Modelo faz parte do segmento de motocicletas urbanas de baixa cilindrada
Da Redação (Publicado no Diário do Comércio – Edição: 26/08/2022)
A família Fazer FZ está crescendo e sua versão mais nova, que carrega o motor Yamaha 150cc, cria uma categoria premium de motos urbanas de baixa cilindrada.
É pioneira ao oferecer farol com projetor, luz de posição e lanterna traseira de LED, freio ABS na dianteira, freios a disco nas duas rodas, suspensão monocross, pneus largos e painel completo 100% digital.
A Fazer FZ15 é ideal para quem busca uma moto para o dia a dia com visual diferenciado, tecnologia e segurança, informou a Yamaha. A nova motocicleta tem visual robusto e imponente, que chama atenção.
Na nova Fazer FZ15, a Yamaha utilizou o conceito Fighting Pose, ou “Posição de Combate” em português, cujas linhas da parte frontal, composta pelo conjunto tanque de combustível, tomadas laterais de ar e motor, criam uma massa concentrada que dão ao modelo um aspecto musculoso, como de um animal em posição de combate, segundo a fabricante.
As tomadas de ar protuberantes fazem uso ativo do fluxo de ar para ajudar a resfriar o motor. Na área da coluna de direção, que liga o quadro às mesas ao redor da direção, a Fazer não possui lacunas visíveis, o que ajuda a criar a aparência integrada com o tanque de combustível em seu centro.
O layout que coloca o contato da chave na frente do tanque de combustível ao invés de próximo ao painel, facilita o acesso.
Farol e lanterna – O conjunto óptico impressiona pela beleza e arrojo, conferindo mais modernidade ao modelo. Mas sua eficiência também merece destaque.
Conta com luz de posição e farol com projetor de LED de última geração, e é bifuncional, com luz baixa e luz alta projetadas num único projetor de alta performance.
Do ponto de vista prático, este tipo de projetor se mostra mais eficiente, oferecendo maior amplitude de luminosidade, já que os fachos de luz do farol baixo e do alto são mais homogêneos e abrangentes, iluminando uma área bem maior à frente da motocicleta e minimizando os efeitos de ofuscamento dos veículos que trafegam no sentido contrário.
O modelo conta, ainda, com lampejador de farol e lanterna traseira de LED, com maior eficiência na iluminação, fundamental para ser visto na condução noturna.
Painel – De acordo com a Yamaha, o painel multifunção é o mais completo da categoria. Ele é 100% digital e seu visual reforça a modernidade da nova Fazer.
Sua iluminação é em LED e o fundo do tipo blackout, contrastando as informações no display, facilitando a leitura na pilotagem diurna e noturna.
O painel conta com a exclusiva função ECO, ideal para quem busca diminuir ainda mais as despesas com combustível. Ela indica o momento de pilotagem em que o consumo é menor, auxiliando em uma condução mais econômica.
Ele traz, ainda, um útil indicador de marcha, que facilita a condução, marcador do nível de combustível, conta-giros, velocímetro, hodômetro total e dois parciais, relógio e as luzes indicadoras do sistema de ABS, do sistema Blueflex, de funcionamento de sistema de injeção e de piscas, farol alto e neutro.
Motor – O confiável motor de 150cc é o mesmo que equipa os modelos Factor 150, Fazer 150 e Crosser 150 ABS, reconhecido pela durabilidade e economia.
Do tipo monocilíndrico arrefecido a ar, ele tem exatos 149cc e é capaz de gerar a potência máxima de 12,2cv, quando abastecido com gasolina, e 12,4cv, com etanol.
Chama atenção por seu fôlego e, principalmente, pela suavidade no funcionamento, com baixíssimos índices de vibração.
Sua alimentação é feita pelo moderno sistema de injeção eletrônica de combustível Blueflex, que permite o abastecimento com gasolina, etanol, ou a mistura de ambos em qualquer proporção, trazendo melhor distribuição de torque e de potência em todas as faixas de rotação.
O motor da Fazer FZ15 conta com o YRCS (Yamaha Ram Air Cooling System), sistema exclusivo da marca, que tem a função de potencializar a refrigeração do sistema de ignição do motor, fazendo com que o desempenho da motocicleta seja otimizado.
O escapamento completa o conjunto motriz. Ele otimiza a saída dos gases para melhor desempenho e maior eficiência no controle de emissões, e sua inspiração deriva da Fazer FZ25 na aparência e no ronco mais grave e encorpado.
De acordo com a Yamaha, a Fazer FZ15 ABS foi projetada para oferecer conforto na jornada diária dos motociclistas e seus garupas.
Nela, os pontos de apoio do condutor (guidão, pedaleiras e banco) estão dispostos de forma a permitirem uma condução relaxada. Com isso, a pilotagem se torna muito mais confortável, mesmo para quem a utiliza por muitas horas ao dia.
