Volkswagen apresenta o SUV coupé Nivus

Da Redação

2155885b-2723-40ff-bb10-23638836beafA Volkswagen apresentou para a imprensa especializada, hoje, seu mais novo modelo: o Nivus. O SUV coupé foi desenvolvido pela Volkswagen América do Sul e será produzido, inicialmente, na fábrica Anchieta, em São Bernardo do Campo (SP), para comercialização no mercado latino-americano. Em um segundo momento, o modelo será produzido, também, na Europa.

“O Nivus é um marco para a Volkswagen na América do Sul. É o primeiro modelo desenvolvido na região e que será produzido e comercializado também no mercado europeu, um dos mais competitivos do mundo”, afirmou Pablo Di Si, presidente e CEO da Volkswagen América Latina.

O Nivus será lançado oficialmente no mercado brasileiro nas próximas semanas. Na Argentina, o modelo chega às concessionárias no fim do 2º semestre deste ano. Em 2021, é a vez de os demais mercados sul-americanos receberem o Nivus, no 1º semestre. E o modelo será lançado na Europa no 2º semestre do ano que vem.

b0fe5ead-48db-4389-bb2a-6a8c733693f4Com linhas marcantes, o Nivus carrega no design uma das características que o torna único no mercado. “Desde o início, definimos que o design do Nivus precisaria ser inovador, atraente e ao mesmo tempo funcional”, revelou José Carlos Pavone, Head de Design da Volkswagen para a América Latina.

A queda rápida e fluida da coluna ‘C’ é um dos destaques do design. “Na lateral, o Nivus tem um perfil coupé bastante característico. As proporções e os volumes definem um caráter atlético e moderno.”, concluiu Pavone.

As rodas de liga leve de 17 polegadas com desenho exclusivo e os protetores de para-lamas pronunciados também contribuem para um conjunto harmonioso, com pegada esportiva. Pavone, que começou os primeiros sketches do Nivus há cerca de quatro anos, explicou que a parte frontal do Nivus traz o típico DNA de design da Volkswagen.

5fa91858-0036-4492-a81b-0dfdb9dcbe03“Os faróis são conectados com uma grade bastante dominante e com as linhas marcadas no capô, que definem o caráter robusto ao carro”, disse José Carlos. Os faróis, o DRL (daytime running light) e os faróis de neblina, todos de LED, conferem uma identidade visual única para o Nivus.

Na grade, o novo logo da Volkswagen está mais simples e bidimensional. E faz sua estreia no Nivus, como o primeiro modelo na região América do Sul.

A parte traseira conta com um elemento horizontal que une as lanternas de LED, formando uma peça única e extremamente elegante. As lanternas começam na tampa traseira e se prolongam até parte da lateral.

7da126d2-6b1c-4223-af9e-24247ad2e9c0(1)Na parte superior, um spoiler integrado à tampa traseira provoca um efeito de prolongamento do teto, um detalhe essencial para definir o estilo cupê e esportivo do Nivus.

Conectividade: O VW Play traz uma série de benefícios para os clientes, além de ser uma das principais inovações do Nivus. A central multimídia, totalmente desenvolvida no Brasil, oferece uma inédita experiência de usabilidade intuitiva no mercado brasileiro.

Com tela de 10 polegadas de altíssima resolução, sensível ao toque, antirriscos e com ‘botões virtuais’, esta plataforma oferece não somente os mais modernos recursos de conectividade, mas também garante uma série de serviços e streaming.

b572cf02-239e-4741-b4ac-4ed5dfb94eb2Aliado ao painel digital (Active Info Display), cria duas grandes ilhas digitais no painel. São duas telas de 10 polegadas (tamanho de um tablet) interligadas, oferecendo conectividade e entretenimento.

Trata-se de um “cockpit digital” dotado de uma interface intuitiva, lógica, inteligente e moderna, que pode ser comandada pelos botões no novo volante, o mesmo utilizado pelo novo Golf.

Junto com o Nivus estreia também a VW Play APPs, uma loja virtual exclusiva para o cliente Volkswagen, para download de aplicativos direto pelo VW Play, com a mesma facilidade com que se baixa um aplicativo em um smartphone.

