Ram Classic: mais uma muscle truck desembarca no Brasil

Da Redação

Ram_Classic_Laramie_023

Chega ao mercado brasileiro a Ram Classic, uma nova porta de entrada para a única marca de picapes premium no País, entregando força, conforto, capacidade e tradição.

Ela apresenta um design singular e atemporal, com linhas que resgatam o estilo big-rig da segunda geração das picapes Ram, na década de 1990.

A nova picape é mais um passo no processo de expansão contínua da marca Ram no Brasil, sendo o quarto lançamento (sem contar edições limitadas) em menos de três anos.

Produzida no México, na fábrica de Saltillo, a Ram Classic estará disponível a partir de 15 de setembro nas 58 concessionárias da marca Ram.

Ram_Classic_Laramie_020

A primeira versão a chegar será a Laramie. Na sequência, a linha será reforçada pela opção Laramie Night Edition.

As cores disponíveis são preto Diamond, branco Bright, azul Patriot, granito Cristal e vermelho Delmonico para a Laramie, que se destaca pelo acabamento externo com grade, logotipos, rodas, para-choques e retrovisores cromados.

Já a Laramie Night Edition tem essas partes pintadas de preto e os para-choques na cor da carroceria, que pode ser vermelho Flame, preto Diamond, branco Bright e granito Crystal.

O revestimento interno é sempre preto e de couro com costuras brancas e com apliques prateados, dourados e imitando madeira.

Ram_Classic_Laramie_021

Abrigando o motor HEMI V8 de 5,7 litros debaixo do capô, a Ram Classic é a picape mais potente do Brasil, ao lado de outro modelo da marca: a Ram 1500 Rebel.

O motor entrega 400 cv a 5.600 rpm e o também generoso torque de 556 Nm a 3.950 rpm, o maior entre os modelos a gasolina no segmento. Segundo a Ram, ele é capaz de levar a Classic da imobilidade aos 100 km/h em 7,7 segundos. A velocidade máxima é de 174 km/h

Além da força ampla, suave e linear que evita a hesitação e os picos dos motores turboalimentados, o propulsor tem algumas tecnologias que visam a economia de combustível.

Caso do sistema de desativação de cilindros (MDS), no qual a central eletrônica corta a alimentação de combustível, as faíscas das velas e fecha as válvulas de admissão e escape em quatro dos oito cilindros durante acelerações leves, como em velocidades constantes na cidade ou estrada, quando a potência total não é necessária.

Ram_Classic_Laramie_005

Dessa forma, o consumo pode ser reduzido em até 20%, de acordo com a Ram.

Também colabora com a eficiência energética a sincronização do eixo de comando variável das válvulas. Isso reduz o trabalho de bombeamento do motor por meio de um fechamento retardado da válvula de admissão, aumentando o processo de expansão da combustão.

A Ram Classic está equipada com a caixa automática de oito (8) marchas TorqueFlite totalmente eletrônica que, com grande espectro de relações, mantém a rotação do motor na faixa certa para a tarefa.

Os comandos do câmbio são feitos pelo seletor rotativo no painel, liberando espaço para os compartimentos no console central. O sistema é inteligente e seguro. Por exemplo, ao se desligar o motor com o câmbio em D (Drive), o seletor vai automaticamente para a posição P (Park).

Quanto aos modos de tração, a caixa de transferência da BorgWarner do tipo part-time tem as opções 4×2, 4×4 High e 4×4 Low (reduzida). O motorista controla tudo eletronicamente, por meio dos botões abaixo do seletor do câmbio, no painel de instrumentos.

Já a relação do diferencial é de 3.92 e a Ram Classic ainda conta com diferencial traseiro antideslizante, garantindo aderência nos mais variados terrenos. A picape possui também o modo Tow/Haul, que otimiza a troca de marchas ao rebocar um implemento ou levar muita carga.

Ram_Classic_Laramie_026

O nome Classic faz todo o sentido ao se observá-la com atenção. O estilo da dianteira é uma clara homenagem à segunda geração das picapes Ram, de 1993, que transformou o segmento full-size nos Estados Unidos e elevou as vendas da marca a níveis inéditos até então.

Apelidado de big-rig em referência às enormes carretas que cruzam as estradas norte-americanas, o design da Classic se destaca pelos faróis que ficam em posição abaixo da linha superior da grade e que nascem como uma continuação natural dos para-lamas, por sua vez, também rebaixado em relação à altura do capô.

