Espaço interno é diferencial do Chevrolet Equinox

SUV médio importado do México foi reestilizado para a linha 2022

Amintas Vidal*  (Publicado no Diário do Comércio – Edição: 06/01/2023)

20221121_105200

No Brasil, a Chevrolet sempre teve um ou mais modelos em todos os segmentos relevantes. Ao mesmo tempo, monovolumes e picapes foram oferecidos em dois tamanhos diferentes.

Sedans e hatches chegaram a três. Atualmente, só os SUVs desfrutam desta exclusividade.

O compacto Tracker, o médio Equinox e o grande Trailblazer formam uma das linhas de SUVs mais completas vendidas em nosso mercado, o trio que melhor se encaixa nesta segmentação por tamanho.

O DC Auto recebeu o Chevrolet Equinox Premier AWD (2022) para avaliação. Contando com tração integral sob demanda, essa é a versão mais equipada.

No site da montadora, seu preço sugerido é R$ 230,51 mil. A cor metálica desta unidade acresce R$ 2 mil ao seu valor final.

20221121_104525

Os principais equipamentos de série são: teto solar panorâmico; sistema de atendimento remoto OnStar com wi-fi embarcado; multimídia MyLink com tela LCD de 8 polegadas; som da marca Bose; carregador de celular por indução eletromagnética; direção elétrica com coluna regulável em altura e profundidade; ar-condicionado digital e automático de duas zonas; chave presencial com partida por botão no painel ou de forma remota na própria chave; porta-malas com abertura elétrica regulável; regulagens elétricas do banco do motorista com duas memórias; rodas diamantadas aro 19 polegadas com pneus 235/50 R19 e revestimento interno em material sintético que imita o couro.

Entre os equipamentos de segurança, os destaques são: alerta de colisão eminente com frenagem automática de emergência; aviso de saída de faixa com correção ativa de trajetória; alerta de ponto cego; comutação automática dos faróis; leitura de placas de velocidade; faróis e lanternas em LED; seis airbags; ABS; controle eletrônico de estabilidade e tração; controle automático de descida; sensor crepuscular, de chuva e espelho interno eletrocômico; alertas de pressão dos pneus, de cintos desafivelados e de pessoas ou objetos no banco traseiro; sensor de estacionamento dianteiro e traseiro com auxílio ativo para baliza.

Motor e Câmbio – O motor à gasolina tem bloco com quatro cilindros, 1.5 litro, é turbo alimentado e conta com injeção direta. Acionado por corrente, seu comando é duplo no cabeçote, tem 16 válvulas e permite variação de abertura na admissão e na exaustão.

Ele atinge potência máxima de 172 cv às 5.600 rpm e torque de 27,8 kgfm às 2.000 rpm.

20221123_075958

O câmbio é automático com seis (6) marchas e tem acoplamento por conversor de torque convencional. Padrão nos novos modelos da Chevrolet, manualmente, somente é possível limitar a marcha mais alta por meio de botões posicionados na alavanca de câmbio.

Nesta faixa de preço, os principais concorrentes do Equinox Premier são o Jeep Compass nas versões S (bicombustível) e na Longitude (diesel), bem como  o Volkswagen Taos Highline.

Em relação ao Compass, o Equinox tem a cabine e o porta-malas mais amplos. Já no Taos, só o espaço para a bagagem é maior. O modelo da Chevrolet é considerado um médio, enquanto estes outros dois são médios-compactos.

Números – Comparando as medidas dos Equinox com as do Taos, pois elas são melhores que as do Compass, temos: 4,65 metros de comprimento (19 cm mais longo); 2,72 metros de entre-eixos (4,5 cm a mais); 1,83 metro de largura (2 cm mais largo) e 1,69 metro de altura (7 cm mais alto).

No porta-malas do Equinox cabem 468 litros, 30 a menos do que no Taos, mas 58 litros a mais do que no Compass. Seu tanque de combustíveis comporta 59 litros, 8 a mais do que no Taos e 1 litro a menos do que no Compass.

20221123_080103

Mesmo sendo o mais pesado dos três, o Equinox tem bons números de desempenho. Segundo a GM, ele acelera de 0 a 100 km/h em 9,2 segundos e atinge a velocidade máxima de 196 km/h, números melhores que os do Taos e aceleração superior à do Compass.

