Audi apresenta o novo A6 Sportback e-tron

Com 367 cv de potência e 565 Nm de torque, modelo tem autonomia de até 445 km

Da Redação  (Publicado no Diário do Comércio – Edição: 22/08/2025)

A Audi do Brasil anunciou a chegada às concessionárias do inédito Audi A6 Sportback e-tron, o novo veículo 100% elétrico da marca no País.

O modelo é o segundo da fabricante construído na Plataforma Elétrica Premium (PPE), uma nova arquitetura desenvolvida especificamente para veículos elétricos, com foco no desempenho e dinâmica de condução.

Além disso, o modelo inaugura por aqui os Audi Rings traseiros iluminados e possui um coeficiente de arrasto aerodinâmico (Cd) de 0,21, tornando-se o carro mais aerodinâmico da história da marca das quatro argolas e de todo o grupo Volkswagen.

O novo Audi A6 e-tron se torna o primeiro veículo com tração traseira oferecido no mercado brasileiro pelas quatro argolas.

O veículo possui, ainda, uma bateria de 100 kWh com autonomia total de 445 km, segundo dados do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), e oferece carregamento de 10% a 80% em apenas 21 minutos em carregamento DC de 270 kW.

O modelo oferece garantia de 4 anos para o veículo, e 8 anos para a bateria, sendo oferecido em versão única A6 Sportback e-tron Performance Black na rede com mais de 40 concessionárias da marca no País, por R$ 649,99 mil.

“O Audi A6 e-tron chega para quebrar barreiras e criar paradigmas sobre o que é pilotar um veículo 100% elétrico. Design, tecnologia, segurança e dinâmica de condução se reúnem nesse modelo para oferecer uma experiência ao volante totalmente inédita e especial”, destacou Gerold Pillekamp, Head de marketing e comunicação da Audi do Brasil.

“Estamos passando por uma renovação completa de nosso portfólio de veículos e o inédito Audi A6 Sportback e-tron chega para ampliar a nossa segunda geração de modelos 100% elétricos, que já conta por aqui com os modelos Q6 e-tron, Q8 e-tron, e-tron GT e RS e-tron GT. Queremos aumentar a nossa participação no disputado mercado de veículos premium elétricos e o A6 Sportback e-tron tem atributos de sobra para isso”, afirmou Renato Celiberti, Head de vendas da Audi do Brasil.

Visual – O novo Audi A6 e-tron adota a nova linguagem visual de design da marca das quatro argolas, onde os vincos afilados e retos foram suavizados, dando espaço para linhas mais fluídas e orgânicas.

Na dianteira, vincos discretos emolduram o capô de caimento sutil, enquanto os faróis com desenho afilado oferecem iluminação em LED Matrix com oito opções de assinaturas digitais.

A porção meridional recebe uma ampla grade frontal, com vazamentos sutis e uma ampla tomada de ar emoldurada em preto brilhante.

Na lateral, as linhas fluídas e aerodinâmicas, com o caimento gradativo do teto em direção à coluna traseira, garantem ao modelo o legítimo design Sportback.

O acabamento em preto brilhante aparece nos retrovisores, moldura das janelas e parte inferior das portas, em sintonia com as maçanetas embutidas e as rodas de 21 polegadas.

Na traseira, as lanternas Full-LED interligadas oferecem animações de luzes, enquanto o novo Audi Rings iluminado confere personalidade e presença marcante ao modelo.

Interior – O interior moderno, segundo a Audi, está conectado à visão da fabricante em relação ao futuro da mobilidade premium.

Materiais ecológicos e sofisticados, com texturas nobres e suaves ao toque, compõem a cabine do modelo, que conta com três telas distintas: Audi virtual cockpit (11,9 polegadas), Audi MMI panoramic display (14,5 polegadas) e MMI passenger display (10,9 polegadas).

Luzes de iluminação interativa percorrem todo o painel frontal do veículo, além de iluminação ambiente nas portas dianteiras e traseiras.

As portas contam com novo desenho e, em especial a porta do motorista, conta com painel de controle de diversas funções, sensível ao toque.

O modelo conta com o sistema de som Bang & Olufsen, de 705W de potência, 16 alto falantes de alta fidelidade, Tweeters de som 3D, Subwoofer traseiro e efeito virtual surrounding.

