Fiat Toro 2022 ganha opção por motor 1.3 turbo, tecnologias e mudanças na dianteira

Da Redação

A Fiat Toro acaba de passar por sua mais importante evolução desde o lançamento, em 2016. A Stellantis (união dos grupos FCA e PSA) apresentou, hoje, a 2ª geração da picape média de grande sucesso.

De acordo com a Fiat, a Toro vendeu quase 300 mil unidades desde o seu lançamento.

Esse resultado colocou rapidamente a picape na segunda colocação em vendas do Brasil, atrás apenas da “irmã” Fiat Strada, líder de sua categoria há 23 anos.

Com a chegada da Toro ao mercado, a Fiat, que detinha 33,1% de market share de todo o segmento em 2015, passou para 55,1% atualmente. Isso significa que uma em cada duas picapes de todas as categorias comercializadas no País saem das concessionárias da marca ítalo-brasileira.

Em sua primeira renovação, a Fiat encontrou um desafio bastante particular ao atualizar um modelo tão singular. Apoiada em pesquisas de clientes e extensos estudos de tendência, a marca desenvolveu seu novo veículo sobre quatro pilares: Design, Performance, Conectividade e Tecnologia.

No quesito design, a nova Fiat Toro traz um desenho mais moderno na dianteira, novo capô, grade, rodas e bullbar integrado ao para-choque.

A picape também ganhou interior completamente renovado, com novo painel de instrumentos e console central. A mudança permitiu quase dobrar para 26 litros a capacidade de armazenamento dos porta-objetos, informou a fabricante.

Quanto à performance, a nova Toro estreia o motor 1.3 turbo flex mais potente e de maior torque produzido no Brasil. São 185 cv e 270 Nm de torque com etanol, de acordo com as informações da fabricante.

Traz, ainda, versões com motor flex aspirado e diesel, com câmbio automático de 6 ou 9 marchas. Para uso urbano ou fora de estrada, com trações 4×2 ou 4×4.

No que diz respeito à conectividade a picape passa a oferecer carregador de smartphone sem fio, uma nova central multimídia de até 10,1 polegadas posicionada na vertical e uma plataforma completa de serviços conectados inédita no mercado brasileiro.

De forma remota e com toda a conveniência, o usuário passa a contar, na palma da mão com seu celular, por exemplo, com serviços de manutenção, segurança e emergência, navegação, assistência virtual e entretenimento no veículo com Wifi dedicado, em uma experiência totalmente imersiva para o cliente.

Tudo isso viabilizado pela parceria com a TIM Brasil e com a maior rede de Internet das Coisas (IoT) no País. A parceria com a TIM Brasil foi anunciada no final de outubro de 2020, e inclui o fornecimento de eSIM, chip virtual para acesso à internet, habilitando a navegação e a experiência do usuário dentro do veículo, ampliando a experiência de conectividade com conteúdo e qualidade.

A inovação avança para uma renovada central multimídia com duas telas maiores (8,4” e 10,1”) e no carregamento de smartphones por indução.

“Conectividade é a palavra do momento, um desejo do consumidor. A Fiat entende e estudou a fundo essa tendência, por isso trouxe o conceito como um dos pilares de desenvolvimento da nova Toro. Sua plataforma de serviços conectados apresenta diversas funções aos nossos clientes, a mais completa do mercado brasileiro, que agregam ainda mais conforto e segurança para o usuário, além de buscar maior entretenimento e interatividade para nossos clientes, dentro ou fora da picape”, afirmou Flávio Cardoso, responsável pela área de Serviços Conectados da Stellantis. 

A picape também ganhou itens de tecnologia que a colocam em um patamar de destaque diante, inclusive, de veículos de maior porte no segmento. Um deles é o Sistema Avançado de Assistência ao Condutor (ADAS) com frenagem autônoma de emergência, aviso de mudança de faixa e comutação automática dos faróis, equipamento de auxílio ao motorista que oferece mais conforto na condução e, principalmente, segurança para condutor e passageiros.

