Da Redação
O plano de eletrificação do BMW Group Brasil está acelerado. Depois do lançamento do i3, iX, iX3 e Mini Cooper S E, chegou a vez do novo BMW i4.
O modelo também marca o cumprimento do compromisso, feito ainda em 2021, de que o BMW Group teria cinco carros elétricos à venda em 2022. O BMW i4 chega ao Brasil em duas versões, com até 590 km de autonomia (eDrive40) e 544 cv de potência (M50).
“Para a BMW, o futuro é elétrico, circular e digital. O lançamento do BMW i4 reforça a nossa estratégia de que, até 2030, o mercado de carros premium será pelo menos 50% elétrico. Com uma autonomia excelente na versão eDrive40 e um desempenho impressionante na versão M50, o modelo vai se encaixar perfeitamente na vida do nosso cliente que deseja um sedan coupé elétrico, esportivo e dinâmico, para um puro prazer de dirigir”, afirmou Aksel Krieger, CEO e presidente do BMW Group Brasil.
Visualmente, o BMW i4 mescla um pouco do Série 3 com as linhas do Série 4 e do esportivo M3. A carroceria sedan tem linhas Gran Coupé com charmosos vidros sem molduras.
Na dianteira, os faróis afilados, juntamente com entradas de ar agressivas e a grade duplo rim vertical dão um aspecto esportivo ao modelo.
O para-choque traseiro tem detalhes esportivos e um difusor de ar bem no centro, deixando o sedan mais elegante, mas sem perder a sua esportividade.
Versátil, o novo BMW i4 busca atender todos os tipos de clientes que procuram um carro elétrico. O modelo está disponível nas versões eDrive40 e M50.
A primeira, mais focada em autonomia, tem 340 cv de potência (250kW) e 430Nm de torque instantâneo. Com esse conjunto, acelera de 0 a 100 km/h em 5,7 segundos e tem bateria de 80,7kWh, que proporcionam até 590 km de autonomia.
Já versão M50 (fotos dessa matéria) tem como foco os clientes que procuram um desempenho mais esportivo. São 544 cv (400kW) de potência e 795Nm de torque imediato.
Com esse conjunto, a versão M50 acelera de 0 a 100 km/h em apenas 3,9 segundos, mesmo tempo do BMW M3.
A bateria tem os mesmos 80,7kWh de capacidade da versão eDrive40, mas por conta do desempenho mais esportivo e dois motores elétricos, rende até 510 km de autonomia.
O novo BMW i4 também é equipado com uma tecnologia que possibilita recargas ultrarrápidas de até 350kW em ambas as versões. Esse modo permite carregar até 80% da bateria em apenas 19 minutos.
O BMW i4, assim como o BMW iX, vem com dois carregadores de fábrica: um BMW Wallbox essential com capacidade máxima de carga de 22kW e um Flexible Fast Charger com capacidade máxima de carga de 11kW.
O Flexible Fast Charger é um carregador rápido, portátil e flexível. O kit standard acompanha um conector de 3 pinos com potência de 1.8 kW, mas o cliente encontra opções de cabos que podem aumentar a potência para até 11 kW.
O carregador tem cabo com comprimento de 6 metros. Além disso, o Flex Charger tem garantia de 2 anos, assim como o BMW Wallbox.
Dessa forma, ao comprar o BMW i4, o cliente tem dois pontos particulares de recarga, podendo levar um sempre no carro e facilitando sua recarga em qualquer lugar.
Por dentro, o BMW i4 é equipado com o BMW Live Cockpit Professional, uma tela curvada que estreou no BMW iX e, recentemente, passou a equipar também o Série 3.
Composta por duas telas, uma de 12,3 polegadas para o painel de instrumentos e outra de 14,9 polegadas para a multimídia, o conjunto roda o novo Sistema Operacional 8 e exibe as informações de maneira atraente e intuitiva.
No quesito conectividade, o novo BMW i4 conta com o BMW ConnectedDrive, que fornece serviços como: Chamada de Emergência Inteligente, aviso de manutenção, navegação com informação de trânsito em tempo real, portais de notícias, clima e aplicativos, além de serviços remotos que podem ser acionados a partir do app My BMW, como trancar e destrancar as portas, buzinar, localizar o veículo e enviar destinos direto ao sistema de navegação.
Ainda é possível utilizar aplicativos de smartphones com a preparação para Apple CarPlay e Android Auto.
Entre os equipamentos disponíveis, destaque para os faróis Full LED adaptativos; sistemas Parking Assistant Plus e Reversing Assist (refaz em marcha a ré nos últimos 50 metros percorridos pelo veículo); ar-condicionado com controle digital automático de três zonas, BMW Comfort Access 2.0 (destrava e acende luzes de boas-vindas ao se aproximar do carro e tranca o veículo ao se afastar sem necessidade de encostar na chave, além de possibilitar a abertura do porta-malas através da aproximação do pé no para-choque traseiro) e o Driving Assistant Professional (assistente de condução inteligente em situações de trânsito lento ou em longos deslocamentos, informando o motorista, por meio de alertas visuais e sonoros, de condições de tráfego cruzado, riscos de colisão traseira, mudanças involuntárias de faixa de rolamento e controle e prevenção de aproximação frontal, entre outras funções).
O sistema de som é da renomada Harman Kardon com 17 alto-falantes e 464W de potência.
Há, ainda, o Assistente Pessoal Inteligente BMW (Intelligent Personal Assistant), sistema testado e desenvolvido pelo time da engenharia da empresa no Brasil por meio de uma parceria com a equipe global, sediada na Alemanha, capaz de executar inúmeras funções no veículo ou explicar o funcionamento de equipamentos sendo ativado por comando de voz com a frase “Olá BMW”, ou qualquer outra frase que for programada pelo motorista.
O modelo pode ainda se conectar com a Amazon Alexa e casas inteligentes, além de estar apto para receber atualizações remotas de software quando disponíveis.
O novo BMW i4 já está à venda nas concessionárias da BMW no Brasil na versão eDrive 40 (R$ 496,95 mil), em dez opções de cores para a carroceria e seis opções de acabamento interno.
A versão M50 (R$ 596,95 mil) começará a ser vendida em breve. A data não foi informada pela BMW.
Fotos: BMW Group / Divulgação
Acesse o nosso site: http://www.diariodocomercio.com.br