Além disso, o modelo oferece recursos como o teto solar panorâmico com transparência ajustável e espelhos retrovisores virtuais de segunda geração (equipamento opcional).

Os retrovisores virtuais são rebatíveis, eletricamente ajustáveis e com memória. As imagens captadas externamente são transmitidas para telas posicionadas internamente, próximo à coluna A do veículo, permitindo uma visão externa ampliada e em alta definição.

Elétrico acelera de 0 a 100 km em 5,4 segundos; velocidade máxima é de 210 km/h

O veículo é equipado com baterias de íon lítio, com capacidade de 100 kWh, e arquitetura de 800 Volts que permite recarga super-rápida em sistemas de carregamento DC.

O propulsor elétrico desenvolve potência de 367 cv e 565 Nm de torque, fornecendo ao modelo uma aceleração de 0 a 100 km/h em 5,4 segundos e velocidade máxima da 210 km/h (limitada eletronicamente).

Para auxiliar no carregamento elétrico, ele traz acesso para carregamento do lado do motorista e do passageiro com abertura elétrica, suporte de parede para o Audi Compact charger com até 11 kW de no modo AC e utilizável em tomada doméstica ou industrial de 16A/400V.

Equipamentos – O novo Audi A6 Sportback e-tron oferece uma ampla lista de itens de série.

Externamente, são destaques:s Audi Rings traseiros iluminados; kit exterior S line; capa do espelho retrovisor externo em preto brilhante; teto panorâmico de vidro com transparência ajustável; espelhos retrovisores externos eletricamente ajustáveis, rebatíveis, aquecíveis, antiofuscantes e com memória.

O modelo recebe rodas de alumínio Audi Sport, com 21 polegadas, calçadas com pneus 245/40 R21 (dianteiro) e 275/35 R21 (traseiro).

Entre os itens de conforto e conveniência, há ar-condicionado automático de 3 zonas; aquecimento dos bancos dianteiros; bancos dianteiros elétricos com ajuste lombar e memória para o motorista; bancos dianteiros esportivos em combinação couro/material sintético que imita o couro e inscrição S; keyless entry/go (chave conforto); pacote de luzes ambiente Plus com luzes interativas no painel; porta-malas com abertura e fechamento elétrico e sistema hands-free; projeção do logotipo Audi instalados nos retrovisores e volante esportivo, de três raios, com parte superior e inferior achatadas, multifuncional, com paddle shifts e controles satélites.

O sistema de infoentretenimento é composto pelo Audi virtual cockpit (11,9 polegadas), Audi MMI panoramic display (14,5 polegadas) e MMI passenger display (10,9 polegadas).

Há conexão sem fio com os smartphones (sistemas operacionais Android e iOS) e duas entradas USB com função de carregamento rápido dedicada aos ocupantes do assento traseiro.

Em termos de tecnologia e segurança, o modelo oferece um total de nove (9) airbags, sendo airbags dianteiros, laterais dianteiros e traseiros e do tipo cortina.

Além disso, ele inclui diversas tecnologias de condução semiautônoma, como assistente de desvio e conversão; controle de cruzeiro adaptativo; aviso de saída de faixa com assistente de emergência e sistema de frenagem autônoma (AEB); park assist plus com sensores estacionamento dianteiro e traseiro; assistente de troca de faixa (Side Assist), alerta de tráfego reverso, exit warning e assistente de conversão em marcha ré.

Dimensões e Cores – O inédito Audi A6 Sportback e-tron oferece um espaço generoso para até cinco ocupantes.

As dimensões são: 4,93 metros de comprimento; 2,14 metros de largura; 2,95 metros de entre-eixos e 1,49 metro de altura.

A capacidade do porta-malas traseiro é de 502 litros (1330 litros com os bancos rebatidos) e a do porta-malas frontal é de 27 litros.

As cores disponíveis são: cinza Imã (Sólida), azul Plasma (Metálica), azul Malpelo (Metálica), bege Siam (Metálica), branco Geleira (Metálica), preto Mito (Metálica) e cinza Daytona (Perolizada).

Internamente, são duas opções de cores: preto com costura cinza Aço e bege Cardamomo com prata Pastel.

Fotos: Audi / Divulgação

Acesse o nosso site: http://www.diariodocomercio.com.br

Diário do Comercio: A impressão digital da economia mineira.

