Da Redação

A Ford iniciou, ontem, as vendas do Mustang Mach-E, o primeiro veículo 100% elétrico da marca no mercado brasileiro e, também, primeiro Mustang 100% elétrico no mundo.
O novo crossover é o carro elétrico com o maior torque, aceleração e autonomia da categoria, segundo a Ford.
Além de espaço confortável para os passageiros e bagagem, conta com a conectividade e serviços personalizados para dar máxima conveniência à experiência de posse do cliente.
Ainda de acordo com a fabricante, desde a estreia global em 2021, já foi lançado em cerca de 40 países, conquistou mais de 25 prêmios e é o segundo veículo elétrico mais vendido dos Estados Unidos.

O Mustang Mach-E chega na versão exclusiva GT Performance AWD Extended Range, topo de linha.
Equipado com dois motores elétricos, ele oferece potência de 487 cv, torque de 87,7 kgfm, acelera de 0 a 100 km/h em 3,7 segundos e atinge a velocidade máxima de 200 km/h, limitada eletronicamente.
É possível mudar o comportamento do Mustang Mach-E usando os três modos de condução: Engage, Whisper e Unbridle.
O Engage é para o dia a dia, com direção e amortecimento ativo adaptados para condução normal. A iluminação fica na cor azul e o painel exibe o medidor de carga da bateria.

O modo Whisper é para condução relaxada e condições climáticas adversas, como pistas escorregadias. Ele diminui a resposta do acelerador e adapta a direção e o amortecimento ativo para o conforto. A iluminação é ajustada em tom azul suave.
O modo Unbridle é para condução esportiva, ajustando a aceleração, direção e amortecimento ativo para máximo desempenho. O som interior aumenta, a luz ambiente e o painel de instrumentos ganham a cor laranja, com um gráfico de aceleração.
Esse modo oferece uma configuração extra, Unbridle Extended, para condução esportiva com otimização da bateria.
A bateria, com capacidade de 91 kWh, garante uma autonomia de 379 km no padrão do Inmetro, ou 541 km pelo método WLTP.

O seu design mantém os elementos clássicos do Mustang (nariz de tubarão, capô longo, coluna C rápida e lanternas de três barras) em formato de crossover.
A cabine traz teto solar, multimídia SYNC 4A com tela de 15,5 polegadas, painel de instrumentos de 10,2 polegadas, som B&O premium e carregador por indução.
Os bancos dianteiros contam com ajuste elétrico, aquecimento e memória para o motorista. As portas, sem maçanetas, são abertas por um novo sistema de trava eletrônica, por botão, código ou celular, com o aplicativo FordPass.
Outras funções do app incluem: travamento e destravamento remoto, localização e status do veículo (odômetro, autonomia, pressão dos pneus e nível da bateria) e alertas de funcionamento.

Ele também dá acesso ao agendamento e histórico de serviços, informações de garantia, assistência 24 horas e ao Mach-E Expert, equipe treinada para esclarecer qualquer tipo de dúvida sobre o veículo.
O modelo conta com amortecedores MagneRide, freios Brembo de alta performance, três modos de condução e rodas de 20 polegadas com pneus 245/45 R20 de baixa resistência à rolagem.
O veículo pode ser carregado em casa, com o carregador Wallbox portátil de 7 kW fornecido com o veículo, ou em carregadores públicos, usando plugue Tipo 2, o mais comum.
A marca fez uma parceria com a EZVolt, a maior rede privada de eletropostos do Brasil, com mais de 800 pontos de recarga em 15 estados, e oferece ao cliente recargas gratuitas por 12 meses, ou até 950 kW.

Como opção, também estão disponíveis carregadores fixos Wallbox de 7 kW ou 11 kW, e um carregador de emergência de baixa potência para conexão em tomada comum de 220 V.
O porta-malas traseiro carrega 402 litros, com sistema de abertura hands free, e há também o frunk (abreviatura de front trunk), compartimento de 139,5 litros sob o capô, prático no uso diário.
O crossover vem equipado com faróis full-LED, assistente de estacionamento automático, câmera 360°, freio de estacionamento elétrico e ar-condicionado dual-zone com saída para a segunda fileira.
Os seus itens de segurança incluem: nove airbags; detecção, manutenção e centralização em faixa com alerta de ponto cego; controle de cruzeiro adptativo com stop and go; frenagem autônoma de emergência com detecção de pedestres; assistente de manobras evasivas e reconhecimento de sinais de velocidade.

O Mustang Mach-E GT Performance AWD Extended Range chega com preço de R$ 486 mil, bem posicionado para competir com os esportivos e SUVs elétricos da mesma faixa do mercado, e já está disponível nas mais de 110 concessionárias da Rede Ford no Brasil com prazo de entrega de até 60 dias.
O Mustang Mach-E vem com três anos de garantia e revisões gratuitas pelo mesmo período, sem limite de quilometragem.
Ele oferece também uma garantia especial para o sistema propulsor, que inclui os motores e a bateria, de oito anos ou 160.000 km.
A manutenção preventiva é feita a cada 12 meses, ou 16.000 km, com a verificação de itens como filtro de pólen e fluidos da transmissão e dos freios.

Fazendo o agendamento online, o cliente dispõe do Serviço Leva e Traz sem custo e, caso precisar, pode ter o seu veículo transportado gratuitamente até a concessionária especialista mais próxima.
Há, também, a opção de blindagem do Mustang Mach-E, feita pela empresa parceira Leandrini, certificada pela Ford.
O Mustang Mach-E mede 4,74 metros de comprimento; 2,10 metros de largura com os retrovisores e 1,61 metro de altura.
A distância entre-eixos de 2,98 metros (264 mm maior que a do Mustang Mach 1) torna a cabine mais espaçosa.
O crossover é oferecido em sete opções cores, sem alteração de preço: vermelho Zadar, azul Estoril, azul Algarve, branco Nur, branco Space, cinza Torres e preto Astúrias.
Fotos: Ford / Divulgação
Acesse o nosso site: http://www.diariodocomercio.com.br