Linha 2023 da BMW S1000 RR chega ao mercado em maio

Da Redação  (Publicado no Diário do Comércio – Edição: 31/03/2023)

P90498932_highRes_new-s-1000-rr-brazil

Uma das motos mais potentes e tecnológicas produzidas no Brasil, a BMW S1000 RR ganha novidades na linha 2023.

A motocicleta chegará ao mercado com visual repaginado, três versões e ainda mais potência.

A produção começou na semana passada na planta de Manaus (AM), a única da BMW Motorrad exclusiva para a produção de motocicletas fora da Alemanha. O modelo chega às concessionárias da marca a partir de maio.

Visualmente, o modelo está mais esportivo do que nunca. Os difusores de ar na dianteira ajudam na aerodinâmica em altas velocidades e proporcionam mais estabilidade em trechos sinuosos e em circuitos.

bmw_s-1000-rr_2023_11_29092022_50777_960_720

O item, muito utilizado em motocicletas de competição, deixa o modelo mais exclusivo e atraente. Além disso, as três opções de cores (preta, vermelha e Motorsport) realçam mais as linhas agressivas do modelo.

Disponível em três versões (Premium, Premium M e Premium M Carbon), a nova S 1000 RR vem recheada de equipamentos de série.

O M Chassi, componente que permite a possibilidade de ajustes mais precisos na balança e amortecedor traseiro, está presente em todas as versões e permite uma configuração ainda mais refinada na busca pela performance extrema em pistas.

Outra novidade é a corrente M Endurance de série, juntamente com a bateria de lítio M e o para-brisa alto, proporcionando mais aerodinâmica para o piloto.

2023-bmw-s-1000-rr---m-tricolor---front-left-angle-view---on-track

Com revestimento de carbono tipo diamante, a corrente M Endurance reduz perdas por atrito e o desgaste. Além de ajudar na performance, a nova corrente contribui para a maior durabilidade.

Na versão Premium M Carbon, topo de linha do modelo, os destaques são os componentes feitos com esse material nobre, que mescla resistência com leveza.

Nela, paralamas, capa da corrente, capa do pinhão, carenagens, laterais e até mesmo as rodas são feitas de fibra de carbono.

Equipada com motor de quatro cilindros com 210 cv de potência a 13.750rpm e 113 Nm de torque máximo a 11.000 rpm, a S1000 RR ficou 3 cv mais potente que o modelo anterior, que vinha de fábrica com 207 cv de potência.

P90498930_highRes_new-s-1000-rr-brazil

A transmissão de seis velocidade entrega potência e torque de maneira uniforme e linear, tornando a motocicleta fácil de controlar e ideal tanto para o uso diário quanto para o desempenho nas pistas.

Esportiva, mas sem perder a versatilidade, a S1000 RR tem quatro modos de pilotagem configuráveis: Rain, Road, Dynamic e Race.

Há, também, o modo Pro, opção que oferece outras três configurações adicionais de pilotagem, para os usuários que almejam se aventurar com a superesportiva nas pistas.

Também integram o modelo o Launch Control (Controle de Largada) para arrancadas perfeitas; o Limitador de Pit-Lane, configurável para aderência ideal às velocidades no pit-lane e o Shift Assistant Pro, para mudanças ultrarrápidas de marcha, sem a necessidade de acionamento da embreagem.

BMW-S1000RR-2023-facelift-lancado-com-muitas-melhorias

BMW-S-1000-RR (5)

O quadro de instrumentos traz uma ampla gama de informações por meio de uma tela TFT de 6,5 polegadas que permite excelente visualização, mesmo em condições de pouca luminosidade, oferecendo ao cliente configurações personalizadas para distintos usos e necessidades.

Além de proporções refinadas, a S1000 RR ostenta como destaques visuais as luzes de LED presentes nos faróis com linhas mais dinâmicas e agressivas, na lanterna traseira.

Já as luzes de mudança de direção (pisca) e de freio estão integradas em uma única unidade de LED.

A BMW Motorrad não informou os preços das versões 2023 da S1000 RR.

P90498933_highRes_new-s-1000-rr-brazilFotos: BMW Motorrad / Divulgação

Acesse o nosso site: http://www.diariodocomercio.com.br

Ford lança a Transit com câmbio automático

Primeira van com essa transmissão no mercado nacional, modelo chega com duas versões

Da Redação  (Publicado no Diário do Comércio – Edição: 31/03/2023)

A Ford iniciou, este mês, a venda da Transit automática, a primeira van com transmissão automática do Brasil, trazendo uma opção pioneira no segmento para o cliente comercial que busca o máximo de desempenho, economia e produtividade no seu negócio.

O modelo chega para dar sequência à expansão do portfólio de produtos da Ford Pro, nova estrutura da divisão de veículos comerciais da marca, ampliando a oferta da linha que mais cresceu em participação no segmento desde o ano passado e que também vai incluir, no futuro, a Transit Chassi e a E-Transit 100% elétrica.

“A Transit automática é mais um avanço e pioneirismo da linha, um produto esperado há muito tempo pelos clientes do segmento comercial e totalmente desenvolvido com foco na sua produtividade”, disse Guillermo Lastra, diretor de veículos comerciais da Ford América do Sul.

“Além de reduzir a fadiga e a distração do motorista, ela tem um padrão de eficiência, economia e durabilidade que favorece o tempo de atividade e o custo total de operação do veículo”, concluiu Lastra.

A Transit automática chega nas versões minibus, com 15 ou 18 passageiros e vidrada, e furgão longo com teto alto (L3H3), com capacidade de 12,4 m3.

Sua transmissão de dez (10) marchas, com conversor de torque, oferece uma direção mais eficiente e confortável que contribui para diminuir o custo total de operação.

Associada com o sistema start-stop e os três modos de condução (exclusivos na categoria), mais a tração traseira, ela ajuda a aumentar o rendimento médio da frota. 

A tecnologia moderna da nova transmissão favorece a produtividade e a segurança. Ela tem menor desgaste de peças e componentes, o que aumenta a durabilidade do trem de força, reduz a frequência de manutenção e os riscos de paradas imprevistas.

A sua operação simples também diminui o estresse dos motoristas, criando um padrão de direção mais eficiente e diminuindo os riscos de acidentes. Os passageiros, por sua vez, são beneficiados com maior conforto de rodagem.

A Transit automática chega com preço posicionado na mesma faixa da sua principal concorrente com transmissão manual, trazendo um melhor retorno para o negócio do cliente comercial.

Com preços a partir de R$298,20 mil, na versão minibus vidrada, e de R$274,50 mil, na versão furgão, a Ford mostra a sua disposição de continuar a crescer de forma consistente no segmento.

Desempenho e economia – A transmissão automática da Transit utiliza uma programação adaptativa de mudança em tempo real que seleciona a marcha ideal para otimizar o desempenho e a economia de combustível em cada cenário de direção.

Junto com o motor 2.0 EcoBlue diesel, com 165 cv (3.500 rpm) e torque de 39,7 kgfm (1.750–2.750 rpm), ela garante força em aclives, segurança em declives e ultrapassagens, melhorando a dirigibilidade, uma das características mais elogiadas da van.

Entre outros avanços, esse motor conta com turbo de geometria variável que entrega performance em todas as faixas de rotação e níveis de atrito extremamente baixos, incluindo correia banhada em óleo para redução do desgaste e melhoria do conforto acústico.

“O número maior de relações da transmissão automática permite que o motor funcione mais próximo da eficiência máxima”, disse Daniel Santos, gerente de desenvolvimento do produto da Ford América do Sul.

“A sua aceleração suave e progressiva ajuda a elevar o padrão de condução dos motoristas e a reduzir o consumo total da frota”, informou Daniel Santos.

Num cálculo aproximado, um motorista profissional faz mais de 750 mil trocas de marcha por ano em um veículo com câmbio manual.

A nova transmissão automática elimina esse esforço e aumenta o conforto do condutor que passa longos períodos no volante, com partidas e acelerações escalonadas, sem vibrações e asperezas.

Manutenção e durabilidade – A manutenção mais econômica é outra vantagem da Transit automática.

Por não exigir a troca do kit de embreagem, ela reduz o número de paradas para serviço e tem um custo de manutenção do sistema da transmissão cerca de 70% menor, segundo a Ford.  

A durabilidade da nova transmissão foi comprovada em mais de 6 milhões de km de testes, equipando picapes e vans comerciais da Ford nos mercados mais exigentes do mundo.