Linha 2025 das Ram 2500 e 3500 chega ao mercado nacional

Picapes ganharam alterações no visual, mais tecnologia e desempenho

Da Redação  (Publicado no Diário do Com´ércio – Edição: 15/08/2025)

Ram 3500 Limited Longhorn

Líder do mercado de picapes grandes, a Ram apresentou ao mercado, simultaneamente, as novas 2500 e 3500 (ano 2025).

A linha Heavy Duty renovada estreia no mercado com um novo visual, mais tecnologia, conforto e mais desempenho com o novo motor Cummins 6.7 Turbodiesel High-Output de 436 cv de potência e 1.458 Nm (148,7 kgfm) de torque.

Com esse novo conjunto, as novas 2500 e 3500 são as picapes a diesel mais potentes do mercado, de acordo com a fabricante.

A nova linha 2025 Heavy Duty da Ram chega às concessionárias em três versões: 2500 Laramie, 3500 Laramie Night Edition e a topo de gama 3500 Limited Longhorn.

Em comum entre as três está o amplo pacote de mudanças, com novidades no visual, tecnologias e conjunto mecânico.

Ram 3500 Limited Longhorn

Por fora, as novas Ram Heavy Duty recebem grades redesenhadas e mais imponentes, com o logo da marca reposicionado.

Os faróis, também novos, são totalmente de leds, assim como as luzes auxiliares de neblina com função cornering, e possuem sistema automático de controle do facho alto (quando é detectada a presença de tráfego à frente, as luzes se adaptam automaticamente para evitar ofuscamento).

O estilo frontal é complementado pelo capô esportivo (exclusivo da 3500 Laramie Night Edition), enquanto na lateral se destacam as novas rodas de liga leve de 18 polegadas da 2500 Laramie e o estribo, cromado e fixo na 2500 e retrátil eletricamente nas 3500.

As lanternas também são full led e foram redesenhadas. Complementam o visual as icônicas luzes de posição posicionadas no teto, junto da antena aerodinâmica embutida.

Sucesso entre clientes desde seu lançamento, a versão Night Edition segue presente na 3500 Laramie e agrega, entre outros itens, grade na cor preto brilhante, logotipos escurecidos, retrovisores com acabamento preto e adoção de para-choques na cor da carroceria, além do interior totalmente preto.

Ram 3500 Laramie Night Edition

Luxo e Conforto – A cabine reúne mudanças importantes que elevam a experiência dos ocupantes a um novo nível.

O quadro de instrumentos adota uma tela colorida totalmente customizável de 12,3 polegadas.

Nele é possível acompanhar e ajustar diferentes parâmetros do veículo, além de acompanhar o funcionamento dos novos assistentes de condução semiautônoma (ADAS), que inclui funções presentes em todos os modelos, como leitura automática de placas, assistente ativo de manutenção de faixa e piloto automático adaptativo.

O console central também foi redesenhado e agora adota uma nova central multimídia de 14,5 polegadas na Ram 3500, a maior entre todas as picapes do Brasil.

Nela é possível ajustar itens como o aquecimento ou ventilação dos bancos dianteiros (ajustáveis eletricamente em 10 vias, sendo 2 para lombar e com duas posições de memória para motorista), acompanhar manobras pelo sistema de câmeras com visão 360° ou acessar os recursos do exclusivo Ram Connect, que oferece ao cliente serviços como monitoramento do veículo, Wi-Fi embarcado para até 8 dispositivos e acesso remoto via aplicativo para smartphones.

Ram 3500 Limited Longhorn

Uma câmera adicional, voltada diretamente para a caçamba, também pode ser visualizada no multimídia para acompanhar a carga posicionada no compartimento (que é revestido com material de alta resistência e tem iluminação por leds).

Interior – No interior estão disponíveis até dez entradas USB, incluindo até cinco do tipo C. Celulares também podem ser recarregados sem fio por duas bases de indução.

Outros equipamentos podem ser alimentados por duas tomadas de 115V posicionadas no console central, uma na parte da frente e outra na parte de trás.

Durante o uso, seja em viagens ou no trânsito urbano, o conforto acústico dentro da cabine é garantido por isolamento sonoro reforçado (para-brisas e vidros dianteiros são acústicos) e pelo sistema de cancelamento ativo de ruído, que detecta sons indesejáveis e emite ondas em frequência oposta, eliminando o barulho.

