SUV médio mais vendido do País também tem mudanças no interior e nova central multimídia
Da Redação (Publicado no Diário do Comércio – Edição: 30/04/2021)
Líder do seu segmento com cerca de 70% do mercado, o Jeep Compass chega à linha 2022 com várias mudanças, oferecendo novos interior e motorização.
No ano em que a Jeep completa oito décadas desde que nasceu nos Estados Unidos, para continuar no topo, a marca aposta em inovações no modelo que foi apresentado pela primeira vez ao público no Salão do Automóvel de Detroit, nos Estados Unidos, em 2007 e que é o único até hoje que conta com motor diesel em seu segmento.
“O Compass mudou o mercado de SUVs e logo tornou-se referência entre os utilitários esportivos de médio porte. Em pouco tempo, o modelo conquistou a confiança e o coração do brasileiro e tornou-se líder da sua categoria com participação cada vez maior no mercado e em seu segmento. Assim, sua nova geração tem sido muito esperada. Prova disso foi o sucesso incrível da pré-venda da Série Especial 80 anos, que esgotou mil unidades em apenas 48 horas. Importante mencionar que isso aconteceu quando a nova geração não havia sido lançada, o que só comprova a confiança do consumidor na Jeep e o sucesso que o Compass é e continuará sendo”, comentou Everton Kurdejak, diretor de operações comerciais da Jeep para o Brasil.
O modelo já teve mais de 240 mil unidades comercializadas no Brasil desde que começou a ser vendido por aqui, em 2016, com fabricação no Polo Automotivo Jeep, em Goiana (PE).
Exportado para 16 países (Argentina, Bolívia, Chile, Colômbia, Costa Rica, Equador, El Salvador, Guatemala, Honduras, México, Nicarágua, Panamá, Paraguai, Peru, Uruguai e Venezuela), o Compass já alcançou a produção de quase 280 mil carros em aproximadamente quatro anos e meio.
“O Compass chegou para ditar um novo rumo para a categoria dos SUVs médios com um projeto de classe mundial, como um autêntico Jeep que carrega todo o DNA da marca. O modelo faz parte da porção contemporânea da marca, que carrega fortemente atributos de sofisticação, trazendo ao cliente o que há de mais premium, e se diferenciando mesmo em um cenário tão competitivo. Assim, sua nova geração chega trazendo mais tecnologia com novos itens de condução autônoma e a nova plataforma Adventure Intelligence by Jeep Connect, mas sem jamais perder seu lado off-road e de conexão com a natureza. O Compass agora também traz mais performance ao estrear o T270, melhor motor turbo flex fabricado no País. Além disso, traz mais sofisticação e novo design, que já eram pontos fortes do modelo”, comentou Alexandre Aquino, diretor do brand Jeep para a América Latina.
Motor T270 Turbo Flex – Com o maior torque e maior potência entre os propulsores flex produzidos no Brasil, segundo a Jeep, além de baixo consumo de combustível e reduzido nível de emissões de poluentes, o T270 estreia na gama Jeep no novo Compass sempre integrado ao câmbio automático de seis velocidades.
Com potência máxima de 185 cv a 5.750 rpm e torque máximo de 270 Nm a 1.750 rpm, o propulsor 1.3 turbo faz com que o Compass saia da imobilidade e chegue aos 100 km/h em 8,8 segundos. Ele conta com taxa de compressão de 10,5:1, bloco de alumínio e injeção direta de combustível.
O T270 traz a terceira geração do MultiAir, que tem o controle das válvulas ainda mais flexível e com mais eficiência de combustível nas condições de alta carga, quando mais se deseja desempenho do veículo.
O sistema eletro-hidráulico MultiAir permite o controle flexível da duração e da elevação das válvulas de admissão, além do controle de carga do motor sem gerar perdas de bombeamento e contribuindo para reduzir o consumo de combustível do motor em operações de baixa e média carga.
O MultiAir III adicionou a possibilidade de variar a taxa de compressão efetiva do motor, mantendo a tendência à detonação sob controle independente do combustível utilizado. Assim, como resultado, se consegue mais eficiência de combustível nas condições de alta carga, quando se deseja desempenho do veículo.
O novo T270 conta, ainda, com um sistema avançado de sobrealimentação de baixa inércia que garante uma resposta mais rápida do propulsor, menor consumo de combustível, mais confiabilidade e uma dirigibilidade aprimorada.