O Equinox 2022 foi reestilizado. Na frente, ocorreu a grande mudança. Os faróis foram divididos em dois níveis por um prolongamento da moldura cromada da grade superior. Essa abertura ficou mais ampla e foi espelhada pela grade inferior, formando trapézios invertidos.

Acentuando este conjunto, a moldura cromada segue para parte debaixo e se estende até os faróis de neblina criando um marcante “X” na dianteira. Essas mudanças atualizaram o Equinox e conferiram agressividade à antiga frente comum do modelo 2021.

Lateralmente, apenas as rodas são novas. Além de muito mais sofisticas, agora elas aparentam ter 19 polegadas, pois as antigas eram tão simples que pareciam menores.

Na traseira, outra pequena mudança surtiu grande efeito. As lanternas continuam com o mesmo formato externo, porém, ganharam novo desenho interno. Agora em LED, as luzes exploram toda a extensão horizontal das lanternas formando peças únicas e, não, segmentadas como as antigas.

20221123_073841

Interior – Internamente, o design não mudou, somente o padrão cromático. Nas duas versões existentes, Premier e RS, a de entrada, o revestimento de bancos e painéis é feito em material na cor preta, pois antes havia uma opção em cinza.

Costuras na cor bronze, na Premier, e vermelhas, na RS, distinguem as duas variantes. O padrão do acabamento interno continua alto.

Toda a parte central do painel principal, bancos, apoios de braços centrais e os encostos e apoios de braço de todas as portas são acolchoados e revestidos com o material sintético que imita o couro com costuras aparentes. As outras partes não revestidas apresentam plásticos com texturas agradáveis ao toque.

Diversos detalhes cromados, como maçanetas e molduras das saídas de ar, por exemplo, sofisticam o interior do Equinox Premier. A robustez construtiva e a montagem alinhada das peças denotam a qualidade elevada do interior do modelo.

Comparados aos dos concorrentes, os acabamentos do Equinox são superiores aos do Taos e estão abaixo aos do Compass, modelo referência nesse quesito.

20221123_080434

O espaço interno do Equinox supera estes e todos os outros SUVs médios do mercado. Em sua cabine, quatro adultos têm espaço de sobra para cabeças, ombros e pernas.

Um quinto adulto também tem muito conforto ao centro do banco traseiro, com um pouco menos de área para seus ombros e pernas, é certo. Porém, largura do assento e do encosto garante acomodação rara nessa posição.

Inclusive, o Equinox é o único modelo com o piso traseiro plano, mesmo nessa versão que tem tração integral, e um dos poucos que contam com regulagem de inclinação do encosto no banco traseiro, recurso que melhora o conforto nessa na segunda fileira.

Conforto – Três equipamentos exclusivos deixam a versão Premier mais agradável e confortável. O teto solar tem abertura parcial elétrica e cobre quase toda a cabine, sendo realmente panorâmico, deixando o interior muito iluminado.

O banco do motorista tem ajustes elétricos, inclusive para a lombar. Seu destaque é a existência de duas memórias e um botão de ajuda que recua o banco para facilitar sair do SUV.

20221123_075322

O terceiro destaque é o acionamento elétrico da porta do porta-malas, pois apresenta duas inovações. Em um botão localizado na porta do motorista é possível regular a abertura em total ou ¾, recurso para evitar colisão da mesma em tetos rebaixados de garagens.

Outro diferencial é a projeção luminosa da marca da Chevrolet abaixo do para-choque traseiro para indicar o local correto para passar o pé ao acionar a abertura desta porta sem o uso das mãos.

A amplitude da cabine do Equinox não prejudica a ergonomia interna. Todos os equipamentos são acessados sem a necessidade de deslocamento do tronco. A movimentação dos braços é mais ampla do que em modelos menores, mas os comandos estão corretamente ao alcance.

Existem botões físicos em todos os equipamentos, giratórios para os comandos principais e de pressão para os secundários, arquitetura ideal.

Multimídia – O multimídia tem o melhor sistema que a GM disponibiliza em nosso mercado. Ele conta com o OnStar, central atendimento remoto realizado por pessoas.