A linha 3500 ainda inclui um exclusivo sistema de som certificado Harman/Kardon com 16 alto-falantes mais um subwoofer de 10 polegadas e 750W de potência.

Ram 3500 Limited Longhorn

O conforto interno se une ao luxo na 3500 Limited Longhorn, com a adoção de materiais nobres, incluindo madeira legítima (certificada) e couros genuíno com filigranas, espalhados pela cabine equipada com itens únicos.

O exclusivo retrovisor digital 3.0 projeta imagens da câmera traseira posicionada na terceira luz de freio no espelho central, permitindo uma ampla visibilidade do que ocorre atrás do veículo independentemente da quantidade de pessoas no banco traseiro.

Caso a picape esteja rebocando um implemento, ele também é capaz de projetar imagens das duas câmeras laterais ou uma combinação dessas câmeras mais uma terceira instalada no trailer, vendida separadamente como acessório Mopar.

E quem viajar no banco dianteiro direito pode aproveitar de uma exclusiva tela sensível ao toque de 10,25 polegadas customizável e com conexão HDMI que conta também com filtro de privacidade, que impede que o motorista veja as informações desta tela.

Ram 3500 Limited Longhorn

Além do motor Cummins, mais potente, linha Heavy Duty recebeu novo câmbio

A linha da picape passa a contar com o novo motor Cummins High-Output 6.7 Turbodiesel.

O propulsor agora gera 436 cv de potência e 148,7 kgfm de torque (ganho de 59 cv e 31,5 kgfm, respectivamente), mantendo os modelos da linha Heavy Duty como as picapes diesel mais potentes do Brasil.

O propulsor de seis cilindros em linha agora adota novos bloco, cabeçote, sistemas de admissão, escape e válvulas redesenhados, filtros de óleo e combustível de fácil acesso, novas velas para partida a frio e novo turbocompressor refrigerado com geometria variável.

Associado ao propulsor está outra novidade: o novo câmbio automático de oito (8) marchas TorqueFlite HD.

O conjunto foi projetado para suportar o alto volume de torque gerado pelo motor, com relações de marcha pensadas para entregar o máximo de capacidade sem abrir mão da eficiência em viagens, reduzindo a rotação do motor em velocidades de cruzeiro.

Completa a transmissão um sistema de tração 4×4 com reduzida e três modos de funcionamento (4×2, 4×4 High e 4×4 Low), controlados eletronicamente por meio de comandos próximos ao motorista.

Todas essas mudanças mantêm a linha Heavy Duty como as picapes com maior capacidade de reboque do mercado: a nova Ram 2500 pode puxar até 8.948 kg, enquanto a 3500 alcança 9.079 kg.

O controle do freio do reboque pode ser feito automaticamente ou por meio de um comando no console central.

Falando em capacidade, a 3500 Limited Longhorn chega a 1.599 kg de capacidade de carga.

Reboque – No que diz respeito a reboque, a linha Heavy Duty reúne diferentes atributos para auxiliar o motorista nessa tarefa, começando pelos retrovisores exteriores expansíveis, que podem ter sua largura ampliada eletricamente, para favorecer o uso do carro nesse tipo de operação.

Ram 3500 Limited Longhorn

A Ram 3500 Limited Longhorn é equipada com o exclusivo assistente de reboque. Esse sistema utiliza uma série de sensores para controlar, de forma autônoma, o volante do carro durante manobras em ré, bastando ao condutor indicar onde quer direcionar o reboque por meio de um comando giratório no console central.

A linha Heavy Duty manteve os exclusivos Rambox. Os dois compartimentos posicionados nas laterais da caçamba possuem 244 litros de volume total e são iluminados e dotados de revestimento à prova d’água com dreno, permitindo até a colocação de bebidas e alimentos imersos em gelo, com tampas individuais e travas independentes.

O compartimento do lado do motorista ainda possui uma tomada de 115V. O acesso à caçamba é facilitado por um degrau retrátil, enquanto a tampa possui abertura elétrica remota, que pode ser acionada pela chave presencial ou por um comando nos comandos dianteiros das luzes de leitura.

Por dentro, os ocupantes têm à disposição diferentes porta-objetos, incluindo compartimentos ocultos e removíveis sob o assoalho, na parte traseira, e abaixo dos bancos traseiros, que também são aquecidos e podem ser rebatidos em 1/3 e 2/3.