Outro destaque do sistema é o ângulo dos injetores de combustível. Posicionados quase verticalmente a 23 graus, as emissões são reduzidas graças ao menor contato do spray com a parede do cilindro, favorecendo a formação de mistura.
A direção e o tipo do spray, combinados com o fluxo de alta turbulência criado pelo design otimizado dos condutos de aspiração do cabeçote (dois separados por cilindro), proporcionam excelentes velocidade e estabilidade da combustão.
Com qualidade de classe mundial, o motor T270 conta com tecnologias como o bloco de alumínio, termostato elétrico e arrefecimento do óleo do motor que melhoram a eficiência do propulsor, diminuindo as emissões de gases e o consumo de combustível.
Por fim, o T270 é ainda mais confiável porque conta com corrente de distribuição silenciosa e for life, que não exige nenhum tipo de manutenção.
Motor TD350 Turbo Diesel – Com 170 cv de potência e 350 Nm de torque, a nova versão do motor TD350 Turbo Diesel vem com uma grande antecipação do atendimento às normas do Proconve L7, previsto apenas para janeiro de 2022, reduzindo em 85% as emissões de óxido de Nitrogênio na natureza.
Ele já traz o sistema SCR de pós-tratamento de gases de escape, que reduz a emissão de gases poluentes. Com isso, é necessário o uso do aditivo ARLA32. No motor TD350 a autonomia é de aproximadamente 10 mil km, então o motorista não precisará parar para abastecer com o aditivo a toda hora, informou a Jeep.
Ainda de acordo com a fabricante, o motor TD350 manteve seu baixo consumo de combustível (10,3 km/l na cidade e 13,5 km/l na estrada) e ótima autonomia (mais de 800 km com tanque de 60 litros).
Todas as versões Turbo Diesel do novo Compass possuem sistema de tração 4×4 Jeep Active Drive Low e câmbio automático de nove velocidades com paddle shift que permite a troca de marchas pela borboleta no volante.
Ainda trazem seletor de terrenos, que permite distribuir o torque de forma seletiva entre os eixos da forma mais adequada para as condições de aderência do piso trafegado, e HDC (Hill Descent Control), que auxilia o motorista em descidas íngremes durante percursos off-road.
Novidades – Uma das novidades entre as funções que virão de série na nova geração do Jeep Compass, o Traction Control + é um sistema de controle de tração que atua em condições em que o veículo tenha piso de baixa aderência com o solo em uma das rodas.
Ele está disponível para todas as versões Turbo Flex. O sistema aplica torque de frenagem na roda que está escorregando e transfere, pelo diferencial, o torque para outra roda que esteja em contato com o piso. Para habilitar a função, basta que o motorista pressione a tecla ASR OFF.
Outra novidade, de série em todas às versões Turbo Flex, é o modo Sport. Ao ativar a tecla, o usuário seleciona uma calibração diferenciada, com trocas de marchas mais rápidas que passam a ser realizadas em rotações mais altas.
Isso torna a resposta do acelerador mais ágil e a direção fica mais firme, proporcionando uma experiência de condução mais esportiva.
As versões flex também ganharam um novo para-choque dianteiro e, com isso, um ângulo de entrada maior, passando dos atuais 16,2° para até 21,5° no novo Compass, o que representa um aumento de 33%.
A mudança traz mais conforto e capacidade de vencer obstáculos cotidianos como buracos e canaletas. As versões turbo diesel seguem com ângulo de entrada de até 30,6°.
Externamente, o Compass traz novidades no para-choque dianteiro (como mencionado acima), novas rodas para todas as versões, na lanterna traseira, pintura das partes plásticas, faróis Full LED com assinatura em LED e faróis de neblina com a mesma tecnologia.
Os novos faróis trazem performance superior aos atuais bi-halógenos ou xênon, garantindo maior segurança ao dirigir à noite e maior vida útil (acima de 100.000 horas), reduzindo a necessidade de manutenção.
O novo Compass está disponível nas novas cores cinza Sting para Trailhawk e Série S e cinza Granite para Sport, Limited, Longitude, 80 Anos e Trailhawk.
Além dessas, também seguem como opções as cores branco Polar, prata Billet, marrom Deep, verde Recon, preto Carbon e azul Jazz.
O SUV também ganhou novos quadro de instrumentos full digital e HD de 10,25 polegadas, volante, painel de porta, centrais multimídia de até 10,1 polegadas, console central, painel de instrumentos e mais espaço para porta-objetos.