20221123_074834

Também oferece internet nativa com sinal muito superior ao usual em celulares, assim como a possibilidade de monitoramento do modelo e de diversas funções do SUV por meio de aplicativo da Chevrolet.

Os programas pré-instalados são muito úteis, como o GPS, o Spotify e o Alexa, trio que permite ao usuário independência do seu celular em caso de perda ou esquecimento do mesmo, por exemplo.

Em velocidade de processamento, sensibilidade ao toque e definição de tela, este é um dos melhores equipamentos existentes. Já o tamanho da tela fica devendo para a concorrência.

Mas, o design do sistema é dos melhores, com ícones visíveis e de fácil interpretação, um ótimo exemplo de projeto gráfico desenvolvido exclusivamente para a marca.

O som tem assinatura Bose. Potente, reproduz áudio de streaming em altos volumes. Com um alto-falante sobre o centro do painel, o conjunto consegue um leve efeito de palco.

20221123_081750

A definição de frequências é boa, com destaque para os graves. Nos volumes mais extremos, eles causam ruídos nos painéis por fazê-los vibrar, limitando um pouco a usabilidade.

Ar-condicionado – O ar-condicionado tem duas zonas de temperatura, o que garante maior conforto para todos. Com amplas saídas dianteiras e duas traseiras, no extremo do console central, ele garante ótima distribuição da ventilação.

Em tempo de resfriamento e manutenção da temperatura, o sistema é muito eficiente. Sentimos falta de um terceiro comando giratório para a intensidade da ventilação, algo que facilitaria a sua operação cega, mas existem botões físicos de pressão para essa função que são melhores do que os digitais por toque oferecidos em alguns concorrentes.

O quadro de instrumentos é analógico.  Os ponteiros são iluminados e estão bem destacados em vermelho. Os números têm tamanho suficiente para uma boa leitura e as graduações estão corretas e, relativamente, bem marcadas por traços em espessuras diferentes.

O display centralizado entre estes instrumentos é colorido e mostra o computador de bordo e outras informações do veículo. Mesmo não apresentando dados múltiplos em uma mesma página, o ideal, a sequência destas telas está correta, amenizando essa limitação.

20221123_075047

20221123_075154

O volante concentra comandos de quase todos os equipamentos, na frente e atrás do mesmo. Os botões do computador de bordo, telefonia e auxílios de condução estão à frente. Comandos do sistema de áudio, atrás.

Eles permitem uso cego, o mais seguro. Excesso de passos para zerar os dados de viagem é uma característica que dificulta a operação do computador de bordo, algo que a GM deveria reprogramar.

Pacote de recursos de segurança é bastante completo

Os recursos auxiliares de condução estão entre os mais importantes. O alerta de colisão eminente trabalha com luzes em LED refletidas no para-brisa, ao mesmo tempo em que um alarme é soado.

A frenagem autônoma de emergência completa este sistema que é o principal existente atualmente.

O segundo mais relevante é o alerta de presença no ponto cego. Luzes se ascendem nos extremos dos retrovisores externos para sinalizar veículos nas laterais. Caso o condutor ative a seta, essas luzes piscam para aumentar a eficiência da sinalização.

20221121_102504

O reconhecimento das faixas com detecção de desvios e correção de trajetória também é importante. No Equinox este recurso não é dos mais precisos.

Ele só reconhece faixas que estão bem conservadas e, também, não corrige desvios antecipadamente, demorando mais do que o usual para fazer a correção.

Sentimos falta do controle de cruzeiro adaptativo, tecnologia presente no VW Taos Highline e no Jeep Compass S.

Mas o pacote de segurança conta com o farol alto automático, um dos mais eficientes que já testamos, pois a comutação é rápida e o recorte das luzes em LED é bem definido e ajustado na altura correta para não ofuscar os outros motoristas.

Leitor de placas de velocidade, espelho eletrocrômico e sensor de chuva, assim como a tração integral e o controle automático de decida complementam este conjunto que amplia a segurança viária, além do conforto de uso que ele propicia. 

20221121_104025

Para um SUV grande, os sistemas de auxílio ao estacionamento são muito bem vindos. Além da câmera traseira e sensores de aproximação dianteiros e traseiros que ajudam em todas as manobras, ainda existe o recurso de baliza automática, menos utilizado, mas crucial em alguns momentos.

