Nova Chevrolet Montana chega em fevereiro

Picape média-compacta vai disputar mercado, principalmente, com a Fiat Toro

Da Redação   (Publicado no Diário do Comércio – Edição: 16/12/2022)

nova Chevrolet Montana

A nova Montana estreia nas concessionárias Chevrolet a partir de fevereiro e chega ao mercado para brigar com Renault Oroch e, principalmente, Fiat Toro no segmento de picapes médias-compactas.

A Montana se destaca em design, espaço interno, segurança, conectividade e performance.

As picape mede 4,72 metros de comprimento e cerca de 1,80 metro de largura. As demais medidas ainda não foram informadas pela Chevrolet.

A inédita caçamba Multi-Flex é um diferencial importante do produto e foi projetada para funcionar como um porta-malas gigante (874 litros), de acordo com a Chevrolet.

Ainda segundo a montadora, ela traz um sistema de vedação da cobertura que oferece melhor proteção contra água.

nova Chevrolet Montana

A caçamba conta, ainda, com uma extensa linha de acessórios customizados, que permitem centenas de soluções para o transporte de carga.

Em termos de design, a frente é caracterizada pelo conjunto ótico bipartido em LED, em sintonia com a mais recente linguagem global de design da Chevrolet.

A lateral é marcada pela silhueta típica de utilitários, porém conta com linha de cintura elevada e molduras contornando toda a base do veículo, que fazem ele parecer ainda mais alto.

Na traseira, uma barra em preto brilhante conecta as lanternas e agrega requinte ao conjunto.

Já a posição mais elevada de guiar, o ambiente tecnológico da cabine e os acabamentos com materiais premium remetem aos SUVs.

nova Chevrolet Montana

Esta sensação é reforçada pelo baixo nível de ruído a bordo, pelo rodar bastante confortável e pela excelente estabilidade do veículo, seja ele vazio ou carregado, informou a GM.

Motor – A picape da Chevrolet é equipada com motor 1.2 Turbo Flex com até 133 cv de potência e 21,4 kgfm de torque. O propulsor traz calibração exclusiva, em sintonia com a proposta multiuso do veículo.

Este mesmo trabalho de customização foi feito nos demais sistemas mecânicos, como transmissão, direção e suspensão. Até pneus foram especialmente desenvolvidos para o modelo.

Segundo a General Motors, a nova Montana percorre na estrada, com gasolina, 13,3 km/l e, na cidade, 11,1 km/l. Com etanol os números são: 9,3 km/l e 7,7 km/l, respectivamente.

A oferta de equipamentos para a nova Montana é abrangente e inclui: seis airbags; alerta de ponto cego; faróis Full LED com regulagem de altura e acendimento automático; ar-condicionado digital; sensor de estacionamento com câmera de ré; chave inteligente com partida por botão; tampa da caçamba com alívio de peso na descida; carregador de smartphone sem fio; Wi-Fi nativo; sistema OnStar e aplicativo para comandar funções do carro remotamente.

nova Chevrolet Montana

A Chevrolet iniciou a pré-venda das versões LTZ e Premier, as mais sofisticadas da gama.

O lote inaugural virá equipado com um acessório de caçamba criado para o veículo: as exclusivas divisórias Multi-Board. Elas permitem uma acomodação e distribuição muito mais inteligente da carga.

Design – A Montana é o primeiro modelo de produção local escolhido para estrear a nova identidade de design global da Chevrolet, que se caracteriza pelo conjunto ótico bipartido na dianteira.

Por isso a picape traz a luz de posição (DRL) na parte superior. Seu aspecto iluminado harmoniza com os vincos do capô e com a grade.

Já o farol principal e o pisca compõem uma peça independente de formato trapezoidal e com bordas arredondadas para dar um toque de esportividade. Enquanto o para-choque traz um aplique central na base para proporcionar mais imponência ao veículo.

nova Chevrolet Montana

Na versão Premier os acabamentos de rodas e frisos são escurecidos; na versão LTZ eles são predominantemente cromados, conferindo uma identidade própria para cada uma delas.

A picape da Chevrolet possui molduras que contornam toda a base do veículo, incluindo para-choques, paralamas e portas.

Por serem confeccionadas com um material de cor e textura contrastante em relação à lataria, fazem o carro parecer ainda mais alto em relação ao solo. As rodas de 17 polegadas, a linha de cintura elevada e o rack de teto reforçam este aspecto aventureiro.