Estão disponíveis três opções de cores para acabamento interno: preto, marrom Arizona e a nova cinza Steel (esta última disponível para as versões Longitude e Série S).
Tecnologias – O Compass 2022 traz a nova central multimídia com maior capacidade de processamento e armazenamento de dados. Com tela de 10,1 polegadas Full HD presente em praticamente em todas as versões (exceto na Sport), ainda apresenta navegação embarcada de série e espelhamento para Android Auto e Apple CarPlay através de conexão sem fio.
Além disso, recebeu a plataforma de serviços conectados da Jeep, a Adventure Intelligence by Jeep Connect, que na versão Plus traz todos os features já apresentados no Renegade e ainda outras funcionalidades exclusivas:
- Localizador de estacionamento e de posto de combustível: através da central multimídia, o usuário pode buscar por novos pontos de interesse, como restaurantes, postos de combustível e estacionamentos ou utilizar aqueles já previamente favoritados. A novidade é que a busca é feita diretamente na nuvem, trazendo sempre a informação mais atualizada para os clientes.
- Send & Go: nesta função, o usuário pode pesquisar algum ponto de interesse (como restaurantes, estacionamentos e outros estabelecimentos) pelo celular enquanto ainda está em casa, por exemplo, e enviá-lo para a navegação no veículo. Ao ligar o carro, a rota será automaticamente traçada pelo mapa inteligente e a viagem pode começar em segurança, sem a necessidade do cliente ficar parado pesquisando um endereço ou ponto de interesse.
- Last Mile Navigation: o recurso permite ao usuário enviar do sistema de navegação para o aplicativo móvel o último endereço salvo. Nem sempre é possível encontrar um estacionamento no endereço desejado. Nessas horas, para a caminhada entre o estacionamento e o destino final, a função garante a caminhada mais rápida, especialmente em locais desconhecidos, passando mais segurança ao usuário.
- Remote Start – Agora é possível ligar o Compass pelo celular ou por dispositivos com assistente de voz, como a Alexa, para deixar a temperatura do carro mais agradável em dias frios ou quentes, por exemplo.
Tecnológico, modelo agregou três novas funções de direção autônoma
Dentre os recursos disponíveis de direção autônoma, destaque para o controle de velocidade adaptativo (ACC), o alerta de colisão com frenagem automática (FCW), o alerta de mudança de faixa (LDW), o Park Assist e o farol alto automático (AHB).
Na nova geração do SUV médio da Jeep três novas funções foram incluídas de fábrica na Série S e como opcional nas versões Limited e Trailhawk:
- Frenagem de emergência para pedestres, ciclistas ou motociclistas: fornece ao motorista aviso e capacidade de frenagem do veículo para evitar uma colisão iminente com um pedestre, ciclista ou motociclista.
- Detector de fadiga do motorista: baseado na análise constante do comportamento da direção, ele avisa o condutor em caso de alto risco de adormecer. O sistema funciona coletando dados durante a rodagem (enquanto o veículo estiver entre 60 e 160 km/h) para definir o comportamento de direção considerado normal. Após 15 minutos, começa a comparação com o padrão para verificar se há algum desvio em relação aos dados anteriores coletados. Se algum problema for detectado, um aviso visual e outro sonoro são emitidos por um minuto ou até o motorista pressionar o botão OK no volante. Caso a sonolência detectada persista, os avisos serão emitidos novamente.
- Reconhecimento de placas: por meio da câmera frontal, o sistema reconhece as placas de velocidade nas vias e informa o motorista através do painel de instrumentos. Além disso, emite alarme visual e sonoro caso o veículo esteja acima do limite de velocidade detectado.
Além das tradicionais bolsas de ar frontais para motorista e passageiros, o Compass traz também como item de série para todas as versões os airbags laterais e de cortina, o que proporciona mais segurança para seus ocupantes.
No total, são seis airbags de série nas versões Sport, Longitude e 80 Anos e sete na Limited, Trailhawk e Série S (o adicional é para os joelhos do motorista).
O SUV também conta com um novo quadro de instrumentos com 10,25 polegadas para as versões Limited, Trailhawk e Série S (existem ainda a de 3,5 polegadas na versão Sport e 7 polegadas na Longitude e 80 Anos).
Totalmente digital, ele traz maior tela de display de LCD; nova tecla HOME no comando volante, que facilita a navegação do usuário; capacidade de renderização de imagem 3D do veículo; possibilidade de alteração de tema em modo digital ou analógico e personalização de menus favoritos com até cinco opções diferentes.
