BYD lança seu terceiro modelo no Brasil

D1 EV, com motor 100% elétrico com potência de 136 cv e 18,3 kgfm de torque, chega focado no mercado de aplicativos

Da Redação  (Publicado no Diário do Comércio – Edição: 22/07/2022)

RDUR8942b

A BYD Brasil deu mais um passo para ampliar sua linha de veículos elétricos e apresentou um modelo moderno e versátil, de alta tecnologia e ótimo custo/benefício ao mercado brasileiro.

Trata-se do BYD D1 EV, um automóvel pertencente à categoria MPV (Multi Purpose Vehicle), com soluções inovadoras, que deverá se tornar um novo referencial de mobilidade e transporte, principalmente ao segmento corporativo, aplicativos de transporte, locadoras de veículos e órgãos públicos.

Lançado no mercado chinês em 2020, e com mais de 100 mil unidades produzidas somente no ano passado, o BYD D1 EV foi desenvolvido em parceria com a DiDi Chuxing (dona da brasileira 99), empresa também chinesa de mobilidade, que presta serviços de transporte, como táxi, car sharing, aluguel de carro com ou sem motorista e transporte de cargas.

O novo modelo da BYD possui uma série de características diferenciadas. Além de uma porta traseira direita deslizante motorizada para facilitar o acesso dos passageiros, o veículo dispõe de um motor elétrico de 136 cv, que é alimentado pela bateria Blade da BYD, proporcionando uma autonomia (NEDC) de até 371 km.

RDUR8952b

O BYD D1 é o terceiro veículo lançado no Brasil pela empresa em menos de um ano. No final de 2021, a empresa anunciou sua estreia entre os carros de passeio ao apresentar o TAN EV, primeiro SUV de sete lugares 100% elétrico e que chegou acompanhado com visual inovador.

Em abril deste ano, foi a vez do consumidor brasileiro conhecer o sedan elétrico de luxo HAN EV. Para se ter ideia, também em abril deste ano, o TAN EV já figurou entre os dez veículos elétricos mais comercializados do País, segundo a fabricante.

“Com o aumento dos preços dos carros e, principalmente, dos combustíveis, a BYD espera conquistar o consumidor com o novo veículo. A previsão é que sejam comercializadas até cinco mil unidades do D1 EV em um prazo de, no máximo, cinco anos”, projeta Henrique Antunes, diretor de vendas da BYD Brasil.

Com estilo monovolume, o BYD D1 EV possui espaço para cinco ocupantes e mede 4,39 metros de comprimento, 1,65 metro de altura e 1,85 metro de largura, tendo entre-eixos de 2,80 metros. O porta-malas tem capacidade para 400 litros.

Acesso – Enquanto do lado esquerdo e na dianteira, o modelo dispõe de portas convencionais, a traseira direita é do tipo deslizante, de acionamento motorizado. Isso facilita a entrada e saída dos passageiros do compartimento traseiro.

A combinação de maior ângulo de abertura, assoalho plano e menor altura em relação ao solo (12,5 cm) também contribuem para o acesso de pessoas com mobilidade reduzida.

Controlador de velocidade adaptativo, acendimento automático dos faróis, ar-condicionado dual zone, acesso por chave presencial e partida por botão são alguns dos equipamentos de conforto disponíveis no D1 EV.

No interior, há suporte para telas de entretenimento, bagageiro suficiente para malas de viagem e amplo espaço para pernas e bolsas. As luzes de leitura são direcionadas para não ofuscar a visão.

byd-d1-3

Internamente, o modelo traz bancos ergonômicos, para garantir aos ocupantes o conforto necessário para longas horas. Na frente, a central multimídia de 10,1 polegadas concentra sistemas de entretenimento, assim como outras funções do veículo.

Há também slots com porta-copos e outras amenidades, como carregadores de energia e entradas USB. Ainda é possível selecionar a temperatura do ar-condicionado ou aquecimento, antes de iniciar o trajeto.

No geral, o espaço interno é otimizado com assentos sob medida para que os ocupantes tenham uma experiência suave, silenciosa e relaxante, informou a BYD.

Motorização – O novo modelo da BYD entrega 136 cv de potência e 18,3 kgfm de torque, sendo capaz de atingir uma velocidade de 130 km/h.

D1-painel-volante-retang-1024x443

As baterias de 53 kWh garantem ao veículo 371 km de autonomia com uma única carga. O tempo de recarga rápida das baterias é de 35 minutos em até 80% do total.

Assim como os demais modelos comercializados pela marca no Brasil, o BYD D1 EV conta com a inovadora bateria Blade, que redefiniu os padrões de segurança da indústria de modelos eletrificados.

Isso porque foi projetada para aumentar ainda mais a segurança do componente, uma vez que organiza células singulares em uma matriz e, em seguida, insere-as em um pacote de bateria, criando um espaço altamente eficiente em comparação com outras baterias de lítio-ferro-fosfato (LFP).

Quando o assunto é segurança, o modelo dispõe da mais alta tecnologia como, por exemplo, frenagem automática de emergência (AEB), aviso de saída de faixa (LDW) e de colisão de pedestres (PCW), além de alerta de mudança de faixa por vibração no volante.

RDUR0932b

Destaque, ainda, para o Driver Monitoring System (DMS), volante com alertas de segurança e funções de resposta, sistema de monitoramento e análise de voz, vídeo e tecnologia de reconhecimento de objetos, além de freio de emergência automático.

O BYD D1 EV será comercializado preferencialmente por intermédio de venda direta (B2B), com preço público sugerido de R$ 269,99 mil.

Ele chega ao mercado disponível na versão GS e, somente, na cor branca. A garantia é de dois (2) anos ou 100.000 km para o veículo e de cinco (5) anos para as baterias ou 500.000 km.

EXT (5)

EXT (3)Fotos: BYD Brasil / Divulgação

Acesse o nosso site: http://www.diariodocomercio.com.br

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s