Ela também foi validada para as condições brasileiras no Centro de Desenvolvimento e Tecnologia de Tatuí (SP), em um programa que incluiu 3.000 horas de testes de calibração em dinamômetro e rodagens, e em condições reais de uso.

Equipamentos de Série – Ao lado do desempenho, tecnologia, segurança, qualidade e baixo custo operacional, a Transit se destaca por ter uma completa lista de equipamentos de série. A Transit automática não foge à regra, com os mesmos itens exclusivos encontrados nos demais modelos da linha.

Ela é a única com auto start-stop, três modos de condução e modem de conectividade de fábrica, integrado à arquitetura elétrica do veículo, que permite receber alertas preventivos, agilizar o atendimento em caso de assistência, gerar relatórios com indicadores para o negócio, localizar o veículo e agendar e acompanhar serviços online.

Também vem de série com controle eletrônico de estabilidade e anticapotamento, controle de carga adaptativo, estabilização de vento lateral e assistente de partida em rampa (Sistema AdvanceTrac), computador de bordo com tela de 2,3 polegadas, multimídia SYNC Move com tela de 8 polegadas, Android Auto e Apple CarPlay e câmera de ré com sensor de estacionamento.

O volante multifuncional com ótimo raio de giro, o isolamento acústico aprimorado e a segurança com nota máxima do EuroNCAP são outros diferenciais.

A versão minibus também é a única da categoria com assistência autônoma de frenagem com detecção de pedestres, assistente de permanência em faixa, piloto automático adaptativo, estribo lateral elétrico e cintos de segurança de três pontos em todos os bancos de série, informou a fabricante.

Ford ProA Transit automática chega para dar sequência à expansão da linha de produtos da Ford Pro, que conta com uma estrutura dedicada e um portfólio completo de produtos e serviços para atender o cliente comercial em todas as suas necessidades.

“A Ford é líder global em soluções para veículos comerciais e com a chegada da Ford Pro estamos reforçando a nossa estrutura local para atender esse cliente de forma 100% dedicada”, disse Matias Guimil, gerente de estratégia e produto da Ford América do Sul.

“Nosso objetivo é oferecer um portfólio completo de produtos e serviços desenhados para trazer o maior retorno para o negócio do cliente comercial, baseados na jornada específica desse tipo de consumidor”, concluiu.

Essa estrutura dedicada possui um time de vendas e pós-vendas específico para dar prioridade ao atendimento do cliente comercial, com opções que permitem adquirir o veículo com as condições de financiamento que melhor se adequem ao perfil de cada consumidor, ou pelo programa de assinatura de veículos FordGo e FordGo Fleet, atendendo todo tipo de cliente, seja pequeno empreendedor ou grande frotista.

A rede de concessionárias com mais de 100 pontos de vendas e serviços atua de forma integrada com os sistemas e depósitos de peças através da conectividade, para dar atendimento prioritário ao cliente comercial.

Os serviços pós-venda incluem, também, a Assistência 24 Horas com central exclusiva e ferramentas de conectividade para agilizar o atendimento, além dos planos de manutenção FordProtect para revisões e peças de desgaste e do plano de extensão de garantia FordProtect Premium Care.

A Ford possui a manufatura regional da Transit com peças localizadas para oferecer maior disponibilidade de produto aos clientes e um centro local de engenharia e desenvolvimento incluindo o campo de provas em Tatuí (SP), que facilita o desenvolvimento de modificações para usos específicos, de grandes frotas ou órgãos do governo, integrando um trabalho em conjunto entre a Ford, modificadores, concessionárias e consumidor.

Além disso, a Ford Pro tem uma área dedicada ao monitoramento da conectividade e melhoria da experiência do consumidor, assim como para a introdução de novas tecnologias, como a eletrificação.

Fotos: Ford Pro / Divulgação

Acesse o nosso site: http://www.diariodocomercio.com.br

Toyota apresenta 4ª geração da Hilux GR-SPORT

Da Redação

New Hilux GR SPORT (3)

A Toyota Gazoo Racing (divisão esportiva da fabricante japonesa) apresentou, na Argentina, a quarta geração da Hilux GR-Sport.

O DNA Gazoo Racing está presente na nova Hilux GR-SPORT por meio de aprimoramentos na plataforma, que evoluiu e apresenta bitola mais larga (+155mm na traseira e +140mm na frente), nova suspensão com amortecedores monotubo, novos freios e mais potência em relação às demais versões do portfólio Hilux.

A grande novidade em relação aos freios fica por conta da introdução de freios a disco traseiros, itens que reforçam a segurança e que garantem um melhor desempenho de frenagem nas condições mais adversas de uso.

A Hilux GR-Sport foi desenvolvida com base em três conceitos principais, segundo a marca: “Design esportivo inspirado no Rally-Road”, “Desempenho aprimorado (tanto em estrada como fora de estrada)” e “Alta performance de condução”.

toyota-hilux-gr-sport-2023-5

De acordo com a Toyota, as partes externas da carroceria, como a grade frontal, os dutos de ar, a barra esportiva e até mesmo o design das rodas, visam maximizar a eficiência aerodinâmica.

A nova Hilux GR-SPORT foi elaborada em conjunto pelas equipes da Toyota na América Latina, Austrália, Tailândia e no Japão, aproveitando a experiência de campo de cada uma delas cada uma para potencializar a sinergia.

Engenheiros locais desenvolveram a nova suspensão, grade frontal e outras partes da carroceria nos centros de design e oficinas da Toyota, em Zárate, Argentina.

Após definir os objetivos dinâmicos e de performance, pela primeira vez na história da Gazoo Racing Latino-Americana, um protótipo local foi construído para seu desenvolvimento.

New Hilux GR SPORT (1)

A partir daí foi desenhada a nova suspensão, com amortecedores monotubo com maior diâmetro de pistão e capacidade de amortecimento, molas, grades e elásticos novos. Essa combinação entrega à picape maior aderência e controle em condições off-road e on-road.

A grade frontal foi projetada para maximizar a área de resfriamento e os dutos de ar, que, junto com o design dos pneus, aprimoram a aerodinâmica do veículo.

A barra esportiva foi projetada com o mesmo objetivo, além de reduzir a turbulência na traseira.

A nova plataforma apresenta uma bitola significativamente mais larga, +140 mm na frente e +155 mm na traseira, braços de suspensão estendidos e um eixo traseiro reforçado para suportar os diferentes tipos de terreno.

image

Hilux-GR_SPORT_03-1

A distância do solo também foi aumentada em 20 mm para aprimorar sua capacidade off-road.

Seus para-lamas exclusivos integram-se ao para-choque, oferecendo um estilo único que destaca seu visual agressivo e imponente, marca registrada dos produtos Gazoo Racing.

Na dianteira o destaque fica por conta da inscrição TOYOTA, exclusiva das versões GR, e faz referência direta ao caráter de competições de rally.

Um protetor de para-choque com maior ângulo de ataque e maior distância do solo proporciona melhores recursos para desempenho off-road.

HILUX GRS SPORT0631

Os bancos dianteiros apresentam design esportivo e são revestidos com couro natural, suede e material sintético com detalhes vermelhos.

O painel e console central são na cor preto brilhante e alguns itens, como a placa de identificação com o número da unidade, o apoio de cabeça dos bancos, as pedaleiras de alumínio e os tapetes exclusivos, destacam a divisão Gazoo Racing.

A Hilux GR-SPORT é equipada com o motor turbodiesel 2.8 16V, 4 cilindros em linha, mas com uma configuração do turbocompressor de geometria variável (TGV) e intercooler (1GD) que entrega 224 cv de potência e 55,0 kgfm de torque.

Todo esse conjunto de força é acoplado a uma transmissão automática de seis (6) velocidades sequencial com paddle shift.

image2

Na lista de equipamentos, destacam-s: faróis Bi-LED com Follow me home e ajuste automático de altura; lanternas traseiras de LED e luzes diurnas de LED (DRL); sistema multimídia com tela sensível ao toque de 9 polegadas, com espelhamento sem fio para Android Auto e Apple CarPlay e sistema JBL com seis alto-falantes, dois tweeters e um subwoofer e Smart Entry System, que permite destravar as portas simplesmente pressionando o botão na maçaneta de abertura da porta, mantendo a chave inteligente no bolso, facilitando também a operação de partida do veículo com o sistema Push Start Button.

