Jaguar lança linha 2020 do sedan XE no Brasil

Da Redação

jagxerdynamicsp300calderared100419101A Jaguar está trazendo para o Brasil a linha 2020 de seu sedan mais esportivo, o XE, com atualizações de design, tecnologia e acabamento. O modelo já está disponível em todas as 38 concessionárias Jaguar Land Rover, distribuídas nas cinco regiões do Brasil, na versão única R-Dynamic S, com preço a partir de R$ 245,90 mil.

As primeiras unidades a serem comercializadas no Brasil trazem pintura metálica, teto solar elétrico panorâmico, carregador de celular por indução, painel de instrumentos interativo e digital de TFT, sistema de entretenimento Touch Pro Duo, rodas aro 18 e sistema de abertura de portas keyless. Com essa configuração, o modelo é vendido por R$ 267,75 mil.

O design conta com entradas de ar dianteiras maiores. A frente recebeu um novo visual com um para-choques renovado e uma grade mais larga, proporcionando uma aparência mais esportiva.

jagxerdynamicsp300calderared100419062A grade redesenhada apresenta novo design com um formato mais encorpado e curvado; um visual similar ao do Jaguar I-PACE, que realça a “musculatura” do design. Entradas de ar inferiores mais largas e nítidas criam uma impressão mais técnica, com aparência mais definida e linhas fluidas.

A traseira do veículo também foi redesenhada e apresenta um novo conjunto de para-choque e saia inferior que melhora visualmente a sua largura, adiciona esportividade e ao mesmo tempo favorece o desempenho aerodinâmico, informou a fabricante.

Os faróis LED premium são de série e as lanternas, mais finas, também são de LED. O novo design de farol acompanha o estilo do elétrico Jaguar I-Pace.

jagxerdynamicsp300calderared100419020bO novo interior conta com o uso de materiais e revestimentos premium e um design de portas totalmente novo para melhorar a usabilidade e a praticidade. Todos os aspectos do interior foram melhorados para maior comodidade, melhor armazenamento e maior conforto de todos a bordo, segundo a Jaguar.

Foi introduzido o novo sistema multimídia InControl Touch Pro Duo, semelhante ao encontrado no Jaguar I-PACE elétrico. Esse sistema responsivo e intuitivo utiliza uma combinação de duas telas de alta resolução e sensíveis ao toque, perfeitamente integradas, controladas por meio de uma combinação de sensores capacitados e controles táteis para realizar as principais funções do veículo.

O sistema apresenta uma tela  de 10 polegadas e outra de 5,5 polegadas que, juntas, fornecem uma interface personalizável, intuitiva e responsiva.

jagxerdynamicsp300calderared100419136

jagxe20mytechnology100419006

jagxe20mytechnology100419001Além dessas duas telas o painel de instrumentos incorpora a mais recente geração do Interactive Driver Display, de 12,3 polegadas, onde todas as informações importantes são apresentadas de forma lógica e intuitiva, evitando as distrações.

Elementos de alta tecnologia, como o carregador de dispositivos sem fio e o painel de instrumentos digital elevam o conforto e a conveniência.

Inspirado no esportivo Jaguar F-Type, o novo XE recebeu o seletor de marchas Sport Shift e o Jaguar Drive Control no novo console central, a fim de fornecer uma experiência de condução mais intuitiva e dinâmica.

O novo volante multifuncional, também igual ao do Jaguar I-Pace, inclui comandos com gráficos que ficam ocultos até serem iluminados, e interruptores capacitivos para controle das principais funções. As borboletas para trocas de marchas, que contribuem para aumentar a esportividade na condução, são maiores e têm acabamento em Satin Chrome.

jagxerdynamicsp300calderared100419144

jagxerdynamicsp300calderared100419133Os bancos estão mais confortáveis, revestidos de couro premium mais macio, e apresentam detalhes muito bem trabalhados, incluindo costuras com agulha dupla e a nova etiqueta da Jaguar.

O XE é equipado com o motor Ingenium 2.0 turbo com 250 cv de potência, tração traseira e caixa automática de oito marchas. De acordo com a Jaguar, esse conjunto leva o modelo da imobilidade aos 100 km/h em apenas 6,5 segundos, e à velocidade máxima de 250 km/h.

A estrutura de alumínio da carroceria, leve e extremamente robusta, juntamente com as suspensões (dianteira com braços triangulares sobrepostos e traseira independente Integral Link) proporcionam uma condução esportiva, segura e prazerosa.

jagxerdynamicsp300calderared100419094O novo XE recebeu o seletor de marchas Jaguar Sport Shift, herdado do esportivo F-Type, que comanda a caixa automática de oito marchas. O seu desenho intuitivo substitui o controlador rotativo anterior e permite ao condutor utilizar o seletor para mudanças de velocidade manuais puxando a alavanca para trás para selecionar uma mudança superior ou empurrando-a para a frente para escolher uma relação inferior. Ainda como alternativa, as grandes aletas no volante também podem ser utilizadas para as trocas de marchas.

Como equipamento de série o XE tem o Jaguar Drive Control. Um interruptor no console central permite ao condutor escolher entre quatro definições para a direção, resposta do acelerador e caixa de velocidades: Conforto, Eco, Rain/Ice/Snow e Dynamic. A ativação do modo dinâmico amplifica o caráter esportivo do automóvel, com passagens de marchas mais rápidas, maior resposta do acelerador e maior peso da direção.

O sedan é equipado com o Monitor de Estado do Condutor. O sistema monitora a atuação na direção, acelerador e freios, analisa a manutenção das faixas de rodagem e a utilização dos indicadores direcionais para determinar o estado de atenção do condutor.

jagxerdynamicsp300calderared100419080bSe os algoritmos do sistema determinarem que o condutor tem um comportamento sonolento, um símbolo de café é apresentado no painel para alertar para a necessidade de fazer uma pausa.

A segunda geração do Head-up Display está disponível como parte do Pacote de Tecnologia, opcional, e foi desenvolvido para ajudar os condutores a manterem os olhos na estrada, projetando as principais informações, tais como direções de navegação por satélite, dados de velocidade atual, seleção de velocidades, informações de contato e alertas do sistema de assistência diretamente na sua linha de visão.

 Esse pacote também apresenta o novo retrovisor ClearSight, que usa uma câmera voltada para trás, alimentando imagens para uma tela de alta resolução dentro do próprio espelho.

jagxe20mytechnology100419015Um pequeno interruptor de comutação no espelho permite ao condutor alterar entre o espelho padrão e a câmera. Isso permite que os motoristas tenham uma visão mais clara atrás do veículo, mesmo quando o para-brisa traseiro está obstruído por passageiros, itens no compartimento de carga ou devido ao mau tempo.

O recurso opcional Pacote de Estacionamento foi projetado para identificar vagas de estacionamento paralelas e perpendiculares usando sensores ultrassônicos. Uma vez identificado um espaço adequado, o sistema conduz o veículo para o estacionamento na vaga. O condutor aciona o acelerador, os freios e seleciona a marcha a frente ou ré enquanto o volante faz a manobra automaticamente.

jagxerdynamicsp300calderared100419098

jagxerdynamicsp300calderared100419049Fotos: Nick Dimbleb / Jaguar Land Rover / Divulgação

Acesse o nosso site: http://www.diariodocomercio.com.br

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s