O e-2008 chega ao mercado com potência de 136 cv e torque de 26,5 kgfm
Da Redação (Publicado no Diário do Comércio – Edição: 11/11/2022)
A Peugeot iniciou um novo capítulo de sua revolução elétrica no País. E o protagonista de mais esse passo da marca no universo da eletrificação é o novo e-2008.
O hatch esportivo e-208 GT abriu as portas para a ofensiva elétrica da Peugeot no Brasil, deu passagem para o utilitário e-Expert e, a partir de agora, ambos contam com a companhia de mais um importante integrante no portfólio.
Mais do que ampliar a oferta, a novidade constitui uma peça fundamental na dinâmica de expansão da Peugeot, que passa a contar com um produto diferenciado, forte e estratégico para representá-la no segmento de veículos elétricos urbanos.
O e-2008 se beneficia da expertise bicentenária da marca para cumprir seu papel no universo da eletrificação com muita competência, sem abrir mão de características naturalmente atribuídas aos veículos que ostentam o emblema do leão, como estilo único, comportamento dinâmico e conforto de altíssimos níveis, e uma experiência de condução incomparável, informou a Peugeot.
A performance do e-2008 vem de um motor que entrega 26,5 kgfm de torque instantâneo e 136 cv de potência (100 kW).
O SUV conta com três diferentes modos de condução à disposição do condutor: Sport (prioriza o desempenho, utilizando-se da potência e torque máximo), Normal (indicado para garantir o conforto ideal nos deslocamentos do dia a dia) e Eco (foco na otimização da autonomia). A escolha é feita a partir do simples toque no botão.
O modelo traz, ainda, um novo seletor de condução, o e-Toggle, onde está disponível a função B Mode.
Também conhecida como one pedal, ela atua com o freio motor e faz a desaceleração do veículo com a simples retirada do pé do acelerador pelo motorista para regeneração da bateria, otimizando a autonomia.
Além disso, a função também contribui com o aumento da vida útil das pastilhas de freio.
Bateria e Carregamento – Com 50 kWh de capacidade, a bateria de alta performance garante ao e-2008 uma autonomia de 345 km com carga completa (ciclo WLTP).
Ela fica posicionada sob o piso do veículo, ou seja, sem comprometer o espaço interno, além de ter sido concebida desde o início do projeto para não afetar qualquer item de segurança.
O e-2008 pode ser carregado em tomadas convencionais do tipo residencial ou em carregadores rápidos, por meio de um plug posicionado no mesmo local em que seria feito o abastecimento em um veículo térmico.
O sistema é composto por um plug Tipo 2, para corrente alternada (AC), e plug CCS-2, para corrente contínua (CC).
O carregamento começa imediatamente após a conexão do cabo e o usuário acompanha o status a partir das luzes indicativas de recarga: branco (abertura para conexão do plug); verde: piscante (em carregamento) e fixo (carga completa); vermelho (anomalia/problema na recarga). Para soltar o plug, basta destravar as portas do veículo.
O modelo pode ter 80% da bateria carregada em apenas 30 minutos, caso o usuário utilize uma estação ultrarrápida de recarga de 100 kW, e os dados de utilização e consumo da bateria e do powertrain elétrico são ilustrados no painel de instrumentos digital 3D.
A bateria tem 8 anos de garantia pela montadora, com limite de quilometragem de 160 mil km.
Design – O Peugeot e-2008 tem como “cartão de visita” o inconfundível visual felino que é a assinatura da marca do leão.
A frente do modelo é composta pelos faróis em Full LED e com marcantes “dentes de sabre”, além da grade com detalhes na cor da carroceria.
O novo veículo elétrico traz, ainda, lanternas traseiras em LED que remetem às garras do leão, além da faixa horizontal que une o conjunto, e o teto com duas tonalidades.
O monograma com a letra “e” destacada em azul acompanha a nomenclatura 2008 indicando que se tratar de um veículo movido a eletricidade.
Interior – O modelo conta com o Peugeot i-Cockpit 3D, que garante o toque de exclusividade ao interior do modelo.
Fazem parte do i-Cockpit o volante esportivo, a central multimídia com tela de 10 polegadas e o quadro de instrumentos 3D, além da navegação GPS 3D e a série de botões de controle batizada de toggles switches.
Os bancos de couro com formato esportivo e um belo teto solar panorâmico completam o pacote visual. Ainda há uma ambientação com oito opções de cores de iluminação, para dar o toque final de personalização.
