Da Redação
Iveco Daily Minibus 45-170
O novo Iveco Daily Minibus, apresentado recentemente, deriva da família Daily, que conta com versões sob medida para o transporte de cargas.
O modelo para o transporte de passageiros se destaca entre os concorrentes pela utilização da plataforma baseada em chassi-longarina, que faz com que a vida útil do produto seja superior quando comparado com veículos monobloco, e pela variedade de aplicações, como transporte urbano, intermunicipal, fretamento, locação, entre outros.
O Iveco Daily Minibus possui itens de série como controle de estabilidade, ar-condicionado digital, computador de bordo, piloto automático, sensor de ré, rádio com bluetooth e entrada USB, airbag para o motorista e trio elétrico.
Como opcional, pode contar com airbag duplo, multimídia, comandos no volante e câmera de ré.
Iveco Daily Minibus 45-170
Além da versão Minibus, a Iveco Bus comercializa também a versão Vetrato que oferece as mesmas características técnicas e funcionais da Minibus, fornecida com as janelas envidraçadas colocadas, mas com o salão de passageiros vazio, para ser customizado pelos implementadores e transformadores conforme o desejo do cliente.
Destaque também para a Daily Minibus com acessibilidade por meio de DPM (Dispositivo de Poltrona Móvel). Primeira van de passageiros inclusiva do mercado, o modelo foi projetado para oferecer ao passageiro com mobilidade reduzida as mesmas condições que os outros ocupantes desfrutam a bordo do veículo.
O dispositivo de poltrona móvel, desenvolvido especialmente para a linha Daily, posiciona a poltrona do lado de fora do veículo, o que permite ao passageiro embarcar e desembarcar sentado no seu assento.
O veículo está disponível nas versões Fretamento e Turismo, e podem levar 15+1 passageiros (45-170), com rodado simples traseiro, e 18+1 passageiros ou 20+1 passageiros (50-170), com rodado duplo traseiro.
O modelo conta com nova grade frontal (preta ou cromada), carroceria redesenhada, novo conjunto óptico com novo farol, novas luzes de posição e farol de neblina.
O visual também foi projetado com foco na operação do cliente. O novo para-choque dianteiro é agora tripartido, o que reduz os custos de reparo em caso de colisões leves.
Destaque, ainda, para o novo ângulo de inclinação do para-brisa para melhorar a visibilidade, direção com coluna ajustável para proporcionar mais conforto e segurança, diminuição do tamanho do volante para gerar a sensação de que o motorista está dirigindo um automóvel, melhor isolamento acústico e porta-objetos na cabine pensados no motorista que vive seu dia-a-dia dentro do minibus.
O interior foi totalmente pensado para privilegiar a ergonomia e incluir um novo ‘pacote tecnológico’ digno de um automóvel premium. Destaque para o volante e para a alavanca de câmbio posicionada no painel, que contribuem para que o motorista tenha prazer ao dirigir.
Iveco Daily Minibus 50-170
O quadro de instrumentos tem funções como controle de cruzeiro, limitador de velocidade, mensagens de feedback e manutenção. Destaque para o sistema multimídia (opcional), com tela de sete polegadas, que amplia a integração ‘homem/máquina’ com funções ativadas pelo reconhecimento de voz, tela touchscreen, Android Auto e Apple Car Play.
O propulsor 3.0 16V tem quatro cilindros em linha, turbo de duplo estágio, injeção eletrônica do tipo Common Rail e desenvolve 170 cv de potência máxima a 3.500 rpm e torque máximo de 400 Nm de 1.250 rpm e 2.900 rpm.
A motorização conta com a tecnologia EGR, que reduz a emissão de NOx (Óxidos de Nitrogênio) por meio da recirculação de gases de escape e que dispensa o uso do agente Arla 32 no catalisador.
Iveco Daily Minibus 50-170
Fotos: IVECO / Divulgação
A segurança fica por conta de uma série de itens que tornam a viagem mais segura para o motorista e passageiros:
- Assistente de estabilidade eletrônica: atua no controle do torque do motor e nos freios, freando cada roda individualmente quando o veículo se torna instável.
- Assistente de freio hidráulico: aumenta a pressão do freio quando o pedal é acionado de forma rápida reduzindo a distância de parada.
- Compensação hidráulica de frenagem: detecta condição anormal do sistema de freio e aumenta a pressão do circuito até a intervenção do ABS.
- Performance Hidráulica do freio traseiro: no caso de uma frenagem de emergência, quando os freios dianteiros já estão em controle de ABS, aumenta a pressão nos freios traseiros, maximizando a eficiência total da frenagem.
- Controle estendido de estabilidade: no caso de o veículo perder aderência das rodas dianteiras, atua intervindo no torque e no freio, aumentando a capacidade de manobra.
- Intervenção do movimento de rolagem: suaviza situações de rolagem perigosa durante a condução altamente dinâmica.
- Mitigação de capotagem: suaviza situações de rolagem perigosa durante situações de parada.
- Controle de partida em subidas: mantém a pressão nos freios por dois segundos, auxiliando na partida do veículo em rampas.
Acesse o nosso site: http://www.diariodocomercio.com.br