Boxster 25 Anos

Da Redação

P20_0595_a3_rgb

A Porsche está celebrando o 25º aniversário da sua família roadster com um modelo de aniversário especial: o Boxster 25 Anos. Para a edição limitada estão sendo produzidas apenas 1.250 unidades para o mundo todo com base no modelo GTS 4.0, acionado pelo motor boxster 4.0 e 6 cilindros com 400 cv de potência.

Essa edição faz referência aos vários recursos de design do carro-conceito Boxster que anunciou o sucesso do carro esportivo de dois lugares no Salão de Detroit de 1993. A versão de produção foi lançada em 1996 com pouquíssimas alterações em sua aparência e está, agora, em sua quarta geração com mais de 357.000 unidades produzidas.

Um dos recursos do modelo especial é a reinterpretação da cor Neodyme, um tom de marrom cintilante acobreado, que contrasta de forma surpreendente com a cor básica GT Silver Metallic da unidade pioneira exibida em 1993.

Nesta edição especial, a cor é usada na proteção dianteira, nas entradas de ar laterais, bem como no nome e nas rodas de liga leve de 20 polegadas em dois tons.

P20_0607_a3_rgb

A Porsche oferece o Boxster 25 Anos na cor GT Silver Metallic, embora as cores Deep Black Metallic e Carrara White Metallic também estejam disponíveis.

Para manter o estilo da versão original histórica, o modelo especial combina o interior em couro Bordeaux com a capota conversível de tecido vermelho. A capota conversível apresenta a inscrição Boxster 25 gravada. E ambas estão disponíveis em Preto.

Um pacote do interior em Alumínio, bancos esportivos com ajuste elétrico para 14 posições, frisos dos estribos da porta com a inscrição “Boxster 25″ e um volante esportivo GT em couro incluindo multifunções com aquecimento são apenas alguns dos recursos da nova lista de equipamentos padrão ampliada do novo modelo.

O motor de 4.0 do 718 Boxster GTS também é usado como uma variante de potência mais elevada do purista 718 Spyder. Com resposta direta, potência excepcional e som estrondoso, o motor naturalmente aspirado (400 cv) de alta rotação garante uma experiência de estilo de direção especialmente emocionante.

P20_0603_a3_rgb

A Porsche está oferecendo o Boxster 25 Anos de 6 marchas com modo manual e com sistema de dupla embreagem Porsche Doppelkupplung (PDK).O modelo de edição especial atinge a velocidade máxima de 293 km/h e, em combinação com o sistema de dupla embreagem PDK e o pacote padrão Sport Chrono, proporciona uma aceleração de zero a 100 km/h em 4 segundos.

Outros recursos padrões incluem o sistema eletrônico para regulagem dos amortecedores Porsche Active Suspension Management (PASM), com rebaixamento de 10 milímetros, e o Porsche Torque Vectoring (PTV) com bloqueio mecânico do diferencial. Esses recursos combinam um estilo de direção marcado pelo conforto, esportividade e dinamismo.

No Brasil o modelo estará disponível para encomenda nesta semana com preço público sugerido a partir de R$ 605 mil, apenas na versão equipada com cambio PDK.

P20_0594_a3_rgb

Um quarto de século de muito prazer de dirigir: a família Boxster completa 25 anos

O Boxster tem um significado muito especial para a Porsche, pois representa um marco no novo direcionamento da estratégia de modelos do fabricante de carros esportivos devido ao novo caminho que abriu durante as adversidades econômicas enfrentadas na metade dos anos 90.

Isso se refletiu no primeiro motor de 6 cilindros em produção refrigerado a água e também no conceito de peças de substituição inteligentes que foram apresentadas ao mercado inicialmente com o ágil roadster. Esse conceito foi incorporado ao 996 da geração 911, lançado um ano mais tarde, e que permitiu que a Porsche voltasse a ser lucrativa.

