Jeep lança linha 2022 do Renegade

Motor turbo diesel é aposentado e entra em cena o novo 1.3 flex turbo

Da Redação  (Publicado no Diário do Comércio – Edição: 11/02/2022)

Novo Jeep Renegade Trailhawk (22)

Desde 2015, o primeiro Jeep fabricado no Polo Industrial de Goiana (PE), o Renegade, vem evoluindo e chega à linha 2022 mais moderno, capaz e eficiente.

O novo Jeep Renegade une um visual atualizado dentro e fora da cabine com tecnologias avançadas, mais segurança e um desempenho surpreendente, graças ao novo motor T270 de até 185 cv, a grande estrela da linha 2022.

Aliás, com a chega dessa nova motorização, o motor 2.0 turbo diesel foi aposentado para a linha do Renegade.

“O Jeep Renegade é a primeira trilha para o mundo de aventura, da conquista da liberdade da Jeep. Ele não é um carro para quem quer ter, mas um SUV para quem quer ‘ser’. Além disso, ainda é um ícone. Seu desenho marcante e sua aptidão para qualquer tipo de terreno conquistaram o Brasil. Por isso, é tão importante mantê-lo em evolução constante, mas sem perder sua essência. O novo Renegade mantém todos os atributos que o tornaram tão desejado desde o seu lançamento e inclui virtudes cada vez mais procuradas, como mais tecnologia, mais capacidade off-road e muito mais performance, com autenticidade única”, afirmou Alexandre Aquino, diretor do Brand Jeep para a América Latina.

Esses desejos pautaram a criação do novo Jeep Renegade, que, pela primeira vez, oferece somente motores sobrealimentados em sua gama.

Novo Jeep Renegade Trailhawk (21)

O T270 de até 185 cv é o turbo flex mais avançado e potente do Brasil, segundo a Jeep, e vem provando sua eficiência nos novos Jeep Compass e Commander.

Agora, o T270 estará disponível com dois tipos de tração: 4×2 com transmissão automática de 6 marchas e, a grande novidade, 4×4 com reduzida e transmissão de 9 velocidades.

A linha 2022 do SUV compacto marca, também, a chegada da versão Série S, inédita na linha do Renegade e que completa o topo de gama do modelo junto com a Trailhawk.

A segurança da plataforma Small Wide ficou ainda maior com os seis airbags de série, chegando a sete nas versões 4×4. O Renegade conta, ainda, com a maior gama de equipamentos de segurança ativa de série desde a versão Sport.

Essas novidades são completadas por uma atualização de estilo. Por fora, o novo Renegade traz mudanças no design da dianteira e traseira, com novos pára-choques frontais e traseiros, além de novo desenho da grade e novos faróis e lanternas Full LED.

Novo Jeep Renegade Trailhawk (50)

Novo Jeep Renegade Trailhawk (48)

O modelo também traz mudanças na lateral com novas rodas e retrovisores, além de novidades no interior, que reúne muito mais tecnologia.

“O Renegade já vendeu no Brasil mais de 380 mil unidades desde seu lançamento, em 2015. Ele rapidamente se tornou líder da categoria e, em 2021, foi o terceiro carro de passeio (excluindo comerciais leves) mais vendido do País. O novo Jeep Renegade é fruto de um acompanhamento contínuo de nossos consumidores. Ouvimos os seus desejos e criamos um carro ainda mais eficiente e capaz, além de democratizar o acesso ao 4×4 que está no DNA da Jeep”, comentou Everton Kurdejak, diretor de operações comerciais da Jeep para o Brasil.

Motor e Câmbio – Todas as versões do novo Renegade são equipadas com o motor T270 com tecnologia global e produzido no Brasil, já conhecido dos clientes de Compass e Commander.

Com baixas emissões de CO2, o propulsor alcança 180 cv com gasolina e 185 cv com etanol. Seu torque de 270 Nm (com qualquer combustível) está disponível desde 1.750 rpm, permitindo mais performance e eficiência tanto no asfalto quanto na terra.

