Pulse Abarth é o primeiro SUV da marca no mundo

Da Redação

pulse_abarth_215-637578f5ef5f4

Com mais de 70 anos, a Abarth se prepara para escrever um novo capítulo da sua história. Mais precisamente em forma de SUV, o primeiro da marca no mundo.

Com a missão de marcar o retorno do escorpião ao Brasil, o Pulse Abarth foi revelado no BBB 22 e caiu nas pistas da Fórmula 4 como carro madrinha da competição que possui motores da marca impulsionando todos os monopostos da categoria.

Agora, ele chega ao mercado brasileiro. O primeiro SUV Abarth foi desenvolvido e é produzido no Polo Automotivo da Stellantis em Betim (MG).

A marca já teve dois veículos comercializados no Brasil antes. Em 2002, tivemos a versão mais potente do Stilo e, em 2014, o 500 Abarth.

pulse_abarth_amb_041-62e330704fe02

Mas a história da marca é muito mais antiga. Ela nasceu em 1949, com a paixão de Carlo Abarth por corridas, um piloto com o talento de envenenar carros comuns. Desde então, ficou conhecida pela esportividade, performance e experiência única de direção.

Houve investimento em infraestrutura para o lançamento da marca. A rede de concessionárias Abarth está dimensionada para ter 60 pontos de vendas (48 já estão operando).

Presentes em todas as regiões do Brasil, em praticamente todos os estados, elas carregam não só o logotipo do escorpião, mas também toda a identidade visual da marca e uma equipe capacitada para receber os apaixonados por esportividade.

Cada uma terá um corner Abarth no showroom, o escudo da marca na fachada principal e no totem externo, acessórios e Abarth Wear disponíveis para venda, além de possibilidade de test-drive do novo SUV.

pulseabarth_taruma6-637666830a1e7

O Pulse Abarth é equipado com o motor turbo 270, sendo o mais rápido do Brasil na sua categoria. O modelo não oferece opcionais.

Ele sai de fábrica reunindo, por exemplo, conteúdos como escapamento duplo esportivo, central multimídia de 10,1 polegadas com serviços conectados, paddle shifters, frenagem automática de emergência, freio de mão eletrônico com Auto Hold, wireless charger, comutação automática de faróis e alerta de mudança de faixa.

Para diferenciá-lo das demais versões do Pulse, o Abarth chega com detalhes em vermelho, cor característica da marca. A começar por uma faixa lateral.

O retrovisor e uma linha no para-choque dianteiro também seguem a mesma estética e cor. Os badges Abarth não poderiam faltar e estão presentes tanto na lateral quanto na dianteira.

pulse_abarth_008-63757dbf2b862

A Fiat Flag também está presente na grade. Traz, ainda, rodas de 17 polegadas Racing exclusivas com alívios de massa, maior largura e center cap único.

Na parte frontal do SUV existem linhas que evidenciam a musculatura do modelo, como o aplique superior com design de fibra de carbono e a grade flutuante com abertura de ar dedicada para maior eficiência.

Também traz elementos para melhorar a aerodinâmica, como o air curtain e o para-choque frontal mais baixo e largo.

Já na parte de trás, traz exclusividade na antena shark esportiva, a assinatura Abarth e um para-choque traseiro que reforça o DNA Abarth Racing com escapamento com ponteira dupla cromada de 3 polegadas e ronco característico da marca.

pulse_abarth_009-63757d91b66ee

pulse_abarth_007-63757dea13431

A exclusividade de seu DNA envenenado também está marcada no interior escurecido. O símbolo do escorpião está presente em 13 pontos, como no encosto dos assentos, centro do volante, badge do painel, em uma etiqueta no câmbio e até na tampa do motor.

Claro que a cor marcante da Abarth (vermelho) não poderia faltar. Os bancos exclusivos em material sintético que imita o couro na cor preta, o apoio de braço e o volante trazem costuras no tom, assim como a coifa do câmbio.

Evidenciando o acabamento único do SUV há, também, uma faixa vermelha presente no painel e a letra “E” do nome Pulse no badge traseiro também vem nesse tom.

