de tração são distribuídas aos eixos dianteiro e traseiro em proporção de 40:60 via diferencial central todo mecânico. Se uma roda derrapar, automaticamente mais torque de tração é direcionado ao eixo com melhor tração. Até 70% pode fluir para as rodas dianteiras e até 85% para as rodas traseiras.

AUDI 4O controle de torque seletivo por roda otimiza a condução ágil e segura da nova RS 6 Avant – ele freia as rodas suavemente com carga reduzida no lado interno de uma curva logo antes de começar a derrapar.

O diferencial esportivo quattro no pacote opcional Dynamic e pacote Dynamic plus altera o torque em curvas na velocidade necessária entre as rodas traseiras, melhorando assim a tração, estabilidade e dinâmica.

Suspensão – Os eixos dianteiro e traseiro usam um projeto five-link (cinco braços) para manusear separadamente as forças induzidas longitudinal e transversal. As articulações e estruturas secundárias são feitas em grande parte de alumínio. A largura da bitola é 1.668 milímetros na frente e 1.651 milímetros na traseira.

A suspensão adaptativa a ar com amortecimento controlado foi ajustada especificamente para a RS. Ela pode ser ajustada em diversos modos e inclui o controle automático de nível.

A carroceria da RS 6 Avant é 20 milímetros mais baixa do que o Audi A6 Avant com suspensão padrão e, em velocidade de 120 km/h ou mais, ele abaixa mais 10 milímetros. O modo elevado aumenta a altura do veículo em 20 milímetros em baixa velocidade. A atuação muito ampla da suspensão a ar esportiva RS oferece ao motorista livre escolha entre conforto para longas distâncias e máximo desempenho.

AUDI 5A suspensão esportiva plus RS com Dynamic Ride Control (DRC) está disponível como alternativa. Ela usa molas de aço e amortecedores ajustáveis de três estágios, que são conectados entre si via linhas diagonais de óleo e uma válvula central.

Em curvas em velocidade, as válvulas regulam o fluxo de óleo no amortecedor da roda dianteira com a mola defletida na parte externa da curva. Elas aumentam o suporte fornecido e reduzem a inclinação e os movimentos de rolagem.

Isto permite a melhor aderência ao pavimento e melhora a manobra. Uma nova geração de amortecedores com válvula de controle integrada garante diferença muito mais perceptível entre os modos individuais do sistema Audi Drive Select.

A nova RS 6 Avant tem instaladas como padrão rodas de liga leve de 21 polegadas no projeto estrela de 10 pontas, equipadas com pneus de tamanho 275/35. Está disponível, como opcional, uma roda específica do RS com 22 polegadas no projeto trapezoidal de 5 raios em V, equipada com pneus de tamanho 285/30, nas cores prata, visual titânio fosco, acabamento alto brilho e preto antracita brilho.

As pinças do sistema de freio de aço do RS com discos ventilados e perfurados (420 milímetros na frente, 370 milímetros na traseira), são pintadas em preto como padrão e estão disponíveis opcionalmente em vermelho.  Com os freios de cerâmica RS opcionais, as pinças vêm à escolha em cinza, vermelho ou azul.

audi-rs-6-avant-2019Os discos medem 440 milímetros na frente e 370 milímetros na traseira. O sistema de freios de cerâmica do RS recém-desenvolvido pesa cerca de 34 kg menos do que o freio de aço, reduzindo assim as massas não suspensas. O Controle Eletrônico da Estabilidade (ESC) apresenta um modo esportivo ou pode ser totalmente desligado.

Interior – Com seu alinhamento horizontal e sua estrutura em camadas e tridimensional, o painel de instrumentos parece leve e intuitivo. A interface do usuário com o sistema operacional totalmente digital se harmoniza com o projeto limpo do painel preto.

O display superior MMI Touch Response está incorporado quase invisivelmente na arquitetura do painel preto. No quadro de instrumentos Audi Virtual Cockpit, displays especiais RS fornecem informação sobre pressão dos pneus, torque, potência, temperatura do óleo do motor, pressão do turbo, tempos de voltas, medições de aceleração e forças “G”.

O display das luzes de mudança avisa ao motorista para mudar para marcha superior quando atingir a rotação máxima do motor. O head-up display opcional também fornece vários displays gráficos específicos RS.

Os bancos esportivos em couro/Alcantara Nappa preto perolizado vêm com RS bordado e padrão losango. Como opcional, os bancos esportivos RS estão disponíveis em couro Valcona perfurado, com padrão colmeia e RS bordado. A perfuração também permite ventilação pela primeira vez.

Audi-RS6-Avant-C8-2991

 

3. RS 6A previsão de chegada da nova perua Audi RS 6 Avant, no Brasil, é para o último trimestre de 2020. Seu preço deverá girar em torno dos R$ 700 mil.

AUDI 2Fotos: Audi AG / Divulgação

Acesse o nosso site: http://www.diariodocomercio.com.br

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s