Ford apresenta o SUV médio Territory

José Oswaldo Costa

ford-territory-20214Que os utilitários esportivos (SUV) tomaram conta do mercado mundial, já não é novidade. Isso se reflete nos números. Em 2014, esses modelos detinham 20,8% de participação nas vendas mundiais. Em 2019, o número pulou para 34%.

No América do Sul ocorre o mesmo fenômeno. Se em 2014 os SUVs detinham apenas 11,4% dos emplacamentos, a participação subiu para 23,6% no ano passado.

De olho em aumentar sua fatia neste segmento, a Ford apresentou, hoje, o SUV médio Territory. A  pré-venda se inicia hoje e os 250 primeiros compradores da versão topo de linha Titanium terão vantagens como as três primeiras revisões grátis e um ano de seguro pago, entre outros benefícios.

ford-territory-2021-5O Territory chega ao Brasil importado da China, produzido na planta de Xiaolan. Na apresentação, houve questionamento quanto à possibilidade do brasileiro ser preconceituoso e pouco receptivo em relação à procedência asiática.

A resposta foi interessante e mostra o quanto a marca confia na percepção que o público tem dela. Segundo a diretoria presente, eles não acreditam que isso seja um desafio. “Ninguém está preocupado, por exemplo, se o iPhone é feito na China, pois o cliente confia na marca Apple”, disse um diretor.

Dessa forma, eles entendem que os clientes confiam na marca Ford e nos produtos desenvolvidos por ela. O país onde o carro é fabricado, não é problema.

ford-territory-202119Segundo a Ford, para se adequar ao mercado sul americano, o modelo passou por 10 mil horas de testes e avaliações e rodou mais de 103 mil quilômetros.

Para suportar as péssimas condições de nossas ruas e estradas, o Territory “nacional” recebeu modificações nas buchas da suspensão e nos amortecedores, além de receber um pneu específico para o mercado local (mais silencioso ao rodar).

A suspensão dianteira é do tipo McPherson e, a traseira, multilink. Os freios são a disco nas quatro rodas e contam com ABS e EBD.

ford-territory-2021-24Durante a apresentação online do modelo, ficou claro que, para a Ford, seus grandes concorrentes são o Jeep Compass e o Volkswagen Tiguan. Interessante que ela não pretende brigar com eles pelo mercado das versões topo de linha. O embate se dará nas versões intermediárias.

Para isso, o Ford Territory contará com duas versões: SEL (R$165,90 mil) e Titanium (R$187,90 mil). Nenhuma delas conta com opcionais.

As duas chegam ao mercado nacional com a mesma opção de powertrain: motor 1.5 turbo EcoBoost (gasolina) e câmbio automático do tipo CVT que simula 8 marchas (trocas manuais através da alavanca).

Territoy_Interior (4)O motor, com comando de válvulas variável acionado por corrente, é capaz de render 150 cv de potência e 22,9 kgfm de torque. Será a primeira vez que esse powertrain será vendido no Brasil. De acordo com a Ford, o conjunto leva o Territory aos 180 km/h de velocidade máxima e faz com que o SUV saia da imobilidade e atinja os 100 km/h em 11,8 segundos.

Foi perguntado, durante a apresentação, se a Ford pretendia trazer uma versão equipada com motor 2.0 EcoBoost e tração 4×4. A explicação foi que, justamente pelo objetivo de brigar nas versões intermediárias do mercado, não há o interesse em trazer essa que seria uma versão topo de linha e, portanto, bem mais cara.

Além disso, informou que o SUV tem foco no uso urbano, o que dispensa a necessidade da tração 4×4. Mesmo assim, a diretoria da Ford fez questão de ressaltar a experiência da marca com esse tipo de veículo e que, portanto, ele é capaz, nas configurações vendidas aqui, de suportar estradas de terra para sítios e fazendas, por exemplo.

Ford Territory em números: comprimento – 4,58 metros; largura (com espelhos retrovisores) – 2,18 metros; altura – 1,67 metro e distância entre-eixos – 2,72 metros.

O porta-malas tem capacidade que varia entre 348 e 420 litros, se for retirado o porta-pacotes. Com os bancos traseiros rebatidos, ela é ampliada para 1.120 litros.O tanque tem capacidade para 52 litros.

Itens de Série:

Territory SEL – teto solar panorâmico, faróis, luzes diurnas (DRL) e lanternas em LED, faróis de neblina, ar-condicionado automático digital de duas zonas com saída para o banco traseiro, volante revestido em couro, seis airbags (frontais, laterais e do tipo cortina), controles eletrônicos de estabilidade (ESC) e tração (TCS), assistente de partida em rampas (HLA), monitoramento da pressão dos pneus, retrovisor interno eletrocrômico, sistema Isofix para fixação de cadeirinhas infantis, sensor de estacionamento traseiro, câmera de ré, piloto automático, chave com sensor de presença e partida por botão, computador de bordo, sistema multimídia SYNC Touch com tela sensível ao toque de 10,1 polegadas, conectividade sem fio com Apple CarPlay, conectividade por cabo com Android Auto e Apple CarPlay, 4 entradas USB (1 para transferência de arquivos + 3 para recarga), seis alto-falantes e rodas de 17 polegadas (pneus 235/55 R17),entre outros.

AnyConv.com__ford_territory_interior-4Territory Titanium – apresenta todos os itens da versão SEL acrescidos de: luzes de aproximação nos retrovisores, retrovisores com rebatimento elétrico, maçanetas cromadas, bancos com revestimento parcialmente em couro na cor bege, bancos dianteiros com aquecimento e resfriamento, luz ambiente configurável com 7 opções de cores, banco do motorista com ajuste elétrico para 10 posições, sistema de alerta de colisão e frenagem autônoma, sistema de monitoramento de ponto cego (Blis), alerta de mudança de faixa, câmera de 360º com visualização panorâmica, piloto automático adaptativo, quadro de instrumentos digital personalizável com tela HD de 10 polegadas, sistema de estacionamento automático, sensor de estacionamento dianteiro, carregador de celular por indução, sensores crepuscular e de chuva, oito alto-falantes e rodas de 18 polegadas (pneus 235/50 R18), entre outros.

O novo SUV médio da Ford chega ao mercado brasileiro com seis opções de cores: vermelho Vermont, azul Santorini, preto Toronto, prata Maiorca, marrom Roma e branco Bariloche.

5b239fec-0ccb-4b12-a3ba-9cc6222e3472_1365x1024

ford-territory-externas-13_1280x853Fotos: Ford / Divulgação

Acesse o nosso site: http://www.diariodocomercio.com.br

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s