A Peugeot deixou claro que o e-2008 foi preparado para circular pelas ruas da cidade, sendo esse o seu “habitat natural”. Ou seja, mesmo sendo um utilitário, não é um veículo preparado para o off-road mais pesado.
O SUV traz, ainda, rodas bi-ton diamantadas de 18 polegadas, protetores de caixa de rodas, boa altura em relação ao solo, bancos bi-partidos e um porta-malas com capacidade para 434 litros.
Mesmo contando com uma bateria de 220 litros acoplada, a arquitetura do e-2008 garante boa posição de dirigir, além de amplo espaço para os ocupantes da primeira e da segunda fileiras de bancos, e também no bagageiro.
Em relação às tecnologias de assistência à condução e segurança, destaque para o piloto automático inteligente, a frenagem automática de emergência, a assistência de farol alto, o alerta de atenção e fadiga, o reconhecimento de placas de velocidade, o sistema ativo de ponto cego, o alerta e correção de permanência em faixa e os 6 airbags.
Atendimento ao Cliente – Desde o primeiro modelo elétrico apresentado, a Peugeot expressa sua intenção de entregar não apenas uma nova oferta de veículos, mas toda uma cadeia de serviços e de produtos relacionados, a fim de garantir um ciclo completo de suporte ao cliente que confia e aposta nesse novo caminho da mobilidade.
O resultado é um ecossistema que engloba uma série de ações para garantir a melhor experiência possível, concebidas a partir do mapeamento da jornada da eletrificação, desde a compra até o pós-venda, a fim de identificar as principais necessidades e antecipar soluções, garantindo tranquilidade ao cliente.
Para falar de maneira resumida, os destaques são:
e-Centers: Rede de concessionárias estruturadas para a apresentação, comercialização e reparos de veículos elétricos;
Pós-Vendas e Call Center: qualificados para garantir excelência na oferta de serviços e de atendimento a esse cliente específico;
Parcerias Peugeot: Seleção de parceiros homologados e certificados para auxiliar nas demandas diárias que vão além do produto.
A estruturação dos e-Centers é um ponto de destaque, pois garante a especialização de uma rede cada vez maior e mais completa, com grande volume de profissionais altamente capacitados.
Cada funcionário dos e-Centers participa de um curso, com foco total nas tecnologias, conectividade, sistemas e diagnósticos específicos dos veículos elétricos, realizados nos diversos pólos de treinamento conveniados SENAI em diversas regiões do Brasil.
Segundo a Peugeot, a meta é atingir um total de 35 unidades de e-Centers ao longo de 2023.
Em termos de Pós-Venda, o objetivo principal da marca é fornecer o máximo de tranquilidade e conveniência, e a resposta imediata está no pacote de revisões.
Quem adquire um Peugeot e-2008 já tem garantidas as revisões nos cinco primeiros anos (ou até que o veículo atinja os 100.000 km).
Elemento fundamental e estratégico na ofensiva elétrica da marca nos País, o ecossistema de parcerias se expande no mesmo ritmo do lançamento de novos produtos.
Para a chegada do e-2008, a Peugeot apresenta evolução em parcerias firmadas anteriormente e adiciona novas empresas e soluções.
Entre os atuais e os novos parceiros estão:
Weg – Empresa certificada e qualificada para venda e instalação de carregadores/estações de recarga;
Estapar & Zletric – Ecovagas (vagas com recarga gratuita para clientes Peugeot);
Cart – Localizador de eletropostos via multimídia;
Raízen – Infraestrutura de eletromobilidade, oferta de energia para clientes Peugeot, descarbonização de e-Centers, entre outros;
Holu – soluções em energia solar, para residências ou estabelecimentos comercias;
Tupinambá – oferta de locação de carregadores residenciais e conectividade;
ST Marché – Pontos de recarga, veículos compartilhados, e outras ações com a Rede de Supermercados;
Enel & Way– Carregadores e soluções de energia;
Ambify – Bônus ecológico, através de tokens de crédito de carbono;
Flua! – Solução de assinatura para veículos elétricos Peugeot.
O Peugeot e-2008 chega ao mercado brasileiro com preço a partir de R$ 259,99 mil.
Poder de Carga / Tempo Previsto (bateria kW a 80%):
100 kW (estação recarga): 30 minutos
50 kW (estação recarga): 53 minutos
7,4 kW e 22 kW (estação recarga): 06h02
1,8 kW (tomada tradicional / doméstica): 24h56
Fotos: Pedro Bicudo / Peugeot / Stellantis / Divulgação
Acesse o nosso site: http://www.diariodocomercio.com.br