Abaixo dos assentos da segunda fileira há, ainda, uma plataforma que pode ser desdobrada, criando uma superfície plana para transportar cargas dentro da cabine.

Ram 2500 Laramie

A nova linha Heavy Duty 2025 da Ram está disponível em três cores: prata Granite Crystal (metálica), preto Diamond (perolizada) e branco Bright (sólida).

Versões e Preços: 

2500 Laramie – R$ 559,99 mil 

3500 Laramie Night Edition – R$ 619,99 mil 

3500 Limited Longhorn – R$ 679,99 mil 

Ram 3500 Limited Longhorn

Fotos: Pedro Bicudo / Stellantis / Ram / Divulgação

Acesse o nosso site: http://www.diariodocomercio.com.br

Diário do Comércio: A impressão digital da economia mineira.

Renault Kardian com câmbio manual é muito divertido

Raros, modelos com este tipo de troca de marcha ainda fazem a alegria dos entusiastas

Amintas Vidal*  (Publicado no Diário do Comércio – Edição: 08/08/2025)

O desejo de ter um utilitário esportivo tomou conta do mercado de automóveis. Todas as marcas têm substituído seus modelos por SUVs.

Além desta tendência, a venda de carros com câmbios automáticos já superou a dos modelos vendidos com câmbio manual e ele também está caminhando para a sua extinção.

Atualmente, apenas os modelos de entrada oferecem a opção por câmbio manual, normalmente, em versão única e acoplado a um motor aspirado.

Felizmente existem exceções e o Renault Kardian com motor turbo e câmbio manual é uma delas.

Veículos recebeu o Kardian Evolution 1.0 turbo com câmbio manual para avaliação, única versão sem o câmbio automatizado de dupla embreagem úmida.

No site da montadora, seu preço sugerido é R$ 112,69 mil, na cor preta sólida. A pintura branca, também sólida, custa R$ 1 mil, e todas as outras metálicas acrescem R$ 1,90 mil ao preço final do modelo.

Os principais equipamentos de série do Kardian Evolution são: ar-condicionado digital; multimídia com espelhamento sem fio; cluster digita de 7 polegadas; chave-canivete com abertura por controle remoto; barras de teto modulares e rodas de 16 polegadas em aço estampado, com calotas especiais e pneus 205/60 R16.

Usando ferramenta que acompanha o modelo, as barras de teto longitudinais podem ser reposicionadas na transversal, permitindo o transporte de carga, sem a necessidade da aquisição de outro acessório.

Em termos de segurança, o Kardian nessa versão de entrada é mais básico. Ele não conta com os equipamentos do conjunto de ADAS presente nas versões mais caras.

Os destaques são: seis airbags; controles eletrônicos de estabilidade e tração; assistente de partida em aclives; sensor e câmera de marcha à ré; faróis e lanternas em LED e monitoramento da pressão dos pneus.

Motor e Câmbio – O Kardian é equipado com o novo motor turbo TCe 1.0 flex que faz parte da mesma família do TCe 1.3 flex, desenvolvido em parceria com a Daimler. Esses dois propulsores compartilham 70% de componentes.

O motor turbo 1.0 conta com injeção direta central com 200 bar de pressão, turbocompressor que trabalha com pressão máxima de 1.5 bar e tem válvula wastegate eletrônica. Seu comando de válvulas é duplo e variável com atuadores elétricos.

Ele entrega potências de 125/120 cv às 5.000 rpm, torques de 220 Nm às 2.250 rpm e 200 Nm às 2.000 rpm, com etanol e gasolina, respectivamente.

Com etanol, 90% do torque (200 Nm) já estão disponíveis às baixas 1.750 rpm. Seu câmbio é manual de seis (6) marchas com embreagem monodisco a seco.

O Kardian foi o primeiro modelo nacional construído sobre a Renault Group Modular Platform (RGMP). Recentemente, a francesa apresentou o Boreal, um SUV médio.

Futuramente, essa base flexível receberá uma picape intermediária que irá concorrer, principalmente, com a Fiat Toro.

Este monobloco pode receber sistemas de propulsão convencionais (monocombustível ou flexível) ou híbridos E-Tech (híbrido leve, 100% híbrido ou do tipo plug-in), com torques entre 200 e 370 Nm. Ela também permite a aplicação de avançadas tecnologias de assistência ao condutor.