O SUV conta com câmbio automático de seis (6) marchas nas versões com tração 4×2 e caixa automática de nove (9) marchas nas com tração 4×4 com bloqueio de diferencial.

Novo Jeep Renegade Trailhawk (25)

Isso permite que o consumidor escolha a melhor opção de acordo com seu uso ao mesmo tempo em que democratiza o acesso aos SUVs com tração nas quatro rodas.

As versões 4×4 possuem até cinco modos de condução, que ajustam os parâmetros do motor, câmbio e bloqueio de diferencial traseiro conforme o tipo de piso e desejo do motorista.

São eles: Auto (Automático), Sport (Esportivo), Snow (Neve, recomendado para pisos muito escorregadios), Sand/Mud (Areia/Lama) e Rock (Pedra). Este último é exclusivo da versão Trailhawk.

O pacote fora de estrada é complementado pelas funções 4WD Low, que prioriza as relações mais curtas do câmbio automático, 4WD Lock, que faz o bloqueio do diferencial traseiro, e o Hill Descent Control, capaz de manter automaticamente a velocidade do veículo mesmo em descidas íngremes.

No entanto, os consumidores que optarem pelas versões com tração dianteira do novo Renegade não precisarão ficar restritos às ruas das cidades ou estradas asfaltadas.

Novo Jeep Renegade Trailhawk (47)

É que agora o modelo chega de série com o Jeep Traction Control +, sistema de controle de tração que atua em condições em que o veículo tenha piso de baixa aderência com o solo em uma das rodas.

Ele aplica torque de frenagem na roda que está escorregando e transfere o torque para outra que esteja em contato com o piso. 

Outro item de série nas versões 4×2, o modo Sport permite que o motorista aproveite ainda mais toda a performance do motor T270 já que habilita uma calibração diferenciada, com trocas de marchas mais rápidas que passam a ser realizadas em rotações mais altas.

Nele, parâmetros como peso da direção, tempo de resposta do acelerador e mapa das trocas de marcha são ajustados para que o condutor aproveite os 185 cv e 270 Nm de torque em qualquer situação, tendo uma direção mais firme e uma experiência de condução mais esportiva.

Design – O Renegade é fácil de identificar na rua. Isso foi mantido e reforçado na linha 2022, com uma evolução no estilo tão querido pelos brasileiros.

Começando pelos faróis circulares, que agora são Full LED em todas as versões com luz de direção integrada: ao acionar a seta, toda a borda do conjunto se ilumina, destacando ainda mais o veículo ao mesmo tempo em que aumenta a segurança. 

O para-choque frontal ficou mais robusto, com linhas fortes cruzando a peça horizontalmente e emoldurando os novos faróis auxiliares, também em LED.

O conjunto recebeu uma peça proeminente na parte inferior, que destaca a dianteira e prepara o olhar para uma inédita leitura da icônica grade de sete fendas. Agora elas são emolduradas por reentrâncias em sua base que trazem também elementos do “X” das lanternas.

Na lateral, as novas rodas de liga-leve têm de 17 polegadas a 19 polegadas, com desenho atrelado à proposta de cada versão. Os retrovisores trazem luzes de direção integradas contornadas por uma peça retilínea com o nome Jeep gravado em ambos os lados do carro, enquanto os badges laterais adotam novos grafismos.

Na traseira, mais personalidade: o “X” que virou marca do Renegade e veio dos tanques de combustível extras dos primeiros Jeep, adota um estilo inédito nas lanternas em LED, que são complementadas pelo novo para-choque traseiro redesenhado.

Novo Jeep Renegade Trailhawk (27)

Interior – Por dentro, o Renegade 2022 chama a atenção logo ao primeiro olhar, com um volante redesenhado (assim como no Compass e Commander) e adornado pelo badge Jeep.

O novo apoio de braço central soma mais um easter-egg para os fãs de Renegade, assim como no Jeep Commander. As palavras Jeep 1941 gravadas em baixo relevo servem como um lembrete permanente do ano de nascimento da marca.

