Primeiro Volvo 100% elétrico chega ao Brasil

XC40 Recharge Pure Electric utiliza dois motores elétricos que geram 408 cv

 Amintas Vidal*   (Publicado no Diário do Comércio – Edição: 17/09/2021)

de Osório / RS

XC40 Recharge Pure Electric - Fabio Aro (43)

A Volvo lançou a pré-venda do XC40 Pure Electric em abril deste ano. Nesta semana, ela reuniu a imprensa automotiva no Complexo Eólico de Osório (RS) para apresentação e test-drive no SUV compacto.

Segundo a montadora, todas as 300 unidades oferecidas há quatro meses se esgotaram em poucos dias. Outras 150, disponibilizadas posteriormente, tiveram o mesmo destino, finalizando a cota deste ano. Os próximos compradores só terão o elétrico na garagem no ano que vem.

Todos eles, e quem comprar ainda este ano, garantiram o preço de lançamento de R$389,95 mil, e ganharam a estação de recarga residencial Volvo Wallbox instalada, equipamento que será vendido por R$ 9 mil a partir de janeiro de 2022.

Também em abril, a Volvo comunicou que, a partir daquela data, só venderia carros híbridos ou elétricos no Brasil. A meta mundial da marca é atingir a metade das suas vendas com carros elétricos até 2025 e tornar-se totalmente elétrica até 2030.

XC40 Recharge Pure Electric - Fabio Aro (15)

Todas as versões híbridas do XC40 são denominadas Recharge, inclusive essa nova 100% elétrica, a Pure Electric.  Visualmente, são poucas as diferenças entre a elétrica e as duas híbridas: a grade frontal é quase toda fechada e a tomada de recarga fica no para-lama traseiro, e não, no dianteiro. A versão também recebeu uma nova e exclusiva cor, a Sage Green.

Internamente, as três versões adotam padrões distintos. No caso da Pure Electric, o estilo é “all black”. Chamado de “carvão”, ele está no material Microtech que reveste os bancos, nos acabamentos macios e sólidos dos painéis e no forro do teto.

Com dois motores elétricos, um em cada eixo, a tração do XC40 Pure Electric é integral. Suas baterias com capacidade de 78 kW/h permitem autonomia de até 418 km. Espaço frontal para bagagem, sistema Google Automotive Services e o acelerador One Pedal Drive são diferenciais da versão destacados pela Volvo.

Rebaixados e alinhados sobre os eixos do SUV, os motores elétricos deixaram livre a área sob o capô que abriga o motor à combustão nas versões híbridas. Neste espaço é possível guardar os cabos usados para recarga ou outros objetos em uma caixa com volume de 31 litros.

258243_The_fully_electric_XC40_SUV_Volvo_s_first_electric_car_and_one_of_the

Volvo XC40 Recharge P8 AWD in Glacier Silver

Tecnologias – A Volvo Car Group é a primeira empresa a se unir ao Google na integração de um sistema Android para auxiliar no uso dos equipamentos de bordo em seus carros.

Alimentado com aplicativos e serviços do Google, o Google Automotive Services tem interface fácil de usar e reconhecimento de voz aprimorado, permitindo a utilização sem que o condutor tenha que tirar as mãos do volante.

Ao fazer o login com sua conta Google, direto no dispositivo do carro, o usuário poderá ordenar funções dentro e fora dele, como controlar a temperatura do ar-condicionado, definir um destino no GPS, trocar músicas ou acender as luzes da sua casa inteligente, por exemplo.

O One Pedal Drive é um recurso que permite a aceleração e a frenagem por meio de um único pedal. Para acelerar, basta pressionar o pedal e, para frear, é só ir aliviando o pé que o carro vai parando de acordo com o recuo do mesmo.

XC40 Recharge Pure Electric - Fabio Aro (54)

Uma vez utilizada essa funcionalidade, a regeneração de energia se torna ainda mais eficiente, ampliando a autonomia do veículo.

Para ligar o SUV, mais uma inovação: sem botão de partida, o carro é ligado no momento em que o condutor entra com a chave no bolso, pisa no freio e seleciona o câmbio na posição “D”.

Para desligar, basta acionar a tecla “P”, posicionada no console central, separada da manopla do câmbio. Ela funciona como um freio de estacionamento eletrônico, e quando ativada, desliga e imobiliza o conjunto mecânico.

O XC40 Recharge Pure Electric pode ser recarregado em uma tomada convencional ou por meio do Wallbox. Nestes carregadores normais, o tempo de recarga fica entre 7 e 10 horas. As baterias podem obter até 80% de carga em apenas 40 minutos, desde que seja utilizada uma estação de recarga rápida.

XC40 Recharge Pure Electric - Fabio Aro (92)

Os dois motores elétricos combinados garantem uma potência de 408 cv e um torque de 67,3 kgfm. Estes ótimos números permitem uma aceleração de 0 a 100 km/h em apenas 4,9 segundos. A velocidade máxima é limitada eletronicamente em 180 km/h.