Superior – SUV compacto de entrada, o Kardian aposentou o Sandero e o Stepway no Brasil. Derivado do Dacia Sandero romeno de segunda geração, ele é um modelo muito superior aos substituídos.

Prova desta evolução, o Kardian e o novo Nissan Kicks, SUV compacto da marca japonesa que usa essa mesma plataforma, alcançaram, respectivamente, 4 e 5 estrelas no Programa de Avaliação de Carros Novos para América Latina e o Caribe (Latin NCAP), das 5 possíveis.

O Kardian em números: 4,12 metros de comprimento; 2,60 metros de distância entre eixos; 1,75 metro de largura e 1,54 metro de altura.

Seus ângulos de ataque e saída são de 20° e 36°, respectivamente, e ele tem 20,9 cm de vão livre. No seu porta-malas cabem 358 litros de bagagem e o tanque de combustíveis comporta 50 litros, volumes considerados grandes para um SUV derivado de um hatch.

A cabine do Kardian aproveita mais peças do Dacia Sandero do que o seu exterior mas, parte dos painéis e o console foram redesenhados, assim como os materiais de acabamento são mais sofisticados no novo modelo.

O console central é diferente nessa versão mais simples, pois o freio de mão por alavanca e a manopla do câmbio manual não deixam tanto espaço para os nichos.

Espaço – Comparado ao Fiat Pulse e ao Volkswagen Tera, principais concorrentes do Kardian, o “francês” é o maior por dentro. Seu espaço garante muito conforto para pernas, ombros e cabeça de quatro adultos.

Um quinto fica com as pernas abertas, pois o túnel central e os apoios dos bancos dianteiros roubam muito espaço para os pés. A parte central do banco traseiro é confortável, somente, para uma criança.

A amplitude da cabine deixa a ergonomia no limite. Todos os equipamentos internos são alcançados, mas exigem abertura total dos braços para uma pessoa de 1,70 metros.

Volante e pedais estão um pouco à direita em relação ao banco, mas nada que atrapalhe o alinhamento do corpo.

Os bancos dianteiros têm laterais volumosas, seguram o corpo em curvas, mas poderiam ter espuma com maior densidade.

A altura da manopla do câmbio manual está correta, mas, se estivesse um pouco mais à frente, evitaria o contato do cotovelo no banco durante as trocas de marchas.

Direção Elétrica – A direção elétrica é leve em manobras e perde assistência progressivamente, o ideal.

Para o elevado nível dinâmico do Kardian, o volante poderia ser um pouco menor e a resposta ao esterço mais direta, detalhes que combinariam com a esportividade do trio motor, câmbio e suspensão.

O sistema de ar-condicionado automático está entre os melhores existentes, pois tem botões físicos para todas as funções e é muito eficiente na refrigeração.

Não ter saídas de ar para a traseira e desabilitar a recirculação do ar quando se desliga o carro são seus únicos defeitos.

O multimídia é estável ao espelhar sem cabo. Suas características estão na média do mercado, sem destaques.

O quadro de instrumentos, digital e configurável, tem grafismo limpo, mas não é funcional. Só a velocidade é muito visível. Conta-giros em barra é ilegível, quase desnecessário, de tão impreciso.

Rapidez – Na avaliação do Kardian Premiere Edition ficamos impressionados com a rapidez e a precisão das trocas de marchas do câmbio automatizado de dupla embreagem.

Além da esportividade, ele deixa a aceleração muito confortável, pois a progressão é contínua, sem intervalos entre as marchas.

SUV compacto privilegia agilidade e esportividade, o que acaba prejudicando o conforto

Com o câmbio manual a esportividade é ainda maior. As quatro primeiras marchas são mais curtas, tiram o carro da inércia com muita força, cantando os pneus, e não existem buracos entre elas.

Nessa “tocada” mais agressiva, o giro sobe rápido e o torque atinge seu auge em segundos, garantindo desempenho elevado, acima do esperado para um motor 1.0, mesmo ele sendo turbo.

Mas, o conforto cai bastante. Apesar de ser muito divertido para quem gosta de “pilotar”, as pessoas a bordo sentem todos os intervalos entre as trocas de marchas, pois seus corpos são jogados para frente e para trás. Este comportamento “raiz” é muito esportivo, porém, menos confortável.

