Yamaha apresenta nova Fazer FZ15 ABS

Modelo faz parte do segmento de motocicletas urbanas de baixa cilindrada

Da Redação  (Publicado no Diário do Comércio – Edição: 26/08/2022)

2023_FAZER_150_TRIO

A família Fazer FZ está crescendo e sua versão mais nova, que carrega o motor Yamaha 150cc, cria uma categoria premium de motos urbanas de baixa cilindrada.

É pioneira ao oferecer farol com projetor, luz de posição e lanterna traseira de LED, freio ABS na dianteira, freios a disco nas duas rodas, suspensão monocross, pneus largos e painel completo 100% digital.

A Fazer FZ15 é ideal para quem busca uma moto para o dia a dia com visual diferenciado, tecnologia e segurança, informou a Yamaha. A nova motocicleta tem visual robusto e imponente, que chama atenção.

Na nova Fazer FZ15, a Yamaha utilizou o conceito Fighting Pose, ou “Posição de Combate” em português, cujas linhas da parte frontal, composta pelo conjunto tanque de combustível, tomadas laterais de ar e motor, criam uma massa concentrada que dão ao modelo um aspecto musculoso, como de um animal em posição de combate, segundo a fabricante.

2023_FAZER_150_RACING_BLUE_3-4_DIREITA

As tomadas de ar protuberantes fazem uso ativo do fluxo de ar para ajudar a resfriar o motor. Na área da coluna de direção, que liga o quadro às mesas ao redor da direção, a Fazer não possui lacunas visíveis, o que ajuda a criar a aparência integrada com o tanque de combustível em seu centro.

O layout que coloca o contato da chave na frente do tanque de combustível ao invés de próximo ao painel, facilita o acesso.

Farol e lanterna – O conjunto óptico impressiona pela beleza e arrojo, conferindo mais modernidade ao modelo. Mas sua eficiência também merece destaque.

Conta com luz de posição e farol com projetor de LED de última geração, e é bifuncional, com luz baixa e luz alta projetadas num único projetor de alta performance.

2023_FZ15_FAZER150-2662

Do ponto de vista prático, este tipo de projetor se mostra mais eficiente, oferecendo maior amplitude de luminosidade, já que os fachos de luz do farol baixo e do alto são mais homogêneos e abrangentes, iluminando uma área bem maior à frente da motocicleta e minimizando os efeitos de ofuscamento dos veículos que trafegam no sentido contrário.

O modelo conta, ainda, com lampejador de farol e lanterna traseira de LED, com maior eficiência na iluminação, fundamental para ser visto na condução noturna.

Painel – De acordo com a Yamaha, o painel multifunção é o mais completo da categoria. Ele é 100% digital e seu visual reforça a modernidade da nova Fazer.

Sua iluminação é em LED e o fundo do tipo blackout, contrastando as informações no display, facilitando a leitura na pilotagem diurna e noturna.

2023_FZ15_FAZER150-03

O painel conta com a exclusiva função ECO, ideal para quem busca diminuir ainda mais as despesas com combustível. Ela indica o momento de pilotagem em que o consumo é menor, auxiliando em uma condução mais econômica.

Ele traz, ainda, um útil indicador de marcha, que facilita a condução, marcador do nível de combustível, conta-giros, velocímetro, hodômetro total e dois parciais, relógio e as luzes indicadoras do sistema de ABS, do sistema Blueflex, de funcionamento de sistema de injeção e de piscas, farol alto e neutro.

Motor – O confiável motor de 150cc é o mesmo que equipa os modelos Factor 150, Fazer 150 e Crosser 150 ABS, reconhecido pela durabilidade e economia.

Do tipo monocilíndrico arrefecido a ar, ele tem exatos 149cc e é capaz de gerar a potência máxima de 12,2cv, quando abastecido com gasolina, e 12,4cv, com etanol.

2023_FZ15_FAZER150-2569

Chama atenção por seu fôlego e, principalmente, pela suavidade no funcionamento, com baixíssimos índices de vibração.

Sua alimentação é feita pelo moderno sistema de injeção eletrônica de combustível Blueflex, que permite o abastecimento com gasolina, etanol, ou a mistura de ambos em qualquer proporção, trazendo melhor distribuição de torque e de potência em todas as faixas de rotação.

O motor da Fazer FZ15 conta com o YRCS (Yamaha Ram Air Cooling System), sistema exclusivo da marca, que tem a função de potencializar a refrigeração do sistema de ignição do motor, fazendo com que o desempenho da motocicleta seja otimizado.

O escapamento completa o conjunto motriz. Ele otimiza a saída dos gases para melhor desempenho e maior eficiência no controle de emissões, e sua inspiração deriva da Fazer FZ25 na aparência e no ronco mais grave e encorpado.

2023_FAZER_150_RACING_BLUE_LATERAL_ESQUERDA

De acordo com a Yamaha, a Fazer FZ15 ABS foi projetada para oferecer conforto na jornada diária dos motociclistas e seus garupas.

Nela, os pontos de apoio do condutor (guidão, pedaleiras e banco) estão dispostos de forma a permitirem uma condução relaxada. Com isso, a pilotagem se torna muito mais confortável, mesmo para quem a utiliza por muitas horas ao dia.

