Volvo apresenta, no Brasil, a versão híbrida do XC40

Da redação

VolvoXC40-PlugInHybrid_WanderMalagrine_001_4439A Volvo Car Brasil apresentou, hoje, seu mais novo integrante na família de SUVs, o XC40 T5 Plug-In Hybrid R-Design. O modelo estreia o novo motor híbrido T5, inédito no País.

O powertrain integra o câmbio automático de sete velocidades de dupla embreagem, que garante performance e conforto em todas as situações, informou a fabricante.

“O lançamento do XC40 Plug-In Hybrid, é mais um produto que faz parte do posicionamento global da marca em ter ao menos uma versão híbrida em todos os modelos comercializados no Brasil, marcando o fim histórico de carros que só possuem propulsor a combustão. Essa estratégia coloca a eletrificação no centro dos negócios da marca, não só com este lançamento, mas com outros que ainda virão em breve. Trata-se de um dos movimentos mais significativos de uma fabricante global de automóveis, que traz uma iniciativa com o compromisso de minimizar seu impacto ambiental e, assim, tornar as cidades do futuro mais limpas”, garantiu João Oliveira, diretor geral de operações e inovação da Volvo Car Brasil.

O modelo traz o inédito conjunto T5 Twin Engine FWD com dois motores, um elétrico, com 82 cv e outro turbo, a gasolina, 1.5 litros e 180 cv. Combinados, produzem 262 cv de potência e 425 Nm de torque.

VolvoXC40-PlugInHybrid_WanderMalagrine_007_4476“Nos orgulhamos em sermos líderes em eletrificação no segmento premium no Brasil e o lançamento do XC40 T5 Plug-In Hybrid R-Design irá alavancar ainda mais nosso posicionamento. Já estamos com o mix de 47% de veículos híbridos e seguimos para fechar o ano com esse percentual. Nossa ambição é ter 100% da gama eletrificada já no ano que vem”, destacou Camila Mateus, diretora de marketing da Volvo Car Brasil.

Por dentro, o layout limpo destaca os detalhes que estão por todos os cantos e os materiais elaborados. O teto solar panorâmico e elétrico traz mais amplitude para o interior do veículo.

O modelo vem com duas telas TFT com todas as informações e comandos de fácil acesso ao motorista. O painel de 12,3 polegadas é personalizável de acordo com as preferências de cada motorista.

Ele está integrado com a central multimídia de 9 polegadas, touchscreen, com Apple CarPlay e Android Auto e que reúne todas as principais informações do veículo, controles dos modos de condução, além de permitir configurações personalizadas, como posicionamento dos espelhos, luzes internas, cores do painel, fechamento das portas, entre outros.

VolvoXC40-PlugInHybrid_WanderMalagrine_105_4670Para uma comodidade maior, o XC40 T5 Plug-In Hybrid R-Design é equipado com carregamento de smartphone por indução. Em posição estratégica, basta deixar o celular sobre a superfície para ser carregado sem a necessidade de cabos.

O sistema de som traz a tecnologia Air Woofer, que oferece graves precisos e poderosos. O sistema de áudio Harman Kardon Premium Sound tem 600W de potência e vem com 13 alto-falantes.

Tecnologias – O utilitário conta com sistemas como o Pilot Assist que, em junto com o Controle de Cruzeiro Adaptativo (ACC), mantém a velocidade e uma distância pré-definida do veículo à frente, corrigindo a direção para manter o carro na faixa (até 130 km/h); City Safety (sistema de frenagem automática), LKA, sistema de alerta de mudança de faixa com assistente de direção; HSA; assistente de partida em aclives; HDC, assistente de descidas, sistema de alerta de ponto cego (BLIS) com Cross Traffic Alert, além dos alertas de colisão dianteiro e traseiro.

A abertura e fechamento elétrico do porta-malas com Hands-Free facilita para guardar compras e demais objetos. Por dentro, ar-condicionado de duas zonas, que deixa a temperatura independente em cada lado do veículo, além dos bancos elétricos esportivos e revestidos em couro e nobuck.

