Da Redação
A chegada da 11ª geração do Civic representa um salto à frente em termos tecnológicos e construtivos, que posiciona o modelo em uma categoria superior. A Honda lançou, hoje, o Civic Híbrido.
Com o Civic Híbrido, produzido na Tailândia, a Honda dá sequência ao plano de eletrificação da marca no mercado brasileiro.
Com seu powertrain, o Civic Híbrido oferece baixos índices em termos de consumo e emissões de CO2, qualidade que se soma a dos sistemas de direção e suspensão, evoluídos para proporcionar dinâmica superior e um feedback de alta precisão, característica que sempre esteve entre as principais qualidades do modelo.
Com o uso de um sistema de dois motores elétricos de alta eficiência, combinados a um motor 2.0 a combustão, de ciclo Atkinson, o e:HEV proporciona uma diferenciada experiência de condução, com aceleração e respostas vigorosas, combinada a um baixo consumo de combustível.
Melhorias estruturais destinadas a ampliar a segurança passiva do motorista e passageiros são complementadas pelo Honda SENSING, que equipa o Civic Híbrido pela primeira vez no Brasil.
O modelo também traz diversas tecnologias e equipamentos que aumentam a praticidade, conforto e conectividade a bordo, com especial destaque ao myHonda Connect, que conecta o motorista ao seu carro, via aplicativo no smartphone.
No projeto do Civic Híbrido, a engenharia da Honda buscou criar uma carroceria de estilo empolgante com três volumes bem definidos. O conceito Low&Wide tem a linha de cintura bem demarcada, o que dá impressão de maior largura e esportividade, sensação acentuada pela ampliação da área envidraçada, o que também promove melhor visibilidade.
O aumento da distância entre-eixos (35 mm), a redução do balanço traseiro e a menor abertura das caixas de roda deram ao Civic Híbrido um aspecto agressivo e moderno.
As linhas do para-choque e do capô confirmam a nova interpretação dada ao design do Civic Híbrido, conectando visualmente faróis e lanternas iluminados por LED.
Estes, por sua vez, exibem assinatura luminosa com formas similares entre si. O design das rodas de 17 polegadas reforça a esportividade do modelo.
No design interno destaca-se a horizontalidade do painel, cujo posicionamento baixo e estilo limpo, sem interferência graças aos difusores de ar ocultos, colabora para elevar a percepção de qualidade e favorece a consulta dos instrumentos, posicionados em tela de TFT colorida de 10,2 polegadas.
O design da cabine é limpo e moderno, com materiais cuja aparência e tato transmitem alta qualidade e excelência na montagem.
O console central inclui porta-copos ao lado das teclas de comando da transmissão e uma ampla área para acomodar smartphones de todos os tamanhos e recarregá-los sem necessidade de cabo.
Os bancos dianteiros contam com sistema de estabilização corporal, garantindo total conforto mesmo após viagens mais longas. Há, ainda, ajustes elétricos para motorista e passageiro.
O porta-malas do Civic Híbrido tem 495 litros, um dos maiores em seu segmento. Além de grande é inteligente e prático.
Ao destravar a tampa (pelo botão na chave ou na porta do motorista), ela se eleva de maneira controlada até o ponto máximo de abertura.
Este movimento é possível por conta da adoção de um sistema de molas de torção que trabalha em conjunto com um amortecedor do tipo mola a gás. Enquanto o primeiro sistema realiza a abertura, o segundo cadencia a velocidade do movimento.
O aumento da distância entre-eixos e a bitola traseira alargada em 12 mm favoreceram a estabilidade. A dinâmica refinada é incrementada pela carroceria com aplicação de aços de alta resistência e com elevado nível de rigidez torcional.
Tecnologia e:HEV de motorização híbrida: O sistema de propulsão híbrido e:HEV conta com um motor elétrico de alta potência (184 cv e 32,1 kgfm) que trabalha em conjunto com o motor a gasolina de 2,0 litros de 143 cv de potência a 6.000 rpm e 19,1 kgfm de torque máximo a 4.500 rpm, alimentado por injeção direta, uma das grandes novidades em relação ao que equipa o Accord Híbrido.
A Honda não informa a potência combinada dos dois motores.
