BMW confirma iX M60 para o Brasil

Da Redação

BMW iX M60 Oxidgrau

O BMW iX chegou ao Brasil no início de 2022 para disputar o segmento de veículos elétricos no País. Agora, o modelo ganha mais uma versão, desta vez com desempenho aprimorado, segundo a fabricante alemã.

Em fase de homologação no Brasil, o BMW iX M60 será lançado no 2º semestre deste ano e passa a ser o carro elétrico mais potente da BMW no Brasil, com 619 cv e mais de 1.000 Nm de torque.

Visualmente, a versão M60 segue as linhas das versões já à venda do BMW iX no Brasil, a xDrive50 e xDrive40. Os diferenciais estão em alguns detalhes.

As rodas de 22 polegadas, por exemplo, têm design inédito. Nos freios M Sport, as pinças são pintadas de Dark Blue. Além disso, o modelo tem acabamentos externos em Titanium Bronze Finish, aumentando o requinte visual e deixando o modelo mais elegante.

bmw-ix-m60_3-1280x768

A grade, assim como nas versões já à venda, segue sendo um dos destaques. Produzida com nanotecnologia, é capaz de se recuperar pequenos danos por conta própria.

Responsável por proteger boa parte dos sistemas semiautônomos e de segurança ativa que equipam o BMW iX, a grade guarda outra tecnologia. Pequenos filamentos de aquecimento são responsáveis por limpar e/ou secar a superfície para manter todos os sistemas com as melhores condições de funcionamento.

Equipado com dois motores, um no eixo dianteiro e um no eixo traseiro, o BMW iX M60 tem tração integral xDrive de série.

São 619 cv de potência e 1.015 Nm de torque instantâneo disponíveis diretamente no pedal da direita. São 96 cv e 250 Nm de torque a mais do que a versão xDrive50.

BMW-iX-M60-3

Com esse conjunto, o BMW iX M60 acelera de 0 a 100km/h em apenas 3,8 segundos, enquanto a velocidade máxima é limitada a 250 km/h para preservação da bateria.

Além de se tornar o carro elétrico mais potente à venda pela BMW no Brasil, desbancando o posto que era ocupado até então pelo BMW i4 M50 (544 cv), o iX M60 passa a ser o carro com maior aceleração da BMW à venda no País, dividindo o topo com o BMW X6 M, que também arranca de 0 a 100 km/h nos mesmos 3,8 segundos.

Por dentro, o modelo é equipado com BMW Curved Display, uma tela curva composta por uma tela de informações de 12,3 polegadas atrás do volante e outra tela de 14,9 polegadas que faz o papel de central multimídia.

A menor, programável em design e itens de controle do veículo, fica responsável por exibir informações do quadro de instrumentos, enquanto a maior faz a função de sistema de entretenimento e tem compatibilidade com Apple CarPlay e Android Auto.

bmw-ix-m60-onepager-gallery-impressions-wallpaper-09.jpg.asset.1654605765776

Com um interior completamente clean e minimalista, o utilitário aposta na intuitividade do sistema Shy Tech. É possível controlar as funções do sistema multimídia por comandos de voz, gestos, tato ou da forma mais tradicional, por meio dos botões no console central.

Tratando-se de uma versão top de linha de um modelo flagship, o BMW iX M60 tem uma lista de equipamentos pra lá de extensa. O ar-condicionado, por exemplo, é ajustável em quatro zonas, tem comandos touchscreen e filtro de nanofibra para purificar o ar da cabine.

O sistema de som da renomada Bowers & Wilkins Diamond Surround tem 30 alto-falantes (inclusive dentro dos bancos), 1.615W de potência e função 4D.

Outro destaque é o teto-solar panorâmico, que não tem cortina para proteção solar. Com uma tecnologia inédita em carros vendidos no Brasil, basta tocar em um botão para que o vidro se torne fosco e ofereça conforto luminoso e isolamento térmico para os ocupantes.

BMW-iX-M60 (15)

A tecnologia usa eletricidade para acionar uma membrana interna do vidro que se torna translúcida a ponto de escurecer a cabine, proporcionar sombra e controlar a temperatura do ambiente. Essa tecnologia é usada também nas janelas dos aviões da Boeing, como o moderno 787 Dreamliner.

No quesito auxílio e proteção do motorista e passageiros, o BMW iX vem equipado com o sistema Driving Assistant Professional. Ele engloba uma série de assistentes, como ACC (Controle de Velocidade de Cruzeiro Ativo) e o Lane Keeping Assistant.

Com eles acionados, o BMW iX se comporta como veículo semiautônomo, acelerando, freando e com capacidade de fazer curvas. Para isso, cinco câmeras, cinco sensores de radar e 12 sensores ultrassônicos são usados ​​para monitorar os arredores do veículo.

Com o Parking Assistant Professional, o BMW iX estaciona 100% sozinho. Não há mais a necessidade sequer de acelerar ou frear. Basta o motorista ativar o sistema e acompanhar as manobras pela tela do sistema multimídia por meio das câmeras.

im06431-4-bmw-ix

Há, ainda, alertas visuais e sonoros, de condições de tráfego cruzado, riscos de colisão traseira, mudanças involuntárias de faixa de rolamento e controle e prevenção de aproximação frontal, entre outras funções.

Entre os equipamentos disponíveis, destaque para a Digital Key Plus que substitui as chaves físicas do veículo para a abertura das portas e ignição do motor.

O modelo conta com outra função ligada ao sistema de navegação. Assim que o motorista insere o seu destino, o carro recalcula a autonomia máxima possível, de acordo com o nível da bateria, por meio do cruzamento de algoritmos de topografia e trânsito.

O sistema de regeneração de energia dos freios, por exemplo, funciona diretamente interligado aos sistemas do carro e é capaz analisar o mapa de GPS por onde o carro está transitando.

BMW-iX-M60-inline-B

Se detectar, por exemplo, uma situação na qual o motorista será efetivamente obrigado a frear, como um cruzamento, o carro, automaticamente, aumenta o sistema de regeneração de energia. Dessa forma, o motorista usa menos o sistema de freios e, ao mesmo tempo, recupera mais energia para as baterias.

Em fase de homologação no Brasil, o BMW iX não tem dados de alcance fornecidos pelo PBEV. Com bateria de capacidade total de 111,5kWh, o modelo tem alcance de 561 km no ciclo de testes WLTP conduzido na Europa.

Vale destacar que o BMW iX M60 vem de série com dois carregadores, um carregador Flex Charger portátil de até 11 kW e uma BMW Wallbox de até 22 kW garantem a recarga em casa e em viagens.

Os carregadores possuem padrão de tomada tipo-2, internacional, compatível com todos os veículos BMW. O preço do iX M60 ainda não foi informado pela BMW, mas deve ficar na faixa de R$ 1 milhão.

bmw-ix-m60_1Fotos: BMW Group / Divulgação

Acesse o nosso site: http://www.diariodocomercio.com.br

Deixe um comentário