Kia apresenta o Niro, SUV compacto com sistema híbrido

Modelo conta com motores à combustão e elétrico que, combinados, geram 141 cv

Da Redação  (Publicado no Diário do Comércio – Edição: 07/10/2022)

_EPI1489

A Kia Brasil anunciou, na última quarta-feira, o lançamento oficial do Niro, terceiro modelo eletrificado, alinhado com o novo posicionamento de marca da montadora sul-coreana no mercado brasileiro, incluindo a nova logomarca e o slogan Movement that inspires.

O primeiro modelo eletrificado da Kia Brasil a ser comercializado, o Stonic, foi lançado em novembro do ano passado, e o segundo (Sportage) em julho último.

Os principais atributos da segunda geração do Niro, em duas versões no Brasil (EX e SX Prestige), são o seu motor Kappa PE, de 1.6 litro, 16 válvulas, com injeção direta, à gasolina, mais o seu motor elétrico que, com a sua bateria de polímero de lítio-ion de 240V, proporciona potência combinada de 141 cv a 5.700 rpm e torque de 27 kgfm a 4.000 rpm.

Além disso, apresenta o design interno e externo ousados, mas elegante. Não menos importante, conta com a extensa lista de tecnologias ADAS (Advanced Driver Assistance System), capazes de proporcionar ainda mais segurança e conforto aos ocupantes do veículo.

Diferente dos modelos MHEV (Mild Hybrid Electric Vehicle), em que o motor desliga automaticamente em circuitos planos, no sistema HEV (Hybrid Electric Vehicle) do Niro a economia de combustível acontece na partida e em movimentos de baixa velocidade, quando somente o motor elétrico atua, e na aceleração e/ou subidas quando o motor à combustão funciona concomitante ao motor elétrico.

_EPI1555

Em velocidade de cruzeiro, o motor à combustão e ou motor elétrico podem funcionar de forma combinada ou individual, de acordo com a condição de uso naquele momento.

Nas frenagens, acontece a regeneração de energia cinética para a bateria, incluindo sua nova tecnologia de regeneração de energia pelo shift paddle no volante de direção, com quatro níveis de regeneração de energia (de menor a maior intensidade de regeneração de acordo com a conveniência de cada cliente).

Economia – A performance desse motor pode ser traduzida nos dados de consumo e nos índices de emissão de CO2. Segundo o Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), o Kia Niro faz 17,7 km/l na estrada e 19,8 km/l na cidade.

Com seu reservatório de combustível de 42 litros, o Niro pode chegar a até 800 km de autonomia, cerca de 30% a mais em relação a seus principais concorrentes, segundo a Kia.

Esses dados conferem ao Niro consumo energético médio de 1,0956 MJ/km e índice de emissão de CO2 de 68 g/km.

_EPI1482

Além da ótima eficiência energética e do sistema hibrido HEV, o Niro foi projetado para ter menor impacto ambiental no desenvolvimento, na produção e no uso do veiculo, como: a pintura com tintas BTX-Free (sem benzeno, tolueno e xileno); 56% da forração do teto composta de plásticos reciclados; 70% da tela de cobertura do porta malas feita com plásticos reciclados; revestimento dos bancos em Altaica biossintético, a partir de árvores de eucalipto e aplicação da Coluna C com função aerodinâmica, proporcionando um coeficiente aerodinâmico reduzido (Cx 0,29).

Design – Com traços marcantes, o Niro traz uma personalidade dinâmica e ímpar. Na parte dianteira, o SUV compacto da Kia mostra seu tradicional tiger nose e um conjunto ótico em LED.

Na traseira, a ousadia mais marcante está nas lanternas, do formato bumerangue, que avançam na coluna C.

E o principal atrativo estético também está na coluna C, agora com uma cor diferente do restante da carroceria, proporcionando refinamento e distinção ao modelo, de acordo com a fabricante.

_EPI1568

O modelo apresenta dois modos de condução (Eco e Sport), permitindo ao motorista escolher a maneira de condução que mais o agrada.

O objetivo da equipe de desenvolvimento foi combinar a direção esportiva e precisa com a estabilidade em linha reta (SLS), ao frear e fazer curvas simultaneamente (VSM e CBC) e o deslocamento suave em velocidades mais altas.

As configurações de suspensão do Niro têm na dianteira, independente, tipo MacPherson, molas helicoidais e amortecedores a gás e, na traseira, Multilink.

A direção é elétrica e os freios são a discos ventilados na dianteira e discos sólidos na traseira.

