Land Rover e Bowler Motors apresentam Defender 90 para rali

Da Redação

Land Rover e Bowler Motors_Especial Defenders (1)

A Land Rover em parceria com a Bowler Motors, especialista em modificações de veículos para uso off-road profissional, criou o Bowler Defender Challenge, uma versão especial do Defender 90 para ralis.

A criação do veículo marcou o início da parceria entre as marcas, que em 2022 vai compreender a realização de um campeonato exclusivo, o Bowler Defender Challenge Championship, no qual o Defender 90 fará sua estreia. 

Para a criação do veículo ideal para o ambiente de rali, cada Defender foi completamente desmontado e foi instalada uma gaiola de proteção completa, cumprindo as exigências da FIA, órgão internacional regulador do automobilismo.

Land Rover e Bowler Motors_Especial Defenders_visão frontal lateral (3)

A partir da expertise da Bowler em competições, a customização incluiu, também, a modificação da parte inferior da carroceria, elevação da suspensão, rodas de 18 polegadas com especificação de rali e sistema de troca de câmbio (paddle shifters) montado em coluna.

Outras adaptações que podem ser observadas no modelo customizado pela Bowler são os sub-chassis dianteiros e traseiros, reforçados para receberem um reforço adicional para uma nova configuração de suspensão de desempenho sob medida.

Projetada em colaboração com a Fox, ela eleva a altura do Defender em 25 mm. Essa postura proposital é aprimorada pelas novas rodas Bowler de 18 polegadas.

Land Rover e Bowler Motors_Especial Defenders_visão traseira (10)

Em relação à motorização, a escolha foi permanecer com a estrutura padrão do Defender 90, que já apresenta a performance necessária para o ambiente off-road, de acordo com a Land Rover. Os veículos da versão para rali possuem motor a gasolina 2.0  turboalimentado de 300 cv.

“O desenvolvimento do novo carro de rali Bowler Defender Challenge demonstra perfeitamente os benefícios mútuos da parceria entre a Bowler Motors e a Jaguar Land Rover Special Vehicle Operations. Nosso suporte técnico combinado com a lendária experiência de rali da Bowler transformou o robusto Defender em uma máquina de competição. O Bowler Defender Challenge provará a durabilidade do modelo em algumas das condições mais difíceis, ao mesmo tempo que proporcionará uma porta de entrada empolgante e acessível ao automobilismo todo-o-terreno (all-terrain) para uma nova geração de clientes da Bowler e da Land Rover”, comentou Michael Van Der Sande, Diretor-Geral da Jaguar Land Rover Special Vehicle Operations.

Os engenheiros da Bowler forneceram, ainda, um conjunto de componentes eletrônicos, desde proteção contra incêndio e cortes elétricos até sistemas adicionais de iluminação e controle do veículo. Tudo foi totalmente integrado na arquitetura elétrica existente, enquanto assentos de competição foram instalados e o seletor de marcha reposicionado na posição ideal para corridas.

Durante a adaptação, modificações sutis também foram feitas para fortalecer ainda mais a carroceria do Defender, a fim de prepará-lo para lidar com as condições extremas da competição off-road.

As portas foram aparadas para remover a seção que cobre a soleira, o que permitiu a instalação de painéis de proteção de corpo inteiro de lado a lado.

A extremidade dianteira do veículo também foi modificada para aumentar o fluxo de ar para o sistema de resfriamento e abrigar uma iluminação adicional de nível de corrida, enquanto a adição de um teto solar permite a entrada de iluminação extra na parte traseira.

Em 2022 será realizado o Campeonato Bowler Defender Challenge, com sete rodadas realizadas no Reino Unido e datas e locais a serem anunciados no fim deste ano. Ao todo, serão 12 vagas disponíveis para a competição com cada equipe competindo em idênticos Defenders preparados pela Bowler.

As inscrições estão abertas tanto para competidores veteranos quanto para participantes que não possuem experiência em competições.

Para aqueles com pouca ou nenhuma experiência, a Bowler oferecerá treinamento e suporte para obter a licença necessária antes de passar diretamente para as rodadas oficiais do campeonato. Dessa forma, o desafio eleva sua experiência para além de uma simples competição, tornando-se uma oportunidade para que os competidores adquiram experiência no automobilismo antes de se juntarem a outros corredores e competirem ralis ao redor do mundo.

O foco do evento será promover um ambiente divertido que estimule o desenvolvimento de habilidades de direção e competição, mantendo a sensação envolvente do automobilismo.

Para aqueles que desejam acompanhar o campeonato nas redes sociais da Bowler será realizada uma cobertura completa.

Já para os que desejam participar, os pacotes para o Campeonato Bowler Defender Challenge 2022 custarão a partir de £ 99.500, incluindo um carro Defender Challenge preparado pela Bowler, a inscrição para a competição em 2022 (que tem início previsto para março) e equipe de apoio disponível ao longo de todo o evento. Outros pacotes incluem treinamento, suporte de logística e suporte para os veículos.

Land Rover e Bowler Motors_Rali_visão traseira lateral (14)

Land Rover e Bowler Motors_Rali_visão frontal (8)Fotos: David Shepherd / Land Rover / Bowler Motors / Divulgação

Acesse o nosso site: http://www.diariodocomercio.com.br

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s