O carro de dois lugares com preço atraente cativou os corações de novos clientes mais jovens desde o seu lançamento. Em termos de aparência, incorporou os recursos da hostória renomada da marca.

A aparência visual do carro-conceito Boxster mostrado em Detroit reavivou imagens do lendário 550 Spyder e do carro de corrida 718 RS 60 Spyder. O carro foi tão bem recebido em janeiro de 1993 que a diretoria executiva da Porsche enfatizou e soliticou de forma bastante objetiva ao desenvolvimento de projeto do modelo para produção: “O carro-conceito deve ser construído da forma como está”. E como o tempo comprovou, a decisão foi correta.

P20_0604_a3_rgb

Quando o modelo de produção foi lançado, em agosto de 1996, a semelhança com o modelo apresentado no salão era inquestionável. Como ele compartilhava a parte dianteira do 996 da geração 911, não havia dúvidas sobre a sua linhagem. O Boxster era um Porsche autêntico.

Ao mesmo tempo, seu motor de 6 cilindros instalado no centro, que inicialmente oferecia um deslocamento de 2,5 litros e uma potência de 204 cv, foi desenvolvido para atender as normas de emissão mais exigentes graças à refrigeração a água, a tecnologia de 4 válvulas e a temporização de entrada variável.

O aumento da potência e outras melhorias foram incorporadas posteriormente. A primeira geração 986 Boxster recebeu um motor de 2.7 litros em 1999, inicialmente com 220 cv e, posteriormente, com 228 cv.

O recém-lançado Boxster S foi turbinado com um motor 3.2 de 6 cilindros com 252 cv, que logo passou a oferecer 260 cv. A geração 987 foi lançada em 2004 com um projeto refinado, rodas de 17 polegadas e um interior reprojetado, bem como PASM opcional com amortecedor variável, freios de cerâmica Porsche Ceramic Composite Brake (PCCB) e o pacote Sport Chrono.

P20_0587_a3_rgb

Sem alteração de deslocamento, os motores entregavam 240 cv e 280 cv, respectivamente. No final de seu período de produção, os motores alcançaram potências de 255 cv, com deslocamento de 2,9 litros e 310 cv, com deslocamento de 3,4 litros. O câmbio PDK também substituiu a transmissão automática Tiptronic S oferecida anteriormente.

Em 2012, a Porsche apresentou o amplamente reestilizado e visualmente refinado 981 da geração Boxster. Graças à nova carroceria em uma construção mais leve e um chassi completamente renovado, o novo integrante era mais robusto, musculoso, surpreendente e veloz do que nunca.

O teto elétrico em tecido funcionava sem uma tampa de compartimento superior conversível, os braços dos eixos eram ainda mais curtos e o para-brisa se movia para frente. Motores boxer mais econômicos foram desenvolvidos para injeção direta a gasolina iniciando com motor de 2.7 com 265 cv e um motor 3.4 com 315 cv.

Em abril de 2014, o Boxster GTS foi lançado com 330 cv. O Boxster Spyder foi, sem dúvida, o destaque com um motor 3.8 que causou uma sensação indescritível com sua potência de 375 cv.

P20_0586_a3_rgbFotos: Porsche / Divulgação

A geração atual 982 do Porsche 718 Boxster definiu um novo trajeto em janeiro de 2016 com o lançamento dos motores turbo de 4 cilindros e projeto aprimorado. O motor de 2.0 entrega 300 cv e o motor boxer 2.5 entrega 350 cv graças ao turbocompressor de turbina de geometria variável.

O próximo Boxster GTS atingiu a potência de 365 cv. Na metade de 2019, a nova edição do Boxster Spyder chegou ao topo da linhagem. Ele compartilha o motor 4.0 de 420 cv com o modelo emblemático esportivo 718 Cayman GT4.

Desde 2020, o motor de 6 cilindros também turbina a potência de 400 cv do 718 Boxster GTS 4.0.

Acesse o nosso site: http://www.diariodocomercio.com.br

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s