Essa dinâmica do Kardian manual é permitida pelos encaixes precisos do câmbio e o ótimo acerto da embreagem. O curso das marchas é relativamente curto, favorecendo as trocas rápidas.

A embreagem não é tão baixa como em carros de competição, mas é alta o suficiente para ser leve e progressiva no o uso diário e faz o acoplamento em um curso mínimo necessário para que os engates sejam rápidos, sincronizado com a comutação das marchas.

Suspensão – Acompanhando o desempenho do motor e câmbio, o acerto das suspensões é um pouco mais rígido, visivelmente preparado para conter a inclinação em curvas, tarefa difícil em um modelo com elevado centro de gravidade.

O conjunto trabalha em frequência mais alta, deixando o carro menos confortável em pisos irregulares e em estradas de terra. É o preço que se paga para ser estável no asfalto.

Essa versão usa pneus 205/60 R16. Eles têm laterais mais altas que os pneus 205/55 R17 da Premiere Edition, diferença que contribui com o amortecimento primário e ameniza o desconforto.

O Kardian entra em curvas com pouca inclinação da carroceria, não tende sair de frente ou de traseira, mas a rigidez das suspensões transfere para os pneus a força centrífuga, faz os mesmos cantarem em trajetos sinuosos feitos em velocidades mais elevadas.

Em nosso circuito rodoviário, entramos e saímos de uma ponte elevada em relação à pista. O Kardian fez uma das melhores transições neste teste.

O curso das suspensões foi amplo para ele não decolar muito na entrada e, também, para amortecer sem atingir os batentes na aterrissagem.

Como o Kardian é alto, ele supera lombadas e entradas de garagem sem raspar as partes inferiores. Na terra, passa por facões deixando seu fundo intacto e as suspensões não dão fim de curso.

Aerodinâmica – As suspensões elevadas e a frente alta, primeira mudança promovida em SUVs derivados de hatches, não contribuem com a aerodinâmica.

Apesar da sexta marcha ser bastante longa, permitir circular aos 90 km/h às 1.400 rpm, e aos 110 km/h às 1.850 rpm, o Kardian não desloca bem por inércia, pois tem baixa penetração aerodinâmica, condição também percebida acusticamente.

É visível que o Kardian é um modelo de entrada bem mais refinado do que o Sandero e o Stepway. Seu conforto acústico é superior ao destes carros. Dentro da sua cabine ouve-se um ruído contido, formado pelo conjunto de sons provenientes dos pneus, motor e arrasto aerodinâmico.

Consumo – Em nossos testes padronizados de consumo, o Kardian manual foi quase tão econômico quanto a versão automatizada. Aos 90 km/h a média foi melhor. Nas outras velocidades, um pouco abaixo.

Na estrada, realizamos duas voltas no percurso de 38,7 km, uma mantendo 90 km/h e outra, 110 km/h, sempre conduzindo economicamente.

Na volta mais lenta, o Kardian automatizado registrou 19,7 km/l e, o manual, 20,5 km/l. Na mais rápida, a versão automatizada atingiu 16,5 km/l. Já a manual, alcançou 15,8 km/l.

No teste de consumo urbano rodamos por 25,2 km em velocidades entre 40 e 60 km/h, fazemos 20 paradas simuladas em semáforos e vencemos 152 metros de desnível entre o ponto mais baixo e o mais alto do circuito.

Neste severo teste, o SUV automatizado atingiu a média de 11,8 km/l e o manual cravou 11 km/l. Com ambos os câmbios, o sistema stop&start funcionou em todas as paradas em locais planos, contribuindo com essas excelentes marcas de consumo urbano.

O Kardian é um produto muito superior aos compactos que ele substituiu na linha brasileira da Renault, qualidade reconhecida por diversos prêmios recebidos em 2024.

Essa nova versão com câmbio manual passou a ser a mais acessível, além de entregar muita diversão ao volante.

Imagens vazadas na internet mostram que a linha 2026 do modelo receberá novo painel digital e sistema multimídia maior e mais destacado no painel, equipamentos que realmente mereciam atualização.

Fotos: Amintas Vidal

*Colaborador

Acesse o nosso site: http://www.diariodocomercio.com.br

Diário do Comércio: A impressão digital da economia mineira.