A traseira é marcada por elementos que remetem à robustez, sem deixar de lado o requinte e a funcionalidade.

O principal diferencial estético do veículo está na barra com acabamento em preto brilhante que faz a conexão entre as lanternas, formando um elemento único.

nova Chevrolet Montana

Ênfase, também, para a logomarca “Chevrolet” estampada em baixo relevo na tampa da caçamba, que tem no topo uma espécie de aerofólio integrado.

A tampa conta com abertura por botão elétrico e alívio de peso na descida. Já o para-choque foi projetado para facilitar o acesso à caçamba.

Para quem gosta de personalização, há uma gama de acessórios para a parte externa do veículo, como estribos laterais, extensor do para-choque frontal, diferentes tipos de Santo Antonio e faróis de neblina dianteiro em LED.

Interior – A central multimídia está ganhando cada vez mais relevância nos automóveis, e o item recebeu atenção especial dos designers.

Tanto que a nova Montava estreia com o conceito de tela do MyLink totalmente integrada ao quadro de instrumentos, assim como nos modelos mais recentes da marca.

nova Chevrolet Montana

O multimídia está na parte superior do painel e seu visor de 8 polegadas, por ficar na posição horizontal, facilita a leitura principalmente de mapas de navegação e reduz a possibilidade de distração ao volante.

O MyLink oferece Wi-Fi com sinal de internet até 12 vezes mais estável e sistema de telemática avançada OnStar integrados.

Projeção sem fio para Android Auto e Apple CarPlay também fazem parte do pacote de conectividade, que ainda oferece atualização remota de sistemas eletrônicos do veículo, aplicativo myChevrolet para comandar funções do carro à distância e carregador de smartphone por indução magnética.

Outro destaque do interior do veículo é a riqueza de detalhes que vai desde a seleção dos materiais até a combinação de cores e texturas. Ao todo, são mais de 50 padrões de acabamento, que variam conforme a função e aplicação do componente.

Os bancos são confortáveis e a posição de dirigir é mais elevada, algo muito valorizado hoje em dia por proporcionar melhor visibilidade do trânsito e ajudar a reduzir o cansaço em longas viagens.

nova Chevrolet Montana

De acordo com a fabricante, outros elementos reforçam essa percepção, entre eles o baixo índice de ruído e vibração a bordo. Já variados ajustes para o cinto de segurança, volante, assento e encosto garantem uma perfeita ergonomia para o condutor.

Para quem busca maior potência sonora para o sistema de áudio, é possível instalar um subwoofer da marca JBL especialmente dimensionado à acústica do veículo.

Caçamba Multi-Flex promete facilitar o uso no dia a dia

Um dado curioso é que o consumidor de picapes médias-compactas está mais interessado nos objetos que ela consegue devidamente acomodar na caçamba do que necessariamente na capacidade de peso total, que quase nunca chega a ser utilizada.

A questão é que além de objetos mais volumosos, como um móvel, um carrinho de bebê ou uma bicicleta, o consumidor costuma levar também itens menores, como compras de supermercado, malas ou caixas de ferramentas.

Para atender estas duas situações, a Chevrolet está lançando com a picape a caçamba inteligente Multi-Flex além de uma ampla linha de acessórios. Ao todo são mais de 20 itens para otimizar o transporte de carga.

nova Chevrolet Montana

 

nova Chevrolet Montana

Um dos acessórios mais interessantes são as divisórias Multi-Board. Ele é composto por quatro peças. Dois trilhos que vão fixados no porta-objetos lateral da caçamba, uma grande prateleira e uma prancha, que podem ser encaixados em seis posições diferentes.

Com a prateleira e a prancha na horizontal quase à meia altura, cria-se uma caçamba de dois andares.

Como a prateleira tem como ser posicionada logo na entrada da caçamba e possui diversos compartimentos, dá para acomodar facilmente ali objetos menores, para que eles não viagem soltos. Ganchos na parte inferior permitem pendurar sacolas e mochilas.

Outra configuração interessante das divisórias Multi-Board é quando a prancha forma uma espécie de parede, dividindo a caçamba em dois compartimentos, um fechado, que funciona como área segura independente do uso de capota marítima, e outro aberto.

