Da Redação
O novo Grand Wagoneer Concept, apresentado nessa semana em Detroit (Estados Unidos), marca o renascimento de um ícone norte-americano e antecipa a visão moderna do próximo SUV premium da Jeep.
A estreia do sofisticado Grand Wagoneer Concept posiciona o lendário nome Wagoneer como a extensão premium da marca Jeep.
“Nosso Grand Wagoneer Concept é o primeiro passo para o renascimento do Wagoneer, um genuíno ícone norte-americano. Com a eletrificação chegando a todos os modelos da Jeep nos próximos anos e a reintrodução do Wagoneer, cresceremos rapidamente em novos segmentos e espaços premium”, disse Christian Meunier, presidente global da marca Jeep.
“O Wagoneer está inquestionavelmente ligado às raízes da lendária marca Jeep e seu legado incomparável de capacidade, autenticidade e liberdade. Seu retorno nos permite entrar totalmente nos segmentos premium com novos níveis de design e recursos sofisticados de segurança e tecnologia”, acrescentou Meunier.
“À medida que os veículos Jeep trazem capacidade, eficiência e desempenho para o mercado de SUVs, o Wagoneer se tornará uma luxuosa família de veículos que mais uma vez redefinirá o conceito american premium para se tornar o auge da sofisticação, autenticidade e mobilidade moderna”.
O Grand Wagoneer Concept conta com tecnologia de ponta, incluindo um sistema de propulsão eletrificado, sofisticados sistemas off-road 4×4 e uma seleção de interiores luxuosos, incluindo o primeiro display para passageiros em um SUV.
“Por mais de um quarto de século, os primeiros Wagoneer e Grand Wagoneer desenvolveram um novo segmento para o consumidor norte-americano. O novo Grand Wagoneer Concept é a interpretação moderna de um ícone atemporal que antecipa nossa recriação do SUV premium de referência”, disse Meunier.
Nascido nos Estados Unidos, em 1962 como um modelo de 1963, o Wagoneer foi o precursor do SUV moderno ao se tornar o primeiro veículo com sistema de tração nas quatro rodas acoplado a uma transmissão automática.
Duas décadas depois, o Grand Wagoneer de 1984 simbolizou o nascimento do SUV premium, oferecendo aos compradores uma combinação de itens de série que incluíam estofamento de couro, ar-condicionado, rádio estéreo AM/FM/CB e sistema de isolamento acústico, com um aumento espetacular de potência e torque.
Sempre na vanguarda, esta família de veículos exibia um design artesanal e, ao mesmo tempo, exalava classe, elegância e distinção. Essa fórmula é mantida no novo Grand Wagoneer Concept.
“O Grand Wagoneer original foi o primeiro SUV premium da história, cujo design atemporal combinado com o espírito norte-americano o fez ocupar um lugar especial em muitos corações”, disse Ralph Gilles, head de Design da FCA.
“O Grand Wagoneer Concept é inspirado no original, mas recebe uma interpretação moderna de luxo e liberdade. Procuramos criar um design elegante com uma silhueta imperecível, com inúmeros e marcantes detalhes artesanais que se unem numa imagem integral de presença indiscutível”.
“O interior do Grand Wagoneer Concept é espaçoso e apresenta materiais premium que acentuam a obsessão de nossa equipe pela atenção aos detalhes e que prestam homenagem ao artesanato puramente norte-americano”, acrescentou Gilles.
“O cockpit totalmente digital utiliza tecnologias de ponta na indústria automotiva que são excepcionalmente bem representadas graças ao uso extensivo de telas e ao uso limitado de botões. Com isso, pretende-se colocar o foco em uma experiência intuitiva e agradável para o motorista e passageiros”.
Com este novo carro conceito, o Grand Wagoneer oferece – pela primeira vez em sua história – uma espaçosa terceira fila de assentos. As versões de produção do Wagoneer e do Grand Wagoneer estão programadas para chegarem às concessionárias nos Estados Unidos no próximo ano e serão produzidas na planta de Warren, no estado do Michigan (EUA), perto do centro de Detroit. Como uma homenagem à fábrica e sede da empresa, o telhado de vidro panorâmico exibe um mapa da cidade e sua área metropolitana.
Segundo a Jeep, quando a versão de produção do Grand Wagoneer chegar ao exterior no próximo ano, terá capacidade líder em sua categoria, cortesia de três sistemas 4×4 disponíveis e a renomada suspensão pneumática Quadra-Lift, dinâmica de direção premium com suspensão dianteira e traseira independentes, capacidade de reboque incomparável, desempenho potente, tecnologia avançada, segurança e conectividade, um novo nível de conforto e o melhor volume de passageiros de seu segmento.
Seu impressionante design exterior é dominado pela impactante carroceria em azul claro Artic Ice com as letras do nome Wagoneer iluminadas acima da grade. A equipe de Design criou uma fonte exclusiva.
O design exterior do Grand Wagoneer Concept é ancorado por uma proeminente grade com as sete fendas icônicas da marca Jeep com detalhes em Obsidian Black. Cada espaço acima e entre cada fenda é iluminado para criar um design elusivo de LED, o que contribui para realçar as dimensões do painel frontal. Em ambos os lados estão fixados, ainda, projetores de LED bifuncionais em madeira de teca genuína.
O SUV traz rodas de alumínio com acabamento em Obsidian de 24 polegadas e vários raios, com elementos impressos em 3D logo abaixo dos icônicos arcos das rodas trapezoidais. Uma tampa de roda de três peças apresenta o logotipo Wagoneer suspenso em acrílico.
No terço inferior de ambas as portas dianteiras está o nome Gran Wagoneer gravado com letras de alumínio e detalhes em cobre. Uma bandeira norte-americana envolve as letras e homenageia o país de origem da marca.