Já o segundo motor elétrico cumpre função de gerador de energia para a IPU (Intelligent Power Unit), o compacto conjunto de baterias de íons de lítio posicionado sob o assento do banco traseiro.
Na prática, o sistema e:HEV entrega acelerações típicas de modelos esportivos, além de reduzido nível de consumo de combustível.
De acordo com o Programa Brasileiro de Etiquetagem, o consumo é de 18,3 km/l na cidade e 15,9 km/l na estrada (o nível de eficiência energética é de 1,21 MJ/km).
O novo motor 2.0 litros de ciclo Atkinson possui um sofisticado sistema de injeção direta de combustível, pelo qual ocorrem múltiplos pulsos na câmara de combustão, processo conhecido como multistage injection.
O sistema e:HEV tem três modos de condução: EV Drive, 100% elétrico; Hybrid Drive, elétrico e combustão; e Engine Drive, somente combustão. Eles se alternam automaticamente em função de fatores como topografia, demanda de acelerador, nível de energia nas baterias, etc.
Na grande maioria das situações, o Civic Híbrido é tracionado pelo motor elétrico (EV Drive). O Hybrid Drive é ativado nos momentos de maior pressão sobre o acelerador.
Em ambas as situações, o motor a combustão é ativado para girar o motor gerador, suprindo a maior demanda de energia elétrica. A gestão da energia, feita pela PCU (Power Control Unit), gerencia a alta voltagem gerada pela bateria de íons de lítio da IPU.
Por fim, o Engine Drive, modo em que a tração é feita prioritariamente pelo motor a combustão. Na prática, ele é ativado em situações de velocidades mais elevadas e constantes, ou seja, exatamente a condição em que motores a combustão trabalham em sua zona de máxima eficiência térmica.
Quando o motorista demanda a máxima potência, diferente de outros híbridos, o e:HEV trabalha no modo Hybrid, com o motor a combustão podendo tracionar, mas trabalhando majoritariamente em conjunto com o gerador para produzir eletricidade para o motor elétrico tracionar também.
A capacidade de alternar a tração do carro entre os motores térmico e elétrico, de modo que ambos trabalhem de maneira mais eficiente, é o grande diferencial do e:HEV, sistema híbrido exclusivo e de alta eficiência da Honda.
Qualquer que seja o modo de operação atuante, frenagens e desacelerações resultam em recuperação de energia, o que amplia a economia especialmente em situações de tráfego “para-e-anda”.
A presença de tecla Drive Mode no console, logo abaixo das teclas P, R, N e D, possibilita a seleção entre Normal, Sport, Eco e Individual.
Em Sport, a resposta ao acelerador será mais direta, beneficiando uma condução esportiva. Em Eco, a atuação do acelerador privilegiará a economia, enquanto em Individual é possível a personalização de parâmetros como a resposta do acelerador e do sistema de direção.
O modo Normal faz com que os ajustes retornem ao padrão que prevê um balanceamento entre performance e eficiência.
Condutor e passageiro dispõem de uma central multimídia com tela de 9 polegadas, prática e intuitiva em termos de utilização, seja por toque ou comandos de voz. A central possui ainda Apple CarPlay e Android Auto.
Funções como telefone, navegador e controle do sistema de áudio via touchscreen são complementados por comandos físicos das funções “Home”, “Voltar” e “Volume”, facilitando a operação quando com o carro em movimento.
A adoção de um painel de instrumentos digital de 10,2 polegadas colorido exibe de maneira organizada e personalizável diversas informações sobre a condução, mas sempre priorizando a visualização e compreensão imediata dos dados prioritários, como velocidade, nível de energia armazenado/regenerado e dos dispositivos de gerenciamento do estado geral de funcionamento do veículo.
No painel também é possível visualizar a representação gráfica do fluxo de energia do powertrain em tempo real, o que estimula o motorista a uma utilização mais consciente e econômica do Civic Híbrido.
Uma exclusividade do Honda Civic Híbrido é o We Power, instrumento que age como uma espécie de conta-giros, mas que substitui a apresentação em RPM pelo percentual de potência.
Nesse momento é importante ressaltar que o Civic Híbrido não possui uma caixa de marchas. O motor a gasolina utiliza uma embreagem de relação fixa, que atua como se fosse um overdrive.