Ele “mede” a vaga e faz o esterço automático para entrar na mesma. Cabe ao motorista engrenar a marcha indicada e acelerar para o deslocamento na manobra.

Rodando – Apesar do visual parrudo e o grande volume da carroceria, o Equinox não é muito elevado em relação ao piso.

Com 16 cm de altura livre do solo, 14,8° e 26,2° de ângulos de ataque e saída, respectivamente, o modelo está mais para um crossover do que para um SUV, e isso é bom. Sua dinâmica é exemplar, mais assemelhada ao conforto de um sedan médio do que a de um utilitário.

A sensação de estar um pouco mais baixo, com o carro à mão, e não, de se estar muito acima do centro de gravidade, é algo pouco comum na categoria.

20221121_103256(1)

O ótimo acerto das suspensões independentes nos dois eixos filtra com muita eficiência a maioria das irregularidades do solo e, ao mesmo tempo, em conjunto aos largos pneus, garantem elevado controle direcional, característica ajudada pela calibragem da assistência elétrica da direção que é acertada em todas as velocidades.

Essas definições de projeto tornam o Equinox um dos modelos mais prazerosos de dirigir em estradas, mas cobram o seu preço. 

A baixa altura do solo prejudica seu deslocamento por estradas de terra e ao superar obstáculos como lombadas e rampas. O atrito dos pneus com o asfalto ressoa na cabine mais do que o esperado para um carro desta categoria. Merecia melhor isolamento acústico nas caixas de roda.

Desempenho – Até 2020, existia uma versão Premier com o motor 2.0 turbo que rendia 262 cv, resultando em uma relação de 6,46 kg/cv que levava o modelo aos 100 km/h em apenas 7,6 segundos.

Nessa versão 1.5 turbo são 9,73 kg/cv, relevantes 3,27 kg a mais por cv, mas sua aceleração é apenas 1,6 segundo pior. Na velocidade máxima a diferença também é pequena, menos 14 km/h.

20221121_104934

Contudo, o Equinox Premier 2022 é certamente menos esportivo, mas não faz feio.

Além do bom desempenho do motor, o funcionamento do câmbio de seis marchas é eficiente, ele faz as trocas com precisão e está bem escalonado.

Na última marcha é possível circular aos 90 km/h às 1.600 rpm e aos 110 km/h próximo às 2.000 rpm. Nestes regimes, o Equinox é silencioso e econômico, destoando apenas o ruído dos pneus, característica mencionada anteriormente.

Com aceleração total, o desempenho é convincente e garante segurança em arrancadas e ultrapassagem para um modelo familiar, sem grandes pretensões esportivas.

Mesmo assim, ele fica devendo aletas para trocas das marchas atrás do volante ou, pelo menos, este recurso na alavanca do câmbio, pois o limitador de marcha mais alta é insuficiente para controlar o SUV adequadamente.

20221121_105513Fotos: Amintas Vidal

Consumo – Dessa vez trocamos o teste padronizado de consumo por uma viagem ao interior de Minas Gerais.

Com carga máxima, cinco adultos e bagagem, aferimos o consumo em dois trechos diferentes, um na ida, outro na volta, apenas em estradas, eliminando saídas e entradas nas duas cidades.

Dirigindo da forma mais econômica possível, em estradas secundárias, em sua maioria, a velocidade variou entre 60 km/h e 110 km/h.

Na ida, da cidade mais alta para a mais baixa em relação ao nível do mar, nós atingimos 13,9 km/l. Na volta, o consumo subiu para 12,8 km/l.

Importado, o Equinox não figura entre os SUVs médios mais vendidos. Além desta característica que pode significar exclusividade, ele entrega espaço interno superior aos principais concorrentes e pacote de equipamentos equivalente, assim como um preço na média dos mesmos.

Contando com uma das maiores redes de concessionárias do Brasil, o Chevrolet Equinox é uma ótima opção para quem mora ou viaja pelo interior do País, além de acomodar famílias maiores com muito conforto.

*Colaborador

Acesse o nosso site: http://www.diariodocomercio.com.br

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s