O novo Jeep Renegade será oferecido em sete cores, sendo três novas para o modelo: Granite Crystal, Cinza Sting e a marcante Punk’N Orange, exclusiva da versão Trailhawk.

Esse tom de laranja faz uma homenagem tanto à cor de lançamento mundial do modelo quanto ao tom disponível no Jeep Wrangler. As outras quatro tonalidades são branco Polar, prata Billet, azul Jazz e preto Carbon. Vale dizer que essa última passa a não ser cobrada.

Conforto e Segurança – O Renegade recebeu um pacote tecnológico inédito em seu segmento. Todas as versões serão equipadas com diversos itens de segurança e auxílio à condução.

Novo Jeep Renegade Trailhawk (24)

O grande destaque fica pela frenagem autônoma de emergência (AEB), que faz um monitoramento contínuo do tráfego à frente. Quando é detectado o risco de colisão com outros veículos, o Renegade emite um alerta sonoro e visual ao motorista.

Se não houver nenhuma ação, o sistema aciona automaticamente os freios do Renegade, reduzindo o impacto da colisão ou até impedindo uma batida.

Esse recurso é possível graças a uma câmera posicionada na parte superior do para-brisas. Esse mesmo dispositivo permite a inclusão de outros sistemas, como o assistente de manutenção de faixa (LKA).

Eles fazem a leitura da sinalização horizontal da via e podem fazer correções pontuais no volante para alertar o motorista que o veículo está invadindo as faixas laterais. Por fim, a câmera também faz a leitura e reconhecimento contínuo das placas de trânsito, indicando no painel a velocidade da via em tempo real.

A segurança é reforçada pelo detector de fadiga, de série em todas as versões. Ele analisa diversos parâmetros do veículo, incluindo o tempo de viagem, e sugere ao condutor uma parada para descanso sempre que é identificado o risco de sonolência ao volante.

O novo Renegade também pode receber a comutação automática do farol alto (AHB), que se ajusta conforme o tráfego ao redor para evitar o ofuscamento de outros veículos ao mesmo tempo em que assegura a melhor iluminação da via à frente.

O monitor de veículos no ponto cego (BSM) usa sensores nas laterais para alertar o motorista, por meio de luzes nos retrovisores, da presença de carros ao redor em pontos que podem não ser vistos pelo condutor.

O aviso de tráfego traseiro soma mais proteção em manobras e saídas de garagem em ré: quando os sensores detectam a proximidade de carros perpendiculares um alerta é emitido na cabine.

O modelo também conta com o sistema de estacionamento automático Park Assist. Vale dizer que este último, mais o AHB e o BSM são de série nas versões Trailhawk e Série S.

Outra novidade na linha 2022 do Renegade é que o SUV passa a contar com quadro de instrumentos com opção Full Digital de 7 polegadas com tela customizável que pode ser ajustada conforme o desejo do motorista.

Novo Jeep Renegade Longitude (30)

Novo Jeep Renegade Trailhawk (34)

Nele é possível ver parâmetros como pressão do turbo, percentual de potência enviada às rodas e até a força G.

O modelo traz, ainda, sistema multimídia com tela de até 8,4 polegadas com integração sem fio para Android Auto e Apple CarPlay, além de carregador de celular por indução com novo resfriamento pela saída de ar-condicionado direcionada, evitando superaquecimento comum nesse tipo de dispositivo.

Outros passageiros ainda podem carregar seus smartphones por meio das três entradas USB, sendo uma do tipo A e uma do tipo C no console central na frente e uma do tipo A para os passageiros do banco traseiro. Isso permite que o usuário possa usar o cabo mais adequado ao seu aparelho, sem a necessidade de adaptadores.

Versões – O Renegade 2022 será oferecido em quatro versões, cada uma com uma ampla lista de equipamentos de segurança e conforto.

De série, todos os modelos virão com motor T270 de até 185 cv, controle de estabilidade e tração, assistente de partida em rampa, sistema multimídia com integração Android Auto e Apple CarPlay sem fio, faróis Full LED, frenagem autônoma de emergência, alerta de manutenção e assistente de faixa, detector de fadiga, leitor de placas e seis airbags.