Há, ainda faróis, Full LED, sistema de iluminação frontal 100% em LED que melhora em 30% a performance dos faróis, e Cluster Full Digital 7 polegadas.

Conteúdo de série em todas as versões, o painel de instrumentos 100% digital com tela TFT proporciona uma melhor visualização das informações com imagens e mensagens completas.

A linha 2022 da nova Fiat Toro é composta por nove versões e estará na rede de concessionárias da marca, composta por cerca de 520 lojas em todo o Brasil, a partir de 15 de maio. 

 “A Nova Toro é um projeto único, com um lugar próprio no mercado. Acreditamos que a picape fará história novamente, pois trabalhamos com a inspiração de evoluir um design fascinante e sensual. Temos a certeza que esse novo estilo continuará a conquistar ainda mais fãs por onde o modelo passar”, afirmou Peter Fassbender, diretor de design da Stellantis para a América do Sul.

Equipada com carregador por indução, basta ao proprietário posicionar seu smartphone na área específica do console para iniciar o carregamento sem fio de seu aparelho. A picape conta, ainda, com porta USB com duas entradas tipo A/C para receber diferentes tipos de conexões, estando totalmente atualizada com os celulares mais modernos do mercado.

O novo sistema multimídia é um dos equipamentos mais modernos de infoentretenimento do Brasil. Uma das novidades são as opções de telas de maior dimensão: uma de 8,4 polegadas de série a partir da versão Freedom e outra de 10,1 polegadas, posicionada na vertical, conferindo mais exclusividade para as configurações Ranch e Ultra.

Conheça mais sobre as funções da nova plataforma de serviços conectados Connect Me da nova Fiat Toro:

Manutenção:

  1. Informações do veículo (Status de Saúde do Veículo e Alerta de Manutenção): Por meio do aplicativo ou site, o cliente pode acessar em tempo real dados sobre o seu veículo, como informações sobre o nível de combustível, status do óleo e do motor, quilometragem total e autonomia ou até mesmo a necessidade de alguma manutenção, dentre outras informações. Para falhas de maior risco o Alerta de Manutenção enviará imediatamente uma notificação para cliente, informando sobre a necessidade de manutenção;
  2. Assistência Mecânica: Em casos de emergência relacionada a pane no veículo, o usuário poderá ligar para o call center da marca solicitando assistência, que, por meio dos dados disponíveis no veículo, conseguirá fazer uma avaliação prévia da situação e identificar facilmente sua localização. Como resultado, o atendimento se torna muito mais eficiente e assertivo, trazendo uma experiência mais positiva e ágil para os clientes;
  3. Atualização Remota de Software: Sem a necessidade de ir à concessionária, é possível realizar atualizações do software da central multimídia e módulo de telemetria do veículo;
  4. Notificações Onboard: Diretamente da central multimídia da Nova Toro, o usuário receberá importantes alertas como de recall e manutenção.

Segurança e Emergência:

  1. Chamada de Emergência (Manual ou Automática): Em caso de emergência médica, o cliente poderá contatar o call center da marca solicitando assistência. Em caso de acidentes graves, no qual os airbags sejam acionados, por exemplo, o sistema fará uma ligação automática para o call center, que agirá conforme necessário para ajudar na situação, checando as coordenadas do GPS e informações básicas do veículo. No entanto, se não houver resposta por parte do motorista, o atendente entrará em contato direto com os serviços públicos de emergência;
  2. Assistente de Recuperação a Roubo e Furto: Serviço de assistência na recuperação do veículo em casos confirmados de roubo ou furto. A central de operações pode rastrear o automóvel e atuar em conjunto com a Polícia Militar local, auxiliando na recuperação do veículo. Este serviço possibilitará, inclusive, que desde o lançamento os clientes da Nova Fiat Toro com Connecte Me tenham condições especiais em relação ao seguro do veículo;
  3. Alerta Preventivo de Furto: Se o sistema detectar uma tentativa de furto ou situação como reboque não autorizado, o proprietário é notificado. Além disso, nosso parceiro também atuará de maneira preditiva, podendo se antecipar a situações de furto sem que nossos clientes estejam cientes;
  4. Alertas de Condução: Alertas configuráveis para que o proprietário possa manter o controle do veículo mesmo quando conduzido por outra pessoa, como ultrapassar o limite estabelecido de velocidade ou até mesmo um perímetro ou horário definido.