Para completar, o console central possui aproveitamento máximo dos espaços, com diversos porta-objetos. Já o cluster digital é personalizável e traz a mesma estética esportiva Abarth.

pulse_abarth_057-6375826728034

O modelo está disponível nas cores branco Banchisa, cinza Strato, vermelho e preto Volcano, com detalhes externos em vermelho. Já as opções em vermelho Montecarlo possuem detalhes em cinza ou preto.

Acelerando como um autêntico Abarth, o Pulse Abarth possui câmbio automático de seis (6) marchas e é equipado com o motor turbo 270 com potência de 185 cv e torque de 270 Nm.

Segundo a Fiat, ele é capaz de chegar aos 100 km/h em 7,6 segundos e sua velocidade máxima é de 215 km/h (etanol). Sua relação peso-potência é 6,9 kg/cv.

O Pulse Abarth traz modificações específicas, como nova calibração do câmbio, que deixam as trocas mais rápidas e esportivas. As suspensões trazem mais estabilidade e dirigibilidade com molas e amortecedores até 13% mais firmes.

pulse_abarth_303-63757f3bed871

A suspensão dianteira ganhou nova geometria e barra estabilizadora de maior diâmetro disponível para maior estabilidade. Já a traseira tem eixo com maior rigidez à torção (+15%). A rolagem da carroceria ainda ficou 10% menor, o que ajudou a manter a altura elevada, informou a fabricante.

Equipado com rodas mais largas para maior estabilidade e pneus mais aderentes, o modelo também possui uma nova direção, que é mais direta e precisa.

O sistema de freio também foi redimensionado. Até mesmo a sonoridade do motor está mais esportiva, devido ao novo sistema de exaustão.

O SUV possui três modos de direção disponíveis: Normal, com foco em esportividade e conforto; Manual, trazendo versatilidade e personalidade e o Poison, com resposta rápida e envenenada e muito mais fun-to-drive.

pulse_abarth_077-637580c6e87c7

O modo Poison pode ser acionado por meio de um botão exclusivo no volante. Ele surpreende com a carga da direção, que permite uma condução mais firme, com progressão mais acentuada em velocidades maiores.

Também há uma vetorização dinâmica de torque, sistema que distribui o torque nas rodas durante curvas, deixando o veículo mais provocante e insinuante nas manobras.

Ainda conta com uma calibração super esportiva do  câmbio, com trocas mais rápidas e redução automática das marchas em frenagem, para auxiliar com freio motor e antecipar o engate da marcha mais apropriada para retomar a aceleração.

Os controles de tração e estabilidade se tornam menos intrusivos, oferecendo uma direção mais esportiva.

pulse_abarth_081-6375804e3e67a

Nos quesitos segurança e tecnologia, ele traz diversos itens de série. A central multimídia de 10,1 polegadas vem com o Connect////Me, plataforma de serviços conectados que conta com mais de 30 funcionalidades.

O usuário pode ter acesso a informações do seu veículo, como diagnósticos e a localização pelo smartphone, smartwatch ou até através de um assistente pessoal como Alexa ou Google Assistant.

Além disso, o Pulse Abarth vem equipado com ADAS (sistemas avançados de assistência à direção) com as seguintes funcionalidades: comutação automática de faróis, alerta de mudança de faixa e frenagem automática de emergência.

Também possui freio de estacionamento eletrônico automático com Auto Hold, em que mantém o freio acionado após retirar o pé do pedal, trazendo mais conforto ao dirigir.

pulse_abarth_059-6375822c96448

O modelo conta, ainda, com airbags frontais e laterais de tórax e cabeça para motorista e passageiros.

O Pulse Abarth conta com paddle shifters, mais conhecidos como “câmbio borboleta”, que ficam logo atrás do volante e, com apenas um toque, é possível trocar de marcha.

O SUV compacto vem com wireless charger (carregador por indução) para smartphones, quadro de instrumentos full digital de 7 polegadas específico Abarth com informações como pressão do turbo, força G e potência na tela principal; ar-condicionado automático digital; faróis e lanternas full led; faróis com acendimento automático; sensor de chuva com acionamento automático dos limpadores de parabrisa e Keyless Entry’n Go.

O preço sugerido do Pulse Abarth é de R$ 149,99 mil (exceto São Paulo).

pulse_abarth_026-63757b8af12bcFotos: Stellantis / Fiat / Abarth / Divulgação

Acesse o nosso site: http://www.diariodocomercio.com.br

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s