Ducati apresenta a nova Multistrada 950S

Da Redação

Ducati Multistrada 950 S Action 03

A Ducati lançou, nessa semana, a nova Multistrada 950S. O modelo chega ao Brasil se destacando pela alta tecnologia embarcada.

A moto vem equipada, entre outros, com a nova Unidade de Medição Inercial Bosch de seis eixos (6D IMU), Vehicle Hold Control (VHC) para arranques mais fáceis em subidas (especialmente com piloto, garupa e bagagem) e embreagem hidráulica.

O Ducati Quick Shift up & down (DQS) permite a troca de marchas sem o uso da embreagem, tanto para cima quanto para baixo. A Multistrada 950S tem tanque de 20 litros, e peso seco de 206 kg.

A moto é compatível com o Ducati Link App: esta aplicação permite ao utilizador ativar o journey mode (uma combinação do Load e Riding Mode) e personalizar os parâmetros de cada Riding Mode através do seu smartphone.

Sua versatilidade de aplicação também fornece informação detalhada sobre os intervalos de manutenção, manual de utilização e localizador de Ducati Store. Além disto, o Ducati Link App possibilita aos motociclistas gravarem as suas performances e viagens.

DucativMultistrada 950 S Touring Static 07

A 950S conta com espaço e conforto, permitindo que duas pessoas possam sentar-se facilmente, mesmo com a top case e as malas laterais. Os pedais foram revestidos com inserções em borracha para minimizar as vibrações.

Outra característica é o assento com altura de 840 mm do solo. O assento mais baixo (820 mm de altura do solo) está disponível para os motociclistas que queiram colocar os pés no chão com maior facilidade, bem como uma opção de assento mais alto (860 mm).

O para-brisas permite o ajuste vertical com uma mão numa amplitude de 60 mm (e a gama de acessórios inclui, também, uma opção de para-brisas mais baixo). Existem duas tomadas de 12 V, uma sob o assento do passageiro e a outra na área do painel. As duas podem ser usadas para carregar itens eletrônicos.

O GPS da Garmin, disponível como acessório, é carregado com um conector dedicado. Existe também uma entrada USB sob o assento, que pode ser utilizada para carregar smartphones.

A área de armazenamento sob o assento do passageiro permite guardar o kit de ferramentas, manual de utilizador e objetos pessoais.

Ducati Multistrada 950 S Static 02

O motor que equipa a Multistrada 950S é o bicilíndrico Testastretta 11º de 937 cm3 com distribuição desmodrômica. Com refrigeração líquida e quatro válvulas por cilindro, ele conta com medidas de 94 e 67,5 mm para o diâmetro e curso, respetivamente.

A potência máxima é de 113 cv a 9.000 rpm e o torque máximo é de 9,6 kgf.m a 7.500 rpm. A taxa de compressão é de 12.6:1.

O motor tem intervalos de manutenção de 15.000 km ou a cada 12 meses, com a inspeção da folga das válvulas a cada 30.000 km.

O quadro é em treliça com tubos de diâmetro largo e espessura reduzida e dois sub-quadros laterais. A Multistrada 950 tem uma distância mínima ao solo de 183,5 mm, enquanto numa distância entre eixos de 1.594 mm distribui o peso do condutor e bagagem (quando aplicável), beneficiando as entregas dinâmicas do veículo. O novo e mais leve duplo braço oscilante em alumínio fundido está pintado de preto.

A moto apresenta um garfo ajustável de 48 mm e curso da suspensão de 170 mm, sendo totalmente regulável em compressão, extensão e pré-carga da mola.

Ducati Multistrada 950 S Static 06

Na traseira, um amortecedor liga o braço oscilante ao elemento esquerdo do subquadro, também totalmente ajustável e com curso de suspensão de 170 mm.

A Multistrada 950S está equipada com o sistema Ducati Skyhook Suspension Evo (DSS). A compressão e extensão são continuamente ajustadas de acordo com a abordagem semiativa que assegura o equilíbrio ideal da moto.

Na prática, o sistema mantém a atitude da moto constante, qualquer que seja a superfície da estrada, minimizando as oscilações sofridas pela moto, aumentando significativamente o conforto e a segurança.

A tecnologia DSS Evolution analisa os dados de numerosos sensores para calcular e estabelecer os ajustes necessários de modo a tornar a pilotagem o mais suave possível.

O sistema permite um ajuste fácil e intuitivo das definições da moto através da nova interface HMI, garantindo que a suspensão esteja exatamente de acordo com as condições de utilização.

