Da Redação

No ano de comemoração dos 70 anos da Volkswagen no Brasil, um ícone ressurgirá: a Kombi está de volta!
Ela retorna em sua versão eletrificada, o ID.Buzz. E isso dez anos após o fim de produção do modelo que conquistou o coração dos brasileiros. Sua versão 100% elétrica chega em lote limitado especial com 70 unidades.
Assim como o ID.4, o ID.Buzz passou pelas mesmas etapas de pesquisas e testes no Brasil.

Como esperado, a conexão histórica do modelo trouxe resultados excelentes nas avaliações realizadas no último ano junto aos principais parceiros de negócio da marca, como concessionários, fornecedores, autoridades e, em especial, os clientes.
E seu legado no Brasil começou rapidamente. Já no mês de lançamento, fez sua primeira aparição na América Latina no maior festival de música e entretenimento do mundo, o Rock in Rio, no Rio de Janeiro.
A “camper van” do futuro fez jus ao histórico em festivais herdado de sua ancestral, a T1.

Semanas depois, sua passagem seguiu em São Paulo para um encontro histórico: a própria Kombi T1 de 1961, carinhosamente chamada de “Corujinha”, recebeu o ID.Buzz na Garagem VW, na fábrica da Anchieta.
A sua chegada por aqui marca não só mais um passo da Volkswagen do Brasil no segmento de elétricos (que cresceu 21,7% de 2021 para 2022 no Brasil) mas, também, por sua conexão com os brasileiros.
De 1957 até 2013, foram mais de 1,4 milhões de Kombis comercializadas no País.

Totalmente elétrico, o ID.Buzz se baseia na primeira geração da Kombi original, a T1, e resgata um dos maiores ícones do design automotivo para a era da mobilidade elétrica.
Foi construído sobre a plataforma modular elétrica (MEB) do Grupo Volkswagen. Trata-se da primeira plataforma escalável de grande produção no mundo para carros totalmente elétricos.
O ícone automotivo é equipado com uma bateria de 77 kWh que fornece corrente para um motor elétrico de 204 cv, e que movimenta o eixo traseiro. A potência de carga, utilizando corrente alternada (AC), é de 11 kW.

Com uma tomada CCS, em uma estação de carga rápida de corrente contínua (DC), a potência de carga aumenta para até 170 kW. Carregada dessa maneira, o nível da bateria sobe de 5% para 80% em cerca de 30 minutos.
Assim como toda a linha de elétricos da VW, o pacote de assistências é extenso. Na lista estão sistemas como: Front Assist, Lane Assist, Travel Assist e o Turn Assist, que facilita as conversões transversais, considerando os 4,70 metros de comprimento da Kombi Elétrica. Tudo para uma direção segura e sempre divertida a bordo da lenda.
E a história do ID.Buzz no Brasil está só começando. A Volkswagen ainda não divulgou o preço do ID.Buzz e nem a data em que ele começará a ser vendido nas concessionárias da marca.

Fotos: Volkswagen / Divulgação
Acesse o nosso site: http://www.diariodocomercio.com.br