As versões Sport e Longitude têm câmbio automático de seis marchas e transmissão 4×2 com Traction Control +. A nova versão S oferece tração 4×4 e câmbio automático de nove marchas e seletor de terreno com quatro modos de condução.

Por fim, a Trailhawk completa o catálogo, com tração 4×4, câmbio de nove marchas e seletor de terreno com cinco configurações. 

Jeep Renegade Sport (R$ 123,99 mil) – A versão Sport vem de fábrica agora com seis airbags, controle de estabilidade e tração, Traction Control +, modo Sport, faróis Full LED, frenagem autônoma de emergência, alerta e assistente de manutenção de faixa, detector de fadiga, leitor automático de placas, três conectores USB (sendo um do tipo C), rodas de liga-leve de 17 polegadas, start-stop e bancos com forração exclusiva. Além disso, traz câmbio automático de seis marchas, freio de estacionamento eletrônico, quadro de instrumentos com tela de TFT customizável, ar-condicionado, sistema multimídia de 7 polegadas com Android Auto e Apple CarPlay sem fio, piloto automático e limitador de velocidade ajustável. Como opcional, é possível incluir o Pack Exclusive, composto por rodas de 18 polegadas e bancos em material sintético que imita o couro.  

Jeep Renegade Longitude (R$ 138,99 mil) – A versão Longitude inclui todos os itens da Sport e ainda borboletas para trocas de marcha no volante, sistema multimídia de 8,4 polegadas também com Android Auto e Apple Carplay sem fio, faróis de neblina em LED, quadro de instrumentos Full Digital com tela de 7 polegadas e carregador de celular sem fio. Conta, também, com ar-condicionado automático digital de duas zonas e rodas de liga-leve de 18 polegadas e bancos em material sintético que imita o couro em preto. O cliente pode agregar como opcional banco na cor marrom.

Jeep Renegade Série S (R$ 163,29 mil) – Com  câmbio automático de nove marchas, ela tem todos os equipamentos do Longitude e agrega, ainda, tração 4×4 com bloqueio eletrônico de diferencial, seletor de terreno com quatro configurações, modo 4×4 Low, controle eletrônico de descida Hill Descent Control e sete airbags (incluindo um para o joelho do motorista). Tem, também, abertura/fechamento do veículo e partida do motor sem chave, rodas de 19 polegadas de liga-leve, comutação automática do farol alto, assistente de estacionamento automático Park Assist, detector de tráfego traseiro e monitor de veículos no ponto cego.  Como opcional, é possível o cliente optar por teto solar elétrico panorâmico.

Novo Jeep Renegade Trailhawk (52)Fotos: Jeep / Stellantis / Divulgação

Jeep Renegade Trailhawk (R$ 163,29 mil) – A versão Trailhawk soma os itens da S e possui visual exclusivo, com rodas de 17 polegadas de liga-leve, pneus de uso misto exclusivos da versão e suspensão elevada, além de proteções off-road para cardan, câmbio e tanque de combustível, e o selo Trail Rated, que assegura sua aptidão para as trilhas mais exigentes. O quadro de instrumentos digital de 7 polegadas tem uma animação exclusiva, enquanto a cabine usa bancos em material sintético que imita o couro com costura vermelha, mesmo tom dos acabamentos dos alto-falantes e saídas de ar-condicionado laterais. O seletor com cinco modos de condução inclui a exclusiva configuração Rock (pedra), ideal para encarar grandes obstáculos, algo possível graças aos ângulos off-road: são 30º de ataque, 22º de rampa e 32º de ângulo de saída. Ainda é possível adquirir como opcional teto solar elétrico panorâmico.

Os 1.000 primeiros clientes que comprarem o novo Jeep Renegade ganharão um welcome kit composto por uma caixa de som e copo retrátil que virão em um estojo exclusivo.

Acesse o nosso site: http://www.diariodocomercio.com.br

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s