Agora não é mais necessário um cabo para efetuar o carregamento do smartphone. Basta colocá-lo apoiado na parte indicada do console central e o procedimento é feito por indução, então é necessário que o aparelho celular seja compatível com a tecnologia. A função vem de série nas versões Limited, Trailhawk, Série S e Série Especial 80 Anos.
O Compass vem agora com uma função que é muito útil para quem está com as mãos carregadas para encher o porta-malas. Basta que o motorista movimente o pé por baixo do para-choque traseiro, o sensor detecta sua presença e aciona o sistema.
Então, a luz de freio vai piscar e, aproximadamente um segundo depois, o porta-malas abrirá automaticamente. Para fechar, é só realizar o mesmo movimento. Caso encontre algum obstáculo durante a abertura/fechamento, o porta-malas vai automaticamente atuar no sentido inverso.
Para que funcione, o motorista deverá estar com chave a uma distância máxima de 1,5 m do porta-malas e o veículo deve estar com a transmissão em P (Parking). O sistema vem habilitado de fábrica e pode ser desativado pelo motorista, caso ele deseje.
O sensor de presença para porta-malas está na Série S e pode equipar o veículo como opcional nas versões Limited e Trailhawk.
O Auto Hold tem como objetivo trazer mais conforto em engarrafamentos e paradas longas, permitindo que o motorista retire o pé do pedal de freio nas condições de veículo parado, mesmo que não esteja na posição P (Parking).
Para recolocar o carro em movimento, basta que o condutor acelere novamente o veículo. Para acioná-lo é só pressionar o botão no console. Além disso, o sistema memoriza a escolha do motorista, não sendo necessário pressionar o botão toda a vez que ligar o veículo. A função está disponível de série para todas as versões do novo Compass.
A entrada USB tipo C possui as funcionalidades de troca de dados com o celular e de carregamento, além de permitir que outros dispositivos como pendrives possam ser utilizados para trocar dados com a multimídia.
De série em todas as versões, a nova entrada USB tipo C consegue fornecer até 15 watts de potência para o carregamento de celulares, agilizando o processo.
Versões e Preços:
Jeep Compass Sport T270 Turbo Flex AT6 – R$ 139,99 mil
A versão de entrada do Jeep Compass traz seis airbags, central multimídia de 8,4 polegadas com espelhamento sem fio para Android Auto e Apple CarPlay, faróis Full LED com assinatura em LED, faróis de neblina em LED Jeep Traction Control+, Auto Hold, rodas de 17 polegadas, ar condicionado dual zone, freio de estacionamento eletrônico, Sistema Keyless Enter ‘N Go, sensores de chuva e crepuscular, quadro de instrumentos de 3,5” e três entradas USB (sendo uma tipo C).
Como opcionais estão os bancos de couro (R$ 2,50 mil), e o pack Protection (R$ 950,00).
Jeep Compass Longitude T270 Turbo Flex AT6 – R$ 154,99 mil
Jeep Compass Longitude TD350 Turbo Diesel AT9 4×4 – R$ 196,99 mil
Além de todos os itens da versão de entrada, a Longitude – tanto na configuração a diesel como flex – possui de série central multimídia de 10,1 polegadas com os serviços conectados da plataforma Adventure Intelligence e espelhamento sem fio para Android Auto e Apple CarPlay, Navegação Embarcada, bancos em couro, quadro de instrumentos de 7 polegadas, retrovisores elétricos, aletas no volante, retrovisor eletrocrômico e novas rodas de 18 polegadas.
Como opcionais, possui teto solar elétrico e panorâmico Command View (R$ 8,90 mil) e bancos em couro na cor cinza Steel (R$ 1,60 mil).
Jeep Compass 80 Anos T270 Turbo Flex AT6 – R$ 162,99 mil
Jeep Compass 80 Anos TD350 Turbo Diesel AT9 4×4 – R$ 204,99 mil
Também disponível com propulsor flex ou diesel, em relação à versão anterior traz de série o novo carregador sem fio para celulares, Adventure Intelligence Plus na central multimídia de 10,1 polegadas, retrovisores externos com rebatimento automático, partida remota, Park Assist e o som premium Beats.
A série especial Compass 80 Anos conta ainda, exclusivamente, com acabamento externo escurecido em tom grafite, interior em Black Piano, revestimento interno do teto na cor preta e costuras exclusivas, além de badges e tags “80th” na parte externa e interna do carro.