A versão oferece avançadas assistências à condução, como a câmera 360 graus que, junto ao Alerta de Tráfego Lateral (CTA), com frenagem automática, auxilia e evita colisões em saídas e entradas de vagas de estacionamento. Ela também conta com sistema de Alerta de Mudança de Faixa (LKA) e sistema de Alerta de Ponto Cego (BLIS).

Outra tecnologia é o City Safety, que reconhece pedestres, ciclistas e animais de grande porte e pode frear e até esterçar o volante para evitar ou minimizar uma colisão.

O veículo vem equipado com o Pilot Assist e Controle de Cruzeiro Adaptativo (ACC), que conta com sensores e câmeras que monitoram as faixas das vias e um sistema que comanda a aceleração e a frenagem auxiliando no deslocamento do SUV, por exemplo, ao contornar curvas abertas em rodovias, além de controlar a distância do carro à frente.

XC40 Recharge Pure Electric - Fabio Aro (53)

O pacote de iluminação é completo: faróis FULL LED e autodirecionais (ABL) com função antiofuscante (AHB) e farol de neblina em LED.

O XC40 Pure Electric possui a Care Key, uma chave que permite a regulagem do limite de velocidade por meio de uma programação feita com o uso da chave principal.

Além deste recurso, existe o sistema GAS. Ele integra o Volvo On Call, um serviço de segurança, proteção e conveniência que oferece assistência 24h. Muito útil, permite ao condutor, por meio de seu aplicativo no smartphone, verificar o nível da bateria, trancar e abrir as portas, climatizar a cabine à distância, dar partida remota e enviar destinos para o sistema de navegação, por exemplo.

Motores elétricos se destacam pela entrega instantânea do torque máximo

Dirigir um carro elétrico é uma experiência ímpar. Diferentemente dos modelos com motores à combustão, o silêncio impera. Outra característica marcante é a imediata entrega de torque e potência.

Fully electric Volvo XC40 introduces brand new infotainment system

No caso do XC40 Pure Electric, a aceleração assusta. Ela é violenta e contínua. Mesmo nestes momentos, o atrito dos pneus com o asfalto e um contido zumbido dos motores elétricos é tudo que se ouve.

Diversão à parte, em velocidade de cruzeiro, a versão entrega muito prazer e conforto. Sobre asfalto liso, o baixo ruído do ar-condicionado é tudo que se ouve.

Por ter motores e baterias mais próximos ao solo, um centro de gravidade mais baixo, o acerto da suspensão não é tão rígido, permitindo que ela trabalhe em frequência mais baixa, garantindo conforto acima da média para um SUV tão potente.

Todos os sistemas de auxílio à condução, também disponibilizados pela concorrência, funcionam com muita eficiência. A câmera 360 graus se sobressai. Ela funciona automaticamente toda vez que existe risco de colisão com outro veículo ou barreia física.

Uma imagem virtual do XC40 aparece na tela com os outros elementos em imagem real. Tanto para manobras de estacionamento, quanto em circulação por ruas e estradas, este recurso ativo é bem mais útil do que os outros passivos encontrados no mercado.

No Brasil, a Volvo comemora o melhor primeiro semestre de sua história. Consolidada na vice-liderança do segmento premium, a marca sueca comercializou 3.874 unidades, número que corresponde a 18% de participação neste mercado.

Entre os eletrificados plug-in, cuja recarga é feita por meio de tomada, a Volvo lidera com grande participação, com quase 70% das vendas no nosso País. Considerando apenas os utilitários esportivos premium, a marca detém a liderança geral.

A Volvo Car Brasil está investindo em infraestrutura. Até o fim deste ano, serão mais de 1.000 eletropostos gratuitos instalados em todo o Brasil. Os pontos estão interligados ao Waze e ao Google Maps e podem ser utilizados por veículos de qualquer marca e modelo.

Em outra iniciativa inédita no País, a Volvo lançará uma plataforma com foco em síndicos profissionais, gestoras de condomínio e incorporadoras para a instalação de 300 carregadores em edifícios de escritórios corporativos e residenciais com subsídio de instalação Volvo. 

*o colaborador viajou a convite da Volvo Car Brasil

XC40 Recharge Pure Electric - Fabio Aro (57)Fotos: Fábio Aro / Volvo Car Brasil / Divulgação

FICHA TÉCNICA:

Potência – 408 cv

Torque – 67,3 kgfm

0 a 100 km/h – 4,9 segundos

Velocidade Máxima – 180 km/h (limitada eletronicamente)

Autonomia – 418 km*

Bateria – 78 kW/h

Tração – AWD

Capacidade do Porta-Malas – 414 litros

Altura – 1,65 metro

Comprimento – 4,43 metros

Largura – 2,03 metros

Distância Entre-Eixos – 2,70 metros

Altura do Solo – 176 mm

*Alcance projetado de acordo com o ciclo de direção WLTP, podendo variar de acordo com o estilo de condução e outras circunstâncias.

Acesse o nosso site: http://www.diariodocomercio.com.br

Deixe um comentário