As luzes em LED envolvem a traseira do veículo e criam uma forma sólida e uma imagem mais sofisticada que reforça a declaração estética deste conceito. Um difusor sutil está localizado sob a porta traseira para melhorar a aerodinâmica do veículo.
Um amplo teto panorâmico fornece luz natural abundante a todos os ocupantes e expande visualmente o espaço interior do veículo. Ele é rodeado por dois trilhos com quatro laços duplos de madeira de teca e uma moldura de bronze.
Essa madeira transcende o uso quase exclusivo em iates e em propriedades extravagantes e hoje é a material premium escolhida por designers de muitos setores diferentes.
Fazendo jus ao seu nome, o Grand Wagoneer Concept oferece um interior enorme para sete pessoas graças às suas duas primeiras filas confortáveis com assentos independentes e uma terceira fila de bancos para três passageiros (pela primeira vez em um Grand Wagoneer).
A amplitude do espaço interior é realçada por grandes janelas que lembram uma estufa, uma característica que distinguia o Grand Wagoneer original e que a Jeep traz de volta para esta interpretação moderna.
A grande maioria das características do interior homenageia a rica história do Grand Wagoneer, como o volante de dois raios. A abertura da porta do motorista revela uma inscrição na borda externa do painel de instrumentos – EST. 1963 – que presta homenagem ao primeiro Wagoneer de produção.
Dentro da cabine, uma lâmina de vidro ônix atravessa todo o painel de instrumentos para destacar com elegância a amplitude da cabine. O vidro é um material sustentável e totalmente reciclável que oferece benefícios ambientais e é feito a partir de uma abundante matéria-prima natural.
Esta tira de vidro ônix parece flutuar em uma placa estrutural de alumínio bruto, o mesmo material usado para os alto-falantes das portas, a alavanca de câmbio e os contornos das aberturas.
Ele também apresenta em todo o painel de instrumentos e nas portas dianteiras um 3D de madeira de sicômoro tratada termicamente e a palavra Grand Wagoneer inscrita em alumínio no painel de instrumentos do lado do passageiro.
Abaixo da placa de alumínio estrutural, o console central emerge, adicionando um elemento de design fluido à espaçosa cabine.
Todo o espaço do painel de instrumentos é praticamente ocupado pelas 45 polegadas das quatro telas que cumprem várias funções de ajuda e informação.
Uma primeira tela de 12,3 polegadas, atrás do volante, projeta dados importantes para o motorista. Uma segunda tela touch de 12,1 polegadas, no console central, horizontal permite gerir o sistema de infoentretenimento, enquanto uma terceira tela de 10,25 polegadas, localizada por baixo da anterior e separada deste pela placa de aço estrutural, serve como elemento de conforto. Além disso, o copiloto tem à disposição uma quarta tela de 10,25 polegadas.
A segunda fila de assentos também tem mais 30 polegadas de três novas telas: uma de conforto de 10,25 polegadas, localizada no console central entre os dois assentos, e outras duas de entretenimento, de 10,1 polegadas cada, para os dois passageiros da segunda fileira.
O sistema Uconnect 5 oferece velocidades operacionais 5 vezes mais rápidas do que a geração anterior. Possui mais conectividade e mais conteúdo, é mais prático e agrega mais possibilidade de customização. Além disso, o sistema operacional Android do Uconnect 5 estabelece as bases para acessar uma ampla gama de aplicativos que respondem imediatamente às crescentes demandas em termos de experiência do usuário.
O Grand Wagoneer Concept apresenta o único sistema de áudio para veículos fabricado pela McIntosh. A histórica marca de luxo americana, conhecida por seus famosos sistemas de som doméstico, oferece um conjunto com 23 alto-falantes feitos sob medida para este conceito e conectados a um amplificador de 24 canais que, juntos, proporcionam uma experiência auditiva envolvente. Todos os componentes são projetados em alumínio e preto brilhante, fiel à estética dos sistemas McIntosh para o lar.
O Grand Wagoneer apresenta um powertrain elétrico híbrido plug-in (PHEV) em linha com os planos da Jeep de oferecer opções de eletrificação em todos os seus modelos nos próximos anos.
A eletrificação vai modernizar a Jeep em sua busca para se tornar líder em tecnologia verde premium comprometida com o meio ambiente. Esses veículos serão os Jeep mais eficientes e ecologicamente corretos já feitos e proporcionarão uma experiência de direção tranquila e silenciosa ao ar livre, ao mesmo tempo em que elevam o desempenho, as capacidades off-road e a diversão nas estradas graças ao maior torque e resposta imediata.
A Jeep não informou dados técnicos e de desempenho desse propulsor híbrido.
Nascido nos Estados Unidos em 1962, o Jeep Wagoneer foi o primeiro veículo com tração nas quatro rodas equipado com transmissão automática, tornando-se assim o precursor dos SUVs modernos.
Foi também o primeiro veículo deste tipo a combinar as capacidades de tração integral com uma condução de qualidade de vanguarda, uma aparência elegante e um interior premium.
A suspensão dianteira independente era opcional, enquanto o sistema Quadr-Trac, o primeiro de tração nas quatro rodas permanente, foi introduzido em 1973.
A estreia do Grand Wagoneer em 1984 significou o surgimento do SUV premium ou, para os compradores, uma combinação sem precedentes de itens de série que incluíam estofamento de couro, ar condicionado, rádio estéreo AM/FM/CB e isolamento acústico.
Considerado “o padrão de ouro do mercado de SUVs”, o Grand Wagoneer usava um V8 de 5.9 litros com grande potência e torque e a melhor capacidade de reboque em seu segmento.
Fotos: Fiat Chrysler Automobiles – FCA / Divulgação
Acesse o nosso site: http://www.diariodocomercio.com.br