Da Redação
A Mercedes-Benz lançou oficialmente, hoje, o novo GLA 200 AMG Line. Agora, em sua segunda geração, o modelo foi totalmente renovado.
“Em 2020, os SUV’sjá representaram mais de 40% de nossas vendas no Brasil. Com a chegada do novo GLA, estamos muito confiantes de que temos as melhores opções para todos os tipos de clientes que procuram um SUV com visual esportivo e personalidade própria” disse Jefferson Ferrarez, CEO da Mercedes-Benz Cars & Vans do Brasil.
O modelo cresceu em todos os sentidos. Maior altura, largura e, principalmente, entre-eixos são os responsáveis diretos por essa nova percepção em comparação com a geração anterior.
Dimensões exteriores |
Novo GLA |
1ª geração GLA |
|
Comprimento |
4,41 metros |
4,42 metros |
|
Largura |
1,83 metro |
1,80 metro |
|
Largura incluindo espelhos retrovisores |
2,02 metros |
2,02 metros |
|
Altura |
1,61 metro |
1,52 metro |
|
Entre-eixos |
2,73 metros |
2,69 metros |
|
Na dianteira, os destaques vão para o capô com vigorosos powerdomes, os faróis de led de alta performance e a grade em estilo diamante com pins cromados, que oferece um visual mais esportivo e exclusivo.
As barras de teto cromado em combinação com os acabamentos externos dos para-lamas na cor preta trazem a identidade inconfundível de um SUV. E as rodas AMG de 20 polegadas acrescentam o toque esportivo.
As lanternas traseiras em led são divididas em duas partes, facilitando o acesso ao porta-malas e incrementando a percepção de amplitude e estabilidade.
O acesso ao porta-malas está mais confortável com a soleira mais baixa. As opções de rebatimentos dos encostos tornam o novo GLA um veículo de transporte flexível para o uso diário, saindo de 435 litros, na área normal do porta-malas, indo até 1.430 litros, com os assentos traseiros rebatidos.
A Mercedes-AMG também está presente no novo GLA. Além de criar e produzir alguns dos melhores superesportivos do mundo, a Mercedes-AMG também possui vasta experiência com design e elementos visuais que concedem uma imagem esportiva a modelos Mercedes-Benz de linha.
O novo GLA 200 AMG Line tem como equipamento de série os Pacotes AMG para Exterior e Interior. Fazem parte desses pacotes os seguintes itens:
Pacote AMG Exterior:
– Grade frontal diamante com pins cromados;
– Para-choques exclusivos;
– Rodas exclusivas AMG de 20 polegadas;
– Acabamentos cromados nas maçanetas e linhas laterais das janelas.
Pacote AMG Interior:
– Volante multifuncional com base achatada;
– Pedais cromados esportivos;
– Molduras de acabamento interno em visual de fibra carbono;
– Bancos esportivos com acabamento Artico e Dinamica (material usado em F1, que traz mais aderência);
– Tapetes AMG.
No interior, o grande destaque vai para as duas telas de alta resolução com 10,25 polegadas no quadro de instrumentos e console central, que em conjunto com o sistema MBUX (Olá Mercedes) facilita a vida a bordo, utilizando comandos via tela touchscreen, touchpad no volante e console central e por voz.
Tudo isso para que o acesso as funções de entretenimento, integração de smartphones e ajustes gerais sejam ainda mais rápidas e intuitivas.
Visando sempre incrementar a experiência a bordo, uma longa lista de equipamentos de série está disponível no novo GLA 200 AMG Line, destacando:
- Acesso sem chaves Keyless-Go (partida, portas e porta-malas)
- Pacote de estacionamento ativo Parktronic e câmera de ré
- Bancos dianteiros com ajustes elétricos e memória
- Teto solar panorâmico
- Ar condicionado Thermotronic de duas zonas
- Carregador sem fios para celular no console central
O tradicional pacote de alarmes traz mais uma inovação: com o veículo estacionado, o sistema Urban Guard faz o monitoramento do veículo e informa o condutor quando acontecem situações como: tentativa de roubo, colisão estacionado e se for guinchado. Assim que o automóvel é ligado novamente, uma mensagem é mostrada no console central.
