Peugeot apresenta o novo E-2008

Da Redação

PEUGEOTE-20085

Principal lançamento da Peugeot na América do Sul em 2024, o novo 2008 está prestes a desembarcar no País. A novidade estreia em terras brasileiras, a princípio, em sua nova versão eletrificada: o E-2008.

Um veículo será equipado com um powertrain elétrico novo que, de acordo com a Peugeot, garante mais eficiência e exclusividade àqueles que buscam uma opção de mobilidade 100% elétrica.

Em termos de potência o aumento foi de 15%, passando de 136 cv para 158 cv (o torque é de 260 Nm), enquanto a capacidade da bateria subiu de 50kWh para 54 kWh.

Os ganhos de desempenho são complementados por um incremento da autonomia, que agora chega à máxima de 261 km PBEV (Inmetro).

Para efetuar o carregamento, o E-2008 conta com um carregador monofásico de 11 kW (superior ao anterior, de 7,4 kW), o que permite uma recarga rápida de 80% em até 30 minutos (estações de 100 kW).

PEUGEOTE-20084

O modelo conta com o câmbio e-Toggle, que permite a mudança de condução de forma ágil e intuitiva com apenas um toque. O seletor oferece três modos de condução: Eco, Normal e Sport.

O novo 2008 será o primeiro veículo a ostentar no País a mais atual identidade da Peugeot. A bela grade bodycolor que ostenta o novo logotipo da fabricante é um dos elementos marcantes presentes no E-2008.

O modelo também adota uma nova assinatura luminosa, caracterizada por três garras verticais integradas, que se somam aos faróis Full LED.

A assinatura luminosa também ganhou novas definições na traseira, com a introdução de lanternas em LED que reinterpretam as emblemáticas três garras de maneira muito elegante. Para completar o conjunto, as luzes de ré e os piscas também são em LED.

Na traseira, a identificação da versão 100% elétrica é feita por meio de um monograma com a letra “E” seguido da nomenclatura 2008, tudo em nova grafia. Para arrematar, o modelo ostenta a badge GT, sua (única) configuração no Brasil.

PEUGEOTE-20082

PEUGEOTE-20083

As rodas que calçam o SUV são diamantadas e com 18 polegadas, apresentando desenho elegante, enquanto o acabamento escurecido dá o toque de esportividade.

Apesar do visual mais robusto, o novo E-2008 mantém suas dimensões compactas: 4,30 metros de comprimento, 1,98 metro de largura e 1,55 metro de altura. O porta-malas dispõe de 434 litros de volume para acomodar bagagens.

O volante compacto é uma das principais características do Peugeot i-Cockpit, tendo o quadro de instrumentos instalado em altura acima dele, oferecendo uma visão completamente livre para o motorista por estar ao nível dos olhos.

Revestido em couro e com costura na cor verde, o volante Sport Drive ostenta o novo logotipo ao centro e o novo emblema GT em sua base, além de alojar comandos do sistema multimídia (fontesde áudio e telefone), bem como os controles de volume e voz.

O quadro de instrumentos digital tem novo design de telas, tela de 10 polegadas de alta definição e, ainda, é totalmente personalizável, permitindo a organização e disposição das informações de acordo com as preferências do condutor.

PEUGEOTE-200822

No centro do painel está o inédito sistema multimídia Peugeot i-Connect, que dispõe de uma tela touchscreen de 10,3 polegadas de alta definição.

Com respostas semelhantes às de um smartphone, essa multimídia totalmente nova garante uma experiência de uso extremamente intuitiva, tornando muito fácil o acesso a todas as informações.

Vale dizer que entre as novidades está o espelhamento sem fio dos sistemas Apple CarPlay e Android Auto, que permite conexão com os recursos do smartphone sem o uso do cabo.

E para garantir o acesso rápido às funções principais do veículo, a Peugeot manteve as teclas tipo “piano”, localizadas logo abaixo da tela central.

O tratamento Black Design confere uma pegada esportiva ao interior, assim como os detalhes cromados aplicados nas maçanetas internas, frisos dos difusores de ar e painel.

Os pedais são esportivos, em alumínio, assim como a soleira. Exclusividade da versão, os tapetes trazem o bordado GT e costura verde nos detalhes internos e painéis de porta.

O SUV conta com três tomadas USB-C de série (uma à frente e duas atrás), além de uma tomada USB-A (frente), além do carregador de smartphone por indução, que está mais potente (passou de 5 W 15 W) para garantir uma recarga mais rápida.

O E-2008 dispõe, ainda, de um conjunto de luzes em LED para ambientação do habitáculo, totalmente personalizável. O teto solar panorâmico amplia a sensação de amplitude.

Outra novidade presente no modelo é o Visio Park 360°, o sistema de assistência que integra câmeras dianteira e traseira.

Com imagens captadas em alta definição e transmitidas diretamente na tela da central multimídia, o sistema proporciona uma visão geral do entorno do veículo, oferecendo uma ajuda muito precisa para as manobras e estacionamento do veículo.

Além das novas câmeras de alta definição para assistência ao estacionamento, o modelo oferece: freios com ABS e distribuição eletrônica de frenagem, cintos de segurança de três pontos para todos os passageiros, sistema Isofix para fixação de cadeirinhas infantis, seis airbags (sendo dois dianteiros, dois laterais e dois de cortina), Hill Assist e freio de mão com acionamento elétrico.

O E-2008 também é equipado com o Peugeot Driver Assist, um pacote de dispositivos de auxílio ao motorista, ampliando assim a proteção tanto para quem está a bordo quanto para quem está fora do veículo (outros automóveis, ciclistas e pedestres).

O pacote inclui: Alerta de Ponto Cego; Alerta de Colisão; Frenagem de Emergência Automática; Auxílio de Farol Alto; Reconhecimento Automático de Sinalização de Velocidade; Detector de Fadiga; Piloto Automático Inteligente (ACC) e Alerta e Correção de Permanência em Faixa.

O novo Peugeot E-2008 estará disponível em seis cores para a carroceria: preto Perla Nera (metálica), cinza Selenium (metálica), cinza Artense (metálica), branco Okenite (perolizada), azul Vertigo (metálica) e vermelho Elixir (metálica).

A Peugeot ainda não informou o preço do novo E-2008 GT.

Fotos: Pedro Bicudo / Stellantis / Peugeot / Divulgação

Acesse o nosso site: http://www.diariodocomercio.com.br

Diário do Comércio: A impressão digital da economia mineira.

Deixe um comentário