A nova Hilux GR-SPORT é equipada com câmera de ré, monitor com sistema de visão 360° e sensores de estacionamento dianteiros e traseiros.

Inclui, ainda: Hill Start Assist Control (HAC); Controle Ativo de Tração (A-TRC – Active Traction Control); Bloqueio do diferencial traseiro; Downhill Assist Control (DAC) e Modos de condução ECO e Power, que atuam modificando a curva do acelerador, para obter reações mais potentes (modo Power) ou com consumo mais controlado (modo ECO).

A Hilux GR-SPORT ainda possui o sistema Toyota Safety Sense, que dispõe de: Sistema de Pré-Colisão Frontal (PCS); Sistema de Alerta de Mudança de Faixa (LDA) e Controle de Cruzeiro Adaptativo (ACC); Controle de Tração (TRC); Controle de Estabilidade (VSC); Controle de Oscilação do Trailer (TSC) e 7 airbags (dianteiro para motorista e passageiro, joelho para motorista, lateral para motorista e passageiro e cortina com cobertura para bancos dianteiros e traseiros).

HILUX GRS SPORT0592

HILUX GRS SPORT0600

As opções de cores externas continuam alinhadas com as cores que identificam a Toyota Gazoo Racing: cinza Granito, preto Attitude, vermelho Volcano com teto preto (dual tone) e branco Lunar com teto preto (dual tone).

A nova Hilux GR-SPORT estará disponível em toda a rede de concessionárias da Toyota no Brasil na 1ª quinzena de abril por R$367,39 mil.

DSC05625

New Hilux GR SPORT (5)Fotos: Toyota / Divulgação

Acesse o nosso site: http://www.diariodocomercio.com.br

Novos Audi RS 5 entram em pré-venda no Brasil

Da Redação

A Audi do Brasil anunciou a chegada ao País dos novos Audi RS 5 Competition Plus e RS 5 Competition Plus Track.

Os modelos estão em pré-venda e estarão disponíveis aos clientes nas mais de 40 concessionárias da marca em todo o território nacional, em abril.

“A nova linha RS 5 Competition Plus carrega o DNA das pistas e origens da marca no automobilismo. Esses modelos herdam a nossa expertise nas competições, adotando tecnologias das pistas para oferecer uma experiência de condução totalmente diferenciada em termos de dinamismo e prazer ao volante”, destacou Diego Borghi, diretor de vendas da Audi do Brasil.

A nova linha esportiva RS 5 é equipada com o propulsor 2.9 V6 Biturbo, que recebeu nova calibração e desenvolve 450 cv de potência entre 5.700 rpm e 6.700 rpm, e 600 Nm de torque de 1.900 rpm a 5.000 rpm.

Ele atua em conjunto com a transmissão Tiptronic de oito (8) velocidade, que também teve uma nova calibração para oferecer trocas mais ágeis e precisas.

Com isso, segundo a Audi, os novos esportivos entregam uma aceleração de 0 a 100 km/h em apenas 3,8 segundos (melhoria de 0,1s em relação ao padrão de série) e a velocidade máxima aumentou para 290 km/h.

A suspensão esportiva RS Pro permite diminuir manualmente, em até 10 mm, a altura do veículo, que já sai de fábrica 10 mm mais baixo em relação ao modelo anterior, totalizando uma redução de até 20 mm em sua altura.

A suspensão Coilover conta, ainda, com amortecedores ajustáveis em três vias e estabilizadores mais rígidos, que fornecem uma ótima distribuição entre conforto e desempenho.

Um novo conjunto de dados na unidade de controle com parâmetros alterados muda a ênfase para a parte traseira.

Além disso, o software atualizado na unidade de controle da transmissão permite tempos de troca de marchas reduzidos e um aumento perceptível entre os vários modos de direção. A relação de direção dinâmica é fixada em uma proporção de 1:13,1.

Desenvolvido especialmente para as versões Competition Plus, a Audi Sport GmbH apresenta o novo sistema de escapamento esportivo RS plus com ponteiras de escape em preto fosco que resulta em um padrão sonoro mais intenso, não só pelo próprio sistema de escapamento, mas principalmente pelo isolamento reduzido entre o compartimento do motor e o interior, promovendo uma experiência sonora instigante e um ambiente de alta performance.

Essa modificação também diminui o peso do carro em cerca de oito quilos, informou a Audi.

Externamente o modelo possui visual esportivo com linhas sinuosas e vincos pronunciados nas soleiras laterais e difusores traseiros, que englobam os dois grandes tubos de escape.

Na dianteira, a grade Singleframe tem moldura preta brilhante e conjunto ótico com faróis LED Matrix escurecido e a tecnologia Audi Laser light.

As aberturas de ventilação acima da grade lembram o clássico Audi Sport quattro de 1984.  Os quatro anéis no capô e na tampa do porta-malas, assim como as letras do modelo, destacam o caráter esportivo com seu acabamento em preto brilhante.

Os novos Audi RS 5 utilizam rodas de liga leve de 20 polegadas, com cinco raios em formato de “Y” e acabamento totalmente em preto brilhante ou com acabamento polido brilhante e detalhes em preto brilhante.

A nova família RS 5 está disponível em duas versões de acabamento: Audi RS 5 Sportback 2.9 TFSi Competition Plus quattro e RS 5 Sportback 2.9 TFSi Competition Plus Track quattro, ambas ao mesmo preço de R$ 849,99 mil.

Elas são equipadas com o sistema de iluminação Audi Beam, que projeta o símbolo Audi Sport no piso ao abrir as portas dianteiras.

Além disso, oferecem volante e câmbio revestidos em Alcântara com costura em vermelho. O couro Nappa com costura contrastante aparece no apoio de braço das portas e console central.

Já os cintos de segurança dos bancos dianteiros e traseiros externos são confeccionados em preto com borda vermelha. Por fim, os tapetes são oferecidos na cor preta com costura contrastante em vermelho e logotipo RS nos tapetes frontais.

Uma das diferenças entre as versões são os assentos dianteiros. Na versão RS Competition Plus, os bancos possuem no estofamento a combinação de couro e microfibra Dinamica com padrão favo de mel e bordado RS. O acabamento lateral em preto piano brilhante dos bancos dianteiros completa a atmosfera esportiva na cabine.

Já a versão RS Competition Plus Track é equipada com bancos em concha RS, fornecidos pela renomada fabricante Sabelt, com ajustes manuais e combinação de couro e microfibra dinâmica em padrão favo de mel.

Vale destacar que o material Dinamica é feito de 45% de fibras PET recicladas; cerca de 215 gramas de fibras PET são processadas por assento.

Outra novidade é a cor externa preto Sebring com efeito cristal, que se junta à gama de cores atualmente disponível: azul Navarra, azul Turbo, branco Geleira, cinza Daytona, cinza Nardo, preto Mito, verde District, verde Sodoma e vermelho Tango.

Os equipamentos disponíveis como opcionais para as duas versões são capa do retrovisor externo em preto brilhante ou aço escovado (sem custo).

Fotos: Audi do Brasil / Divulgação

Acesse o nosso site: http://www.diariodocomercio.com.br

Peugeot 208 Style é o modelo 1.0, aspirado, mais equipado do Brasil

Teto panorâmico, farol full LED e carregador por indução são diferenciais na categoria

Amintas Vidal*  (Publicado no Diário do Comércio – Edição: 24/03/2023)

20230314_172418

A segunda geração do Peugeot 208 é sucesso de crítica e público. Após ser eleito o carro do ano 2020 na Europa, o hatch compacto fechou 2022 como o mais vendido daquele continente, destronando o Volkswagen Golf que detinha o título há anos.

Presente no Brasil desde 2021, o novo 208 multiplicou as vendas do modelo e impactou a participação da marca no mercado.

Em 2020, a Peugeot emplacou apenas 10.278 carros, foi a 14ª montadora e obteve participação de 0,64% no mercado brasileiro.

No fechamento de 2021, já sob a influência desta nova geração do hatch, o volume total da francesa saltou para 24.762 unidades, tornando-se a 11ª marca ao ampliar sua fatia para 1,59%, crescendo quase 2,5 vezes de um ano para o outro.

O lançamento das versões 1.0 aspiradas do 208, no ano passado, contribuíram ainda mais com  o desempenho da Peugeot em 2022.

