Mitsubishi Pajero Full se despede com série limitada

Da Redação

391864_969130__mg_4459

Um ícone se despede. Depois de quase quatro décadas de história em mais de 170 países, a linha Pajero Full deixará de ser produzida e entrará para a história da Mitsubishi Motors como um legítimo 4×4 que reúne classe, força e robustez.

Para marcar a despedida da linha Pajero Full no Brasil, a Mitsubishi Motors traz a edição especial Legend Edition, limitada a apenas 100 unidades, todas numeradas e com detalhes exclusivos que destacam todo o legado do veículo.

Junto com o modelo, os proprietários também receberão um livro exclusivo que conta a história repleta de conquistas, desafios e prêmios que ajudaram a fazer do Pajero Full uma lenda dentro da indústria automobilística mundial.

O Pajero Sport, SUV robusto da Mitsubishi, pode ser considerado como a evolução natural do Pajero Full, trazendo o mesmo DNA robusto e aventureiro, com uma série de novas tecnologias que oferecem mais conforto e segurança a todos os seus ocupantes.

História – A história do Pajero Full começa muito antes de seu lançamento. O ano era 1935 e a Mitsubishi Motors criou o primeiro veículo com tração 4×4 do Japão, o projeto PX33. Construído nos estaleiros da Mitsubishi Heavy Industries, o modelo fora encomendado pelo governo japonês, para uso militar.

391864_969129__mg_4795

O governo cancelou a encomenda, mas o protótipo PX33 serviu de base para a produção do primeiro conceito do Pajero, apresentado no Salão de Tóquio, em 1973. Demoraria ainda mais oito anos – e muitas melhorias – para que a versão final de produção fosse apresentada ao público, o que ocorreu no mesmo Salão do Automóvel, em 1981.

A partir dali a linha Pajero, nome que remete a um felino ágil e rápido proveniente majoritariamente dos pampas argentinos, passava a escrever uma história que o coloca, sem dúvida, no panteão dos mais bem-sucedidos veículos já produzidos em todo o mundo.

Sua robustez e capacidade para enfrentar, sempre com conforto e tecnologia, absolutamente todos os tipos de terreno marcaram não apenas o Pajero, mas sim toda a imagem da Mitsubishi Motors em mais de 170 países dos cinco continentes.

Em seus 39 anos de história, foram quatro as gerações do SUV, com mais de três milhões de unidades vendidas em todo o mundo.

Tamanho sucesso do Pajero fez a Mitsubishi Motors apresentar, em 1999, o Pajero Sport, SUV que chegava como uma nova opção dentro de seu segmento.

xe0c71722-49b6-46fd-91c1-492f71b5c2b6.jpg.pagespeed.ic.6jrI1vf7pM

A partir dali o Pajero deixou de ser um veículo único e se tornou uma linha de SUVs que representam o legítimo DNA 4X4 de robustez, conforto e tecnologia presente na marca Mitsubishi Motors como um todo.

Já em 2006 a quarta geração do modelo era apresentada ao mundo durante o Salão de Paris.

Rally Paris-Dakar – Desde o começo, as fabricantes de veículos sempre buscam colocar seus produtos à prova nas situações mais extremas possíveis. É essa a base do automobilismo mundial na grande maioria de suas categorias. Ter um modelo vencedor é a maior vitrine que uma marca pode conseguir.

No caso do Pajero Full, as conquistas dentro – ou melhor, fora – das pistas entraram para o Guinness Book. Nenhum outro veículo venceu até hoje tantas vezes o mais desafiador rally do mundo: o Paris Dakar. Foram 12 vitórias, a primeira delas em 1985.

Outro feito do modelo foi conquistar sete vitórias consecutivas na competição, entre 2001 e 2007, marca até hoje não superada por nenhum outro veículo. Em duas oportunidades – 2001 e 2002 – o veículo era pilotado por Hiroshi Masuoka, maior piloto de rally da história do Japão e pessoa que também ajudou diretamente no desenvolvimento do Pajero.

391864_969128__mg_3351

Brasil – As primeiras unidades do Pajero desembarcaram oficialmente no Brasil ainda em 1991, logo após a abertura comercial do País. Desde então, dezenas de milhares de unidades foram comercializadas.

O sucesso do Pajero foi tão grande que dele surgiram diversas variantes que foram trazidas para o mercado brasileiro. O Pajero Sport chegou já em 2000 e foi produzido no País entre 2006 e 2010.

A partir de 2009, o Pajero Ful também ganhou a companhia do Pajero Dakar, SUV de médio porte que homenageia as conquistas do modelo no mais difícil rally do mundo.

O Pajero Dakar passou a ser produzido no Brasil a partir de 2012, com motor turbodiesel de 165 cv e 38,1 kgfm de torque, além da opção V6 Flex de 205 cv e 33,5 Kgfm de torque. Sua produção na fábrica da HPE Automotores em Catalão (GO), se deu até o fim de 2017.

Atualmente, todo o legado construído pelo Pajero em seus 39 anos de história seguirá com a linha Pajero Sport, SUV premium topo de linha dos modelos Mitsubishi à venda no Brasil traz o mesmo DNA 4×4 de seus antecessores, acrescido de ainda mais tecnologia e conforto para transportar toda uma família.

Mitsubishi-Pajero-Sport-2021-16Fotos: Mitsubishi Motors / HPE Automotores /  Divulgação

Série especial Legend EditionPara se despedir do Pajero Full em grande estilo, a Mitsubishi Motors do Brasil trará um último lote de 100 unidades do modelo, batizada de Legend Edition.

A série especial Legend Edition foi idealizada para marcar a edição final do Pajero Full, um carro com mais de 39 anos de evolução, que representa muito para marca e que deixa uma legião de admiradores ao redor do mundo.

Equipado com motor de 3.2 a diesel e 200 cv a 3.800 rotações, o modelo desenvolve 44,7 kgfm de torque e traz transmissão automática.

Ele também traz o completo sistema de tração Super Select AWD-II, controle de estabilidade e tração (ASTC), suspensão independente nas quatro rodas, que garante precisão nas curvas, além do EBAC, assistente de frenagem no motor para descidas íngremes, e da segurança entregue por oito airbags.

A série especial Legend Edition chega na versão de cinco portas com quatro opções de cores de carroceria e outras duas para o revestimento em couro no interior.

Todas 100 unidades serão numeradas e trarão acabamento em preto brilhante nos skid plates traseiro e dianteiro, na grade dianteira, nos espelhos retrovisores e nas molduras decorativas laterais. As rodas em aro 20 também trazem acabamento exclusivo.  

Tanto na parte traseira quanto nas laterais, o exclusivo emblema Legend Edition estará presente, assim como no painel do modelo que, neste caso, receberá também a numeração de qual das 100 unidades desta série especial se trata o veículo.

O emblema Legend Edition também estará presente no para-brisas e o vidro traseiro, como forma de dar ainda mais exclusividade ao modelo.

O Pajero Full Legend Edition está disponível na rede de concessionárias Mitsubishi pelo preço de R$ 356,99 mil.

Acesse o nosso site: http://www.diariodocomercio.com.br

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s