Em dois níveis, comprido e largo, o assento traz ergonomia no encaixe das pernas junto ao tanque e para o garupa, que conta com alça em alumínio e pedaleiras posicionadas de forma a permitirem com que as pernas não fiquem demasiadamente dobradas.

O assento está a 790 mm do solo, facilitando o apoio dos pés no chão, inclusive dos motociclistas de baixa estatura.

2023_FZ15_FAZER150-2669

A união de elementos como a geometria do chassi, o baixo peso e o tamanho das rodas de liga leve com 17 polegadas na dianteira e na traseira, tornam a motocicleta capaz de desviar dos obstáculos com agilidade, sempre de forma estável e equilibrada, e o melhor, com o controle de ótimos freios.

A Fazer utiliza suspensão traseira tipo monocross, uma novidade na categoria

Todo fabricado em aço, o chassi do tipo Diamante é leve e resistente a torções, incidindo diretamente no comportamento da Fazer.

Sua principal contribuição está na agilidade, que pode ser sentida na capacidade de mudança de trajetória com grande rapidez e de forma estável.

As suspensões são nitidamente mais robustas quando comparadas às que equipam as motocicletas até 160cc disponíveis no mercado.

2023_FZ15_FAZER150-2454

Por isso são capazes de filtrar as irregularidades do piso com maior eficiência, garantindo mais segurança e controle na condução.

Na dianteira, os tubos internos dos amortecedores são reforçados, minimizando torções do garfo, o que resulta em maior estabilidade e controle da moto.

Enquanto as motos urbanas de baixa cilindrada usam tubos com diâmetro 29 mm, a Fazer FZ15 é equipada com largos tubos de 41mm, os mesmos da Fazer FZ25, e seu curso é de 130 mm.

Na traseira, a grande novidade é a suspensão do tipo monocross, inédita na categoria com curso de 120mm e ajuste de pré-carga da mola em sete níveis de rigidez.

2023_FZ15_FAZER150-02-2

As vantagens desse sistema, comum nas motos de média e alta cilindrada, em relação ao sistema bichoque, que utilizada dois amortecedores, é o maior curso da roda traseira, equilíbrio torcional, maior vida útil do amortecedor (que é mais robusto que o sistema que utiliza dois amortecedores) e melhor centralização de massas.

Na prática, todos esses diferenciais resultam em mais estabilidade, maior conforto e maior segurança na pilotagem.

Todas essas vantagens podem ser notadas na maior suavidade e eficiência no funcionamento do modelo, sobretudo no conforto, na agilidade e na maior estabilidade em curvas.

Rodas e pneus – Com 10 raios, as rodas em liga leve seguem a proposta visual da moto. Inspiram arrojo e garantem mais imponência, já que chamam a atenção por serem largas, similares a de motos de maior cilindrada.

2023_FZ15_FAZER150-2637

O diâmetro de ambas é de 17 polegadas, enquanto a largura na dianteira é de 2,5 polegadas e, na traseira, de 4,0 polegadas.

Para calçá-las, pneus radiais Pirelli Diablo Rosso II com medidas similares ao da irmã maior. Na dianteira a medida é de 100/80-17, na traseira de 140/60-17.

Além do ganho estético, pneus radiais mais largos garantem um comportamento mais estável da motocicleta e maior aderência para contornar curvas, resultando, portanto, em uma condução mais segura.

Freios – Uma das qualidades mais surpreendentes na Fazer FZ15 é o seu poder de frenagem. Ela é capaz de parar em espaços curtos, alcançando um desempenho muito superior ao oferecido pelas motocicletas dessa faixa de cilindrada disponíveis no mercado, informou a Yamaha.

2023_FAZER_150_RACING_BLUE_FRENTE

Isso acontece tanto pela dimensão do conjunto na dianteira, composto por uma pinça de duplo pistão e um grande disco de 282mm, quanto pelo fato do sistema traseiro ser a disco.

Composto por um disco de 220mm e pinça de um pistão, este sistema é inegavelmente mais potente e progressivo que o sistema a tambor.

A Fazer FZ15 é a única da categoria equipada com freios a disco nas duas rodas e sistema ABS na roda dianteira, importantíssimo para uma condução com mais controle.

Ele impede o travamento da roda em condições de baixa aderência do piso, como asfalto molhado ou sujo, e até mesmo em frenagens bruscas de emergência.

2023_FAZER_150_RACING_BLUE_3-4_ESQUERDAFotos: Yamaha / Divulgação

A nova Yamaha Fazer FZ15 vem com garantia de 3 anos. Também está contemplada no programa de Revisão Preço Fixo Yamaha, para que o cliente encontre o mesmo preço do serviço na rede autorizada, garantindo transparência, economia e valorização do modelo.

A Fazer FZ15 tem três opções de cores: azul metálico (Racing Blue), vermelho metálico (Magma Red) e preto metálico (Midnight Black).

Ela estará disponível na rede de concessionárias Yamaha em meados de setembro, com o preço público sugerido a partir de R$ 16,99 mil + frete e condições especiais de financiamento junto ao Banco Yamaha, com taxa a partir de 1,99% a.m..

Acesse o nosso site: http://www.diariodocomercio.com.br

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s