VolvoXC40-PlugInHybrid_WanderMalagrine_086_4437O conjunto óptico vem com faróis full LED com tecnologia Active Bending Lights (ABL) e Active High Beam (AHB), que regulam automaticamente o facho para não ofuscar motoristas em sentido contrário. O veículo também conta com faróis de neblina em LED, que estão em perfeita harmonia com o visual externo.

O modelo é equipado com rodas de liga leve de 20 polegdas, espelhos retrovisores elétrico e rebatíveis com sistema antiofuscante, sistema de abertura Keyless e câmera traseira de estacionamento.

Motores – De acordo com a Volvo, o desempenho do XC40 T5 Plug-In Hybrid R-Design é similar a um carro esportivo e o SUV faz, de 0 a 100 km/h, em apenas 7,3 segundos.

As baterias de íons Lítio com 10.7 kWh fazem com que o modelo rode cerca de 47 km no modo Pure, ideal para os deslocamentos do dia a dia.

VolvoXC40-PlugInHybrid_WanderMalagrine_080_4391O novo sistema T5 Twin Engine pode ser otimizado para privilegiar a redução dos gases poluentes e configurado de acordo com as opções do motorista:

Hybrid – Uso cotidiano. Utilização combinada do motor elétrico e combustão otimizando potência e consumo de combustível.

Pure – Condução econômica. Utiliza 100% o motor elétrico, trazendo baixo consumo e emissão zero. Indicado para uso urbano.

Power – Condução esportiva. Potência e torque máximo disponível com respostas mais rápidas do acelerador e trocas de marcha Sport, com foco em performance.

Off-Road – Para condução em terrenos fora de estrada entre 20 e 40 km/h.

Individual – O motorista escolhe as suas preferências de condução.

Além disso, o modelo é equipado com as teclas Hold, que bloqueia o uso da bateria para uso posterior, e a tecla Charge, que recarrega a bateria em até 1/3 com o uso do motor à combustão.

O volvo XC40 é equipado com o City Safety, sistema que identifica outros veículos, pedestres, ciclistas e animais grandes à frente, mesmo à noite, e avisa se uma colisão for iminente. Se o motorista não reagir em tempo, ele aciona os freios automaticamente para ajudar a evitar ou mitigar uma colisão.

VolvoXC40-PlugInHybrid_WanderMalagrine_083_4406Já o Volvo On Call traz diversos recursos de comodidade e segurança. A plataforma possibilita o acesso através do smartphone para partida remota, controle de temperatura, localizador do veículo, verificação de consumo de combustível, quilometragem e, até mesmo, diário de viagens com o registro dos 100 últimos roteiros.

O serviço de assistência e concierge está disponível 24 horas por dia em todo o território nacional. Para isso, basta acessar o botão no interior do SUV para entrar em contato com a Central de Atendimento, que enviará os serviços necessários até o local onde se encontra o veículo.

O sistema também informa à central de atendimento quando um airbag ou os pré-tensionadores do cinto de segurança forem ativados durante uma colisão. A central de atendimento é avisada instantaneamente e a assistência necessária será enviada até o local onde está o veículo, além de prestar o apoio necessário até que a ajuda/assistência chegue.

A Volvo Car Brasil tem a expectativa de vende 500 unidades da nova versão até o fim de 2020. Para 2021, a marca espera comercializar 1.000 unidades do modelo híbrido, o que corresponderá à cerca de 30% das vendas do XC40.

VolvoXC40-PlugInHybrid_WanderMalagrine_037_5121Fotos: Wander Malagrine / Volvo Car Brasil / Divulgação

O XC40 T5 Plug-In Hybrid R-Design (versão topo de linha da gama) é vendido nas concessionárias Volvo Car, de todo o Brasil, com o preço sugerido de R$245,95 mil.

Para fins de comparação, o Volvo XC40 movido à gasolina, na versão intermediária T4 Inscription 2.0  (190 cv), tem o preço na tabela da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe) de R$196,59 mil.

Acesse o nosso site: http://www.diariodocomercio.com.br

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s