Útil para quem precisa separar diferentes tipos de carga ou quer limitar a área útil para facilitar o embarque e desembarque de cargas menos volumosas.

nova Chevrolet Montana

 

nova Chevrolet Montana

Uma das maiores queixas dos donos de picape no uso urbano é quanto a intrusão de água na caçamba em dias de chuva. Para a nova Montana foi desenvolvido um sistema de vedação da capota marítima.

Esta solução foi pensada para os consumidores que pretendem utilizar a caçamba como um porta-malas gigante ou para aqueles que desejam maior nível de proteção no transporte de objetos.

Há opção, também, de uma capota rígida de acionamento elétrico por controle remoto.

Em termos de segurança se destacam os já citados seis airbags (de série), freios ABS com distribuição da força de frenagem e assistência de frenagem de urgência, controles eletrônicos de tração e estabilidade, sistema de monitoramento da pressão dos pneus e resposta automática de acidentes para o Centro de Atendimento OnStar.

Já o alerta de ponto cego e os faróis Full LED com maior poder de iluminação, por exemplo, são exclusividades da versão de luxo Premier.

nova Chevrolet Montana

A relação completa dos equipamentos e as especificações técnicas de cada versão serão divulgadas mais próximo da chegada do produto às concessionárias Chevrolet em todo País.

A nova Montana chegará ao mercado com preços sugeridos de R$ 134,49 mil para a versão LTZ e de R$ 140,49 mil para a topo de linha Premier. Demais versões e preços serão informados em fevereiro.

Confira as principais tecnologias e acessórios disponíveis para a nova Montana:

Segurança:

  • Airbags frontais, laterais e de cortina
  • Alerta de frenagem de emergência
  • Alerta de ponto cego
  • Controle eletrônico avançado de estabilidade e tração
  • Faróis dianteiros Full LED com regulagem de altura
  • Freios com ABS, sistema de distribuição de frenagem e assistência de frenagem de urgência
  • Ganchos de ancoragem para cadeiras de crianças no padrão Isofix e Top Tether
  • Kit para transporte de PET
  • Sistema OnStar com resposta automática em caso de acidente, botão de emergência e assistência na recuperação veicular

Aparência:

  • Santo Antônio
  • Estribo lateral
  • Extensor do para-choque dianteiro
  • Rack de teto
  • Emblema Chevrolet na tampa traseira em alto relevo
  • Farol de neblina em LED
  • Roda de alumínio aro 17
  • Soleiras de portas iluminadas
  • Acabamento premium para bancos e painel

Comodidade:

  • Assistente de partida em aclive
  • Acendimento automático dos faróis com sensor crepuscular
  • Chave inteligente com sensor de aproximação e partida do motor por botão
  • Coluna de direção com regulagem em altura e profundidade
  • Computador de bordo com informações do veículo, incluindo monitoramento de pressão dos pneus e indicador da vida útil do óleo
  • Controlador de limite de velocidade
  • Direção elétrica progressiva
  • Sensor de estacionamento traseiro com câmera de ré
  • Sistema de áudio com quatro alto-falantes e subwoofer JBL

Conectividade:

  • Aplicativo myChevrolet para comandar funções do veículo remotamente
  • Atualização remota de sistemas eletrônicos do veículo
  • Multimídia MyLink com tela de 8″, função áudio streaming e Bluetooth para até 2 smartphones simultaneamente
  • Android Auto e Apple CarPlay com projeção sem o uso de cabo
  • WiFi nativo com sinal até 12 vezes mais estável e possibilidade de parear até 7 dispositivos simultaneamente
  • Entradas USB tipo A e C

Caçamba Multi-Flex:

  • Tampa traseira com abertura por botão elétrico e alívio de peso na descida
  • Divisórias Multi-Board
  • Bandeja, bolsa e caixa organizadora
  • Porta-objetos nas laterais
  • Capota marítima de lona com sistema de vedação
  • Capota marítima rígida elétrica
  • Entrada USB tipo A e C e de 12V
  • Extensor de caçamba para o transporte de moto, por exemplo
  • Rede porta-objetos
  • Tapete de bandeja fixo ou tipo gaveta
  • Iluminação em ambos os lados
  • Oito ganchos para amarração da carga
  • Protetor de caçamba

nova Chevrolet Montana

Fotos: General Motors Brasil / Chevrolet / Divulgação

Acesse o nosso site: http://www.diariodocomercio.com.br

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s