Navegação:

  1. Mapa Inteligente: Informações em tempo real sobre tráfego e radares, por exemplo, baseadas na localização do veículo. Tudo isso feito com visualização completa e intuitiva em 2D ou 3D, acesso rápido para alteração nas configurações e rotas, entre outras vantagens. Baseado na autonomia atual do veículo, o sistema ainda calcula a necessidade de abastecer ao longo do trajeto, já mapeando e sugerindo os postos de combustível no caminho;
  2. Busca por Pontos de Interesse: Através da central multimídia, o usuário poderá buscar ou selecionar por novos pontos de interesse, como restaurantes, praças e atrações;
  3. Busca de estacionamento e Posto de Combustível: Pesquisar e selecionar como destino um estacionamento ou posto de combustível por meio da central multimídia;
  4. Atualização Remota de mapa: Atualização “over-the-air” do mapa embarcado com base na conectividade já embarcada, sempre que disponível.

Assistência e Assistente Virtuais:

  1. Operações remotas: Interagir com o veículo sem estar próximo a ele. Por meio do celular, smartwatch e assistente virtual, esta função permite comandos como abrir e fechar portas, acionar luzes e buzinas ou até mesmo a partida na Nova Fiat Toro, além do acionamento do ar-condicionado ou aquecedor de forma remota;
  2. Localização do Veículo: O usuário também pode verificar a localização exata de seu veículo pelo aplicativo no celular ou até mesmo no smartwatch. Além disso, pode criar uma rota a pé via Google Maps ou Apple Maps para chegar até ele;
  3. Smartwatch Extension: Alguns recursos, tais como operações remotas e localização do veículo, poderão ser realizados por meio do smartwatch;
  4. Assistentes Digitais: o cliente que possuir um dispositivo assistente de voz Alexa poderá adquirir informações sobre o seu carro (nível de combustível, odômetro, etc), efetuar algumas operações remotas (travar e destravar portas, por exemplo) ou até mesmo dar partida na Nova Toro apenas com comandos de voz. Caso o cliente deseje e se sinta mais seguro, para as operações remotas ele poderá configurar sua própria senha de segurança toda vez que for acionar travar/destravar portas ou dar a partida no veículo.

Entretenimento:

  1. WiFi Embarcado + Entretenimento: Em parceria com a TIM, o veículo já sai de fábrica com um eSIM, chip virtual para acesso a Wi-Fi nativo a bordo, disponível logo após a ativação dos serviços conectados e do cadastro na operadora. Os consumidores terão três ofertas para escolher, com pacote de dados para compartilhar com até oito pessoas dentro do carro, navegação em app de mobilidade sem descontar da franquia e assinaturas de serviços de entretenimento inclusas. Os planos TIM Carro Conectado oferecem franquias de 5GB, 10GB e 40GB por R$ 30, R$ 50 e R$ 100 mensais respectivamente. De acordo com a opção escolhida, estão inclusas assinaturas como Audiobooks, OLA Podcasts, Cartoon Network, além da navegação no Waze sem descontar da franquia de internet.

O pagamento é descontado no cartão de crédito e a TIM oferece 30 dias de uso grátis para que os consumidores experimentem os benefícios. Após esse período, o cliente começa a ser cobrado pela oferta escolhida. É possível também contratar um pacote adicional de dados ao término da franquia.

