Da Redação
A Nissan apresentou, ontem, em evento especial realizado em Nova Iorque (EUA), a nova geração do esportivo Nissan Z.
A totalmente nova sétima geração do Z representa mais de 50 anos de paixão e dedicação em direção à emoção de dirigir e está programada para chegar às concessionárias dos Estados Unidos na primavera de 2022 do hemisfério Norte.
No centro do sucesso do Z estão os fãs, responsáveis por 1,8 milhão de unidades de Z vendidas, o que o torna um dos esportivos mais comercializados do mundo.
“Para nós da Nissan, o Z faz parte de quem somos e representa anos de nosso compromisso com os clientes. Por meio do Z, levamos o design mais recente e o desempenho e o entusiasmo de carros esportivos para o maior número de pessoas possível”, disse Ashwani Gupta, Chief Operating Officer/Chief Performance Officer da Nissan Motor Company.
O Z original, que estreou em 1969, foi construído para levar a alegria e a emoção da propriedade de um carro esportivo para o máximo de pessoas possível. Era construído para entusiastas por entusiastas, e esse espírito e herança continua com o lançamento da mais recente reencarnação do Z.
Uma das características que definem o Z sempre foi seu vínculo entre o carro e o motorista. Essa ligação homem-máquina domina o novo Z, especialmente na presença da transmissão manual padrão de 6 velocidades. Também está disponível uma transmissão automática de 9 velocidades, de respostas rápidas.
O novo motor V6 biturbo de 3 litros do Z acrescenta um aumento significativo na produção de energia em relação ao 370Z da geração anterior. Ele é projetado para fornecer uma resposta nítida, mas suave aos comandos do motorista.
Com um aumento de 70 cv e 30% de aumento no torque, este último Z é diferente de tudo antes dele. Desenvolve 405 cv e 48,39 kgfm de torque a 5.600 rpm.
Com o aumento da potência, a equipe de engenharia desenvolveu o chassi, o resfriamento, a suspensão e a direção para garantir que o Z continue a apoiar as intenções do motorista.
Em uma primeira vez para um veículo Nissan com tração traseira, a transmissão manual de 6 velocidades inclui um sistema de controle avançado de assistência ao lançamento (arrancada), na versão Performance, que ajuda a proporcionar uma aceleração suave a partir de uma posição estática.
Todos os modelos equipados com transmissão automática já contam com esse sistema de série. Os modelos equipados com transmissão manual também apresentam um eixo de transmissão composto de fibra de carbono e redução da rotação correspondente (downshift rev matching).
Maior rigidez da carroceria, direção hidráulica eletrônica com suporte de cremalheira e forte sensação mecânica e pneus dianteiros mais largos ajudam a aumentar o desempenho nas curvas em até 13%.
Os amortecedores dianteiros e traseiros usam um novo design monotubo com um diâmetro maior do que o do 370Z, resultando em uma redução de aproximadamente 20% na força de amortecimento para ajudar a minimizar o choque de impacto em superfícies irregulares, melhorar o desempenho ao seguir a estrada e a estabilidade.
A suspensão dianteira de duplo braço triangular de alumínio apresenta uma nova geometria, incluindo o ângulo de cáster que foi aumentado, ajudando na estabilidade em linha reta.
Dois modos de direção são oferecidos com a transmissão automática: padrão e esporte. O modo padrão é mais adequado para locomoção do dia a dia e também para longas viagens em rodovias para uma direção agradável e sem estresse.
O modo Sport desbloqueia o potencial de desempenho do Z, oferecendo controle de aceleração mais rápido, sistema de direção mais esportiva, aprimoramento de som ativo e configuração de controle dinâmico de veículo em modo esportivo mais adequados para uma estrada sinuosa, por exemplo.
A versão Performance utiliza um diferencial de deslizamento limitado do tipo de embreagem mecânica.
O novo Z apresenta um design exterior elegante com uma aparência que comunica respeito à sua linhagem. Seu capô longo e seu deck curto são fundamentalmente o Z, com um visual novo que é amor à primeira vista.
