Anfavea identifica sinais de retomada do mercado com um otimismo moderado para 2020

Rogério Machado*

de São Paulo (SP)

Luiz Carlos Moraes - Presidente da ANFAVEALuiz Carlos Moraes – presidente da Anfavea

Durante a última entrevista coletiva do ano, a “Carta da Anfavea”, promovida pela Associação Nacional de Fabricantes de Veículos Automotores, seu presidente, Luiz Carlos Moraes, apresentou alguns aspectos do mercado de automóveis que merecem atenção.

Em primeiro lugar, falando sobre o encerramento do ano de 2019, o mercado apresentou no mês de outubro a maior media diária de licenciamentos dos últimos três anos, com 12.160 veículos.

Comparando o intervalo entre janeiro e novembro de 2018 com o mesmo período em 2019, o crescimento é de 8,3%, um avanço significativo, coerente com as previsões do setor.

A grande perda do ano se deve a queda de exportações para a Argentina, 33,2% menores este ano do que no ano passado. O país vizinho deixou de importar perto de duzentos mil veículos brasileiros este ano e isto faz uma grande diferença. Ainda assim, os números indicam que, após a queda, aconteceu uma estabilização, o que já representa um bom começo.

Falando sobre o mercado de caminhões, o mercado surpreendeu com uma elevação de quase 36% em relação ao último ano. Nesse caso, o número foi o melhor desde 2014. O único segmento que apresentou queda foi o de máquinas agrícolas e rodoviárias, com recuo de 6,8%, atribuída, principalmente, ao período de ajuste de crédito desde o início do ano e a falta de previsibilidade do mercado.

Luiz Carlos evidenciou o empenho da Anfavea em pesquisar o avanço dos negócios com todos os players do mercado buscando captar o caminho real da economia. Ele destacou que, este ano, participaram de reuniões durante a Fenauto e Fenatrans com distribuidores, agentes financeiros e locadoras, em busca de captar as expectativas do setor quanto ao próximo ano.

Eduardo Jurcevic - CEO WebmotorsEduardo Jurcevic – CEO do Webmotors

Ampliando o foco da pesquisa, a Anfavea decidiu verificar qual era o pensamento do cliente, ou seja, daquele que coloca efetivamente o dinheiro na mesa para adquirir os veículos, no caso especificamente dos automóveis, e para isso contou com a participação preciosa do Eduardo Jurcevic, CEO do Webmotors, o maior portal de negócios de automóveis do Brasil, com trinta milhões de visitas por mês.

A pesquisa com base em novembro último teve 6.720 participantes e os resultados foram, no mínimo, curiosos. O perfil dos entrevistados mostrou uma predominância (36%) na faixa etária entre 35 e 44 anos, em sua maioria, casados (69%).

A maior parte desse grupo possui automóvel (79%) e, entre esses, 88% planejam trocar de carro em 2020. Entre os que não possuem automóveis (21%), o número daqueles que pretendem comprar seu primeiro carro em 2020 também é predominante: 93%.

A população pesquisada reside, em sua maior parte, no sudeste, principalmente em São Paulo. Ainda assim, a pesquisa é extremamente válida, já que estamos falando do maior mercado de consumo do Brasil.

A pesquisa ainda revelou que mais de 30% dos potenciais compradores já incluem a possibilidade de compra de um híbrido ou elétrico e, entre os entrevistados, 40% utilizam aplicativos de transporte para se deslocar. Destes, cerca de 1% fazem uso de patinetes elétricos.

Outro dado interessante se refere ao mercado de usados que representa 4 a cinco vezes o mercado de veículos novos.

Mudancas na Mobilidade - Realidade presente no BrasilMudanças na Mobilidade – Realidade presente no Brasil

Fotos: Rogério Machado

Considerando todos os aspectos, e as diversas vertentes por parte de instituições financeiras, expectativas dos fabricantes, vendas de veículos já contabilizadas e, agora, a pesquisa no site da Webmotors, o cenário é animador.

Ainda que pairem as incertezas sobre o preço do aço, e sobre o futuro do Mercosul, Luiz Carlos Moraes afirma que 2020 apresenta chances reais de retomada, com a possibilidade do PIB, ainda no ano em curso, atingir um valor entre 1,1 e 1,2.

Acesse o nosso site: http://www.diariodocomercio.com.br

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s