20230314_175152

Em 2021 foram emplacadas 16.342 unidades do modelo. Em 2022, foram registrados 29.918 emplacamentos do 208,  quase o dobro de vendas.

Neste ritmo, a Peugeot fechou 2022 emplacando 35.950 veículos, subindo para o top 10 entre todas as marcas e abocanhando 2,28% de participação, crescimento de 3,56 vezes em apenas dois anos.

Todos estes dados do mercado nacional foram fornecidos pela Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave).

O DC Auto recebeu o Peugeot 208 Style (2023) para avaliação. Ela é a segunda versão de entrada e a 1.0 mais equipada do modelo.

Seu preço não está disponível no site da montadora. A assessoria da Peugeot informou que o valor oficial desta versão é R$ 96,56 mil, mas está sendo comercializada, promocionalmente, por R$ 84,99 mil.

20230314_172901

Este preço só é válido na cor metálica preta. As outras cores metálicas, ou a branca perolizada, custam R$ 1,95 mil.

Todas as versões do 208 são completas de série, sem opcionais, mas podem receber acessórios. Existem kits formatados, focados em equipamentos de conforto, proteção e estilo, por exemplo. Além desses conjuntos, alguns itens podem ser adquiridos avulsos.

Equipamentos – Os principais equipamentos de série da versão Style são: teto de vidro panorâmico; carregador de celular por indução eletromagnética; multimídia com tela de 10,3 polegadas e espelhamento para Apple CarPlay e Android Auto sem cabo; volante multifuncional; ar-condicionado com controle digital; direção com assistência elétrica; duas entradas USB; painel soft carbon e maçanetas internas em cromo fosco.

Alguns itens são exclusivos e outros “emprestados” das versões mais caras. As rodas de 16 polegadas são pintadas em preto brilhante, assim como são o aerofólio e os retrovisores, iguais aos das versões de topo da gama, Road Trip e Griffe.

Destas, também vêm os faróis em full LED. A grade frontal tem detalhes em cromo fosco, outro diferencial da Style.

20230314_174059

Os bancos são revestidos com tecidos em duas cores e costurados com linha azul aparente. Os tapetes são feitos em carpete com o nome da versão bordado com essa mesma linha.

Fechando a caracterização, aplicado em um nicho na coluna “C”, o emblema Style tem face em preto brilhante e as laterais no mesmo azul claro desta linha usada na capotaria.

Em segurança, são muitos os equipamentos, considerando ser essa uma versão de entrada. Os destaques são: quatro airbags; controles de estabilidade e tração; assistente de partida em rampas; sensor de aproximação; câmera de estacionamento traseira com visão 180° e os faróis em full LED.

Motor e Câmbio – O motor é o Firefly 1.0 da Fiat, principal montadora da Stellantis no Brasil. Entre os motores de três cilindros, ele é mais simples do que os da concorrência, mas tão eficiente quanto.

Ao contrário dos rivais que apostaram em projetos com duplo comando e quatro válvulas por cilindro, no Firefly existe apenas um comando e duas válvulas por cilindro, visando diminuir o número de peças e, consequentemente, atrito e peso na busca por eficiência e confiabilidade.

20230314_104311

Para alcançar desempenho semelhante, outras tecnologias aperfeiçoam o seu funcionamento e permitem que este motor trabalhe com alta taxa de compressão, 13,2:1.

Contudo, ele atinge um dos maiores torques da categoria, 10,7/10 kgfm às 3.250 rpm e boa potência, 75/71 cv ás 6.000 rpm, sempre com etanol e gasolina, respectivamente.

O câmbio é manual de cinco (5) marchas com embreagem monodisco a seco.

Essa segunda geração do Peugeot 208 utiliza uma nova plataforma, a Common Modular Plataform (CMP).

Também preparada para eletrificação, essa base será usada em diversos modelos da Stellantis. Provavelmente, os Fiat Argo e Cronos, modelos que também usam o motor Firefly 1.0, serão construídos sobre este monobloco futuramente.

20230314_175416

Design – O design, externo e interno, é a maior virtude do hatch compacto. Muito espelhado nos SUVs da marca, sua carroceria ganhou robustez e agressividade rara em carros de passeio.

Seu volume frontal é alto, destacado da cabine e conta com grade e vincos em forma de “V”. As laterais têm linha de cintura igualmente alta, janelas estreitas e vincos marcantes.

Na traseira, lanternas horizontais interligadas por peça plástica em preto brilhante são elementos usados nos utilitários da Peugeot e que diferenciam o 208 no segmento.

Por dentro, a cabine é envolvente e os materiais usados dão uma aparência tecnológica ao interior. O painel arqueado se estende às portas formando uma linha contínua revestida em material acolchoado que imita fibra de carbono.

O desenho é limpo, os poucos botões de controle são teclas inspiradas em elementos aeronáuticos e os detalhes metálicos realçam as partes internas sem exageros, um bom exemplo a ser seguido.

20230314_095603

20230314_104145

Os materiais são simples, não existem outras áreas macias ao toque e os encaixes não são tão precisos. Porém, o interior tem um design arrebatador, tanto quanto o exterior.

Ao vivo, o Peugeot 208 é mais bonito e parece maior do que por fotos. Suas medidas externas são amplas, realmente, mas as internas, nem tanto.

O Peugeot 208 em números: 4,05 metros de comprimento; 2,53 metros de distância entre-eixos; 1,73 metro de largura e 1,45 metro de altura.

O porta-malas comporta apenas 265 litros e, o tanque de combustíveis, 47 litros. Pesando 1.102 kg, sua carga útil é de 400 kg e a capacidade de reboque é de 500 kg.

Ergonomia – A ergonomia diferenciada do 208 combina com sua imagem esportiva. O volante é mínimo e tem proporção retangular, pois a parte superior e sua base são retilíneas.

20230314_095439

Chamado de I-Cockpit, o quadro de instrumentos é visto por cima do volante, um conceito aplicado a outros modelos da marca.

É possível deixar o banco bem baixo, posicionando as pernas mais na horizontal e corretamente alinhadas com o volante e os pedais, acerto ergonômico correto e posição pouco comum atualmente.

O espaço continua amplo para o passageiro da frente, pois o painel principal é recuado, mesmo sendo envolvente, algo que deixa muita área livre nessa posição.

Mas, essa fartura acaba por aí. Ao passar para o banco de trás, nós nos lembramos de que este é um modelo de entrada na Europa, focado em jovens sem filhos.

O 208 é um carro de primeiro mundo e, não, de países emergentes, onde os compactos são mais espaçosos para atender a famílias maiores.

20230314_100923

Para o bem, ou para o mal, ele herda especificações europeias: um projeto sofisticado, considerando os nossos padrões, com uma cabine realmente compacta.

Só dois adultos andam com relativo conforto atrás, mas sem sobras para as pernas. Ao centro do banco traseiro, apenas uma criança, pois o túnel central é alto, característica comum em plataformas projetadas para a eletrificação.

No mais, todos os bancos têm bom apoio para as costas e pernas. A alavanca de câmbio fica alta, próxima ao volante, e garante agilidade ao cambiar e todos os outros comandos estão à mão.

Ar-Condicionado – Entretanto, o minimalismo no design prejudica a usabilidade dos equipamentos de bordo. Faltam botões físicos para operar o multimídia e o ar-condicionado. Por sinal, o segundo é quase totalmente controlado na tela do primeiro.

Existem teclas de atalho para o ar-condicionado, é verdade, mas elas não são completas. Operam algumas funções como ativação da refrigeração, resfriamento máximo e recirculação.

Temperatura e ventilação, ajustes básicos, apenas na página do multimídia dedicada a este equipamento.

20230314_103816

A tecla que leva a esta página ao primeiro toque, ajudaria muito se retornasse ao espelhamento no segundo toque, reprogramação que a Peugeot deveria fazer na próxima atualização eletrônica dos equipamentos.

Em compensação, o ar-condicionado é muito eficiente. Mesmo não sendo possível regular a temperatura em graus, mas apenas operar as funções digitalmente na tela, em tempo de resfriamento, manutenção de temperatura e volume de ventilação, a eficiência deste sistema impressiona bastante, em se tratando de um equipamento acionado por um motor 1.0 aspirado.

Multimídia – O multimídia, a despeito da falta de botões, apresenta lay-out compartimentado do espelhamento que aproveita toda a longa tela desta central.

