Inédito BMW X3 M Competition já está em pré-venda

Da Redação

Stock Car - Foto: Denis Ribeiro/Stock CarO inédito BMW X3 M Competition faz sua estreia no Brasil em campanha de pré-venda. Desenvolvido pela BMW M, a divisão de modelos de alto desempenho da empresa, e produzido na fábrica do BMW Group em Spartanburg, nos Estados Unidos, o BMW X3 M Competition é oferecido no mercado nacional a partir de R$ 573,95 mil.

Os pedidos de reserva pelo modelo podem ser efetuados diretamente na rede de concessionárias autorizadas BMW, com início oficial das vendas no país programado para o mês que vem.

“O primeiro contato do inédito BMW X3 M Competition com o público brasileiro não poderia ter sido em um lugar melhor: o BMW M Festival 2019, realizado no Autódromo de Interlagos. E ele chega em um bom momento para a BMW do Brasil, em que confirmamos a liderança do mercado automotivo premium brasileiro nos oito primeiros meses do ano”, celebrou Roberto Carvalho, diretor comercial da BMW do Brasil.

Stock Car - Foto: Denis Ribeiro/Stock CarO desenho inconfundível da terceira e atual geração do BMW X3 ganha proporções ainda mais atléticas com a presença de elementos exclusivos no X3 M Competition. Entre eles, a nova grade frontal de duplo rim, em preto high-gloss Shadow Line; o aerofólio M instalado sobre a tampa traseira, as rodas de liga leve V-spoke de 21 polegadas, as pinças de freio M pintadas de azul; e as ponteiras de escapamento pretas.

A sofisticação esportiva, por sua vez, fica por conta dos acabamentos confeccionados em fibra de carbono que adornam o veículo por dentro e por fora. O pacote de itens M Carbon conta com capas dos espelhos retrovisores externos e aplicações nas entradas de ar frontais, na parte inferior do para-choque dianteiro e do difusor traseiro.

Internamente, o material altamente leve e resistente está presente no console central, ao redor das saídas de ventilação; no entorno do botão giratório do sistema BMW iDrive e no painel interno das portas.

Foto: Rodrigo Aguiar RuizEsta versão extremamente esportiva do BMW X3 também é facilmente identificada pelas inscrições “X3 M Competition” ou, simplesmente, a letra “M” estampada em emblemas instalados em várias partes do veículo (grade frontal, tampa traseira, saídas de ventilação laterais, soleiras de porta, tampa do motor, pinças de freio, pomo da alavanca do câmbio e nos encostos dos bancos dianteiros).

Os assentos dianteiros, M Sport, aliás, são uma atração à parte. Além do design e do revestimento estendido de couro Merino, o emblema M é iluminado.

A lista de equipamentos do BMW X3 M Competition inclui, ainda, faróis Full LED adaptativos, capazes de proporcionar iluminação variável de acordo com a velocidade do veículo e do ângulo de esterço do volante; Assistente de Farol Alto, cuja função é ligar e desligar o facho mais intenso de luz ao detectar outro veículo no sentido oposto; e pacote de luzes; com iluminação de boas-vindas externa e luzes internas de conveniência.

Foto: Rodrigo Aguiar RuizHá, também, ar-condicionado digital com controle de climatização em três zonas, sistema de áudio surround Harman Kardon, com 600W de potência e 16 alto-falantes; painel de instrumentos totalmente digital BMW M; e Head Up Display, com design específico e indicador de faixa de rotações e shift-light.

O SUV médio forjado pela BMW M conta com BMW Display Key, a chave com tela colorida de LCD, sensível ao toque, que disponibiliza informações do veículo como localização, autonomia, indicadores de manutenção e serviços. O dispositivo também permite travar e destravar as portas, acender e apagar as luzes internas e levantar ou abaixar os vidros laterais.

O modelo mede 4,726 metros de comprimento, 2,864 metros de distância entre-eixos, 1,897 metro de altura e 1,669 metro de largura – com 550 litros de capacidade volumétrica do porta-malas, podendo ser ampliada para 1.600 litros, com os bancos traseiros rebatidos, e 65 litros de capacidade do tanque de combustível. A altura livre do solo é de 206 mm.

Foto: Rodrigo Aguiar RuizO BMW X3 M Competition é equipado com o novo motor de seis cilindros em linha, a gasolina, de 2.993 cm³, biturbo, especialmente desenvolvido pela BMW M, e que traz componentes produzidos com ajuda de tecnologia de ponta.