Em dois níveis, comprido e largo, o assento traz ergonomia no encaixe das pernas junto ao tanque e para o garupa, que conta com alça em alumínio e pedaleiras posicionadas de forma a permitirem com que as pernas não fiquem demasiadamente dobradas.
O assento está a 790 mm do solo, facilitando o apoio dos pés no chão, inclusive dos motociclistas de baixa estatura.
A união de elementos como a geometria do chassi, o baixo peso e o tamanho das rodas de liga leve com 17 polegadas na dianteira e na traseira, tornam a motocicleta capaz de desviar dos obstáculos com agilidade, sempre de forma estável e equilibrada, e o melhor, com o controle de ótimos freios.
A Fazer utiliza suspensão traseira tipo monocross, uma novidade na categoria
Todo fabricado em aço, o chassi do tipo Diamante é leve e resistente a torções, incidindo diretamente no comportamento da Fazer.
Sua principal contribuição está na agilidade, que pode ser sentida na capacidade de mudança de trajetória com grande rapidez e de forma estável.
As suspensões são nitidamente mais robustas quando comparadas às que equipam as motocicletas até 160cc disponíveis no mercado.
Por isso são capazes de filtrar as irregularidades do piso com maior eficiência, garantindo mais segurança e controle na condução.
Na dianteira, os tubos internos dos amortecedores são reforçados, minimizando torções do garfo, o que resulta em maior estabilidade e controle da moto.
Enquanto as motos urbanas de baixa cilindrada usam tubos com diâmetro 29 mm, a Fazer FZ15 é equipada com largos tubos de 41mm, os mesmos da Fazer FZ25, e seu curso é de 130 mm.
Na traseira, a grande novidade é a suspensão do tipo monocross, inédita na categoria com curso de 120mm e ajuste de pré-carga da mola em sete níveis de rigidez.
As vantagens desse sistema, comum nas motos de média e alta cilindrada, em relação ao sistema bichoque, que utilizada dois amortecedores, é o maior curso da roda traseira, equilíbrio torcional, maior vida útil do amortecedor (que é mais robusto que o sistema que utiliza dois amortecedores) e melhor centralização de massas.
Na prática, todos esses diferenciais resultam em mais estabilidade, maior conforto e maior segurança na pilotagem.
Todas essas vantagens podem ser notadas na maior suavidade e eficiência no funcionamento do modelo, sobretudo no conforto, na agilidade e na maior estabilidade em curvas.
Rodas e pneus – Com 10 raios, as rodas em liga leve seguem a proposta visual da moto. Inspiram arrojo e garantem mais imponência, já que chamam a atenção por serem largas, similares a de motos de maior cilindrada.
O diâmetro de ambas é de 17 polegadas, enquanto a largura na dianteira é de 2,5 polegadas e, na traseira, de 4,0 polegadas.
Para calçá-las, pneus radiais Pirelli Diablo Rosso II com medidas similares ao da irmã maior. Na dianteira a medida é de 100/80-17, na traseira de 140/60-17.
Além do ganho estético, pneus radiais mais largos garantem um comportamento mais estável da motocicleta e maior aderência para contornar curvas, resultando, portanto, em uma condução mais segura.
Freios – Uma das qualidades mais surpreendentes na Fazer FZ15 é o seu poder de frenagem. Ela é capaz de parar em espaços curtos, alcançando um desempenho muito superior ao oferecido pelas motocicletas dessa faixa de cilindrada disponíveis no mercado, informou a Yamaha.
Isso acontece tanto pela dimensão do conjunto na dianteira, composto por uma pinça de duplo pistão e um grande disco de 282mm, quanto pelo fato do sistema traseiro ser a disco.
Composto por um disco de 220mm e pinça de um pistão, este sistema é inegavelmente mais potente e progressivo que o sistema a tambor.
A Fazer FZ15 é a única da categoria equipada com freios a disco nas duas rodas e sistema ABS na roda dianteira, importantíssimo para uma condução com mais controle.
Ele impede o travamento da roda em condições de baixa aderência do piso, como asfalto molhado ou sujo, e até mesmo em frenagens bruscas de emergência.
Fotos: Yamaha / Divulgação
A nova Yamaha Fazer FZ15 vem com garantia de 3 anos. Também está contemplada no programa de Revisão Preço Fixo Yamaha, para que o cliente encontre o mesmo preço do serviço na rede autorizada, garantindo transparência, economia e valorização do modelo.
A Fazer FZ15 tem três opções de cores: azul metálico (Racing Blue), vermelho metálico (Magma Red) e preto metálico (Midnight Black).
Ela estará disponível na rede de concessionárias Yamaha em meados de setembro, com o preço público sugerido a partir de R$ 16,99 mil + frete e condições especiais de financiamento junto ao Banco Yamaha, com taxa a partir de 1,99% a.m..
Acesse o nosso site: http://www.diariodocomercio.com.br