No Android Auto atualizado, o menu, atalhos e dois aplicativos ficam visíveis e operáveis ao mesmo tempo, assim como o volume do áudio e os ícones de operação do próprio multimídia, uma ótima acessibilidade.

Vale observar que a proporção desta tela não é a tradicional 16:9, ela é bem mais comprida. Sendo assim, nas suas 10,3 polegadas diagonais, a altura é bem menor do que o comprimento e, consequentemente, as imagens dos aplicativos aparecem no tamanho que teriam em uma tela de 8 polegadas, pois estes programas são diagramados para essa proporção mais usual.

20230314_095908

Em tamanho de tela, definição de imagem e brilho, este equipamento está atualizado com os melhores do mercado, comparável aos outros da Stellantis, da Fiat e da Jeep.

Em velocidade de processamento, sensibilidade ao toque e estabilidade de conexão ele pode melhorar.

O sistema de áudio tem mais potência do que o normal para equipamentos sem assinatura de marca especializada em sonorização, mas os alto-falantes são subdimensionados, causando distorções nos volumes mais altos.

Hatch compacto se mostrou extremamente prazeroso de dirigir

O sensor de aproximação traseiro e a câmera 180° são muito úteis, pois as janelas estreitas não colaboram com a visibilidade, muito menos as largas colunas “C” que criam grandes pontos cegos na visão cruzada.

Este sistema utiliza câmera única e fornece visão ampla apenas quando o carro se desloca. O ângulo da câmera ficou muito baixo, limitando o alcance da imagem para trás do carro.

20230314_101854

No volante multifuncional, diversos botões controlam áudio, telefonia e computador de bordo, algo que ameniza a escassez de controles físicos no multimídia. O computador de bordo aparece, em tela digital, ao centro do quadro de instrumentos.

Mesmo apresentando dados únicos, ele é eficiente, pois a sequencia das informações é lógica. Nessa mesma tela, velocidade e volume de combustíveis são gráficos fixos. A boa hierarquia das dimensões destes ícones deixa todos bem visíveis.

Velocímetro e conta-giros analógicos também apresentam ponteiros marcantes e números legíveis. Incomoda o fato da rotação se elevar no sentido anti-horário.

Pode ser um diferencial de estilo da Peugeot, mas é muito melhor quando os dois instrumentos evoluem em sentido horário, o tradicional. Ler corretamente o conta-giros invertido requer tempo ao volante.

Existe um compartimento com tampa para o carregador por indução eletromagnética. Além de esconder o celular quando fechada, essa tampa tem um anteparo que mantém o mesmo na horizontal e com a tela voltada para o condutor, quando aberta, algo simples e prático.

O teto de vidro panorâmico sofistica a versão e entrega uma ambientação diferenciada. Sua cortina tem acionamento manual e o vidro não abre, mas é um equipamento único entre os concorrentes.

Evidentemente, o 208 Style não é um esportivo. Nenhum carro 1.0 aspirado o é. Mas, essa versão entrega o visual e a ergonomia mais acertados para que ele se torne um verdadeiro pocket rocket.

Se a Stellantis equipar o 208 com o motor Firefly 1.0 turbo, ele já será o melhor hatch do País em dinâmica.

Se ousar lançá-lo com o GSE 1.3 turbo e câmbio manual, então, será o único esportivo de verdade entre as marcas não Premium. Uma verdadeira reedição do 208 1.6 THP GT, manual, que existiu na geração anterior do modelo.

Rodando – Sonhos à parte, “pilotar” o 208 Style dá muito prazer. O volante diminuto associado à direção elétrica leve e direta, ao mesmo tempo, deixa a condução até arisca, condição que combina com o posicionamento baixo e alinhado do “piloto”.

20230314_103738

Como em todo carro que permite essa postura mais esportiva, principalmente para quem deixa o banco na posição mais baixa possível, entrar e sair do modelo exige mais esforço do que o normal.

Segundo a Peugeot, este conjunto mecânico oriundo da Fiat foi ajustado para ser mais eficiente. Mas, os números de torque e potência são iguais aos do Argo.

Pode ser que os equipamentos periféricos da francesa, como os sistemas de arrefecimento, ar-condicionado e elétricos ajudem nessa diferença.

Em comparação ao hatch da Fiat, no 208 Style, além da ergonomia aprimorada, observamos ganhos na dirigibilidade, no conforto acústico e de marcha.

O escalonamento das marchas é quase perfeito. Da primeira à terceira marcha a rotação sobe muito rápido, sem buraco entre elas, e o carro acelera e retoma melhor do que o Argo.

20230314_180045

Em rodovias e na quinta marcha, o motor gira ás 2.600 rpm aos 90 km/h e às 3.200 rpm aos 110 km/h, regimes contidos para um motor 1.0. Nessas situações ele ainda responde ao acelerador, demonstrando elasticidade.

A quarta marcha é útil em retomadas, pois eleva as rotações nas duas velocidades mencionadas sem atingir o limite de corte do motor. No geral, o desempenho do 208 agradou mais do que o do compacto da Fiat.

Aos 90 km/h o ruído interno é muito baixo. Quase não se ouve o atrito dos pneus, do vento contra a carroceria e do motor. Aos 110 km/h, a resistência aerodinâmica é mais sentida, tanto no ruído quanto na retenção do carro.

O ruído do motor também aumenta, mas como em todos os modelos de três cilindros, ele é grave e agradável aos ouvidos. O tratamento acústico do 208 também se mostrou mais elaborado.

Suspensão – Outra grata surpresa vem do conjunto de suspensões. Relativamente alto para um carro com visual tão esportivo, ele garante ao modelo superar lombadas e entrar e sair de garagens sem raspar para-choques ou bater o fundo nessas transposições.

20230314_180531

Ainda assim, entrega estabilidade suficiente para o desempenho desta motorização. Em curvas mais rápidas, os pneus de medida 195/55 R16 cantam um pouco, mas o carro não tende escapar de frente ou traseira.

Além deste controle direcional, o sistema garante conforto ao circular sobre pisos irregulares, trabalhando em silêncio e sem atingir limite de curso, algo que era comum em outros compactos da Peugeot menos adaptados aos nossos péssimos pavimentos. Apenas em buracos maiores o impacto é mais audível e sentido na cabine do que no Argo, por exemplo.

Consumo – No nosso teste padronizado de consumo rodoviário, realizamos duas voltas no percurso de 38,4 km, uma mantendo 90 km/h e, a outra, os 110 km/h, sempre conduzindo economicamente.

Na volta mais lenta atingimos 20,4 km/l. Na mais rápida, 17,2 km/l, com gasolina no tanque.

Em nosso circuito urbano de 6,3 km realizamos quatro voltas, totalizando 25,2 km. Simulamos 20 paradas em semáforos com tempos entre 5 e 50 segundos. Vencemos 152 metros entre o ponto mais alto e o mais baixo do percurso.

20230314_181657Fotos: Amintas Vidal

Nessas condições, o Peugeot 208 Style finalizou o teste com 11,4 km/l, também com gasolina. Se fosse equipado com o sistema stop/start, este consumo em cidades seria melhor.

Lançada por R$ 79,99 mil, a versão Style fez muito sucesso por seu excelente custo benefício. No preço oficial do início da matéria, essa vantagem não é tão grande, pois existe até modelo concorrente turbo e automático nessa faixa de R$ 96 mil.

Mas, ao preço promocional de R$ 84,99 mil, ela ainda é imbatível, pois traz o teto panorâmico, equipamento que nenhum outro modelo 1.0 oferece. Além do fato dos faróis serem full LED, algo raro entre os hatches compactos.

*Colaborador

Acesse o nosso site: http://www.diariodocomercio.com.br

BMW revela head-up display panorâmico

Da Redação

P90497538_highRes_bmw-panoramic-vision

A BMW segue investindo em soluções tecnológicas para aprimorar itens que já estão presentes nos seus carros.

Depois do BMW Theatre Screen, que transforma o entretenimento do banco traseiro em um “cinema”, chegou a vez do head-up display.

Chamada de BMW Panoramic Vision, a nova tecnologia consiste em aumentar a quantidade de informações exibidas pelo Head-Up Display, estendendo o campo de informações de forma panorâmica e em toda extensão do para-brisas, exibindo informações não só para o motorista, mas também para o passageiro.

O BMW Panoramic Vision representa a tradicional cultura da BMW de ter o motorista como o centro das atenções.

Os computadores de bordo com telas digitais apareceram pela primeira vez no BMW Série 7 na década de 1980.