De qualquer ângulo, saltam aos olhos os traços musculosos, que reforçam a esportividade da Ram Classic. Também contribuem para o estilo muscle truck o capô com ressaltos e detalhes especiais, as duas saídas de escapamento e as rodas de alumínio de 20 polegadas.

Com desenho de cinco raios, na versão Laramie, elas são prateadas, combinando com todos os cromados, enquanto na Laramie Night Edition a pintura delas é preta, em linha com o padrão chrome delete.

Os faróis têm projetor de dupla função, fazendo o papel da luz baixa e luz alta, sendo esta auxiliada também por uma lâmpada suplementar.

LEDs âmbares integrados fazem os papéis de luz de rodagem diurna (DRL) e indicador de direção. Já as lanternas traseiras são formadas por 15 LEDs.

Ram_Classic_Interior_002

O interior da Ram Classic entrega toda a amplitude e qualidade de acabamento, além de uma longa lista de equipamentos de série, da qual se destacam: ar-condicionado digital de duas zonas e com saídas traseiras; bancos dianteiros com ajustes elétricos em 10 posições com duas memórias para o motorista (que guarda também a posição dos espelhos retrovisores externos, dos pedais e rádio), aquecimento e ventilação; bancos traseiros laterais com aquecimento; câmera de ré com linhas ativas e sensores traseiros de estacionamento; central multimídia Uconnect com tela tátil de 8,4 polegadas, navegação embarcada, conexão com Android Auto e Apple CarPlay; chave presencial Keyless Enter‘N Go com partida remota; quadro de instrumentos com seis mostradores e tela multifuncional de TFT colorida de 7 polegadas; controle de velocidade de cruzeiro; estribos laterais fixos; pedais do acelerador e freio com regulagem elétrica de distância; sistema de som premium Alpine com 9 alto-falantes, subwoofer de 10 polegadas e 506 W de potência; tapetes de borda elevada; tomada de 110 V no painel e volante de couro com aquecimento.

A praticidade fala alto na Ram Classic com uma série de recursos. Caso do assento traseiro bipartido que pode ser levantado, deixando à mostra não apenas o subwoofer como um nicho para objetos e, ainda mais interessante, uma plataforma dobrável que pode tornar o piso completamente plano.

Vale citar, ainda, os dois compartimentos embutidos com tampa nas extremidades laterais do assoalho traseiro. Impermeáveis e removíveis, eles podem receber, por exemplo, latas de bebidas e pedras de gelo para mantê-las na temperatura ideal ou até aquele peixe que deu muito trabalho na pescaria.

Em relação à segurança, a Ram Classic está muito bem servida com 6 airbags (frontais, laterais e de cortina), assistente de partida em rampa (HSA), controles de tração e estabilidade e de mitigação de rolagem da carroceria, freios a disco nas quatro rodas com Brake Assist, que aproxima as pastilhas em caso de chuva, além do controle de oscilação de reboque (TSC), que impede que o implemento se desgoverne.

Com 1.424 litros de capacidade volumétrica e 531 kg de carga, a caçamba da Ram Classic só não é maior, no mercado brasileiro, que a da Ram 3500 Limited Longhorn (quando com preparação para reboques tipo quinta roda).

Com revestimento protetor especial por toda a superfície, exclusivo das picapes Ram, e iluminação de LED na lateral e no alto (na terceira luz de freio), ela permite receber objetos grandes com facilidade.

Do lado de fora, a preparação para o gancho de reboque é de fábrica. Detalhe importantíssimo, pois a Ram Classic pode rebocar até 3.534 kg.

A Ram Classic em números: 5,82 metros de comprimento; 3,57 metros de entre-eixos; 2,02 metros de largura e 1,97 metro de altura. O tanque de combustível tem capacidade para 98 litros.

O preço da Ram Classic Laramie só será divulgado no dia 15 de setembro. Como o posicionamento que a marca deseja para ela é disputando mercado com as picapes médias, em suas versões topo de linha, acreditamos que o preço (e da versão Night Edition) ficará na faixa entre R$ 350 mil e R$ 380 mil.

Ram_Classic_Night_Edition_023

Ram_Classic_Night_Edition_032Fotos: Stellantis / Ram / Divulgação

Acesse o nosso site: http://www.diariodocomercio.com.br

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s