Como opcional está o teto solar elétrico e panorâmico Command View (R$ 8,90 mil).
Jeep Compass Limited T270 Turbo Flex AT6 – R$ 176,99 mil
Jeep Compass Limited TD350 Turbo Diesel AT9 4×4 – R$ 216,99 mil
Além dos ítens disponíveis na versão anterior (exceto os exclusivos da série 80 Anos e som premium Beats), a versão Limited é equipada com o novo quadro de instrumentos full digital e HD de 10,25 polegadas, teto em preto, rodas de 19 polegadas diamantadas, monitoramento de ponto cego, banco elétrico do motorista, parafusos antifurto nas rodas, airbag de joelho para motorista (sete no total), além de todos os itens de série da versão anterior.
Também traz em ambas as configurações, flex ou diesel, os opcionais teto solar elétrico e panorâmico Command View (R$ 8,90 mil), bancos em marrom Arizona (R$ 1,60 mil) e Pack High Tech (frenagem autônoma para pedestres, ciclistas e motociclistas, reconhecimento de placas, detector de fadiga, piloto automático adaptativo, comutação automática dos faróis, monitoramento de mudanças de faixa, porta-malas com sensor de presença, Adventure Intelligence Plus, som premium Beats, banco elétrico do passageiro e tomada auxiliar 127 volts por R$ 9,90 mil).
Jeep Compass Trailhawk TD350 Turbo Diesel AT9 4×4 – R$ 216,99 mil
A versão top de linha TD350 turbo diesel, além de todos os itens da Limited, vem ainda com novo adesivo de capô, rodas de 17 polegadas diamantadas com pneus de uso misto, protetor de cárter, protetor de tanque, protetor de transmissão, estepe full size, e suspensão elevada off-road. Além do seletor de terrenos contar com o exclusivo modo Rock, para máxima capacidade no fora de estrada.
Vale dizer que essa versão sai de fábrica com selo Trail Rated, que atesta a distinção reservada exclusivamente aos modelos da gama Jeep de maior capacidade na condução em todo o terreno.
Antes de conquistar o emblema, os modelos são levados ao limite para testar seu desempenho em cinco áreas fundamentais: tração, profundidade para travessia de água, capacidade de manobra, articulação e distância ao solo.
Como opcionais, estão teto solar elétrico e panorâmico Command View (R$ 8,9 mil) e o Pack High Tech (frenagem autônoma para pedestres, ciclistas e motociclistas, reconhecimento de placas, detector de fadiga, piloto automático adaptativo, comutação automática dos faróis, monitoramento de mudanças de faixa, porta-malas com sensor de presença, Adventure Intelligence Plus, som premium Beats, banco elétrico do passageiro e tomada auxiliar 127 volts por R$ 9,90 mil).
Jeep Compass Série S T270 Turbo Flex AT6 – R$ 187,99 mil
Fotos: Grupo Stellantis / Jeep / Divulgação
A série S é a versão mais premium do novo Compass e, portanto, não possui equipamentos opcionais.
Traz de série, além dos itens da versão Limited, teto solar elétrico e panorâmico Command View, forro do teto em preto, pintura das partes plásticas na cor da carroceria, os novos itens de direção autônoma (frenagem autônoma para pedestres, reconhecimento de placas e detector de fadiga, além de piloto automático adaptativo, comutação automática dos faróis e monitoramento de mudanças de faixa), porta-malas com sensor de presença, Adventure Intelligence Plus, som premium Beats, banco elétrico do passageiro e tomada auxiliar 127 volts.
No início do segundo semestre, os clientes do novo Jeep Compass estarão conectados ao Cart.
Em fase final de teste, a plataforma de e-commerce da Stellantis conta com uma solução de pagamento segura e integrada, permitindo que marcas parceiras ofereçam produtos, serviços e experiências ao cliente através de um aplicativo compatível com a central multimídia dos carros.
Desenvolvida pelo time da Stellantis, de forma colaborativa com empresas de diferentes setores, como Visa do Brasil, McDonald’s e ConectCar, a plataforma reúne em um único lugar serviços de alimentação, estacionamento, pedágio, abastecimento, entre outros.
O acesso ao Cart será simples e rápido. Bastará baixar o aplicativo, cadastrar o cartão de crédito e iniciar a jornada, dentro do carro e sem sair do caminho.
Importante lembrar que o Compass conta com três anos de garantia e as revisões são realizadas a cada 12.000 km ou um ano.
Acesse o nosso site: http://www.diariodocomercio.com.br