Novidades do Salão Duas Rodas 2019

Rogério Machado*

Yamaha MOTOROiDYamaha MOTOROiD

Aberto na última segunda-feira, 18, no São Paulo Expo (SP), o Salão Duas Rodas já merece comemorações. Pelo menos é assim que conclui Marcos Zaven Fermanian, presidente da Abraciclo, a entidade que reúne as empresas do setor.

A produção de motocicletas no Brasil ocupa a oitava posição no ranking mundial e tem como parque industrial mais importante a Zona Franca de Manaus (AM). As fábricas atingiram seu pico de produção em 2008, superando dois milhões e trezentas mil unidades. Mas este recorde foi sucedido por queda vertiginosa ate 2017.

De lá para cá, o trend se tornou novamente positivo e os números apresentam elevação continua, ultimamente na casa de 70 mil unidades adicionais ao ano com estimativa para atingir 1,1 milhão de unidades este ano.

Triumph – O Salão reserva um lugar especial no estande da Triumph no qual esta exposta a mais nova versão da Rocket 3, a Rocket 3R. O “R” aí fica por conta de Roadster e trata-se de um lançamento mundial, apresentado na Europa três meses atrás.

Triumph Rocket 3R. 2,5 litros.Triumph Rocket 3R

O modelo estará disponível para o Brasil no inicio de 2020 sendo a motocicleta de produção em série com a maior cilindrada disponível, nada menos que 2,5 litros, uma cilindrada duas vezes e meia maior que um carro popular.

O motor de três cilindros é montado longitudinalmente proporcionando um belo conjunto com os três tubos de descarga no lado direito. A potência também surpreende, são 167 cavalos a serviço do piloto e do próprio peso da motocicleta (291 kg seco). Os controles eletrônicos contribuem para tornar a direção mais segura, além de oferecerem diferentes opções de pilotagem.

Outro lançamento da Triumph presente no Salão é a Street Triple RS. O modelo em si não representa grande novidade, porém, a principal característica é a atualização do motor com cilindrada de 765cc que inclui a adequação as normas de poluição européias (Euro 5).

Ele foi usado este ano na categoria Moto 2 de velocidade e é claro que a Triumph retirou muita experiência das pistas para esta atualização, inclusive uma modificação das curvas de torque/potência, possibilitando uma rodagem mais suave e mantendo o vigor do motor. O protótipo da Moto 2 também está exposto no estande.

Triumph Moto 2 - PrototipoTriumph Moto 2 – Protótipo

Honda – A Honda comemora meio século da introdução de motocicletas quatro cilindros, a linha “F” (Four) que perde o “F” e agora ostenta a letra “R”. Uma novidade lançada este ano, e agora no Brasil, é a CB650R (que substitui a CB650F e CBR650F).

O modelo chama a atenção pela clássica descarga “quatro em um” que caracterizou a família “F” no passado e tecnicamente as mudanças vão muito além. O chassi, suspensão e freios sofreram uma mudança completa e a posição de pilotagem ficou mais esportiva.

O motor também gira mais alto e os cavalos disponíveis sofreram acréscimo de 8%. Provavelmente um conjunto muito agradável de pilotar, um desenho que remete imediatamente a CB1000R.

2019 CB650R

Honda CB650R (Honda / Divulgação)

Outras atrações – Quem visitar o Salão Duas Rodas poderá conhecer, também, as novidades da Yamaha com seus conceitos baseados nos heróis da Marvel Comics, a Kawasaki com a recém lançada Z-900, a Suzuki com as novas V-Storm, os scooters da Piaggio, a Royal Enfield com novo motor e os modelos Interceptor e Continetal GT, a chinesa Haojue com sua linha econômica e a gigante de Taiwan, Kinco, com o scooter AK de 550cc.

Além das marcas, o Salão dedicou grande parte de sua área para os customizadores independentes que já movimentam parte do capital do mercado de motocicletas. As ausências da Harley-Davidson e da BMW foi notada, uma vez que estas marcas premium atraem muita atenção do público.

Yamaha Niken GTYamaha Niken GT

Fotos: Rogério Machado

*Colaborador

Acesse o nosso site: http://www.diariodocomercio.com.br

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s