Sob condução mais forte e com o modo Sport ativo, o Civic Híbrido será tracionado exclusivamente pelo motor elétrico, que direcionará sua força para as rodas simulando trocas de marchas.
Nesta condição, a rotação do motor acompanhará as trocas de marchas, realçando a percepção de esportividade, com uma sonoridade e dinâmica similar à de carros esportivos com transmissão de dupla embreagem.
Nas frenagens e desacelerações, o ponteiro do We Power desce à área Charge, indicadora do status da recuperação de energia.
A força de desaceleração pode ser ajustada por meio de paddle shifts junto ao volante, com indicação do nível (quatro, no total) também no campo Charge.
O Civic Híbrido traz diversos outros equipamentos e tecnologias. Fazem parte deste pacote: bancos dianteiros com múltiplos ajustes elétricos para motorista e passageiro e estabilizador corporal; chave com partida remota do motor; central multimídia de 9 polegadas com Android Auto e Apple CarPlay; ar-condicionado dual zone com difusores frontais camuflados; painel digital com 10,2 polegadas; banco traseiro com encosto rebatível; carregador sem-fio para celular; difusores de ar e portas USB iluminadas na traseira; teto solar e limpadores de para-brisa inteligentes.
O sedan conta com o Honda SENSING, pacote de tecnologias de segurança e assistência ao motorista, que se baseia em imagens captadas por uma câmera de longo alcance e de visão grande angular, operada por um microprocessador de imagem de alta capacidade.
Ele oferece as seguintes funções:
ACC (Controle de cruzeiro adaptativo): Auxilia o motorista a manter uma distância segura em relação ao veículo detectado à sua frente. Ele conta com o Low Speed Follow, que permite a manutenção da distância do veículo à frente mesmo em baixas velocidades;
CMBS (Sistema de frenagem para mitigação de colisão): Aciona o freio ao detectar uma possível colisão frontal, com o objetivo de mitigar acidentes. Ele é capaz de detectar e identificar pedestres e veículos que estejam no mesmo sentido ou no sentido oposto. Bicicletas e motocicletas também podem ser detectadas pela câmera;
LKAS (Sistema de assistência de permanência em faixa): Detecta as faixas de rodagem e ajusta a direção com o objetivo de auxiliar o motorista a manter o veículo centralizado nas linhas de marcação;
RDM (Sistema para mitigação de evasão de pista): Detecta a saída da pista e ajusta a direção com o objetivo de evitar acidentes;
AHB (Ajuste automático de farol): Comutação noturna automática dos fachos baixo e alto dos faróis de acordo com a situação.
Além do Honda SENSING, o Civic Híbrido traz, pela primeira vez na Honda, airbags laterais também na traseira.
Assim, são oito (8) airbags no total: dois frontais, dois de cortina e quatro laterais (dois na dianteira e dois na traseira).
A lista dos equipamentos de segurança tem ainda: assistente de estabilidade e tração (VSA), LaneWatch (assistente para redução de ponto cego por câmera no espelho retrovisor do lado do passageiro), assistente de partida em rampa (HSA), sistema de acionamento de luzes de emergência em frenagens severas (ESS), sistema Isofix (fixação de assentos infantis), alerta de baixa pressão dos pneus (TPMS), câmera de ré multivisão e sensores de estacionamento na dianteira e na traseira.
A plataforma de conectividade da marca, que estreou no HR-V, também está presente no Civic Híbrido. De uso intuitivo, o myHonda Connect reúne informação, segurança e controle do veículo de um jeito prático e fácil, conectando o motorista ao seu carro, via aplicativo no smartphone.
As cores disponíveis para o Civic Híbrido são: branco Topázio e preto Cristal (perolizadas) e cinza Basalto e prata Platinum (metálicas).
O interior será em cinza claro quando a cor externa for branco Topázio. Em todas as demais, o acabamento interno será na cor preta.
As vendas do Civic Híbrido serão iniciadas agora em janeiro. O preço público sugerido é de R$ 244,90 mil e o modelo será vendido em versão única.
O Civic Híbrido tem 3 anos de garantia, sem limite de quilometragem. O conjunto elétrico (baterias e motores) tem garantia de 8 anos ou 160.000 km.
Fotos: Honda / Divulgação
Acesse o nosso site: http://www.diariodocomercio.com.br