Um novo recurso de série é a função lava-rápido especialmente útil em um SUV. Os equipamentos que podem causar um incidente ao dirigir em um lava-rápido são automaticamente protegidos:
- Rebatimento dos retrovisores externos;
- As janelas laterais e o teto solar são fechados;
- Suprime a informação do sensor de chuva para que as palhetas fiquem desligadas na lavagem;
- Os alertas de Parktronic são suprimidos;
- Aciona o controle do clima para o modo de recirculação de ar e, após oito segundos, ativa a imagem frontal da câmera para auxiliar o motorista ao dirigir no lava-rápido;
- Essas configurações são desativadas automaticamente quando o motorista sai do lava-rápido e atinge uma velocidade acima de 20 km/h ou seleciona no painel central a opção “desligar”.
Os sistemas que compõem o Mercedes-Benz Intelligent Drive são os primeiros passos para o universo dos veículos autônomos. São inúmeros sensores, câmeras de vídeo, câmeras infravermelho e radares de longo e curto alcance que auxiliam ativamente na função de dirigir.
Fazem parte do sistema as seguintes funções:
- Assistente ativo de distância Distronic: detecta o tráfego parado e ajuda o condutor a ajustar a velocidade, podendo ajudar até com a parada total do veículo;
- Assistente de frenagem: com função de tráfego cruzado pode evitar colisões com veículos na frente, e também com veículos em trânsito, pedestres e ciclistas;
- Assistente de ponto cego: diferencia entre zonas de aviso e de colisão. O aviso de saída também é capaz de alertar os veículos na zona de perigo ao abrir as portas com o motor parado (até três minutos após desligar o motor);
- Auxílio à direção evasiva: oferece suporte na realização de uma manobra evasiva controlada em torno de um pedestre detectado, fornecendo torque de direção adicional e torna mais fácil endireitar o veículo novamente;
- Assistente de direção: ajuda o condutor a manter o veículo no centro da faixa, com leves intervenções no volante. O sistema pode funcionar até uma velocidade de 210 km/h;
- Assistente de desembarque: ao estacionar, os radares e sensores continuam em funcionamento por alguns momentos, e se algum outro veículo em uma possível trajetória que represente um risco é detectado, um sinal sonoro e visual é emito para chamar a sua atenção do ocupante e para que ele não deixe o veículo;
- Pacote de estacionamento Parktronic: com câmera de ré, em conjunto com a Assistência de Ponto Cego, é capaz de detectar o tráfego cruzado ao estacionar em marcha ré e também pode frear autonomamente após emitir um aviso.
O novo GLA 200 AMG Line é equipado um motor turbo de 4 cilindros e 1.3 litros. São 163 cv e 250 Nm de torque à disposição em qualquer situação.
O modelo é equipado com um câmbio automático de 7 velocidades 7G-Tronic DCT de dupla embreagem, que oferece trocas mais rápidas e suaves, uma vez que a marcha seguinte já está pré-engatada.
Em combinação, o condutor ainda pode escolher entre três programas de condução por meio da tecla Dynamic Select no console central, além de um individual:
- Eco
- Comfort
- Sport
- Individual
São diferentes programas de condução com opções de configuração para o motor, transmissão, direção e ESP.
No modo Sport o veículo é mais dinâmico e no Comfort sua configuração é mais equilibrada. O modo Eco, por outro lado, coloca a ênfase na eficiência máxima e economiza combustível, pois o motor automaticamente trabalha somente com dois cilindros em rotações baixas.
Conforme o DC Auto antecipou, em uma matéria no último dia 10 de fevereiro, o Mercedes-Benz GLA 200 AMG Line está disponível em toda a rede de concessionários da marca com o preço público sugerido de R$ 325,90 mil.
Fotos: Malagrine / Mercedes-Benz / Divulgação
Acesse o nosso site: http://www.diariodocomercio.com.br