  1. Período de teste para Serviços Conectados: A Fiat Toro se diferencia em relação aos seus concorrentes diretos também no período gratuito/cortesia para os clientes, que poderá utilizar por um ano todas as aplicações dos Serviços Conectados da Nova Fiat Toro. Depois, terá a possibilidade de assinar os serviços, com um pagamento mensal, de acordo com o pacote escolhido. Caso não queira pagar momentaneamente, haverá o pacote Básico por dois anos adicionais, com algumas funções que continuarão disponíveis, a exemplo do Alerta de Manutenção, Informações do Veículo e Notificações Onboard.
  2. Solução embarcada: Todos os serviços do Connect Me contam com um e-sim embarcado, solução digital para disponibilidade de serviços de Telecom (dados, voz, SMS), sem dependência do serviço de WiFi que o cliente pode contratar separadamente e sem dependência em relação ao plano de dados de qualquer aparelho celular do cliente e/ou passageiro. A parceira nessa solução também se dá com a TIM e sempre que o cliente estiver com algum pacote de conectividade ativo, seja o de um ano de degustação, seja um pacote adquirido posteriormente, serviços de Telecom já farão parte desse pacote.

Novo Motor – Uma das novidades da nova Fiat Toro encontra-se debaixo do capô: a picape estreia um motor turbo flex.

O inédito propulsor 1.3 Turbo 270 gera 185 cv de potência máxima a 5.750 rpm e torque máximo de 270 Nm a 1.750 rpm abastecido com etanol. Quando o combustível é gasolina, sua potência é de 180 cv no mesmo regime, assim como o torque.

De acordo com a Fiat, ele oferece mais rapidez nas retomadas com a atuação do turbo a partir dos 1.500 rpm, garantindo uma condução segura e, principalmente, prazerosa.

O motor Turbo 270 é equipado com a tecnologia MultiAir III da Stellantis, já presente em outros propulsores. O sistema eletro-hidráulico permite o controle totalmente flexível da duração e da elevação das válvulas de admissão, além do controle de carga do motor sem gerar perdas de bombeamento e contribuindo para reduzir o consumo de combustível do motor em operações de baixa e média carga.

O MultiAir III também dispõe do controle das válvulas ainda mais flexível. O novo perfil de came com pré-levantamento permite a abertura das válvulas de aspiração durante a fase de escapamento, visando à realização do EGR interno, com redução dos óxidos de nitrogênio e aumento da eficiência do motor na carga parcial.

Além disso, o perfil de levantamento da válvula de admissão do MultiAir III é mais extenso e possibilita gerenciar a taxa de compressão efetiva do motor, mantendo a tendência à detonação sob controle (independente do combustível utilizado).

Isso ocorre com o controle do atraso do fechamento da válvula de aspiração, o que reduz a pressão e a temperatura na câmera de combustão, controlando a detonação sem comprometer o avanço de ignição. Assim, como resultado, consegue-se mais eficiência de combustível nas condições de alta carga, quando se deseja desempenho do veículo.

O motor 1.3 turbo também conta com um sistema avançado de sobrealimentação. O turbocompressor de baixa inércia e volume de ar reduzido entre o compressor e o coletor de admissão leva a uma resposta mais rápida do propulsor.

O coletor de escapamento integrado reduz o turbo lag e o tempo de aquecimento do motor e do catalisador, favorecendo o tempo de resposta e um menor consumo de combustível junto com uma rápida resposta ao controle de emissões.

Com válvula wastegate eletrônica, os propulsores trabalham ainda com um controle refinado da sobrealimentação, garantindo mais confiabilidade e uma dirigibilidade aprimorada.

Equipados com um sistema de combustão inovador para motores de pequena cilindrada unitária, o propulsor utiliza injeção direta de combustível. Este é um item fundamental em motores turbo, porque reduz a temperatura da mistura dentro da câmara de combustão, diminuindo a tendência à detonação e, portanto, aumentando a eficiência da queima com menor consumo de combustível e melhor desempenho.

Outro destaque do sistema é o ângulo dos injetores de combustível. Posicionados quase verticalmente a 23 graus, as emissões são reduzidas graças ao menor contato do spray com a parede do cilindro.

Além de favorecer a formação de mistura, esta característica evita o comprometimento do filme de óleo lubrificante na camisa do cilindro. A direção e o tipo do spray, combinados com o fluxo de alta turbulência criado pelo design otimizado dos condutos de aspiração do cabeçote (dois separados por cilindro), proporcionam excelentes velocidade e estabilidade da combustão.