P90497539_highRes_bmw-panoramic-visionFotos: BMW Group / Divulgação

No início dos anos 2000, o lançamento do BMW iDrive transformou o interior dos automóveis, reduzindo o número de botões e criando um moderno interior clean e tecnológico.

A primeira produção em série de displays head-up da BMW veio logo em seguida.

O BMW Panoramic Vision foi revelado na CES deste ano, juntamente com o conceito BMW i Vision Dee.

A nova tecnologia estará presente nos carros do BMW Group a partir de 2025. Mais detalhes deste, e de novos sistemas, serão revelados no IAA Mobility Munique, que acontecerá na Alemanha, em setembro.

Acesse o nosso site: http://www.diariodocomercio.com.br

Triumph lança no Brasil dois modelos exclusivos da linha Chrome Edition

Da Redação

Inspirada no visual personalizado clássico que conta e reconta parte significativa da história da Triumph, desde o tanque cromado original da Speed Twin, de 1937, passando pelas Tritons dos anos 1960, e até o nascimento da geração clássica personalizada, a nova coleção Chrome Edition celebra a arte e o trabalho artesanal que fazem parte do DNA da Triumph há mais de 120 anos.

Agora, a partir do final de março, dois modelos dessa nova linha estarão disponíveis, com apenas 30 unidades de cada nas concessionárias brasileiras: Scrambler 1200 Chrome Edition e Bonneville Bobber Chrome Edition.

“São motocicletas raras, que parecem verdadeiras obras de arte sobre duas rodas, além de serem muito exclusivas e bonitas”, explicou Renato Fabrini, General Manager da Triumph no Brasil.

A linha Chrome Edition é inspirada na herança de design cromado personalizado das marcas emblemáticas do passado.

A nova linha exclusiva celebra a moderna instalação de detalhamento cromado da marca inglesa.

Foram desenvolvidos emblemas e detalhes lindíssimos, com um acabamento impecável, elegante e, sobretudo, feito à mão.

unnamed

Scrambler 1200 XE Chrome Edition (R$ 78,59 mil) A Scrambler 1200 XE Chrome Edition traz um novo estilo para 2023.

O tanque de combustível cromado completo possui uma faixa pintada de verde Brooklands que incorpora os emblemas triangulares da Triumph.

Os para-lamas de alumínio escovado e as blindagens térmicas do silenciador complementam o visual charmoso do tanque de combustível, enquanto a moldura do farol e os painéis laterais são finalizados na cor Jet Black profundo.

Um conjunto de acessórios forma o Kit de Acessórios Scrambler 1200 XE Chrome Edition, todos disponíveis no site da Triumph.

unnamed(2)

A motocicleta é alimentada pelo motor duplo paralelo Bonneville de 1200 cc, rico em torque, com o som típico da Scrambler.

A suspensão acrescenta às suas credenciais os garfos USD Showa, totalmente ajustáveis, e unidades de suspensão traseiras Öhlins duplas, que oferecem 250 mm de curso de roda totalmente controlado.

Os freios radiais Brembo M50, com sistema ABS para atuar nas curvas, oferecem frenagem segura e garantida em todas as condições.

unnamed(1)

Bonneville Bobber Chrome Edition (R$ 71,09 mil) – Desde a sua postura musculosa até a sua premiada pilotagem fácil, a Bonneville Bobber foi um sucesso instantâneo, de acordo com a Triumph.

Estilo despojado, rodas com raios metálicos e aquele visual inconfundível de traseira sólida, um ícone moderno que conquistou seguidores fiéis pelo mundo todo.

Em contraste com a sua atitude e estilo em preto, a nova Bonneville Bobber Chrome Edition possui um elegante tanque de combustível cromado, com um acabamento bonito com uma sobreposição em Jet Black e emblemas triangulares delicadamente detalhados da Triumph.

Distinta e elegante, esta reforma monocromática é complementada por pára-lamas e painéis laterais em Jet Black com o distinto logotipo da Bobber.

unnamed(3)Fotos: Triumph / Divulgação

Um para-lamas frontal curto em Jet Black combinado está disponível como uma opção de acessório, que é parte do exclusivo Kit de Acessórios Bonneville Bobber Chrome Edition.

A Bobber Chrome Edition conta com um motor que oferece 106 Nm de torque, enquanto a embreagem de torque auxiliar reduz o esforço da alavanca para uma operação mais suave, tornando a Bobber uma moto fácil e confortável de pilotar.

A motocicleta é equipada com uma roda dianteira de 16 polegadas e garfos de cartucho Showa de 47 mm, que combinam com a inovadora RSU monochoque “oculta” para manejo sólido, sem comprometer o conforto dos freios.

Acesse o nosso site: http://www.diariodocomercio.com.br

Chega ao Brasil a 8ª geração do Nissan Sentra

Sedan médio já está nas concessionárias com preços partindo de R$ R$ 148,49 mil

Da Redação  (Publicado no Diário do Comércio – Edição: 17/03/2023)

Novo Nissan Sentra 2023 (4)

“O novo Nissan Sentra está chegando ao mercado brasileiro para superar as expectativas dos consumidores em cada detalhe”. Assim a fabricante japonesa abre o comunicado de lançamento do sedan médio.

A 8ª geração do modelo quer surpreender os clientes com um estilo expressivo, muita tecnologia, conforto e segurança, e, claro, com a reconhecida qualidade de construção da marca.

Além do design marcante e proporções que o diferenciam no seu segmento, o Sentra destaca-se pelos equipamentos de série inéditos entre os modelos com três volumes.

Somente o sedan da Nissan oferece aos brasileiros itens como Visão 360º Inteligente e Detecção de Objetos em Movimento (AVM + MOD), Alerta de Tráfego Cruzado Traseiro (RCTA), Alerta Inteligente de Atenção do Motorista (I-DA), Controle Dinâmico de Chassi Integrado, Partida Remota do Motor e sistema premium de som da marca Bose com 8 alto-falantes.

O novo Sentra chega ao País em duas versões: Advance e Exclusive. A primeira versão chega já nessa semana às concessionárias da Nissan. No fim desse mês, é a vez da versão topo de linha, a Exclusive, ser disponibilizada nas lojas da marca no Brasil. 

Novo Nissan Sentra 2023 (3)

Desde ontem, o Sentra está disponível para compra em uma hotsite especial que disponibilizará 100 unidades do modelo para venda especial.

No endereço (www.novosentra.nissan.com.br) ou pela seção “Compre Agora” do site da Nissan é possível reservar o modelo após o preenchimento de um cadastro, escolha da versão e da revenda mais próxima do local do interessado e pagamento do sinal de R$ 2 mil.

Os compradores dessas 100 primeiras unidades receberão como cortesia um kit com itens exclusivos que contém o pacote Plus do Nissan Protect (três anos de revisões grátis e um ano extra de Nissan Way Assistance), cartão combustível no valor de R$ 1 mil, uma viagem especial criada pela agência especializada em roteiros personalizados Instaviagem, com direito a duas diárias, experiências únicas, jantar, seguro e presente no quarto.

Uma mala de viagem personalizada criada em parceria pelo Estúdio de Design da Nissan América Latina e pela marca de streetwear Pace completa o conjunto.

Design – Basta colocar os olhos no novo Nissan Sentra para notar o arrojo e a expressão acentuada do seu design.

Novo Nissan Sentra Advance (19)

Criado com base na esportividade e “musculatura” de outros sedans da marca, como o Altima e o Maxima, o estilo traz fluidez com uma linha de cintura e de teto flutuante baixas, ombros largos e a assinatura de design na grade “V-Motion”, nos faróis de LED e nas lanternas em formato bumerangue.

A esportividade é reforçada com o teto solar, faróis de neblina, rodas de liga leve aro 17 diamantadas e grade inferior no para-choque traseiro.

As linhas da carroceria também ajudam a reduzir o arrasto e, assim, melhorar o consumo de combustível em cerca de 10%, segundo a Nissan.

Para isso, designers e a engenharia chegaram a uma grade com dimensão menor, área de cobertura dos pneus do para-choque dianteiro otimizada, colunas “A” de pequenas dimensões e linhas arredondadas do capô.

Mais largo que seus concorrentes, e com 5 cm a mais do que a geração anterior, o Sentra ganhou um interior com muito mais espaço, oferecendo mais conforto.