Ducati Multistrada 950 S Action 02

Ele tem um potencial de configuração praticamente ilimitado, uma vez que se podem selecionar eletronicamente 400 combinações de parâmetros através da nova interface.

A Multistrada 950S dispõe de rodas redesenhadas que reduzem o peso total em 500 g em relação ao modelo anterior. Os aros têm as medidas de 3.0” x 19’’ na frente e 4.5” x 17’’ atrás, equipada com pneus Pirelli SCORPION Trail II (120/70 ZR19 à frente e 170/60 ZR17 na roda traseira).

A moto é equipada com pinças monobloco Brembo M4.32 de fixação radial, com quatro pistões de 32 mm de diâmetro e duas pastilhas, bombas radiais com manetes reguláveis e dois discos dianteiros de 320 mm. Na traseira ela traz um disco de 265 mm com pinça flutuante Brembo.

O Ducati Traction Control (DTC) detecta, e controla, qualquer derrapagem da roda traseira, aumentando a segurança. Este sistema permite selecionar entre oito diferentes perfis, cada um deles calibrado para permitir uma tolerância ao derrapar da roda traseira que se molde aos níveis progressivos de capacidade de pilotagem (classificados de 1 a 8).

O modelo pode ser ligado sem a chave mecânica graças ao sistema Hands Free que permite acionar a moto num raio de até dois metros. O código da chave é reconhecido e a ignição ativada.

Ducati Multistrada 950 S Static 01

Os modos de pilotagem introduzidos pela primeira vez na Multistrada em 2010, permitem a seleção de diferentes modos pré-definidos que otimizam o comportamento da moto de acordo com o estilo de condução individual e as condições da estrada.

A Multistrada 950S conta com quatro modos de pilotagem: Touring, Esportivo, Urbano e Enduro.

Cada um deles programado para agir sobre o sistema eletrônico Ride-by-Wire de comando do motor, bem como nos níveis de intervenção do ABS e DTC.

Os modos de pilotagem podem ser alterados mesmo em movimento, enquanto as definições personalizadas do ABS e do DTC têm de ser efetuadas com a moto parada.

Touring – entrega a potência máxima de 113 cv com uma resposta progressiva do acelerador Ride-by-Wire; o DTC está num nível mais elevado, tal como o ABS, maximizando tanto a estabilidade em travagem com a prevenção da elevação da roda traseira.

Esportivo –  transforma a Multistrada numa máquina capaz de proporcionar elevadas doses de adrenalina, com uma potência máxima de 113 cv. Este modo de pilotagem caracteriza-se por uma resposta direta do Ride-by-Wire às solicitações do acelerador e baixa intervenção do DTC e do ABS, não contando com a prevenção da elevação da roda traseira.

Urbano –  entrega uma potência máxima de 75 cv e uma resposta progressiva do acelerador Ride-by-Wire; O DTC está regulado para um nível de intervenção mais elevado, tal como o ABS, maximizando a estabilidade em travagem e a prevenção da elevação da roda traseira.

Enduro – dá à Multistrada 950S uma potência máxima de 75 cv com uma resposta progressiva do acelerador Ride-by-Wire; a intervenção do DTC está adaptada à utilização em off-road e a regulação do ABS é baixa, desativando a prevenção de elevação da roda traseira.

Ducati Multistrada 950 S Static 04

O quadro de instrumentos consiste num painel TFT de alta resolução, o mesmo disponível nas Multistrada 1260S e Enduro. Fácil de ler, mesmo sob a luz solar direta, este painel caracteriza-se pela interface extremamente intuitiva, o que torna fácil percorrer os menus e ajustar as definições. O novo HMI da 950S conta com os mesmos computadores retroiluminados que equipam a Multistrada 1260.

Tal como em outros modelos da família Multistrada, a 950S tem um conjunto ótico full-LED, integrando o sistema Ducati Cornering Lights (DCL) que otimiza a iluminação em curva de acordo com o ângulo de inclinação da moto. Também conta com uma nova função que desliga automaticamente os indicadores de mudança de direção de acordo com o ângulo de inclinação.

Graças à IMU (Unidade de Medição Inercial), os piscas desligam-se após completar uma mudança de direção ou percorrer uma distância prolongada.

O preço público sugerido da Ducati Multistrada 950S é de R$94,99 mil e a moto já está disponível nas concessionárias da Ducati.

O novo modelo será vendido com duas opções de cores: Ducati Red e na nova cor Glossy Grey. São quatro pacotes completos de acessórios para customização: touring, enduro, esportiva, e urbana.

Ducati Multistrada 950 S Action 04Fotos: Ducati / Divulgação

Acesse o nosso site: http://www.diariodocomercio.com.br

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s