Com qualidade de classe mundial, o motor Turbo 270 possui tecnologias para reduzir o tempo de aquecimento do motor, diminuindo as emissões de gases e o consumo de combustível, especialmente em uso urbano (trajetos curtos).

O bloco de alumínio, além de reduzir o peso do propulsor, esquenta mais rápido pela menor resistência à condução de calor. Já o trocador de calor do óleo colabora para diminuir o tempo de aquecimento do motor, transferindo calor da água – que esquenta mais rápido – para o óleo, que, atingindo a temperatura ideal, reduz o atrito do motor. Por outro lado, o trocador também evita que o óleo esquente demais, o que traz confiabilidade ao conjunto.

Outra característica técnica com o mesmo propósito é o termostato elétrico, comandado pela centralina, que faz com que o motor atinja e mantenha sua temperatura ideal de funcionamento com mais velocidade e precisão. Por fim, a corrente de distribuição silenciosa e “for life” reduz o ruído e aumenta a confiabilidade no propulsor por não exigir nenhum tipo de manutenção.

Junto ao novo motor Turbo 270, a nova Fiat Toro chega equipada com diversos recursos que colocam a picape em condição ainda mais vantajosa para a condução fora de estrada:

E-Locker com TC+:

Função similar ao sistema Locker das rodas, porém realizado de forma eletrônica pelo controle eletrônico de estabilidade (ESC). Funciona da seguinte forma: se uma das rodas perder a aderência, o ESC irá frear a roda que está deslizando e, assim, transferir o torque para a outra roda, permitindo sair de determinada situação. Item de série nas versões 4×2.

Sistema ESC Off (4×4 Low):

Nesta atualização, o 4×4 Low está ainda mais robusto para sair de situações de lama e areia. Quando acionado, a função evita que o sistema ESC corte a potência do motor em caso de deslizamento das rodas.

ABS Off Road:

Permite o travamento da roda por breves instantes (uso em caminhos não pavimentados) formando uma cunha de areia ou brita, antes do sistema entrar em ação normal. Sua vantagem é reduzir a distância de parada nesse tipo de piso, no qual a aderência dos pneus é menor.

Além do inédito motor Turbo 270 (nas configurações Endurance, Freedom e Volcano), a Toro oferece o motor 2.0 16V turbo diesel (MultiJet II), combinado ao câmbio automático de última geração de 9 marchas nas versões Endurance, Freedom, Volcano, Ranch e Ultra, sempre com tração 4×4 e capacidade de carga de carga total de uma tonelada.

A picape dispõe, também, do propulsor flexível EtorQ Evo 1.8 16V na versão de entrada, com 139 cv de potência.

Ambos os conjuntos estão atrelados ao câmbio automático de 6 velocidades e à tração 4×2.

Versões e Preços:

ENDURANCE 1.8 FLEX AT6 – R$ 114,59 mil

– Cluster Full Digital de 7’’

– TC+ (Electronic Locker)

– Leitor de pressão dos pneus (iTPMS)

– Airbags laterais e de cortina

– USB frontal (tipos A e C)

– USB traseiro

– Central multimídia de 7”

– Dois tweeters

– Espelhos externos com tilt down

– Comandos de áudio no volante

– Ar-condicionado

– Direção elétrica

– Vidros elétricos

– Travamento elétrico

– Alarme

– Desembaçador traseiro

– Banco do motorista ajustável

– Isofix

– Piloto automático

– DRL (luz diurna) de LED

– Sensor de estacionamento traseiro

– Porta escada

– Repetidor lateral

– Controles eletrônicos de estabilidade e tração, Hill Holder

– Revestimento de caçamba

– Rodas de liga leva de 16” (Superspoke)

– Luz de iluminação da caçamba

– Lâmpadas traseiras de LED

ENDURANCE TURBO 270 FLEX AT6 – R$ 119,59 mil

Acrescenta em relação à Endurance FLex AT6:

– Motor Turbo Flex de 185 cv (etanol)