Dimensões – Apesar das dimensões compactas, com 4,42 metros de comprimento; 1,83 metro de largura e 1,55 metro de altura, a cabine do Niro proporciona espaço e conforto para todos os ocupantes, com 2,70 metros de distância entre-eixos.

_EPI1422

O tanque de combustível está localizado abaixo do banco traseiro para oferecer aos passageiros mais espaço para as pernas e posição de assento mais baixa.

As rodas são de liga leve aro 18 polegadas (em ambas as versões), e o porta-malas tem capacidade de 425 litros. Com a fileira de bancos traseiros rebatida, a capacidade chega a 1.419 litros

Tecnologias – O Niro possui sistema de entretenimento que combina as funcionalidades dos smartphones por meio da tela flutuante e sensível ao toque de 10,25 polegadas integrado, sob peça única, ao quadro digital de instrumentos, também de 10,25 polegadas.

Seu sistema de entretenimento é também compatível com conexão via Apple CarPlay e Android Auto sem fio ou por USB, e auxilia as manobras com a câmera de ré com guias dinâmicas de estacionamento no monitor.

O carregamento de celulares dos ocupantes da frente pode ser feito no console por meio de indução (somente na versão SX Prestige), enquanto os passageiros traseiros podem carregar seus smartphones por meio de uma entrada USB tipo C disponível no encosto dos bancos dianteiros.

O Niro vem equipado com ar-condicionado digital automático e controle frontal, volante multifuncional, computador de bordo com tela digital colorida com indicador de fluxo de energia e sistema de som.

O controle frontal do ar-condicionado é sensível ao toque e o computador de bordo fica localizado no quadro de instrumentos, em uma tela TFT.

Sistemas de tecnologia e segurança do utilitário esportivo são destaques

O Niro é construído sobre uma plataforma (K3) resistente e leve, com 51% de aço avançado de alta resistência, que garante uma condução segura e confortável em diferentes condições.

O uso abundante de adesivos estruturais garante uma carroceria de alta rigidez torcional, 24% superior à da geração anterior.

Ainda no quesito segurança, o SUV é equipado com airbags frontais duplos, laterais e de cortina, estes percorrendo todo o comprimento da cabine; espelhos retrovisores externos com regulagem e rebatimento elétricos, aquecíveis e com repetidores das setas integrados em LED; sistema Isofix; freios com sistemas ABS e EBD; sensores de estacionamento dianteiro e traseiro; assistente de partida em rampa (HAC); entre outros.

_EPI1434

“O novo Kia Niro vai surpreender os consumidores brasileiros na categoria de SUVs híbridos”, avaliou José Luiz Gandini, presidente da Kia Brasil.

“Em menos de um ano, lançamos três modelos híbridos. Logo virão os elétricos puros. Com isso, a Kia continua forte em sua missão de liderança na oferta de SUVs híbridos e elétricos no mercado brasileiro”, concluiu.

No Brasil, o Niro é disponibilizado em um total de 17 combinações de cores. Entre as cores únicas, são oito opções ao consumidor: branco claro, branco neve, cinza aço, cinza interestelar, preto aurora, vermelho metálico, azul mineral e verde urbano.

Exclusivamente na versão SX Prestige, há opção da coluna C colorida, disponibilizada em quatro cores: verde urbano, cinza interstelar, preto aurora e laranja encanto, que adicionam, assim, mais nove combinações.

ADAS – Em ambas as versões, o Niro conta com diversas tecnologias de ADAS (Advanced Driver Assistance System), a começar pelos alertas de fadiga do condutor (DAW); de saída de faixa de rodagem (LDW); de centralização na faixa de rodagem (LFA); de permanência na faixa de rodagem (LKA); de farol alto (HBA); para prevenção de colisão frontal (FCA); câmera de ré com guias dinâmicas de estacionamento (RVM) e sensores de estacionamento traseiros (PDW).

_EPI1545

Na versão SX Prestige, a Kia incluiu assistente de saída em segurança (SEA); assistente ativo de prevenção de colisão traseira em tráfego cruzado (RCCA); de prevenção de colisão por ponto cego (BCA); assistente de prevenção de colisão frontal incluindo saídas paralelas (FCA-JT); piloto automático adaptativo (SCC) e sensores de estacionamento dianteiros (PDW).

As versões EX e SX Prestige do Niro chegam, respectivamente, por R$ 204,99 mil e R$ 239,99 mil. A garantia do Niro é de 5 anos, incluindo as baterias de 12 V e 240 V e o sistema HEV.

_EPI2265Fotos: Gustavo Epifanio / Kia Brasil / Divulgação

Acesse o nosso site: http://www.diariodocomercio.com.br

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s