Novo Nissan Sentra Advance (17)

O sedan conta com direção elétrica e volante em forma de “D”, com base achatada, que proporciona melhor pegada das mãos e tem ajustes de altura e profundidade.

Ali também estão funções de conforto e segurança como as aletas para troca de marchas manuais (para as duas versões) e o acionamento do Piloto Automático Inteligente (ICC).

Esse sistema permite definir uma velocidade para ficar constante e, sem a necessidade de intervenção do motorista, mantém a distância do veículo da frente automaticamente.

Para isso, ajusta a velocidade de acordo com as condições de tráfego proporcionando muito mais conforto e comodidade ao motorista.

E é ele que configura a distância do carro da frente e a velocidade de “cruzeiro” por meio dos comandos no volante multifuncional, tendo as informações sobre sua operação exibidas no painel.

Novo Nissan Sentra Advance (22)

Quadro de Instrumentos – Colorido e de 7 polegadas, o quadro de instrumentos em TFT facilita a visualização das informações do computador de bordo, que tem funções de medição de consumo médio de combustível, tempo de viagem, velocidade média, autonomia, temperatura externa, aviso de abertura das portas, quilometragem total e parcial e mensagens de alerta.

Para acomodação de objetos do dia a dia, o modelo conta com seis espaços na frente, cinco atrás e oito porta-copos (quatro na dianteira e quatro para atender ao banco traseiro).

Outro destaque é o compartimento no console central, embaixo do apoio de braço, com 7,7 litros de capacidade. Além de um ambiente cada vez mais ligado aos equipamentos móveis.

São três as entradas USB para carga de aparelhos: duas na frente (uma delas é do tipo “C”, de carga mais rápida) e uma atrás. Todas foram colocadas em posições estratégicas e fáceis de acessar.

Interior – O acabamento dos bancos pode ser em preto ou em dois tons (preto e Sand) como opcional para a Exclusive.

Novo Nissan Sentra Exclusive (10)

Novo Nissan Sentra Exclusive (29)

E, pela primeira vez disponível nos carros da marca no Brasil, além dos bancos dianteiros, os bancos traseiros também trazem o conforto da tecnologia Zero Gravity, que alivia a tensão nas costas e proporciona viagens mais longas sem cansaço.

Assim como os ocupantes, bagagens também contam com bastante espaço. O porta-malas comporta 466 litros e teve a área interna otimizada em todos os detalhes, como em suas dimensões, em relação à largura e altura, ou mesmo no posicionamento da dobradiça das alças que sustentam a tampa.

A altura do compartimento, baixa em relação ao solo, também facilita carregar malas mais pesadas. Além disso, o banco traseiro é rebatível para dar ainda mais flexibilidade para transportar itens maiores.

A 8ª geração do Nissan Sentra chega ao Brasil nas cores preto Premium (sólida) e prata Classic (metálica), e nas opções de dois tons branco Diamond com teto preto Premium e cinza Grafite com teto preto Premium (metálicas/sólidas), que são exclusivas para a versão Exclusive.

Modelo chega ao mercado com muita tecnologia embarcada

O modelo destaca-se no segmento de sedans médios pela quantidade e qualidade dos recursos tecnológicos de conforto e segurança: estes monitoram, reagem e protegem os ocupantes e são parte integrante do Nissan Safety Shield, conjunto de sistemas avançados de assistência ao motorista.

Novo Nissan Sentra Exclusive (13)

Novo Nissan Sentra Advance (21)

Para monitoramento constante, o sedan vem equipado com um robusto pacote de equipamentos, que conta com: Alerta Avançado de Colisão Frontal (I-FCW); Visão 360º Inteligente com Detecção de Objetos em Movimento (AVM + MOD); Alerta de Tráfego Cruzado Traseiro (RCTA); Alerta Inteligente de Atenção do Motorista (I-DA); Alerta Inteligente de Mudança de Faixa (LDW); Monitoramento de Ponto Cego (BSI); Piloto Automático Inteligente (ICC); Faróis Automáticos Inteligentes (HBA) e Sistema de Monitoramento de Pressão dos Pneus (TPMS).

Os equipamentos de reação são o Assistente Inteligente de Frenagem (FEB), Assistente Inteligente de Prevenção de Mudança de Faixa (I-LI) e o Controle Dinâmico de Chassi Integrado, que utiliza recursos do controle de tração, de distribuição automática de frenagem e assistente de frenagem para manter o carro na trajetória correta.

Para proteção, o Sentra conta com seis airbags (frontais, cabeça e laterais) e uma estrutura reforçada de carroceria para melhor resistência aos choques.

O sistema Isofix de fixação de cadeiras infantis, cintos de três pontos e todos os assentos com apoios de cabeça complementam a segurança dos passageiros.

Outros diferenciais são a Partida Remota do Motor e o Alerta de Objetos no Banco Traseiro.

Novo Nissan Sentra Exclusive (2)

Com o primeiro é possível acionar o motor à distância pressionando o botão de travamento das portas para, por exemplo, ligar o ar condicionado ou o aquecedor dos bancos, segurando o botão correspondente na chave inteligente I-Key.

O recurso é ideal para já deixar o interior do veículo climatizado antes dos ocupantes entrarem.

O Alerta de Objetos no Banco Traseiro é acionado ao abrir uma das portas traseiras. Chegando ao destino, caso o motorista saia do veículo e feche o carro sem abrir uma das portas de trás, o veículo emitirá seis alertas sonoros e visuais para lembrar que algo não foi retirado e ficou esquecido no banco traseiro.

Powertrain – O novo Sentra chega com a nova geração (a terceira) da família de motores MR20DD. Assim, está mais potente, mais eficiente, tem melhor nível de consumo de combustível e é mais silencioso que a geração anterior.

Movido exclusivamente a gasolina, o propulsor 2.0 aspirado desenvolve 151 cv de potência a 6 mil rpm e 20 kgfm de torque a 4 mil rpm.

Novo Nissan Sentra Advance (12)

Este motor conta com injeção direta de combustível, que ajuda a melhorar o consumo de combustível e ampliar a potência e o torque graças à maior eficiência de combustão.

O acabamento interno espelhado ajuda a reduzir o atrito dos cilindros e a melhorar o resfriamento para aumentar potência e torque.

A tecnologia aplicada é a do aço spray, primeiramente utilizada no automobilismo e, depois, no superesportivo Nissan GT-R da atual geração.

A cabeça do cilindro integrada, com três portas de escape, garante a obtenção de um aquecimento rápido do catalisador no arranque a frio do motor para menor emissão de gases. As portas nº 2 e nº 3 são combinadas na cabeça do cilindro.

Além disso, a Nissan aplicou o “Ciclo de Atkinson”, que permite que os tempos de admissão, compressão, expansão, e exaustão dos motores de quatro tempos ocorram em uma única volta do virabrequim, priorizando assim a eficiência térmica e o consumo de combustível.

Novo Nissan Sentra Advance (13)

A válvula de controle de fluxo de ar tem múltiplas seções (Tumble Control Valve – TCV) para obter um fluxo de ar ideal na admissão, podendo abrir em vários ângulos nesse coletor.

O motor é emparelhado com o câmbio CVT Xtronic de oitava geração, que simula oito (8) marchas.

Inclui conversor de torque com resposta mais rápida e a função D-Step, que maximiza o torque sem sacrificar o controle e o conforto nas partidas e ultrapassagens.

O powertrain do novo Nissan Sentra tem quatro programas de modo de condução:

Normal – para melhor equilíbrio entre aceleração e dirigibilidade em qualquer condição;

Sport – mantém a marcha mais baixa com rotações mais altas;

Manual – para controle do motorista de velocidade e aceleração por seleção de marcha por meio de paddle shifts atrás do volante (controle tipo borboleta);

ECO ajusta a entrega de energia e a resposta do acelerador para o consumo ser reduzido entre 5% e 10%.

Novo Nissan Sentra Exclusive (8)

Para maior conforto e controle do veículo, o sistema de suspensão tem suporte tipo McPherson com amortecedores de tubo duplo na dianteira e Multi-Link na traseira.