ENDURANCE TURBO DIESEL AT9 4×4 – R$ 152,99 mil

– Motor turbo diesel de 170 cv

– ESC OFF (4×4 low)

– Transmissão de 9 marchas

– Tração 4×4 com seletor

– Controle eletrônico de descida

– Protetor de cárter

FREEDOM TURBO 270 FLEX AT6 – R$ 131,89 mil

Acrescenta em relação à Endurance:

– Central multimídia de 8,4”

– Paddle shifters

– Câmera de ré

– Volante em couro

– Ar-condicionado digital dual zone 

– Para-sol com iluminação

– Apoio de braço frontal

– Tapete

– Faróis full LED

– Roda de liga leve de 17”

– Barras longitudinais no teto

– Farol de neblina

– Capota marítima

– Maçanetas e espelhos na cor do veículo

 

FREEDOM TURBO DIESEL AT9 4×4 – R$ 164,39 mil

– Motor turbo diesel de 170 cv

– ESC OFF (4×4 low)

– Transmissão de 9 marchas

– Tração 4×4 com seletor

– Controle eletrônico de descida

– Protetor de cárter

VOLCANO TURBO 270 FLEX AT6 – R$ 144,99 mil

Acrescenta em relação à Freedom:

– Sensor de estacionamento frontal

– TBM +NAV (conectividade)

– Wireless changer

– Airbag de joelhos

– Roda de liga leve de 18”

– Bancos em couro

– Kit High Tech

– Espelhos externos com tilt down e luz de poça

– Apoia-braço traseiro

– Porta-objeto no banco do passageiro

– Keyless Enter-N’Go

– Assentos com ajuste elétrico 

– Maçaneta e moldura da porta cromada

VOLCANO TURBO DIESEL AT9 4×4 – R$ 177,69 mil

– Motor turbo diesel de 170 cv

– ESC OFF (4×4 low)

– Transmissão de 9 marchas

– Tração 4×4 com seletor

– Controle eletrônico de descida

– Protetor de cárter

 

RANCH TURBO DIESEL AT9 4×4 – R$ 185,49 mil

– Central multimídia com tela de 10,1”

– Grade frontal diferenciada

– ADAS (Sistema Avançado de Asssistência ao Condutor: AEB (frenagem autônoma de emergência)/ LDW (aviso de mudança de faixa)/ AHB (comutação automática dos faróis)

– Espelhos externos cromados

– Moldura lateral da caixa de roda específica

– Barra de proteção para o vidro traseiro

– Barra de proteção cromada

– Santantonio cromado

– Estribo cromado

– Para-barro

– Assentos de couro acabamento específico (marrom)

– Badge externo nas portas da frente

– Badge interno

– Acabamentos interiores escurecidos

– Acabamentos exteriores escurecidos

– Cor e acabamento do painel (marrom)

– Cluster específico (Welcome Movement)

– Tapetes de carpete com bordados

ULTRA TURBO DIESEL AT9 4×4 – R$ 187,49 mil

– Central multimídia de 10,1”

– Grade frontal diferenciada

– ADAS (Sistema Avançado de Asssistência ao Condutor: AEB (frenagem autônoma de emergência)/ LDW (aviso de mudança de faixa)/ AHB (comutação automática dos faróis)

– Dynamic bed cover (capota rígida)

– Cargo bag

– Moldura lateral da caixa de roda específica

– Nova bitola 10 mm maior

– Santantonio integrado

– Estribo preto

– Para-barro

– Rodas de liga leve de 17” + pneus AT plus com escrita branca 

– Assentos de couro com acabamento específico (vermelho)

– Badge externo (portas dianteiras)

– Badge interno

– Acabamentos interiores escurecido

– Acabamentos exteriores escurecidos e logotipo Fiat

– Maçaneta da porta na cor externa

– Cor e acabamento do painel (vermelho)

– Bordado nas costas nos bancos dianteiros

– Cluster específico (Welcome movement)

– Tapetes de carpete com bordados

Acesse o nosso site: http://www.diariodocomercio.com.br

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s