Este motor é capaz de entregar 510 cv de potência a 6.250 rpm – podendo manter o pico de potência até a linha vermelha de 7.200 rpm – e gerar torque máximo de 600Nm, entre 2.600 e 5.950 rpm.

Esta unidade está conectada à uma versão específica da transmissão M Steptronic, de 8 marchas, com Drivelogic, e que conta com um padrão diferenciado de escalonamento de marchas e um botão de controle em três estágios para faixa de rotação.

Foto: Rodrigo Aguiar RuizAlém de trocas de marcha totalmente automatizadas, esta transmissão permite engates manuais, com seletor sequencial na própria alavanca ou de hastes posicionadas atrás do volante (Shift-Paddle). Este conjunto está apto a impulsionar o X3 à velocidade máxima de 285 km/h e acelerar de 0 aos 100 km/h em 4,1 segundos, informou a BMW.

Outro destaque do BMW X3 M Competition é a suspensão adaptativa M Sport dotada de amortecedores controlados eletronicamente e que asseguram alto nível de conforto de condução além de um contato mais direto com o piso, diminuindo o balanço das rodas e da carroceria.

A calibração dos amortecedores pode ser feita com o toque de um botão. Há três tipos de regulagem, cada um com seus próprios parâmetros. O modo Comfort suaviza as irregularidades do piso sem comprometer a estabilidade do veículo.

Foto: Rodrigo Aguiar RuizJá o modo Sport enrijece significativamente o amortecimento e, ao acionar o modo Sport+, as respostas ao volante se tornam mais rápidas.

O diferencial M Sport, por sua vez, proporciona mais agilidade e estabilidade durante a condução do veículo por meio de uma melhor distribuição da tração entre os eixos dianteiro e traseiro.

O bloqueio do eixo traseiro pode variar entre 0 a 100% entre as rodas, dependendo das condições de dirigibilidade e do piso. O conjunto traz, ainda, freios M Sport, com discos de 36 mm e quatro pistões, na frente, e discos de 24 mm, atrás.

Foto: Rodrigo Aguiar RuizCom auxílio do sistema M Drive é possível configurar os mapeamentos do motor e da suspensão, os controles de estabilidade (DSC) e tração (M xDrive), o Drivelogic, as características da direção Servotronic e o Head Up Display.

Tudo isso por meio de dois botões (M1 e M2) posicionados no volante e programáveis individualmente. O ajuste do motor, da suspensão, da direção e do sistema de escapamento também pode ser efetuado por meio de teclas situadas ao lado da alavanca de câmbio.

O conjunto de tecnologias disponibilizado inclui, também, o Driving Assistant Plus, que tem como principal objetivo assegurar uma condução inteligente em condições de trânsito lento, congestionamentos ou deslocamentos longos, informando o motorista, por meio de alertas visuais e sonoros, sobre situações de tráfego cruzado, riscos de colisão traseira, mudanças involuntárias de faixa de rolamento e controle de aproximação frontal, entre outras aplicações.

Foto: Rodrigo Aguiar RuizAo estacionar o veículo, o motorista tem à disposição o Parking Assistant Plus que, por sua vez, permite parar e posicionar o veículo automaticamente, realizando manobras com a máxima precisão e segurança, com a ajuda de câmeras e sensores externos.

A função Surround View, por exemplo, exibe imagens do entorno do veículo, em tempo real, na tela do sistema de navegação. Por meio dela, que também é sensível ao toque, o usuário pode explorar a área ao redor do veículo, girando a imagem com os dedos para uma melhor visualização de obstáculos, evitando, assim, colisões.

Também é possível observar o veículo pela tela de um smartphone. Basta acionar a função Remote 3D View, por meio do BMW Connected App. Com o auxílio do aplicativo, é possível localizar o veículo, caso o motorista o perca de vista, bem como verificar, a uma distância segura, o que ou quem está próximo dele.

Stock Car - Foto: Denis Ribeiro/Stock CarO conjunto de tecnologias embarcadas no utilitário esportivo inclui, ainda, sistemas de segurança de última geração, como o dispositivo de detecção de acidentes Active Protection, que identifica situações de risco potencial de colisão e aciona automaticamente equipamentos de proteção aos ocupantes.

A segurança também garantida pela presença de itens como freios a disco ventilado com ABS, controles de estabilidade e tração, além de seis airbags – duplos frontais, laterais dianteiros, de cortina dianteiros e traseiros; e estepe de emergência.

Stock Car - Foto: Denis Ribeiro/Stock CarFotos: Denis Ribeiro / Rodrigo Aguiar Ruiz / BMW Group / Divulgação

Acesse o nosso site: http://www.diariodocomercio.com.br

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s