Versões e Preços:

Nissan Sentra Advance 2.0 CVT – R$ 148,49 mil

Nissan Sentra Exclusive 2.0 CVT – R$ 171,59 mil

Nissan Sentra Exclusive 2.0 CVT Interior PremiumR$ 173,29 mil

Novo Nissan Sentra Exclusive (46)Fotos: Marcos Camargo / Nissan / Divulgação

Acesse o nosso site: http://www.diariodocomercio.com.br

 

Bateria “cansada”: entenda os sinais para realizar a manutenção na hora certa

Da Redação

bateriaEnvato / Divulgação

Todo mundo sabe que o cuidado e a preservação das peças de um automóvel  fazem toda a diferença na vida útil do veículo e, também, na valorização no momento da venda.

Um dos itens vitais para o funcionamento do motor e de outros componentes é a bateria. Por isso, é primordial que ela seja vistoriada regularmente e, também, junto com o check-up geral do carro.

Por mais que a durabilidade seja longa, é necessário se atentar aos problemas que a falta de manutenção na peça pode causar, pois muitas vezes os sinais que algo está errado são silenciosos.

Um dos primeiros problemas, e que pode acabar passando despercebido, é a redução na intensidade da iluminação do painel, explica Renato Sliva, gerente de pós-vendas da Ford Slaviero, concessionária de Curitiba (PR).

“A alimentação dessas luzes é feita pela bateria do automóvel e a redução do brilho pode ser um indicativo de que a troca dessa peça pode estar bem próxima”.

Assim como as luzes do painel, Renato conta que os demais componentes elétricos do carro podem ficar com o funcionamento comprometido.

“Caso observe que os vidros elétricos estão subindo e descendo de maneira mais lenta que o normal, ou o ar-condicionado e rádio comecem a apresentar ineficiência, é provável que a vida útil da bateria esteja se esgotando”, alerta.

Outro sinal bem comum é ter que virar a chave mais de uma vez para dar a partida no motor. Além disso, o tempo de uso de bateria não é fixo, o que torna o processo de revisão periódica ainda mais importante. Em geral, de dois a quatro anos é o tempo indicado como aceitável de vida útil.

“A manutenção pode depender de uma série de fatores, como a frequência de utilização tanto do veículo quanto dos componentes que costumam consumir energia da bateria, como ar-condicionado, vidros elétricos, equipamento de som, entre outros”, detalha o gerente. 

No entanto, ele esclarece que existem alguns cuidados que podem retardar o desgaste da peça. “Sempre que estacionar o veículo, certifique-se que todas as luzes, faróis e lanternas estejam desligados. Faça o mesmo com equipamentos internos, como o som e os sistemas de conectividade do veículo. A atenção deve ser redobrada caso o carro tenha acessórios adicionais, que não são originais do modelo. Muitas vezes, esses dispositivos não se integram aos sistemas que desligam os itens internos quando necessário, ocasionando o desgaste acelerado”.

Renato reforça que, apesar dessas dicas, em algum momento a bateria precisará ser trocada. 

A revisão nada mais é do que algumas conferências no equipamento. “Em primeiro lugar, é utilizada uma medição elétrica, que determina se as condições de funcionamento do aparelho ocorrem da maneira correta. Também é feita a avaliação visual, que mostra se há desgastes ou corrosões aceleradas, bem como a oxidação dos terminais.”

Renato aponta que, em caso de oxidação, é necessário realizar a limpeza, garantindo que o funcionamento da bateria não seja afetado por aspectos físicos.

“O mesmo pode ser dito em relação à fixação do equipamento no suporte correto. Uma bateria instalada inadequadamente, ou que tenha ficado frouxa, com o tempo, pode gerar problemas de durabilidade tanto de suas funções quanto do motor”, ressalta.

O especialista da Ford Slaviero ainda ressalta a importância de um profissional capacitado para a função, para evitar futuros transtornos.

“Atualmente, as baterias são seladas, e exigem a observação através dos mostradores do produto para checar o nível do líquido, que é essencial para o correto funcionamento da peça”, conclui.

Acesse o nosso site: http://www.diariodocomercio.com.br

Yamaha NMAX ganha edição limitada

Da Redação

Release-2

Os fãs da saga Star Wars e do universo duas rodas Yamaha têm motivos de sobra para comemorar.

Dando sequência à Collab Star Wars | Yamaha, a marca lança a NMAX Connected 160 ABS Mandalorian, com grafismos que fazem alusão à armadura do protagonista da série The Mandalorian, do canal Disney+.

Ela traz a cor prata (Silver Beskar), que remete ao raríssimo metal Beskar utilizado na armadura do guerreiro mandaloriano e detalhes em marrom que completam a vestimenta.

Tem gráficos com o nome da parceria Star Wars | Yamaha, o nome da série The Mandalorian e o ícone com o código mandaloriano, This is the way, no para-lama dianteiro do modelo.

Release-7

Sua carenagem frontal recebe gráficos que seguem as linhas do farol e fazem alusão ao capacete.

Os fãs mais atentos ainda notarão, na carenagem lateral traseira, a inscrição com o nome da série The Mandalorian escrito no idioma mandaloriano.

Este é o quarto lançamento da parceria Star Wars | Yamaha, seguindo o sucesso de vendas dos modelos NMAX Império Galáctico e NMAX Aliança Rebelde, lançados em 2020, e do XMAX Darth Vader, comercializado em 2022.

A NMAX Connected 160 ABS Mandalorian é uma edição limitada a 400 unidades e terá o preço público sugerido de R$ 20,29 mil + frete. Ela já está disponível nas concessionárias da marca.

Release-10

Release-5

A NMAX Connected 160 ABS Mandalorian conecta smartphones ao seu painel via bluetooth e, através do app Yamaha Connect mostra, na palma da mão, tudo que você precisa saber para uma pilotagem mais eficiente e divertida, desde comparar sua eficiência de pilotagem voltada a economia com outros usuários a partir do Ranking ECO, a registrar, salvar e compartilhar suas rotas preferidas nas redes sociais.

Também é possível conferir o status da vida útil do óleo do motor e do nível de carga da bateria, saber onde foi o último lugar que estacionou, acompanhar o registro diário e mensal de consumo dos seus trajetos e ainda receber alertas de manutenção e falhas da scooter os quais, também, podem ser enviados para um e-mail da sua preferência.

Através do Yamaha Connect dá até para expandir a sua experiência de pilotagem, graças ao Revs Dashboard, painéis que possibilitam ver no smartphone informações adicionais como rotações por minuto do motor e o ângulo de abertura do acelerador.

A conectividade está presente também no painel da NMAX Mandalorian, que é 100% digital, e mostra notificações de mensagens, chamadas telefônicas e até o nível de bateria do seu smartphone.

Release-3

Release-4

O motor da NMAX Connected 160 ABS Mandalorian é uma de suas características mais marcantes desde quando foi lançada, em 2015, é sua performance surpreendente. O mérito é do motor monocilíndrico com arrefecimento líquido de 160 cc e 15,4 cv de potência.

Além do cilindro em DiASil, ele conta com comando de válvulas variável (VVA), refinamentos técnicos que na prática garantem maior desempenho e menor consumo de combustível.

Para completar, ainda tem o inteligente sistema Stop & Start, que desliga o motor quando se para a scooter, religando-a automaticamente ao acelerar, ajudando a diminuir o consumo de combustível e a emissão de poluentes.

Ela tem controle de tração, proporcionando melhor dosagem da entrega de potência do motor para a roda traseira, freios a disco e ABS nas duas rodas.

Release-8

É equipada com os pneus Pirelli Diablo Scooter, que oferece maior durabilidade e excelente aderência, inclusive em pisos molhados. Suas medidas são de 110/70 na dianteira e 130/70 na traseira.

A scooter vem com sistema Smart Key, que permite ligar a moto por aproximação, sem a necessidade de uma chave inserida no contato.

Nela o assento é anatômico e tem amplo espaço para os pés, garantindo mais conforto, tanto para o piloto quanto para o garupa.

A suspensão traseira, com dois níveis de ajuste e curso de 86 mm, permite escolher uma posição mais suave ou firme.

Release-9

Release-1

A nova NMAX Mandalorian tem compartimento sob o assento com espaço para guardar o capacete, além de dois porta-objetos, um em cada lado da scooter, sendo a do lado esquerdo com tomada 12v.

A nova NMAX Connected 160 ABS Mandalorian possui faróis de LED na parte frontal, que se destaca pela estética, funcionalidade e eficiência, garantindo maior amplitude de iluminação, assim como às lanternas bipartidas de LED na traseira.

Release-11

Release-6Fotos: Yamaha / Divulgação

Acesse o nosso site: http://www.diariodocomercio.com.br