“Nossos designers ouviram milhares de proprietários atuais do Z, fizeram inúmeros estudos e esboços enquanto pesquisávamos cada geração e o que os tornou um sucesso”, disse Alfonso Albaisa, vice-presidente sênior Global de Design da Nissan. “No final das contas, decidimos que o Z deveria viajar entre as décadas, incluindo o futuro.”
Para o exterior, o novo Z assume um design tradicional de carro esportivo com tração traseira, com um capô longo, postura traseira mais baixa e uma silhueta que homenageia a sua primeira geração.
Os designers utilizaram as tecnologias mais recentes para simplificar o design e incorporaram iluminação de LED para dar dimensão sem elementos desnecessários. Os faróis de LED têm dois semicírculos que remetem ao Fairlady 240ZG do mercado japonês dos anos 1970, que se encaixam naturalmente na nova identidade do Z.
A linha do teto flui da frente para a traseira quadrada para criar um perfil Z de primeira geração distinto, cuja a traseira era ligeiramente mais baixa do que a altura do para-lama dianteiro, dando ao Z sua postura única.
As luzes traseiras combinadas incorporam tecnologia moderna ao estilo que lembra o Z32 300ZX, incluindo novas lanternas traseiras LED 3-D que são distintamente Z.
A versão Performance tem spoiler traseiro que cria pressão positiva onde a tampa e o acessório se encontram, atenuando a elevação traseira. O spoiler dianteiro aproveita o conhecimento adquirido com o desenvolvimento do Nissan GT-R para utilizar zonas de pressão negativa.
O novo Z está disponível em três cores exteriores de um tom e em seis combinações de dois tons, incluindo duas cores novas: Seiran Blue e Ikazuchi Yellow – ambas com o teto em Super Black.
No interior, o console central é inspirado nas gerações anteriores, com três medidores analógicos no painel de instrumentos, tela de áudio sensível ao toque de 8 polegadas no centro e botões de controle de temperatura perto das aletas de troca de marcha.
Todas as informações vitais são encontradas no visor do medidor digital personalizável de 12,3 polegadas e dispostas para ajudar o motorista a visualizá-las rapidamente, como o ponto de mudança da linha vermelha na posição 12 horas.
O display do medidor TFT de 12,3 polegadas é totalmente novo, com três modos de exibição para atender às preferências do motorista.
O console central é dividido em três zonas, colocando três medidores analógicos agrupados no painel de instrumentos (impulso, velocidade do turbo, volt) dentro da visão do motorista. Ambas as alavancas manuais e automáticas são novas, cada uma projetada de forma personalizada para otimizar a aderência e o conforto.
O novo volante de raios profundos oferece ao motorista controles de acesso rápido sem perder a estética vintage.
O design dos assentos utiliza o conhecimento adquirido com o desenvolvimento do GT-R para aprimorar o controle e o ajuste. O uso expandido de camurça no encosto do banco suprime a oscilação lateral inicial da carroceria, criando assentos mais confortáveis, além de reduzir o movimento quando o veículo faz curvas agressivas.
Três ambientes de cores interiores estão disponíveis: grafite, vermelho e azul. A edição limitada Proto Spec apresenta detalhes em amarelo em toda a cabine, incluindo costuras no painel de instrumentos. Os assentos apresentam material em camadas para criar profundidade e um efeito de gradação.
Para o mercado dos Estados Unidos, o novo Z será oferecido nas versões Sport e Performance, cada um com a opção de uma transmissão manual de 6 marchas ou com a nova caixa automática de 9 marchas.
Uma edição limitada do Nissan Z, a Proto Spec, também será oferecida com pinças de freio exclusivas de cor amarela com o logotipo Z, rodas de liga de alumínio de cor bronze, assentos de material sintético exclusivos com detalhes em amarelo e costura interna da mesma cor por toda a cabine.
A produção do Nissan Z Proto Spec será limitada a 240 unidades. A Nissan anunciará no final deste ano os detalhes do novo Z para o mercado japonês, conhecido como Fairlady Z.
Fotos: Nissan / Divulgação
Acesse o nosso site: http://www.diariodocomercio.com.br