Da Redação
Com novos detalhes de design e lista de equipamentos de série estendida, o Mini John Cooper Works Hatch 3 Portas (2022) está em período de pré-venda em toda a rede de concessionários da marca no Brasil por R$ 269,99 mil.
O modelo é produzido na fábrica de Oxford, no Reino Unido. “A Mini traz ao Brasil e aos fãs da marca uma ofensiva completa de lançamentos com visual renovado, carros ainda mais equipados e aliados ao conceito único de esportividade e originalidade. Com a pré-venda do novo Mini John Cooper Works Hatch 3 Portas, apresentamos aos nossos clientes ávidos por esportividade mais esta novidade, e que simboliza, na essência, o verdadeiro Go-Kart-Feeling que só a nossa marca entrega”, ressaltou Rodrigo Novello, diretor de vendas e marketing da Mini no Brasil.
Na frente do veículo, os faróis redondos de LED e a grade hexagonal do radiador, que apresenta uma barra transversal vermelha e agora se estende para baixo, são particularmente proeminentes.
As aberturas de ar garantem o controle da temperatura dos sistemas de powertrain e freios em situações de direção extremamente esportivas. As escotilhas laterais alocadas nos para-lamas e o sistema de exaustão, que agora apresenta um difusor distinto para otimizar o fluxo de ar na parte inferior da carroceria, também foram redesenhados.
O modelo pode ser adquirido na cor vermelho Chili, nas novas variantes azul Island e cinza Rooftop, além das cores cinza Moonwalk, verde Rebel, preto Enigmatic, branco Pepper, preto Midnight, verde British Racing IV e prata Claro. Já o teto é vermelho no modelo padrão, com opção com carroceria preta e teto na cor vermelho Chili.
O modelo é equipado com o motor 2.0 de quatro cilindros com tecnologia Mini TwinPower Turbo e entrega uma potência máxima de 231cv e um torque máximo a partir de 5.200 giros, com torque plano de 320Nm, entre 1.450 e 4.800 rotações.
Com a transmissão Steptronic Sport de 8 velocidades, os 100 km/h são atingidos em 6,1 segundos, de acordo com a fabricante.
Ele conta com um novo sistema de escapamento esportivo com duas ponteiras de aço inoxidável de 85 milímetros. O sistema de freio esportivo foi desenvolvido em cooperação com o fabricante especializado Brembo.
As rodas em liga leve, de 17 polegadas, possuem cinco raios pretos duplos. Os pneus são do tipo Run Flat. O modelo pode ser equipado, opcionalmente, com rodas de 18 polegadas Circuit Spoke, com cinco raios duplos em dois tons, também com pneus Run Flat.
Uma nova versão da suspensão adaptativa está agora disponível e, com sua tecnologia de amortecimento com seleção de frequência, garante equilíbrio otimizado entre esportividade e conforto de direção.
Uma válvula adicional no amortecedor suaviza os picos de pressão ao dirigir sobre pequenas saliências, criando assim uma experiência de direção harmoniosa. O ajuste ocorre entre 50 e 100 milissegundos.
O conjunto de acabamento interior traz bancos esportivos do tipo concha, com estofamento em Alcântara. Completam a sensação de esportividade e sofisticação as superfícies em Piano Black de alto brilho e o novo volante John Cooper Works em couro.
Com relação à lista de equipamentos, destaque para o Assistente de Direção que auxilia o motorista na condução do veículo com diversas funcionalidades, como: sistema de navegação Mini Professional; Sistema de proteção ao pedestre com frenagem automática; Aviso de saída de faixa com vibração do volante; Assistente de farol alto com regulagem automática da intensidade dos faróis dependendo do tráfego; Alerta de aproximação perigosa sem limite de velocidade e assistente de frenagem automática de 5 até 60 km/h.
Esse dispositivo também pré-condiciona os freios para uma resposta mais rápida e distâncias de frenagem mais curtas.
Além disso, outros itens também complementam a experiência a bordo, tais como: assistente de estacionamento; sensor de estacionamento traseiro e dianteiro, câmera de ré, controle de cruzeiro e sensor de chuva com acionamento automático dos faróis baixos.
O modelo também ganhou controle de cruzeiro com função de freio e o Controle de Distância de Estacionamento (PDC) com sensores na parte traseira do veículo.
O hatch sai conectado de fábrica com um SIM card virtual sem custo ao cliente por um período mínimo de três anos. Com isso, pode-se acessar o Mini Connected, sistema que fornece uma série de serviços ao motorista e ao passageiro e permite usufruir de funcionalidades exclusivas: concierge, chamada de emergência inteligente, Mini Teleservices, notícias em tempo real, previsão do tempo, serviços remotos, preparação para Apple CarPlay, informações de trânsito em tempo real e assistente de autonomia.
O modelo traz, também, conectividade com Amazon Alexa, possibilitando maior integração do veículo com casas inteligentes.
O Mini John Cooper Works agora apresenta um instrumento central touchscreen redesenhado, com uma tela central de 8,8 polegadas em design preto, bem como um novo sistema operacional cujo display gráfico faz a seleção e controle das funções do veículo, programa de áudio, navegação, comunicação e aplicativos ainda mais intuitivos.
Os visores de instrumento central e o visor multifuncional de instrumentos disponível na coluna de direção podem ser mostrados em duas cores diferentes. No modo Lounge, as superfícies da tela aparecem em tons de azul e turquesa.
Alternar para o modo Sport faz com que os planos de fundo da tela brilhem em vermelho.
Fotos: BMW Group / MINI / Divulgação
Acesse o nosso site: http://www.diariodocomercio.com.br