6e99de8f-d2dc-453e-bc60-7893e3846b9fSão 10 GB de memória para download de uma série de apps, uma parceria exclusiva com a Volkswagen. Dentre eles, podemos destacar: Estapar (estacionamento), 12 min (audiobook), Ubook (audiobook), Porto Seguro (seguros), Deezer (música), Waze (navegação) e IFood (delivery de comida) são apenas alguns parceiros, de uma oferta que continuará crescendo para entregar cada vez mais comodidade aos clientes do modelo.

O VW Play oferece, ainda, Manual Cognitivo integrado ao veículo (Nivus é o primeiro carro do mundo com este recurso, segundo a VW), capacidade para ler praticamente todos os formatos de mídia, qualidade de áudio e capacidade de conectividade com smartphones Android e Apple.

O cliente também poderá conhecer o Nivus em primeira mão, de dentro de casa, usando um app desenvolvido pela Volkswagen com tecnologia de realidade aumentada. Com um smartphone ou tablet, o cliente poderá “viajar” entre o mundo real e o virtual. Poderá ver todos os detalhes, girar o carro, abrir as portas, os vidros ou até mesmo o porta-malas.

66a104c7-c16e-410d-8fe2-383a4c9c4df2Graças à Estratégia Modular MQB, também utilizada pelos modelos Polo, Virtus e T-Cross, é possível adotar equipamentos até então disponíveis somente em veículos de segmentos superiores.

No quesito segurança, podemos destacar o detector de fadiga, os sistemas Isofix e top-tether para fixação de cadeirinha infantil no banco traseiro, o Kessy (abertura das portas e partida do motor sem contato com a chave), o ESC (Controle Eletrônico de Estabilidade), o auxílio de partida em rampas (HHC), 6 airbags e a câmera de marcha-à-ré.

O ACC (Adaptive Cruise Control) está entre os itens mais avançados do Nivus. Ele permite ao motorista ajustar a velocidade e a distância que deseja trafegar em relação ao veículo à frente, e o sistema é capaz de acelerar e frear automaticamente.

8cef09fb-2451-4862-ac09-dffa8715e437(1)O Nivus vem equipado, também, com o AEB (Autonomous Emergency Brake), recurso que, ao identificar o iminente risco de uma colisão frontal, freia o carro de maneira autônoma, evitando, em alguns casos, completamente uma colisão.

São 4,27 metros de comprimento, 1,76 metro de largura, 1,49 metro de altura e 2,57 metros de distância entre-eixos. O porta-malas tem capacidade para 415 litros. A abertura da tampa do porta-malas pode ser feita por um dos ‘botões virtuais’ do VW Play. Importante destacar que  a suspensão é somente 1 cm mais alta do que a do Polo.

O novo SUV compacto da VW é equipado com o motor 200 TSI de três cilindros, flexfuel e com injeção direta de combustível. Este propulsor 1.0 turbo entrega até 128 cv de potência máxima e 20,4 kgfm (200 Nm) de torque, quando abastecido com etanol.

92266fdb-5396-4692-8c3e-78240f8a06e3A transmissão é automática de 6 marchas. O motor 200 TSI é produzido na fábrica de São Carlos (SP) e equipa atualmente os modelos Polo, Virtus e T-Cross. Quem espera uma versão mais “apimentada” equipada com o motor 1.4 turbo (250 TSI), pode desistir. Ele só terá a opção pelo 1.0, independente da versão.

Durante o lançamento, via internet, não foram informados os preços e as versões do Nivus. Porém, acredita-se que ficarão na faixa entre R$85 mil (de entrada) e R$100 mil (topo de linha), uma vez que ele será posicionado, no mercado, entre o Polo e o T-Cross.

Numa comparação simplista, mas que ajuda a situar melhor o novo modelo, o Nivus está para o T-Cross assim como o Honda WR-V está para o seu irmão HR-V.

e45a29de-e242-40fa-8ab3-b3b3b5eb2d6eFotos: Volkswagen / Divulgação

Acesse o nosso site: http://www.diariodocomercio.com.br

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s